Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#541 Mensagem por soultrain » Seg Jun 29, 2009 7:41 pm

Carta à Tripulação da Fragata “Constituição” PDF Imprimir E-mail
Por Defesa Brasil
28 de Junho de 2009

"Rio de Janeiro, 16 de junho de 2009.

À Tripulação da Fragata “Constituição”

Era primeiro de junho, quando minha filha de 6 anos acordou e, como fazia desde o dia 8 de maio, coloriu mais um dia do seu calendário que desenhou para visualizar quantos dias faltavam para a chegada do pai. Com uma carinha repleta de alegria, me disse: “mãe, faltam quatro dias para o papai chegar!!”. Sim, na cabecinha dela, eram só quatro, já que não contava o dia 6, onde já se imaginava nos braços do pai!

Na mesma manhã, fomos todos surpreendidos pelo trágico acidente aéreo que comoveu todo o país, porém, jamais poderia imaginar que esse fato iria, também, influir na minha vida tão diretamente. Confesso que, quando soube que o navio havia sido designado para participar das operações de busca, caí em prantos, sobretudo por pensar nas minhas filhas, mais precisamente na mais velha, e em como iria contar para ela que o pai não chegaria mais em quatro dias, e o pior, que não havia mais previsão. Passados alguns minutos, abstraí o meu sofrimento e pensei imediatamente nas centenas de pessoas que tinham, muito provavelmente, perdido a vida e no imenso sofrimento e angústia dos familiares diante da incerteza do que realmente havia acontecido. A minha dor não poderia ser maior que a deles.

Sentei-a no colo e expliquei-lhe que o papai não iria voltar logo, pois tinha sido escolhido para uma grande missão, que era a de ajudar as pessoas daquele avião. Ela, chorosa, olhou profunda e fixamente para o seu calendário, levantou-se e riscou o tão esperado dia 6, que, além da chegada do pai, seria também o dia da sua festa junina, e falou: “mãe, faltam 4 dias para a minha festa junina!”. Meu coração partiu, mas percebi que ela havia entendido a importância da missão e assim substituiu a tristeza por um grande orgulho do pai.
Ao chegar da escola, contou-me que uma amiguinha havia lhe dito que ela era azarada, porque o pai não voltaria agora, mas também que era sortuda, pois seu pai poderia virar um herói! Achei graça e ao mesmo tempo muito interessante o que essa menina, na ingenuidade dos seus seis anos, vislumbrava.

Contei-lhes toda essa história para chegar a duas palavras, que para mim resumem o sentimento atual de toda a nação: HERÓI e ORGULHO. Não sei se vocês têm a exata dimensão do que esse fato todo representou e repercutiu positivamente para as Forças Armadas e diria eu, mais precisamente para a Marinha. Confesso que ao longo dos anos escutei muitas opiniões injustas e indagações absurdas e ignorantes, no sentido da palavra, a respeito das funções da Marinha num país pacífico e sem guerras, como o Brasil. Infelizmente, foi preciso acontecer um trágico acidente, para que essas pessoas, enfim, conhecessem e reconhecessem a importância da grande e nobre carreira que vocês abraçaram.

Recebi uma grande quantidade de telefonemas e e-mails exaltando o magnífico trabalho de vocês e a palavra que eu mais escutava era: ORGULHO. Orgulho de saber da capacidade da nossa Marinha. Orgulho de ver o esforço, a tenacidade diária. Orgulho de estarem levando alento às famílias de cada Ser Humano resgatado. Orgulho de mostrar à França o potencial operacional de vocês. Orgulho de sermos Brasileiros.

A Fragata “Constituição” caiu “na boca do povo”! Todos se referiam a ela com grande intimidade, como se já a conhecessem há anos, mas o que eles não sabem é que ela é “O URSO”! E vocês fizeram jus a este mascote: foram fortes, bravos e valentes!

