Mas então você acha que se o NJ der um longa explicação sobre o processo todo prá esse jornalista do GLOBO ele vai publicar tudo e esclarecer o público, ou na verdade ele nem que resposta alguma?Explicações genéricas, do tipo "conhecimento não tem preço", não colam.
+4 UH-60L para a FAB
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Re: +4 UH-60L para a FAB
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Re: +4 UH-60L para a FAB
O MD possui assessoria de imprensa...ele tem como passar o recado que ele quiser.Carlos Mathias escreveu:Mas então você acha que se o NJ der um longa explicação sobre o processo todo prá esse jornalista do GLOBO ele vai publicar tudo e esclarecer o público, ou na verdade ele nem que resposta alguma?Explicações genéricas, do tipo "conhecimento não tem preço", não colam.
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Re: +4 UH-60L para a FAB
Mas Santiago, se toda notinha de jornal receber uma explicação e esta explicação for divulgada, não precisamos mais nos preocupar, correto?
Agora, você acha que o jornal vai publicar a réplica do MinDef?
Agora, você acha que o jornal vai publicar a réplica do MinDef?
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Re: +4 UH-60L para a FAB
Gente posso estar redondamente enganado, mas esses montantes são valores totais finaciáveis e os pagamentos são contra eventos definidos nos futuros contratos, tais como, sinal - z%, compra de material - X%, entrega do primeiro lote + y% e assim sucessivamente até conclusão do contrato ou 100% entregue.
Os pagamentos por sua vez serão ao longo do finaciamento e após a conclusão do evento x ou y ou parcialmente x+y.
No caso dos EC's ao longo de 10 anos quando os últimos serão entregues.
por falar nisso quanto custou o valor total por unidade dos 4 seahawk da marinha mesmo? Sei perfeitamente que junto dos vetores existem diversos complementos do escopo incluídos no fornecimento, tais como retrofit em sistemas já utilizados pela MB, manutenção, motores sobressalentes, insumos, frete, manuais, treinamento etc et al. Só toquei no assunto para afirmar que 6 mil contos por 51 EC não é tão caro assim
Os pagamentos por sua vez serão ao longo do finaciamento e após a conclusão do evento x ou y ou parcialmente x+y.
No caso dos EC's ao longo de 10 anos quando os últimos serão entregues.
por falar nisso quanto custou o valor total por unidade dos 4 seahawk da marinha mesmo? Sei perfeitamente que junto dos vetores existem diversos complementos do escopo incluídos no fornecimento, tais como retrofit em sistemas já utilizados pela MB, manutenção, motores sobressalentes, insumos, frete, manuais, treinamento etc et al. Só toquei no assunto para afirmar que 6 mil contos por 51 EC não é tão caro assim
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Re: +4 UH-60L para a FAB
Não?Loki escreveu:Só toquei no assunto para afirmar que 6 mil contos por 51 EC não é tão caro assim
117 milhas (se for realmente verdade) cada helicóptero pé-de-boi que fabricaremos portas e parafusos?
É. Opinião é opinião.
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Re: +4 UH-60L para a FAB
Tirando o tema dos lobbies que para mim é pura m**da, o tema dos valores e objetos envolvidos são passíveis sim de debate e esclarecimentos à sociedade, seja através do Congresso, dos órgãos de fiscalização e controle e da imprensa.Carlos Mathias escreveu:Mas Santiago, se toda notinha de jornal receber uma explicação e esta explicação for divulgada, não precisamos mais nos preocupar, correto?
Agora, você acha que o jornal vai publicar a réplica do MinDef?
O cerne da questão está na natureza de certas aquisições militares que não precisam seguir os processos licitatórios usuais da aérea pública. Até este ponto, tudo é justificável por muitas razões. Mas como garantir que uma escolha não seja tomada para beneficiar a empresa X em troca de algo? Se existem mecanismos para evitar este tipo de situação, ótimo. Se não existem, devem ser criados ou aperfeiçoados com urgência.
Adicionalmente, para evitar esse tipo de situação, os processos de aquisição deveriam ser o mais profissional e o menos personalista possível. Acho que o Knight mencionou que são mais de 300 pessoas envolvidas na avaliação dos 3 caças do F-X2!! Esse pessoal está há muitos tempo dedicado a isso. Não é brincadeira. E tem um custo alto para o País. A menos que existam fatos geo-político-estratégicos novos, não vejo como não endossar uma escolha técnica. Até para evitar suspeições posteriores.
[]s
Editado pela última vez por Penguin em Qua Jul 15, 2009 7:57 am, em um total de 2 vezes.
