TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53866 Mensagem por orestespf » Seg Jan 24, 2011 11:48 pm

kirk escreveu:
GDA_Fear escreveu:Opinião minha... eu acho na minha visão que a Dilma está mais em sintonia com os EUA que com a França. não só de FX-2, mas em questãod e posicionamento.
Orestes, Mano Véio !

Melhor ter relacionamento com o REI do que com o VASSALO do REI ... se for para "ministrar" melhor ministrar o rei do que o servo do rei ... parece que Dilma não quer o Sarkô como "interlocutor" ... então não há alternativa senão mandar para "escanteio" um parceiro estratégico que não serve para absolutamente nada ... então ... Sarkô "au revoir monsieur !" :P

Saudações
kirk
Kirk, a citação não é minha, é do GDA. O que disse não faz sentido algum com o que escrevi recentemente.

Manter relacionamento com o Rei e não com o vassalo é submissão, é prepotência e é preconceito. Aonde quer chegar???

Quanto ao resto, bem, só faria sentido que fosse algo oficial, mas não é, não existe nenhuma nota do governo, MD, FAB, etc. que confirme esta enxurrada de informações tolas (até que se prove o contrário, que fique claro) que surgiram por aí. Apostas em boatos ou em fatos?

Abração!




Editado pela última vez por orestespf em Seg Jan 24, 2011 11:48 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53867 Mensagem por Penguin » Seg Jan 24, 2011 11:48 pm

kirk escreveu:
Zavva escreveu:[ quote="Penguin"]Veja
36?!!!?!! :shock: [054]
Desculpe, mas ela anunciou mesmo ?
Isso é oficial ou é mais uma espuculação ?

Abs
Penguin escreveu:Deve ser boato ou especulação.
O curioso é que todos os meios de comunicação estão repetindo a mesma causa para a não decisão de Lula a favor do Rafale.

[]s

OBS.: Se o GF quiser desmente isso através de uma notinha. Caso contrário é interesse do GF que o destinatário fique ciente.
BINGO !!! 8-][/quote]

---------------------------------------------------------------------------------

Até o Godoy, que até aqui tem se mostrado simpatizante do Rafale, escreveu a mesma história em artigo ontem no Estadão:
Os acertos entre o então presidente Lula e seu colega francês, Nicolas Sarkozy, eram fáceis em abril de 2010. No dia 22, Lula recebeu um telefonema de Sarkozy, empenhado em garantir a preferência pelo Rafale. Diante de cinco pessoas, Lula convidou-o para passar férias em Fernando de Noronha - e foi convidado a descansar no Vale do Loire. Riram e contaram piadas.

O clima desandou em maio. Lula liderou a proposta ao Irã para troca de urânio. De ambos os lados os convites foram esquecidos. O encontro de trabalho entre os dois, previsto para dezembro, não houve. E a decisão do F-X2 ficou para Dilma Rousseff.
Ou será que ele também andou tomando chá de cogumelo?




Editado pela última vez por Penguin em Ter Jan 25, 2011 12:16 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18551
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53868 Mensagem por knigh7 » Seg Jan 24, 2011 11:56 pm

cb_lima escreveu:
Wardog escreveu: Na minha visão não. A compra em larga escala de equipamentos franceses, fundamentada em suposta parceria estratégica, demanda sim atos de ambos os lados no fortalecimento de ações de comércio e políticas. Ora, que raio de parceiro é este que nos trata do mesmo modo que os outros países? Que raio de parceiro é este que sede a pressão de outros países em detrimento do "nosso" interesse?

Parceria é um termo claro e de fácil entendimento, demanda ações de ambos os lados, o que vi até agora foi o oferecimento de equipamentos e alguma transferência tecnológica, que está sendo cobrada até o último centavo, caracterizando assim, mera compra e venda.