Na impossibilidade de me dirigir pessoalmente a cada um de vocês, escrevi esta mensagem para que soubessem que foram impecáveis e souberam superar com brilhantismo todas as adversidades e desafios desta inédita operação, desempenhando com louvor essa grande missão, apesar de terem pesando sobre vocês, o cansaço, a saudade e a distância da família, que já estava tão próxima naquele primeiro de junho.

Não tenham dúvidas que terão muito que contar para seus filhos, parentes, amigos e gerações futuras e que estes o receberão como verdadeiros HERÓIS!

BRAVO ZULU tripulação do Urso! Que Deus os abençoe!

Um grande abraço,

Renata Sertã"





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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#542 Mensagem por soultrain » Ter Jun 30, 2009 12:10 pm

Aumenta a suspeita sobre a Air France






NT 34-029 é o nome da bomba. Uma nota técnica interna da Air France revela que a companhia aérea francesa tinha conhecimento dos problemas com os Tubos de Pitot de seus aviões Airbus um ano antes de ter publicamente admitido.

No dia 11 de junho, 10 dias depois do acidente com o A330-200 do voo AF 447 onde morreram 216 passageiros e 12 tripulantes, o presidente da Air France, Pierre-Henri Gourgeon foi entrevistado pela emissora de radio francesa RMC. Na primeira declaração pública depois do acidente, Gourgeon disse: “Depois dos incidentes observados durante o verão de 2008 (junho, julho, agosto no hemisfério norte), procuramos com a Airbus soluções para corrigir os incidentes [com os Tubos Pitot].” Em entrevista a uma outra emissora de radio, a RTL, no dia 19 de junho, afirmou: "Não houve oncidentes antes de agosto de 2007."

a nota interna NT 34-029. (Veja a cópia em inglês — ela existe também em francês — e a tradução do documento no post abaixo). Ele foi emitido no dia 20 de agosto de 2007. Na época em que foi escrito já haviam sido registrados 6 incidentes com os Tubos Pitot — cinco deles aconteceram com aeronaves Airbus da Air France e outro, com um A340 da Air Tahiti Nui (THT) cujos aviões a companhia aérea francesa faz manutenção. O documento também informa que já existiam Tubos de Pitot de nova geração, fabricados pela companhia Thales. Eles corrigiam os problemas de indicações da velocidade média dos aviões.

A nota indica que a causa dos problemas com os Tubos Pitot eram o congelamento quando o avião voava em alta altitude e o entupimento pela sujeira. Os problemas dos Tubos Pitot do A330-200 foram o 36º caso ocorrido — desta vez com vítimas fatais — em aviões da Airbus.

Qual seria o impacto operacional do problema? No documento, a Air France classifica de “Nil”. Tradução do inglês: nulo, nenhum. Pilotos da aviação civil que participam do grupo de discussões Eurocokpit sobre problemas aeronáuticos na internet consideram a avaliação da Air France "ultrajante" . “Como imaginar que a perda de informações vitais para o sistema de navegação do avião não teria nenhuma consequência operacional?” , pergunta um deles. "Que serviço envolvido na segurança da aviação civil pode validar esta análise?"

O Escritório de Investigações e Análises da Aviação Civil francesa (BEA), o órgão oficial encarregado de investigar o acidente do voo 447 da Air France admitiu que o computador de bordo do A330-200 recebeu informações “incoerentes” dos Tubos de Pitot. Na entrevista do dia 11 de junho, o presidente da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, disse: “Nenhuma informação permite dizer que os Tubos de Pitot foram a causa do acidente.”

apurou que na madrugada do dia 1 de junho, data do acidente, a Air France despachou uma equipe de manutenção para o Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, para recepcionar o A330-200. A decisão foi tomada pela companhia aérea depois de receber 24 mensagens de pane (ACARS) emitidas automaticamente no espaço de 4 minutos pela sua aeronave. O objetivo da equipe era trocar os Tubos de Pitot do A330-200. A informação foi confirmada pela Air France. Naquela altura, ainda não se sabia que o avião tinha se acidentado sobre o Oceano Atlântico, entre o Brasil e a África.

