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Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Set 16, 2008 4:31 pm
por Carlos Mathias
É mesmo, porque o sistema da LM foi compra de prateleira, sem absolutamente nenhuma transferência tecnológica. Uma coisa e poder fazer alterações, outra é replicar aqui, produzir aqui esse mesmo produto.

Mas é aquilo, né? Poder mexer já foi uma regalia excepcional mesmo.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Set 16, 2008 4:34 pm
por Plinio Jr
O fato de poder mexer, derruba o mito de ¨não transferencia de tecnologia¨....

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Set 16, 2008 4:40 pm
por Carlos Mathias
Ah bom, se o conceito de transferência tecnológica é poder mexer encerramos aqui o debate.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Set 16, 2008 4:46 pm
por Anderson TR
Carlos Mathias escreveu:Ah bom, se o conceito de transferência tecnológica é poder mexer encerramos aqui o debate.
Poder mexer??!! :shock: :lol: :D :D ...então a China já obteve uma transferenciazinha daquele vetor dos EUA que eles reteram e desmontaram......eles mexeram.....então tá tudo resolvido!!!!

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Set 16, 2008 4:49 pm
por Corsário01
Carlos Mathias escreveu:Ah bom, se o conceito de transferência tecnológica é poder mexer encerramos aqui o debate.
Carlos, o que a FAB sempre quis foi poder abrir e mexer para poder determinar as armas que ela quer usar nos novos aviões.

Se ela conseguir isso, ou seja, abrir a caixa de pandora e poder usar o missil escolhido por ela, blz.

Esse papo de construir aqui, aprender, adquirir know how para mim sempre foi utopia, pois veja o caso do sub alemão no Brasil. Construimos 4 aqui, porém, sempre dependentes deles para tudo ou quase tudo.
Vc acha que no FX2 será diferente?
Eu acho que não. 8-]

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Set 16, 2008 5:00 pm
por Carlos Mathias
Então temos que avisar ao pessoal que tá fazendo o FX-2, porque só se fala em transferência de tecnologia, nunca vi nada em lugar nenhum falando que se deixarem a gente mexer só um pouquinho já tá bom. O que eu vejo falando por aí é fabricação local mesmo, participar profundamente do negócio, nunca vi dizerem que integrar nossas armas já seria o máximo do benefício. Aliás, que benefício isso traria para o país em termos práticos?

Quase com certeza estou enganado e é isso que querem no FX-2, a possibilidade de integrar o MAR-1 e o MAA-1B, e só.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Set 16, 2008 5:52 pm
por Carlos Lima
Só lembrar que o ideal é o que o CM quer combinado com o que o Padilha quer...

O que ocorre é que tudo se inicia com o que o Padilha está dizend e dependendo do número de encomendas e retorno a coisa evoluir para o que o CM está dizendo.

Tudo depende do retorno de investimento e o quanto uma iniciativa dessa pode se auto-sustentar...

Então comecemos com o mais simples que é saber mexer e modificar... :)

[]s
CB_Lima

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Set 16, 2008 7:06 pm
por Carlos Mathias
CB, um dos nosso ilustres foristas da nossa gloriosa MB já disse aqui que estes sistema são compras de prateleira e que posteriormente haverá um sistema nacional ou nacionalizado. Por isso a compra da LM, porque compra de prateleira não envolve transferências de tecnologia, logo era o melhor custo benefício, assim como os MK-48 e os SH. Em termos de prateleira os americanos são insuperáveis, com produtos realmente excelentes. Mas não passa disso, uma boa e velha prateleira e, se for isso que queremos, eu sou o primeiro a concordar que é de longe a melhor de todas.

Está muito longe de ser qualquer coisa sequer parecida com um arremedo de cessão de tecnologia. E pelo que foi dito pelo estimado forista, é um tampão para outro sistema que virá.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Set 16, 2008 7:12 pm
por Carlos Lima
Olha CM,

O que eu tinha entendido do Marino/Padilha e cia e da visita que fiz a Mayport é que a MB teria acesso aos códigos que gostaria de ter acesso e faria as modificações que lhe fosse convenientes.

Existe um aprendizado nisso e até a LM sabe disso e não duvide se parte desse aprendizado vier a ser utilizado no nosso sistema futuro, isso se não rolar um contrato ou outro de 'consultoria'.

Isso é uma maneira de você transferir tecnologia pois o Brasil não está sendo somente 'operador'.

O importante na questão toda é: - É isso que a MB quer?... Bom se é... tá mais do que correto.