Sinceramente, para jogar toda esta grana na mão dos franceses eles teriam que estar fazendo muito mais do que estamos vendo, mas muito mais mesmo! Sua postura destoa totalmente das declarações do Presidente Sarkozi, o que é até óbvio, visto que o mesmo não é dono da Dassault, muito menos comanda sozinho o País, que tem que dar satisfações à seu Congresso.
Issso tudo é meio inconsistente...
Afinal eles estão ensinando a MB a fazer o casco do seu sub nuclear e tem um montão de engenheiros fazendo todo tipo de cursos relacionados na França... e isso me parece pareceria na minha opnião.

É bom não confundir as coisas... Países tem acima de tudo interesses e sempre vão existir conflitos de interesse em uma área aqui e outra ali... o cara te abraça e te da beijos na questão X, e te dá um chute na questão Y... honestamente parceira não é serventia.

[]s
CB_Lima
Lima,

Envolve empresas diferentes, produtos diferentes.
A questão dos subs foi boa para a MB? Na minha opinião, sim. Os valores e os benefícios já se tornaram públicos.
A proposta francesa significou Estratégica para a FAB?
São questões...




Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53869 Mensagem por Wardog » Seg Jan 24, 2011 11:57 pm

AlbertoRJ escreveu:Mas eu entendo que a parceria não serve e nem nunca serviu para justificar a compra dos caças. Se assim fosse, já estariam comprados.
Cada pormenor deve ser analisado, inclusive as mudanças na política.

O que vale são os interesses do Brasil e não os do Brasil e da França.

Abraços
Perfeito, apenas ressalvo, se me permite: "cada pormenor deve ser analisado" e exposto à sociedade civil, justificando a compra, que não deve postar-se em termos nebulosos.

Portanto, como bem o amigo Knight disse, se a escolha do GF fosse (ou for) embasada nas páginas técnicas do relatório da FAB, ficaria bem mais fácil de justificar a decisão. Caso contrário, ainda há legitimidade por parte do GF em decidir por outro concorrente, porém todas as razões deverão ser pormenorizadas e explicadas à sociedade civil, para que não haja dúvidas quanto à condução do processo e de que, realmente, foi feito o melhor para o País.

O que não pode é o GF comprar e justificar que foi melhor para o País devido à "parceria estratégica", isto não tem nenhum cabimento.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18551
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53870 Mensagem por knigh7 » Seg Jan 24, 2011 11:59 pm

AlbertoRJ escreveu:Mas eu entendo que a parceria não serve e nem nunca serviu para justificar a compra dos caças. Se assim fosse, já estariam comprados.
Cada pormenor deve ser analisado, inclusive as mudanças na política.

O que vale são os interesses do Brasil e não os do Brasil e da França.

Abraços
[100]




Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53871 Mensagem por Wardog » Ter Jan 25, 2011 12:03 am

orestespf escreveu:
kirk escreveu: Orestes, Mano Véio !

Melhor ter relacionamento com o REI do que com o VASSALO do REI ... se for para "ministrar" melhor ministrar o rei do que o servo do rei ... parece que Dilma não quer o Sarkô como "interlocutor" ... então não há alternativa senão mandar para "escanteio" um parceiro estratégico que não serve para absolutamente nada ... então ... Sarkô "au revoir monsieur !" :P

Saudações
kirk
Kirk, a citação não é minha, é do GDA. O que disse não faz sentido algum com o que escrevi recentemente.

Manter relacionamento com o Rei e não com o vassalo é submissão, é prepotência e é preconceito. Aonde quer chegar???

Quanto ao resto, bem, só faria sentido que fosse algo oficial, mas não é, não existe nenhuma nota do governo, MD, FAB, etc. que confirme esta enxurrada de informações tolas (até que se prove o contrário, que fique claro) que surgiram por aí. Apostas em boatos ou em fatos?

Abração!
Perdoe-me citar um post seu Orestes.

Até que ponto a submissão, prepotência e arrogância são importantes na condução de políticas externas? Estamos tratando aqui de relações interestatais de países que compõe à face de conduta do planeta, não de valores humanos desenvolvidos e apreciados em relações interpsessoais.

Quanto ao resto, vai da interpretação de cada um, é mentira até que se prove o contrário ou é verdade até que se prove o contrário? Seria mais fácil para a FAB desmsmentir ou confirmar o conteúdo das informações? Aliás, seria possível a FAB confirmar tais informações?