VOO 447 DA AIR FRANCE (RIO-PARIS)
Tradução da NT 34-029, nota interna da Air France






AIR FRANCE

MT.QB

NT 34-029 (nota técnica)

Data de Emissão: 20-Agosto-2008

Revisão: 01

Data:17-Setembro- 2008

Página: 3/5

TÍTULO: Tratamento de incidentes com perda da indicações anemométricas (velocidade)

Autor: N (apagado)

Verificado por: M (apagado)

REFERÊNCIA: SIL 34-084

VÁLIDO PARA: Todos os aviões A330 e A340 das companhias Air France, ACI e KLM

DESCRIÇÃO DO PROBLEMA

O objetivo desta NT é reunir informação com finalidade de confirmar a responsabilidade dos tubos de Pitot em caso de alarme da “NAV IAS DISCREPANCY”.

Quando esta nota foi escrita, haviam sido registrados um caso na Air Tahiti Nui (THT) e seis casos em A340 da Air France.

Um estudo realizado pela Airbus na sua frota de aeronaves mostrou que a maioria das discrepâncias de eventos de velocidade aérea estavam associados com o acúmulo de água nos Tubos Pitot Thales PN C16195AA. Este fenômeno se produz quando os drenos (2 por tubos) entopem, impedindo a água e a sujeira de se evacuarem normalmente.

Outra hipótese em estudo é a possível saturação dos Tubos de Pitots por congelamento em vôo de alta altitude.

Em condições específicas de vôo, uma discrepância nas indicações de velocidade entre o sistema 1 (lado direito) e o sistema 2 (lado direito) ou perda total de indicação de velocidade poderia surgir com o desligamento do piloto automático, auto thr off, etc...

Alertas associados:

- F/CTL ALTN LAW

- WINDSHEAR DETECT FAULT

- NAV IAS DISCREPANCY

- AUTO FLT AP OFF

- AUTO FLT A/THR OFF

Estes alertas característicos acontecem simultaneamente, o desligamento do piloto automático ocorre quando sistema 1 e 2 perdem suas indicações anemométricas.

A fim de isolar a causa dos tubos de pitot é necessário efetuar as seguintes ações de manutenção descritas abaixo:

AÇÕES DE MANUTENÇÃO

Os procedimentos devem ser executados na ordem descritas abaixo:

— Copiar o formulário em anexo. Se a tripulação ainda estiver a bordo, solicita-los para completar as duas primeiras partes do questionário e preencher o “post-flight check result” apos executar as ações abaixo. Transmitir esta informação para o eng. Fonda ATA 34.

— Verificação dos tubos de pitot: AMM 34-11-15-200- 801, atentar para os drenos.

— ADR bite test: AMM34-13-00- 740-803 mais impressão o TSD e a falha classe 3, transmitir para o eng. Fonda ATA 34.

— Outras ações devem ser efetuadas se as indicações anemométricas de IAS não voltarem ao funcionamento normal depois do incidente: AIR LEAK TES, FLUSHING OR THE PITOT LINE, PROBES HEAT SYSTEM TEST e TSM associado.

.... Página: 4/5

Após executar as ações de manutenção descritas acima, informar também os defeitos constatados no ATL ou em um Additional Work, por exemplo:

— O número de drenos entupidos

— O tipo de sujeira encontrada

— Etc...

IMPACTO OPERACIONAL

Nulo (nenhum)

AÇÃO CORRETIVA

— O novo tipo de tubo de pitot está disponível PN: C16195BA. Este PN está curso de instalação na frota em pane.

Este novo tipo de tubo de pitot corrige os problemas com melhoria do escoamento da água pelo ladrão e nova implantação dos drenos.