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Re: +4 UH-60L para a FAB
Cada EC-725 vai custar o mesmo que o A-319 Airbus Corporate Jetliner.Loki escreveu:Gente posso estar redondamente enganado, mas esses montantes são valores totais finaciáveis e os pagamentos são contra eventos definidos nos futuros contratos, tais como, sinal - z%, compra de material - X%, entrega do primeiro lote + y% e assim sucessivamente até conclusão do contrato ou 100% entregue.
Os pagamentos por sua vez serão ao longo do finaciamento e após a conclusão do evento x ou y ou parcialmente x+y.
No caso dos EC's ao longo de 10 anos quando os últimos serão entregues.
por falar nisso quanto custou o valor total por unidade dos 4 seahawk da marinha mesmo? Sei perfeitamente que junto dos vetores existem diversos complementos do escopo incluídos no fornecimento, tais como retrofit em sistemas já utilizados pela MB, manutenção, motores sobressalentes, insumos, frete, manuais, treinamento etc et al. Só toquei no assunto para afirmar que 6 mil contos por 51 EC não é tão caro assim
"O contrato de aquisição, assinado em 9 de fevereiro de 2004, contempla, além da aeronave, peças de reposição, equipamentos de apoio no solo, publicações técnicas, treinamento operacional e de manutenção e a assistência técnica, perfazendo o total de US$ 56,7 milhões"
Aproximadamente o mesmo valor de cada SH-60 (ASW).
[]s
Editado pela última vez por Penguin em Qua Jul 15, 2009 12:24 am, em um total de 1 vez.
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Re: +4 UH-60L para a FAB
Bem a compra da marinha foi de US$ 194.710.639,00 por 4 seahawk, ou ao cambio de hoje quase 100 contos por aeronave, sem um tapete ou encosto de cabeça nacional.
Sei perfeitamente que é uma comparação grosseira, afinal são aeronaves diferentes sendo o Caracal maior e mais caro, mas os preços estimados estão equivalentes e são pelo menos parecidos.
Obviamente os vetores que serão fornecidos com o ar condicionado, trio elétrico, 4 posições de volante, teto solar elétrico, direção hidráulica e sistema de som serão mais caros que os pé de boi com painél de plástico e pintura branco gelo
E você sabe Bolovo e até melhor que eu que se a fábrica das turbinas for mesmo aqui, mesmo que seja só montagem os laboratórios de homologação aeronáutica vem também. Portanto porta e parafusos não é bem o caso.
Sei perfeitamente que é uma comparação grosseira, afinal são aeronaves diferentes sendo o Caracal maior e mais caro, mas os preços estimados estão equivalentes e são pelo menos parecidos.
Obviamente os vetores que serão fornecidos com o ar condicionado, trio elétrico, 4 posições de volante, teto solar elétrico, direção hidráulica e sistema de som serão mais caros que os pé de boi com painél de plástico e pintura branco gelo
E você sabe Bolovo e até melhor que eu que se a fábrica das turbinas for mesmo aqui, mesmo que seja só montagem os laboratórios de homologação aeronáutica vem também. Portanto porta e parafusos não é bem o caso.
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Re: +4 UH-60L para a FAB
Transferia do tópico "Fotos e Fotos", após foto do NH-90 e comentário abaixo.
Fatos :
- o UH-60 também está sendo substituído pelo NH-90 em algumas forças aéreas, tal como o Cougar/Super Puma, o que foi omitido do comentário do Alitson;
- o UH-60L que o Brasil tem comprado recentemente é a versão do final da década de 80 (entregas começando em 1989), enquanto que o UH-60M está em produção desde 2007, sendo que em 25/02/2009 tinha sido entregue o 100o UH-60M aos EUA. Há inclusive vendas externas de UH-60M :
"In July 2006, Saudi Arabia requested 24 UH-60L helicopters. In June 2007, Columbia ordered 15 UH-60L helicopters. In June 2007, Bahrain became the first international customer for the UH-60M, with an order for nine helicopters for the Royal Bahraini Air Force. In June 2007, Brazil requested the FMS of six UH-60L helicopters. In November 2007, the United Arab Emirates placed an order for ten S-70A helicopters.
In September 2008, Egypt requested the sale of four UH-60M helicopters and United Arab Emirates (UAE) requested 14 UH-60M helicopters."
- as diferenças entre UH-60L e UH-60M são várias, o cockpit é somente uma delas :
"The UH-60M features new wide chord composite spar main rotor blades (which will provide 500lb more lift than the current UH-60L blade), strengthened fuselage and advanced infrared suppression.