São visões diferentes.

Abraços.




Editado pela última vez por Wardog em Ter Jan 25, 2011 12:18 am, em um total de 1 vez.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53872 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jan 25, 2011 12:05 am

Wardog escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Mas eu entendo que a parceria não serve e nem nunca serviu para justificar a compra dos caças. Se assim fosse, já estariam comprados.
Cada pormenor deve ser analisado, inclusive as mudanças na política.

O que vale são os interesses do Brasil e não os do Brasil e da França.

Abraços
Perfeito, apenas ressalvo, se me permite: "cada pormenor deve ser analisado" e exposto à sociedade civil, justificando a compra, que não deve postar-se em termos nebulosos.

Portanto, como bem o amigo Knight disse, se a escolha do GF fosse (ou for) embasada nas páginas técnicas do relatório da FAB, ficaria bem mais fácil de justificar a decisão. Caso contrário, ainda há legitimidade por parte do GF em decidir por outro concorrente, porém todas as razões deverão ser pormenorizadas e explicadas à sociedade civil, para que não haja dúvidas quanto à condução do processo e de que, realmente, foi feito o melhor para o País.

O que não pode é o GF comprar e justificar que foi melhor para o País devido à "parceria estratégica", isto não tem nenhum cabimento.
Eu concordo plenamente com a sua observação mas tenho que fazer também uma pequena ressalva que reflete apenas a minha opinião: "Se for do interesse do país que uma negociação não venha a público para garantir de alguma forma a Segurança Nacional e/ou a execução de um plano ou de um acordo entre os países será mantida em segredo com base na lei". Não que eu deseje que seja assim mas eu acho que é como é. Para isso, também, é que os governos existem e são eleitos.

Abraços




Alberto -
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53873 Mensagem por kirk » Ter Jan 25, 2011 12:05 am

vplemes escreveu:
GDA_Fear escreveu:["quote Wardog"] Não. Adeptos da ala francesa seriam todos aquelem que se recusam à discutir os argumentos apresentados pela outra ala ou apenas os ignoram. Mas nunca, NUNCA, dão respostas pertinentes e satisfatórias defendendo sua visão, apenas atitudes rasteiras de desqualificação da fonte, interpretações mirabolantes e mais tudo aquilo que estamos acostumados.


Interessante, mesmo com esta vasta agrumentação não conseguem postar respostas convincentes aos problemas apresentados, sempre os desviam para algo superior, ou que não deva ser interpretado, ou que não possa ser entendido, ou que não temos conhecimento para alcançar a visão planejada. O que vejo é diferente, são várias visões iguais, sendo postas e aclamadas, aos rebeldes, as balas. Qual a dificuldade em se postar um contra argumento em vez de sempre desqualificar a fonte ou a informação? Chegaram ao cúmulo de desqualificar Brigadeiros e até mesmo a FAB, JULGARAM A FAB BURRA, julgaram não, JULGAM, quanta presunção, de certo os debates aqui valem mais que anos e anos de estudo dos membros da instituição.

Desculpe-me, não é isso que vejo. O que vejo aqui está mais para um apanhado de pessoas com uma visão dominante, debates pouco virtuosos em torno desta visão, desculpas e artimanhas quando suas opiniões parecem erradas e novas táticas para combater àqueles que não convergem com sua linha de raciocíneo. Repito, se já foi tão bem debatido o tema, por que não refutar de modo apropriado com argumentos? Por que sempre desqualificar a fonte? Por que apelar para a esfera jurídica e desvirtuar o debate?

Na minha visão, sua argumentação torna-se nula pela plena observância do que ocorre neste fórum. Pessoas que refutam uma oferta dizendo que é "caça de papel", "photoshop", e outros tantos absurdos! Isto não é tratorizar? Esta é a verdadeira arrogância, mas pior, é a arrogância velada, cercada por ojetivos diversos. Para mim é claro, não me deixo enganar, são fases, movimentações precisas em torno das desqualificaçõs dos argumentos contrários, sempre batendo em apoios secundários ao fato, nunca ao seu conteúdo.