FIM

De outra lista, sem referencia à origem.





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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#543 Mensagem por Edu Lopes » Qui Jul 02, 2009 10:55 am

Voo 447: Airbus da Air France não foi destruído em voo, informa primeiro relatório do BEA

Publicada em 02/07/2009 às 10h49m
O Globo


RIO - O primeiro relatório do Escritório de Investigação e Análise da França (BEA), afirma que o Airbus da Air France que caiu há um mês no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, não foi destruído durante o voo. Segundo o documento apresentado nesta quinta-feira, a aeronave, que fazia a rota Rio-Paris, teria sofrido um impacto na água depois de uma forte aceleração vertical.

Oito pessoas participaram de intensa investigação nas últimas três semanas e foi constatado que até seis meses antes do acidente, no dia 31 de maio, não foi apresentado nenhum problema técnico na aeronave. Segundo o documento, toda a manutenção do Airbus seguia o protocolo em vigor.

Mais corpos identificados

Um mês após o acidente com o Airbus da Air France, que caiu no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, a Secretaria de Defesa Social (SDS) e a Polícia Federal informou na quarta-feira que outros 21 corpos de vítimas do acidente com o vôo 447 foram identificados pelo Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. Com esses, sobe para 35 o número de vítimas identificadas, dos 51 corpos resgatados do mar.

Em nota, a SDS informou que quatro corpos são de brasileiros e 17 de estrangeiros. Dos brasileiros, são dois homens e duas mulheres e, dos estrangeiros, são seis do sexo masculino e 11 do feminino. O procedimento de identificação foi realizado por peritos da Polícia Federal e do Instituto Médico Legal de Pernambuco, com o apoio de odonto-legistas da Paraíba e auxiliares de legistas do Ceará.


Fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/acidente- ... 618639.asp




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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#544 Mensagem por Skyway » Qui Jul 02, 2009 12:56 pm

Pois é..a teoria é que o avião tenha atingido o oceano ainda inteiro e de barriga com grande velocidade vertical.

Fico imaginando....como um avião daquele tamanho pode descer mais de 11km e chegar inteiro de barriga no mar....?




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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#545 Mensagem por soultrain » Qui Jul 02, 2009 1:03 pm

Relatório preliminar apresentado hoje
Airbus da Air France não explodiu no ar
02.07.2009 - 15h14 Agências
O Airbus A330 da Air France que caiu no Oceano Atlântico a 1 de Junho, com 228 pessoas a bordo, não explodiu no ar, informou o Bureau Enquête Analyse (BEA), o organismo francês encarregue da investigação, no seu primeiro relatório, hoje apresentado, sobre o acidente.

O aparelho fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris.
“O avião não foi destruído em voo. Parece ter chocado com a superfície do mar em linha de voo com uma forte aceleração vertical”, explicou Alain Bouillard, chefe de inquérito, numa conferência de imprensa.
“No puzzle que é um inquérito ao acidente, temos muito poucos elementos para reconstituir o puzzle”, reconheceu. “Estamos longe de estabelecer as causas do acidente.”
O BEA admitiu que possa ter havido problemas com os sensores de medição de velocidade “pitot”, mas o inquérito não permite dizer que foram eles a “causa” do desastre. Os primeiros elementos do inquérito, divulgados dias depois da catástrofe, referiam “incoerências” na medição da velocidade.
O depósito onde são guardadas as refeições, bem como outros compartimentos móveis, deslocaram-se para o fundo do aparelho, o que faz pensar numa aceleração vertical.
Nenhum colete de salvação foi encontrado cheio, “o que mostra que os passageiros não estavam preparados para uma amaragem” referiu Alain Bouillard.
Nenhuma mensagem de socorro foi enviada e nenhum problema foi assinalado pela tripulação, acrescentou, segundo a Reuters. A mesma agência refere, no entanto, que o acompanhamento do aparelho pelos controladores de tráfego deveria ter passado do Brasil para o Senegal, mas que isso não chegou a acontecer.
As buscas para encontrar as caixas negras do aparelho vão continuar até 10 de Julho, anunciou também o BEA.
Foram resgatados 51 corpos entre as 228 vítimas do desastre aéreo.