Desculpem pelo off-topic (vamos dirigir esse papo para o lugar apropriado)

[]s
CB_Lima

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Set 16, 2008 7:16 pm
por Carlos Mathias
Tá beleza então, como eu disse, se é isso que se quer, que seja então.

:D

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Set 16, 2008 7:46 pm
por Túlio
Eu fico pensando, cá com meus botões, QUEM absorveria tecnologia para fabricar menos de meia dúzia - encomenda TOTAL a ser feita, além de outras tantas opções para os futuro subs - de sistemas para os IKL...

Como manter aberta uma linha de produção com tão poucas encomendas? Não sou, como todos sabem, nenhum 'shelf man' mas a questão está aí...
Versão stealth do pulga alada???E como seria na atual circunstância uma parceria dessas para a transferência tecnológica com a Embraer por exemplo???Seria viável, mesmo nesse cenário que você mesmo citou Tulio de reaquecimento dos ânimos EUA x Russia, pois, o pulga não possui um alto índice de dependência de componentes Norte Americanos....e eles são totalmente avessos a qualquer transferência tecnológica, por menor que seja......
A tale de 'pulga alada', pelo que se sabe, tem uma mordida BEM forte; sua versão NG promete ficar ainda mais poderosa. Aliás, no mundo dos caças, tamanho NÃO É necessariamente documento. O fato de ser menor até ajuda, pela redução da superfície exposta, gerando menor RCS. Ajuda também pelo menor custo operacional, o que, convenhamos, pouca diferença faz em tempos de guerra mas é fator importantíssimo para quem está em paz e deseja uma capacidade crível de deterrência, o que é, gostes ou não, precisamente o nosso caso. :wink:

Sobre transferência tecnológica, tenho dúvidas semelhantes às tuas, mas lembro-te que, diante de um embargo ianque, pouco adiantaria termos caças sofisticados, seja qual for a procedência, pois os E99/R99 breve estariam 'groundeados' por falta de peças (e sem AEW&C, caças são inúteis 'patos' diante de quem os tenha, como os ianques e Israelenses já demonstraram à exaustão), tanto quanto os Tucanos e Super Tucanos e mesmo os F5, eis que TODOS usam propulsores ianques, exatamente como o Gripen. Opção da EMBRAER e que jamais vi ser contestada pelos setores interessados, governo/FAB. Nem vou falar da frota de Transporte Aéreo que, pelo mesmo motivo, também ficaria TODA no chão, do prosaico Bandeirante ao 'gordo' C130 e, provavelmente, mesmo os futuros C390. A considerarmos a Grã-Bretanha como extensão do braço dos EUA, isso valeria também para o AMX. A Fábrica de Turbinas já falada pelo Presidente é item importantíssimo em qualquer intenção de independência quanto a meios aéreos - e não apenas CAÇAS - que supostamente se deseja por estas bandas.

Desejo ainda falar sobre a tão propalada, neste quesito, independência a nos ser trazida por Russos e Franceses: mantendo a possibilidade de embargo ianque, até que ponto seríamos capazes de manter a FAB no ar? Um fábrica de turbinas de qualquer das citadas Nacionalidades produziria vários modelos distintos, entre turboprops e turbofans e teríamos então como trocar TODAS as turbinas dos meios operativos que temos/teremos? E isso com 100% de Nacionalização? Sim, porque com um bloqueio ianque de nossa costa, qual Armada os poderia desafiar no Atlântico Sul para nos trazer peças e partes indispensáveis? Lembremos a Crise dos Mísseis Cubanos, em 1962: a segunda maior Marinha de Guerra do Mundo, menor apenas que a USN, teve de recuar; a outra superpotência humilhou-se em retirar nukes JÁ INSTALADAS em Cuba...

QUEM os desafiaria aqui? Para mim ninguém, mas posso estar errado...

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Set 16, 2008 9:27 pm
por Vector
Túlio escreveu:Eu fico pensando, cá com meus botões, QUEM absorveria tecnologia para fabricar menos de meia dúzia - encomenda TOTAL a ser feita, além de outras tantas opções para os futuro subs - de sistemas para os IKL...