Já respondido pelo amigo Knight, enumerando diversos pontos em que houve desinformação por parte da ala francesa. Apenas uma ressalva, a última frase do parágrafo acima esta em dissonância com todo o resto do seu post e o anterior.

O problema não é este. O problema é que se usa esta argumentação jurídica para DESVIRTUAR o andar da discussão. Com este tipo de argumentação, transporta-se o debate para outro campo e ignora-se o fato, muitas vezes pertinente, que foi trazido por aquela notícia. Considerar a parte jurídica sempre, desconsiderara argumentação e focar somente nela, com objetivo de desvituar o fato e abafar a discussão, nunca.

Certamente que me reconheci, porque tenho um mínimo de julgamento e percebi claramente o seu direcionamento à alguns foristas aqui do fórum ( como sempre), eu incluido.
Quanto ao tom acusatório, acho que uma simples interpretação responde esta dúvida.

Abraços.["/quote Wardog"]


Concordo 100% e digo mais o Rafale tem tantos contras que acaba revoltando ala francesa..ai partem pra argumentos infundados..fazer o que.. :roll:
x1000 8-]
Caro Wardog ...

Seu post é uma OBRA PRIMA ... sua visão das atitudes comumente "orquestradas" aqui é primorosa e habitualmente acompanhadas de um """AQUI NO DB NÃÃÃOOO"""" ... traduzindo : "AQUI SOMOS SERES SUPERIORES" ... sabemos TUDO ... isso nem merece resposta ... quem escreveu ???? ...

Cara eu me divirto aqui ... vou até fazer uma "PROFECIA" ...

Está por um fio a total desqualificação do rafale ... pelos motivos que todos sabem ... e o futuro "eleito" será .....

SU-35-BM ... the best ... alcance interplanetário ... radar "enxerga" após a curvatura da terra ... os misseis são simplesmente intercontinentais ... mais invisível que a Ave de Rapina dos Klingons ... :lol: :lol: :mrgreen: :mrgreen:

Cordiais Saudações
"Capitão" kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18551
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53874 Mensagem por knigh7 » Ter Jan 25, 2011 12:07 am

orestespf escreveu:
knigh7 escreveu: Concordo que o FX, assim como outros processos são decisões politicas. Mas elas também tem de ser embasadas. Se a decisão politica se coadunar a decisão técnica, há 30 mil páginas para sustentar. Se a escolha for diferente, o Governo terá de explicar bem para a sociedade o porquê. Isso é o que ocorre nas democracias :wink:
Nobre Knight7,

se me permite o abuso de citar apenas parte de seu post...


Qual o significado de decisão política "embasada" em decisão técnica?

Meu caro, se decisão política for embasada em ponto de vista técnico, então não é política -- por definição! Ou não sabe a diferença nata entre os dois vieses? Com todo respeito, Knight7, você está querendo ser mais majestoso que a própria majestade...
:lol: De modo algum se a decisão é politica tem de ser diferente da visão técnica. Se for igual é porque a decisão é técnica, vc está dizendo. Entào quer dizer que o Jobim, e o Lula ao afrimarem que a decisão será política (sim, porque eles afirmaram várias vezes, principalmebte o MD) vai então ser diferente da FAB? :shock:
orestespf escreveu: Em relação a sua frase "Se a escolha for diferente, o Governo terá de explicar bem para a sociedade o porquê": soa como ameaça, desconcertante para que lê, mas hilária para quem, imagino, detém o poder. Se o FX não fosse polêmico, mesmo assim qualquer governo teria que dar explicações sobre os elevados investimentos, principalmente em democracias. Está sugerindo que o Brasil sob as mãos da presidente Dilma não é uma democracia? Que coisa...
Isso é só da sua cabeca, meu caro... :wink:




Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53875 Mensagem por Wardog » Ter Jan 25, 2011 12:10 am

AlbertoRJ escreveu:
Wardog escreveu: Perfeito, apenas ressalvo, se me permite: "cada pormenor deve ser analisado" e exposto à sociedade civil, justificando a compra, que não deve postar-se em termos nebulosos.