Notícia actualizada às 16 e 38





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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#546 Mensagem por DELTA22 » Qui Jul 02, 2009 8:29 pm

Vai ai meu pitaco...

Já que o avião caiu inteiro "de barriga" especulo que, o tubo pitot enviando informações de velocidade errada aos computadores, fizeram com que este, lendo uma velocidade muito maior que a verdadeira, e como se sabe, os computadores (o software, claro!) dos Airbus são meio "doidinhos", estes desaceleraram as turbinas ou impediram que se mantivesse o controle sobre elas e ai.......

Mas, o que me deixou puto é essa história de querer empurrar pro Brasil a culpa pelo resgate ter demorado. Vai pra me^d@ estes galos...

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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#547 Mensagem por LeandroGCard » Qui Jul 02, 2009 9:13 pm

DELTA22 escreveu:Vai ai meu pitaco...

Já que o avião caiu inteiro "de barriga" especulo que, o tubo pitot enviando informações de velocidade errada aos computadores, fizeram com que este, lendo uma velocidade muito maior que a verdadeira, e como se sabe, os computadores (o software, claro!) dos Airbus são meio "doidinhos", estes desaceleraram as turbinas ou impediram que se mantivesse o controle sobre elas e ai.......

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Mas então por que os pilotos, vendo que estavam perdendo irremediavelmnete altitude e não conseguiam retomar o controle do aparelho, não emitiram um Mayday?

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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#548 Mensagem por DELTA22 » Qui Jul 02, 2009 9:59 pm

Grande Leandro, como vai?

Não sei te responder isso. Muitas possibilidades. Pane generalizada, talvez?? Não sei mesmo.

Pode ser que tentaram um contato, mas sem sucesso... Ou não houve tempo mesmo. Numa situação de emergencia, pode ser que tentaram salvar o avião e assim não houve tempo pra mais nada... um avião que pode ter chegado a velocidades maiores, ou pouco maiores, que a do som (desorientação mental, coisa e tal) ...

Mas é como disse, só especulando...

[]'s. :wink:




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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#549 Mensagem por Rodrigoiano » Sex Jul 03, 2009 3:21 am

Na coletiva perguntaram ao representante do BEA, se o avião caiu inteiro, porque diversos corpos estavam sem roupa. Ele respondeu: Não sei.

Abs!




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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#550 Mensagem por Skyway » Sex Jul 03, 2009 9:38 am

Pois é..eu já penso que ele chegou RELATIVAMENTE inteiro..mas alguma falha estrutural ocorreu no ar sim, abrindo a cabine de passageiros em algum ponto e esses sendo então arrancados de seus assentos e caindo sem roupa.

É uma possibilidade.... Eles sabem que o avião chegou com o ventre inteiro, mas e o dorso? :wink:


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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#551 Mensagem por alcmartin » Sex Jul 03, 2009 10:55 am

LeandroGCard escreveu:
DELTA22 escreveu:Vai ai meu pitaco...

Já que o avião caiu inteiro "de barriga" especulo que, o tubo pitot enviando informações de velocidade errada aos computadores, fizeram com que este, lendo uma velocidade muito maior que a verdadeira, e como se sabe, os computadores (o software, claro!) dos Airbus são meio "doidinhos", estes desaceleraram as turbinas ou impediram que se mantivesse o controle sobre elas e ai.......

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Mas então por que os pilotos, vendo que estavam perdendo irremediavelmnete altitude e não conseguiam retomar o controle do aparelho, não emitiram um Mayday?

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Olá, Leandro, bom dia!