Como manter aberta uma linha de produção com tão poucas encomendas? Não sou, como todos sabem, nenhum 'shelf man' mas a questão está aí...
Versão stealth do pulga alada???E como seria na atual circunstância uma parceria dessas para a transferência tecnológica com a Embraer por exemplo???Seria viável, mesmo nesse cenário que você mesmo citou Tulio de reaquecimento dos ânimos EUA x Russia, pois, o pulga não possui um alto índice de dependência de componentes Norte Americanos....e eles são totalmente avessos a qualquer transferência tecnológica, por menor que seja......
A tale de 'pulga alada', pelo que se sabe, tem uma mordida BEM forte; sua versão NG promete ficar ainda mais poderosa. Aliás, no mundo dos caças, tamanho NÃO É necessariamente documento. O fato de ser menor até ajuda, pela redução da superfície exposta, gerando menor RCS. Ajuda também pelo menor custo operacional, o que, convenhamos, pouca diferença faz em tempos de guerra mas é fator importantíssimo para quem está em paz e deseja uma capacidade crível de deterrência, o que é, gostes ou não, precisamente o nosso caso. :wink:

Sobre transferência tecnológica, tenho dúvidas semelhantes às tuas, mas lembro-te que, diante de um embargo ianque, pouco adiantaria termos caças sofisticados, seja qual for a procedência, pois os E99/R99 breve estariam 'groundeados' por falta de peças (e sem AEW&C, caças são inúteis 'patos' diante de quem os tenha, como os ianques e Israelenses já demonstraram à exaustão), tanto quanto os Tucanos e Super Tucanos e mesmo os F5, eis que TODOS usam propulsores ianques, exatamente como o Gripen. Opção da EMBRAER e que jamais vi ser contestada pelos setores interessados, governo/FAB. Nem vou falar da frota de Transporte Aéreo que, pelo mesmo motivo, também ficaria TODA no chão, do prosaico Bandeirante ao 'gordo' C130 e, provavelmente, mesmo os futuros C390. A considerarmos a Grã-Bretanha como extensão do braço dos EUA, isso valeria também para o AMX. A Fábrica de Turbinas já falada pelo Presidente é item importantíssimo em qualquer intenção de independência quanto a meios aéreos - e não apenas CAÇAS - que supostamente se deseja por estas bandas.

Desejo ainda falar sobre a tão propalada, neste quesito, independência a nos ser trazida por Russos e Franceses: mantendo a possibilidade de embargo ianque, até que ponto seríamos capazes de manter a FAB no ar? Um fábrica de turbinas de qualquer das citadas Nacionalidades produziria vários modelos distintos, entre turboprops e turbofans e teríamos então como trocar TODAS as turbinas dos meios operativos que temos/teremos? E isso com 100% de Nacionalização? Sim, porque com um bloqueio ianque de nossa costa, qual Armada os poderia desafiar no Atlântico Sul para nos trazer peças e partes indispensáveis? Lembremos a Crise dos Mísseis Cubanos, em 1962: a segunda maior Marinha de Guerra do Mundo, menor apenas que a USN, teve de recuar; a outra superpotência humilhou-se em retirar nukes JÁ INSTALADAS em Cuba...

QUEM os desafiaria aqui? Para mim ninguém, mas posso estar errado...

Túlio, concordo.

A independência total é uma utopia.

Mesmo que fabriquemos turbinas por aqui, isso não quer dizer nada. Pois teríamos de comprar fora boa parte das peças. E mesmo quando tivermos a infra-estrutura para a fabricação das peças, teríamos ainda de comprar materiais especiais, como ligas metálicas especiais, materiais compostos e cerâmicos.

E quando estivermos nos capacitando para produzir estes materiais, lá fora já estarão usando outros, muito melhores. Isso é fruto de bilhões de dólares em P&D, coisa que aqui nem imaginamos em fazer.

Se realmente queremos alguma independência, não será pelo caminho da montagem de caças e de motores aqui, somente. Temos é que investir nos nossos cientistas, nas nossas crianças que serão o s futuros pesquisadores, nas universidades, na criação de centros de pesquisa avançada, em altos investimentos nos centros existentes, como o CTA.

Queremos produzir aqui, mas se não geramos a tecnologia aqui, não adianta nada. Adquirir tecnologia do exterior é um meio de se pular etapas, mas não nos isenta de criar a base para que essas trecnologias adquiridas possam, no futuro gerar outras. Senão em pouco tempo muito irá se perder.

Sds,
Vector

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Set 16, 2008 9:39 pm
por Carlos Lima
x3 [009] [100]

[]s
CB_Lima

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Set 16, 2008 10:17 pm
por Corsário01
Que este tópico sirva para clarear de uma vez por todas a situação e que alguns parem de bravatear aos 4 ventos que tal fabricante é bonzinho e irá nos transformar em INDEPENDENTES, pois a realidade é e será bem diferente. :twisted:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Set 16, 2008 10:45 pm
por Carlos Mathias
Eu entendi errado ou vamos pôr todos os fornecedores no mesmo saco?