The fly-by-wire glass cockpit has a digitised 1553 bus-based avionics suite with four Rockwell Collins multi-function displays, four-axis fully-coupled autopilot, two Canadian Marconi (CMC) electronic flight management systems, dual Honeywell embedded GPS inertial (EGI) navigation system, digital moving map and Goodrich integrated vehicle health management system (IHVMS).
The new General Electric T700-GE-701D engine (with full authority digital electronic control) is more powerful and provides additional lift during sling load operations."
Abraços,
Roberto
Olá pessoal,Bolovo escreveu:Roberto, a questão não são os 'reloginhos', né, por favor. Alias, não vamos desvirtuar o tópico das fotos...rcolistete escreveu: E nós comprando também UH-60L (cheio de "reloginhos"...). Tanto O Super Puma/Cougar como o UH-60 estão sendo substituídos por NH-90 em alguns países.
[]s, Roberto
Fatos :
- o UH-60 também está sendo substituído pelo NH-90 em algumas forças aéreas, tal como o Cougar/Super Puma, o que foi omitido do comentário do Alitson;
- o UH-60L que o Brasil tem comprado recentemente é a versão do final da década de 80 (entregas começando em 1989), enquanto que o UH-60M está em produção desde 2007, sendo que em 25/02/2009 tinha sido entregue o 100o UH-60M aos EUA. Há inclusive vendas externas de UH-60M :
"In July 2006, Saudi Arabia requested 24 UH-60L helicopters. In June 2007, Columbia ordered 15 UH-60L helicopters. In June 2007, Bahrain became the first international customer for the UH-60M, with an order for nine helicopters for the Royal Bahraini Air Force. In June 2007, Brazil requested the FMS of six UH-60L helicopters. In November 2007, the United Arab Emirates placed an order for ten S-70A helicopters.
In September 2008, Egypt requested the sale of four UH-60M helicopters and United Arab Emirates (UAE) requested 14 UH-60M helicopters."
- as diferenças entre UH-60L e UH-60M são várias, o cockpit é somente uma delas :
"The UH-60M features new wide chord composite spar main rotor blades (which will provide 500lb more lift than the current UH-60L blade), strengthened fuselage and advanced infrared suppression.
The fly-by-wire glass cockpit has a digitised 1553 bus-based avionics suite with four Rockwell Collins multi-function displays, four-axis fully-coupled autopilot, two Canadian Marconi (CMC) electronic flight management systems, dual Honeywell embedded GPS inertial (EGI) navigation system, digital moving map and Goodrich integrated vehicle health management system (IHVMS).
The new General Electric T700-GE-701D engine (with full authority digital electronic control) is more powerful and provides additional lift during sling load operations."
Abraços,
Roberto
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Re: +4 UH-60L para a FAB
Caro Bolovo,Bolovo escreveu:Não?Loki escreveu:Só toquei no assunto para afirmar que 6 mil contos por 51 EC não é tão caro assim
117 milhas (se for realmente verdade) cada helicóptero pé-de-boi que fabricaremos portas e parafusos?
É. Opinião é opinião.
Segundo as informações preliminares (vide esse fórum e outros), teremos versões do EC-725 que serão tudo, menos "pé-de-boi". Mesmo as unidades para transporte seriam muito bem equipadas se comparadas aos Cougar, Pantera, UH-60, etc, atuais.
E nesse contrato de estimados EUR 1,8 bi pelos 50 EC-725, tem gastos de linha de produção (parcial) no Brasil e suprimentos por N (?) anos incluídos. Só a variação desse N pode representar vultosa quantia de dinheiro.
Abraços,
Roberto
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Re: +4 UH-60L para a FAB
rcolistete,
Muito bem colocado, deixa só acrescentar alguns pormenores:
A meu ver a FAB pediu o UH-60L "com reloginhos" por uma questão de compatibilidade com a restante frota, preço e disponíbilidade para entrega. Nem sei de onde vêm esses "novos", julgo até que já não se fabricam, mas posso estar errado.
A FAB não pediu cotação para o NH-90.
[[]]'s
Muito bem colocado, deixa só acrescentar alguns pormenores:
A meu ver a FAB pediu o UH-60L "com reloginhos" por uma questão de compatibilidade com a restante frota, preço e disponíbilidade para entrega. Nem sei de onde vêm esses "novos", julgo até que já não se fabricam, mas posso estar errado.
A FAB não pediu cotação para o NH-90.
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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
Re: +4 UH-60L para a FAB
Hmmmmmmmmmm, quer dizer que não se fabricam mais UH-60L mas estamos recebendo "novos"?
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Re: +4 UH-60L para a FAB
Excelente post, Roberto.
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"