Página 3588 de 5721

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jan 24, 2011 5:34 pm
por PRick
Penguin escreveu:
BARAK escreveu:Saiu no site Conversa Afiada:
http://www.conversaafiada.com.br/politi ... ar-o-jogo/
Para mim, faz sentido dentro de tudo o que está acontecendo recentemente...
O mundo é uma via de mão dupla.
Leiam com muita atenção como se dá o jogo entre gente grande...e o tamanho das cifras em jogo.


OESP, 24/01

TECNOLOGIA
A GE e o desafio de fazer negócios com a China
Americana faz joint venture para aproveitar expansão chinesa, mas terá de dividir sua mais
avançada tecnologia com empresa estatal


NEW YORK TIMES

No momento em que a China luta pela liderança nos mais variados setores, o país tem como seu
maior foco a área de jatos comerciais - aviões que, algum dia, poderão desafiar Boeing e Airbus. E
nenhuma companhia ocidental tem sido mais agressiva em ajudar a China a realizar esse sonho como a
General Electric (GE), uma das maiores fornecedoras de motores de jatos e tecnologia do setor da
aviação.

Na última sexta-feira, durante a visita do presidente chinês Hu Jintao aos Estados Unidos, a GE
assinou um acordo para a criação de uma joint venture com a Aviation Industry Corporation of China
(AVIC). O negócio é um exemplo do complicado cálculo de risco e retorno que as corporações
americanas precisam fazer para lucrar no país asiático.

A GE vai compartilhar com a China sua sofisticada tecnologia eletrônica de aviões - incluindo
tecnologias usadas no avançadíssimo Dreamliner 787 da Boeing. Essa estratégia dá brechas para que
empresas chinesas fabriquem os mesmos produtos, só que mais baratos e possivelmente melhores.
Outro risco é que tecnologias ocidentais possam ajudar a China a progredir na aviação militar -
uma preocupação reforçada na semana passada, quando os chineses demonstraram um protótipo de
sua versão do caça invisível do Pentágono.

O primeiro cliente da joint venture da GE será a companhia Commercial Aircraft Corporation of
China, que está construindo um avião de passageiros, o C919, que deve ser o primeiro da China capaz
de competir com a Boeing e a Airbus. A maioria dos executivos ocidentais de aviação diz que os
chineses estão muito atrás em tecnologia de aviação, tanto civil como militar, para causar qualquer
temor. Apesar disso, essa é uma pressão para a Boeing e a Airbus continuarem inovando.
A GE reconhece que se associar a uma empresa chinesa é uma dança delicada. Mas, como o
mercado de aviões comerciais da China deve gerar vendas de mais de US$ 400 bilhões nas próximas
duas décadas, essa é uma festa que a companhia não está disposta a perder.


Executivos da GE dizem que a China acabará se tornando uma importante representante no
mercado de jatos comerciais, e que a companhia pretende ser uma grande fornecedora dos emergentes
fabricantes chineses. "Eles estão comprometidos com o longo prazo e têm todas as possibilidades de
serem bem-sucedidos", disse John G. Rice, vice-presidente da GE.

Rice disse também que a parceira chinesa na joint venture - a fabricante de equipamentos e
design aeroespacial Aviation Industry Corporation of China, ou Avic - forneceu algumas partes de
motores de jato da GE por muitos anos. E disse que conhece pessoalmente o presidente da Avic há uma década. "Essa parceria é uma medida estratégica que fizemos depois de muita consideração, com uma
companhia que conhecemos", prosseguiu Rice. "Isso não é algo em que fomos forçados a entrar pelo
governo chinês."

Kent L. Statler, vice-presidente na Rockwell Collins, fabricante de eletrônicos para aviação,
observa que seus empregados com frequência perguntam se a companhia não está trocando seu futuro
por vendas imediatas na China. "Creio que é ingenuidade não levar em conta que se pode estar criando
um futuro competidor. Mas, no fim do dia, nossas tecnologias precisam continuar evoluindo. A coisa se
resume a quem pode inovar mais rápido
.