Essa coisa de gritar mayday no rádio é coisa de filme. Ou de descontrolado. Na real, o mandamento é voe, navegue, comunique. Ou seja, sobreviva primeiro. Com a casa arrumada, aí os procedimentos de emergencia sempre pedem a comunicaçào. Porque em última instancia, na eminencia da M...total, o máximo que um controle vai fazer é te falar "boa sorte, vai com Deus..." :shock: :(

abs!!




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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#552 Mensagem por Skyway » Sex Jul 03, 2009 12:37 pm

Exatamente...lembro de um audio da cabine de um acidente com um 727 no estados unidos que colidiu com um Cessna já na aproximação da pista(Vôo 182)...teve um tempo até a queda, e nesse meio tempo o máximo que o piloto pode fazer foi abrir o altofalante para os passageiros e desejar a eles boa sorte. :(

Sei que no caso do AF-447 seriam cerca de 4 minutos de queda, mas mesmo assim, se forem 20 minutos de tentativa de controle do avião provavelmente serão 20 minutos de silêncio rádio.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/7/7b/W780925-1.jpg
Vôo 182




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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#553 Mensagem por Valdemort » Sáb Jul 04, 2009 8:45 am

alcmartin escreveu:
LeandroGCard escreveu: Mas então por que os pilotos, vendo que estavam perdendo irremediavelmnete altitude e não conseguiam retomar o controle do aparelho, não emitiram um Mayday?

Leandro G. Card
Olá, Leandro, bom dia!

Essa coisa de gritar mayday no rádio é coisa de filme. Ou de descontrolado. Na real, o mandamento é voe, navegue, comunique. Ou seja, sobreviva primeiro. Com a casa arrumada, aí os procedimentos de emergencia sempre pedem a comunicaçào. Porque em última instancia, na eminencia da M...total, o máximo que um controle vai fazer é te falar "boa sorte, vai com Deus..." :shock: :(

abs!!

E isso ai Martin

O Mayday ou Panpan sao mensagens de urgencia em radiotelefonia , chama-se a atencao para vc para transmitir a sua mensagem com urgencia , durante qualquer procedimento de emergencia a ordem das coisas sao ; manter o voo , navegacao ( direcao ) e inicio da acao , em areas de trafego congentionado tem uma urgencia maior em comunicar para que o ATC tenha tempo de limpar a area , fazer os desvios de trafego necessarios .

Na area em questao a cominicacao e complicada pois quando passa paa o controle de Dakar a comunicacao e em HF e dificil de se estabelecer , por isso talvez digam que o AF nao se comunicou , provavelmente fez algumas chamadas sem respostas de Dakar .

Hoje no Atlantico norte as comunicacoes sao por CPDLC , um sistema de trasmicao de posicao automatica e em breve estara tb disponivel no Atlantico sul.

Mas de qualquer jeito algo bem cabeludo aconteceu que nao houve tempo de tranmicao. Se acharem os Flight e Voice Recorder poderemos saber oque houve exatamente .




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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#554 Mensagem por alcmartin » Dom Jul 05, 2009 6:35 pm

Valeu pela complementação, Sky e Valdemort! [009]

E na rota, cresce a AFA, bizu, que seriam grandes as chances do comando estar no repouso, enquanto os copilas, de luxo ou não, estar na cabine. De cara com o mau tempo, de repente tinha um buraco na visualização radar e os novinhos acharam que dava... :( uma vez perdidos os ADR principais, se é que tentaram o procedimento de emergencia, poderiam ter se perdido ou até excedido nos comandos, o que não é muito difícil em alternate law.

abs!!




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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#555 Mensagem por Rodrigoiano » Seg Jul 06, 2009 5:19 am

Prezados colegas foristas, a nova edição da AeroMagazine traz uma reportagem especial sobre o que pode ter acontecido com o vôo da AF e outra sobre as terríveis tempestades enfrentadas na aviação, inclusive na região do Atlântico. Muito interessante!

Abraço




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