Portanto, como bem o amigo Knight disse, se a escolha do GF fosse (ou for) embasada nas páginas técnicas do relatório da FAB, ficaria bem mais fácil de justificar a decisão. Caso contrário, ainda há legitimidade por parte do GF em decidir por outro concorrente, porém todas as razões deverão ser pormenorizadas e explicadas à sociedade civil, para que não haja dúvidas quanto à condução do processo e de que, realmente, foi feito o melhor para o País.

O que não pode é o GF comprar e justificar que foi melhor para o País devido à "parceria estratégica", isto não tem nenhum cabimento.
Eu concordo plenamente com a sua observação mas tenho que fazer também uma pequena ressalva que reflete apenas a minha opinião: "Se for do interesse do país que uma negociação não venha a público para garantir de alguma forma a Segurança Nacional e/ou a execução de um plano ou de um acordo entre os países será mantida em segredo com base na lei". Não que eu deseje que seja assim mas eu acho que é como é. Para isso, também, é que os governos existem e são eleitos.

Abraços
Desculpe-me, mas no que tange ao ponto mencionado eu discordo veementemente.

Tal acertiva seria facilmente usada como justificativa para a prática de diversos tipos de injustos e arbitrarieades por parte do GF. Tal acertiva eleva o GF ao posto de onipotente e inquestionável, soberano sim, mas composto pelos cidadãos.

Mesmo na sua análise, resta questionável o uso de tal dispositivo, visto que não há o que aponte para tal direção nos cenários interno e externo do Brasil, o que faria com que tal decisão fosse ainda mais refutada, ao ponto, a meu ver, de se tornar insustentável.




Editado pela última vez por Wardog em Ter Jan 25, 2011 12:16 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53876 Mensagem por Penguin » Ter Jan 25, 2011 12:10 am

AlbertoRJ escreveu:
(...)
Para a FAB, qualquer dos três concorrentes atende às nossas necessidades. Cabe ao governo federal indicar qual é o melhor para o país", disse Saito (...)
Acho que isso devia fechar a questão do hardware. Do ponto de vista da FAB, qualquer um dos três atenderá às suas necessidades e cabe ao governo federal fazer a escolha.
Obviamente, um se sobressaiu sobre os outros em determinadas questões, possivelmente não em outras, mas o que consta é que não existe uma "escolha da FAB", pois essa prerrogativa não foi transferida ou concedida quando da solicitação de avaliação técnica.
A avaliação técnica, em última análise, serve para oferecer OPÇÕES.
E é obvio que a escolha política deve ser embasada no que for de maior interesse para o país.
Só me falta entender o que hoje seria realmente vital para os nossos interesses.

Abraços
Explicação do Short List pela FAB:
A concretização da short list visou garantir o atendimento aos requisitos operacionais para aeronave de caça e permitir o aprofundamento das avaliações dos sistemas de armas candidatos que foram selecionados.
Uma vez definido a SL...
O Comando da Aeronáutica iniciou as reuniões de esclarecimentos com as empresas participantes do Projeto F-X2, com o objetivo de obter um maior detalhamento das ofertas apresentadas pelas empresas BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG).

A Comissão do Projeto F-X2, por meio da sua equipe técnica, realizou uma completa análise, de acordo com metodologia apropriada, mantendo o foco nos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial, industrial e tecnológica (Offset), e de transferência de tecnologia.

Em 30 de março, a Comissão deu início às visitas técnicas às empresas ofertantes e aos voos de avaliação das respectivas aeronaves concorrentes do Projeto F-X2, para verificar aspectos técnicos, operacionais, logísticos e industriais das propostas. Nesse período, foram avaliadas e visitadas as instalações industriais e logísticas, as oficinas de manutenção, os laboratórios de desenvolvimento de sistemas e esquadrões operacionais.

Fonte: Nota da FAB: 15/09/2009 - 10h36 - Projeto F-X2 - Esclarecimentos
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3753




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53877 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jan 25, 2011 12:12 am

Penguin, faltou indicar como o processo é finalizado. Não apenas com as atribuições da FAB, é claro.