Tradução de Anna Capovilla e Celso Paciornik
Então quer dizer que em troca de 36 F-18E, os EUA vão abrir as pernas de dezenas de bilhões de dólares de mercado para nós. O fato é o seguinte, para nós isso nunca aconteceu, sempre fomos tratados como lixo, aliados de terceira. E os chineses estão fazendo o que queremos, PARCERIAS com ToT´s, só que no nosso caso, as cifras são muito menores perto da economia dos EUA.

Resumo da opera; me engana que eu gosto, apenas aumenta uma certeza, muito papo, muito lobie, nada de concreto nessas notas sobre FX-2.

[]´s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jan 24, 2011 5:45 pm
por Franz Luiz
Acho que a pergunta a se fazer hoje, já que não estamos comprando caças e sim um "pacote tecnológico" (by Min. NJ) é:
Qual dos três países oferece menor risco de não efetivar Tots depois de assinado?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jan 24, 2011 5:55 pm
por Hader
Tudo bem que o PHA é a imagem em negativo do Cláudio Humberto, mas desta vez ele se superou no contorcionismo... [003]
Se o GF pedir arrêgo pro Tio vai ser para abrir as portas do paraíso celeste ao nosso etanol! Incrível! Só falta descobrir de onde vai sair este etanol todo, tendo em vista as condições da demanda interna hoje... E nem vou falar dos 21 mil empregos para 36 caças... Nem do poder dos agricultores do meio-oeste americano no congresso.

[]'s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jan 24, 2011 6:01 pm
por DELTA22
O que fica da nota do PHA (que não leio, pois acho que ele as vezes viaja na maionese) sem entrar no mérito, é a mensagem clara de que a balança de Dilma é diferente da do Lula quando se trata do F-X2.

[]'s a todos.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jan 24, 2011 6:05 pm
por Hader
O DELTA véio captou o medo que moveu o PHA a escrever esta nota...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jan 24, 2011 6:06 pm
por Zavva
Franz Luiz escreveu:E o lobby dos produtores de etanol americano? Quantos empregos perderão?
Lógico que não será o fim da produção de etanol nos EUA, seria apenas um maior abertura.
O mesmo foi proposto aos franceses em relação aos subsídeos agricolas, ou seja, apenas uma redução dos subsídeos, mas eles não quiseram.

Abs

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jan 24, 2011 6:10 pm
por Penguin
DELTA22 escreveu:O que fica da nota do PHA (que não leio, pois acho que ele as vezes viaja na maionese) é a mensagem clara de que a balança de Dilma é diferente da do Lula quando se trata do F-X2.

[]'s a todos.
É diferente, mas pelo visto possui aval de Lula.

[]s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jan 24, 2011 6:12 pm
por Marino
ELSONDUARTE escreveu:Governo usa Embraer para turbinar indústria bélica nacional

A recém-anunciada criação da Embraer Defesa e Segurança vai além das fronteiras de São José dos Campos. Trata-se de um assunto de Estado. A nova subsidiária da Embraer é apenas a ponta mais visível de um projeto de maior fôlego orquestrado pelo próprio governo. O objetivo é fomentar o surgimento de uma grande indústria bélica de controle nacional, capaz não apenas de atender à demanda das Forças Armadas brasileiras, mas também de competir no mercado externo.
A ideia é que a Embraer se torne catalisadora de investimentos no setor, seja por meio de parcerias, seja até mesmo pela incorporação de fabricantes de armamentos e equipamentos de defesa nacionais, leia-se Avibrás, Avitec e a própria Imbel, pertencente ao Exército.

O BNDES seria um personagem de alta patente neste projeto, garantindo parte expressiva dos recursos para a operação. Os fundos de pensão acionistas da Embraer também deverão ser convocados ao front. A própria indicação de
Luiz Carlos Aguiar para a presidência da Embraer Defesa e Segurança reflete a imbricação entre a nova empresa
e o projeto arquitetado pelo governo. Aguiar tem relação estreita com o PT. Foi diretor da Previ, de onde saiu para comandar justamente a área de Defesa e Governo da Embraer. Sua nomeação para o novo cargo, portanto, foi decidida
mais em Brasília do que em São José dos Campos.

Três ministérios estão diretamente envolvidos no projeto: Casa Civil, Defesa e Desenvolvimento. Durante o segundo mandato, o governo Lula tentou promover uma operação similar, focada exclusivamente na fusão entre empresas do
setor. A entrada em cena da Embraer dá nova magnitude ao negócio, tanto pela maior possibilidade de captação
de recursos quanto pela notória munição comercial da empresa no exterior. Também confere ao projeto uma maior abrangência industrial. A criação de um cinturão na área de defesa, com a associação de empresas
de diferentes áreas, permitirá, por exemplo, a venda de aeronaves militares associada à oferta de equipamentos
e armamentos.
Bom, o que venho postando sobre um conglomerado liderado pela Embraer começa a aparecer.
Vamos ver...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jan 24, 2011 6:13 pm
por Penguin
Zavva escreveu:
Franz Luiz escreveu:E o lobby dos produtores de etanol americano? Quantos empregos perderão?
Lógico que não será o fim da produção de etanol nos EUA, seria apenas um maior abertura.
O mesmo foi proposto aos franceses em relação aos subsídeos agricolas, ou seja, apenas uma redução dos subsídeos, mas eles não quiseram.

Abs
Quando se aumentar o uso do etanol, a produção americana não será suficiente e nem a brasileira atualmente.
Particularmente não vejo uma relação direta entre F-X2 e etanol.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jan 24, 2011 6:14 pm
por DELTA22
Penguin escreveu:
DELTA22 escreveu:O que fica da nota do PHA (que não leio, pois acho que ele as vezes viaja na maionese) é a mensagem clara de que a balança de Dilma é diferente da do Lula quando se trata do F-X2.

[]'s a todos.
É diferente, mas pelo visto possui aval de Lula.

[]s
Não necessariamente. :wink:

[]'s.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jan 24, 2011 6:32 pm
por WalterGaudério
DELTA22 escreveu:
Penguin escreveu: É diferente, mas pelo visto possui aval de Lula.

[]s
Não necessariamente. :wink:

[]'s.
Que história de etanol o que? Nós vamos é receber os aviões de graça... [003] [003]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jan 24, 2011 6:38 pm
por Bourne
Até o PHA virou PIG :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Toda vez que entro no tópico levo um novo susto.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jan 24, 2011 6:40 pm
por bcorreia
WalterGaudério escreveu: Que história de etanol o que? Nós vamos é receber os aviões de graça... [003] [003]
Se a tia Dilma anunciar compra de SU35 + T50 não duvido nada :mrgreen: :mrgreen:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jan 24, 2011 6:43 pm
por PRick
Penguin escreveu:
DELTA22 escreveu:O que fica da nota do PHA (que não leio, pois acho que ele as vezes viaja na maionese) é a mensagem clara de que a balança de Dilma é diferente da do Lula quando se trata do F-X2.

[]'s a todos.
É diferente, mas pelo visto possui aval de Lula.

[]s

Isso segundo a Revista Veja. :roll: :roll:

[]´s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Jan 24, 2011 6:45 pm
por DELTA22
DELTA22 escreveu:
Penguin escreveu: É diferente, mas pelo visto possui aval de Lula.

[]s
Não necessariamente. :wink:

[]'s.
WalterGaudério escreveu:Que história de etanol o que? Nós vamos é receber os aviões de graça... [003] [003]
Papai Noel não passou aqui em casa esse ano! :cry:

:mrgreen:

[]'s.