[]'s




Alberto -
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53878 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jan 25, 2011 12:17 am

Wardog escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Eu concordo plenamente com a sua observação mas tenho que fazer também uma pequena ressalva que reflete apenas a minha opinião: "Se for do interesse do país que uma negociação não venha a público para garantir de alguma forma a Segurança Nacional e/ou a execução de um plano ou de um acordo entre os países será mantida em segredo com base na lei". Não que eu deseje que seja assim mas eu acho que é como é. Para isso, também, é que os governos existem e são eleitos.

Abraços
Desculpe-me, mas no que tange ao ponto mencionado eu discoredo veementemente.

Tal acertiva seria facilmente usada como justificativa para a prática de diversos tipos de injustos e arbitrarieades por parte do GF. Tal acertiva eleva o GF ao posto de onipotente e inquestionável, soberano sim, mas composto pelos cidadãos.

Mesmo na sua análise, resta questionável o uso de tal dispositivo, visto que não há o que aponte para tal direção nos cenários interno e externo do Brasil, o que faria com que tal decisão fosse ainda mais refutada, ao ponto, a meu ver, de se tornar insustentável.
Eu entendo, mas existem mecanismos do Estado que servem para garantir o sigilo sem que este seja um instrumento da arbitrariedade ou da má-governança, que são: as Comissões de Relacões Exteriores e de Defesa Nacional da Camara (em suas sessões sigilosas) e o próprio Conselho Nacional de Defesa. Isso é previsto em lei.

Obs. O sigilo nos casos específicos de Defesa, por exemplo, é garantido em várias democracias.

Abraços




Alberto -
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53879 Mensagem por Penguin » Ter Jan 25, 2011 12:21 am

AlbertoRJ escreveu:Penguin, faltou indicar como o processo é finalizado. Não apenas com as atribuições da FAB, é claro.

[]'s
Sim. Não há dúvidas quanto a isso. A fase seguinte coube e ainda cabe ao GF.
Estamos aguardando. [027] [027] [027]

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Ter Jan 25, 2011 12:31 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53880 Mensagem por Wardog » Ter Jan 25, 2011 12:24 am

Wardog escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Eu concordo plenamente com a sua observação mas tenho que fazer também uma pequena ressalva que reflete apenas a minha opinião: "Se for do interesse do país que uma negociação não venha a público para garantir de alguma forma a Segurança Nacional e/ou a execução de um plano ou de um acordo entre os países será mantida em segredo com base na lei". Não que eu deseje que seja assim mas eu acho que é como é. Para isso, também, é que os governos existem e são eleitos.

Abraços
Desculpe-me, mas no que tange ao ponto mencionado eu discoredo veementemente.

Tal acertiva seria facilmente usada como justificativa para a prática de diversos tipos de injustos e arbitrarieades por parte do GF. Tal acertiva eleva o GF ao posto de onipotente e inquestionável, soberano sim, mas composto pelos cidadãos.

Mesmo na sua análise, resta questionável o uso de tal dispositivo, visto que não há o que aponte para tal direção nos cenários interno e externo do Brasil, o que faria com que tal decisão fosse ainda mais refutada, ao ponto, a meu ver, de se tornar insustentável.
Eu entendo, mas existem mecanismos do Estado que servem para garantir o sigilo sem que este seja um instrumento da arbitrariedade ou da má-governança que são as Comissões de Relacões Exteriores e de Defesa Nacional da Camara (em suas sessões sigilosas) e o próprio Conselho Nacional de Defesa. Isso é previsto em lei.

Abraços[/quote]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Perfeito, porém tal atitude seria recebida com total desprezo e lamentação por parte dos cidadãos.

A julgar pelos questionamentos envolvendo o processo, pelas dúvidas que são constantemente levantadas e pelas declarações de nossos governantes, alternativa não resta senão o repúdio ao uso de tal dispositivo, sob pena de se questionar a insenção e seriedade do GF, e postular a instauração de Inquérito Policial Federal, que deve correr em caráter sigiloso, para apuração correta e isenta dos fatos ocorridos.




Responder