PRick escreveu:Sintra escreveu:
Não é o primeiro exercicio, não é o segundo, nem é o terceiro...
E antes de começarem a embandeirar em arco, alguém conhece as ROE´s do exercicio?
E antes que alguém venha dizer "mau perder" ou máfia anglo saxã ou o que quer que seja apenas gostava de lembrar que fiz esta mesmissima pergunta duas vezes em contextos diferentes, quando coloquei aqui pela primeira vez os textos dos primeiros encontros entre os RAFALES da MN com os Vipers Block50 da HAF e as fotografias de um certo Phantom...
Sintra,
Isso que você está falando já foi debatido. Tratou-se combates WVR, dogfight. No caso dos F-4 foi BVR, porque eles não tem chance em face aos novos caças. Não tinha dúvidas antes que o Rafale é mais manobrável que os Typhoon, sobretudo, por conta dos problemas e as limitações impostas pelo FCS do Typhoon. Porém, isso não é tudo, em combate BVR, os sistemas são mais importantes que a plataforma.
[]´s
Mas quais limitações do FCS do Typhoon? Aquelas pré Block5?
Prick você anda desfasado uns aninhos...
Quanto a ser mais agil, não existe prova nenhuma de que isso seja verdade, na realidade o Typhon tem um (muito) ligeiramente melhor TWR e ligeiramente menor carga alar, sendo que o mais provável é que ambos tenham envelopes de vôo muito parecidos sendo que um deles acelere ligeiramente mais depressa e suba mais depressa, enquanto o outro tenha uma taxa de giro ligeiramente melhor a baixa, média altitude, mas estamos a falar de diferenças pequenas.
Nós não sabemos o que aconteceu, dois militares Franceses deram a cara e afirmaram "7 a 1". Parabéns.
Isto significa que o RAFALE tenha qualquer tipo de vantagem na arena ar-ar sobre o Typhoon?
Nem pouco mais ou menos, primeiro talvez seja melhor ouvir a versão dos Ingleses, depois saber quais foram as ROE, e só depois tirar conclusões. Por tudo o que sabemos a red team poderia estar a simular a Força Aérea Iraniana...
Alguém se lembra do que aconteceu na Cruzex? Ou alguem se lembra do que aconteceu quando o Mirage 2000 visitou pela primeira vez o Chile? Ou quando dois Hawker Hunter chilenos "abateram" dois F-15A da USAF? Ou quando...
Outra coisa, não sabemos absolutamente nada sobre o que aconteceu em Florennes e como é que aparece um Phantom do JG73 com 5 kill Marks e o nome de "Rafale eater" na fuselagem, se foi em WVR ou BVR (e não deixa de ser irónico que supostamente existe um piloto de SH que diz que o AN/APG-79 não consegue fazer um Lock a distâncias uteis, mas o velhissimo AN/APG-65 utilizados pelos Phantoms Alemães consegue).
Pode ter acontecido perfeitamente que os Franceses tenham dado uma sova nos Britânicos, nesse caso Parabéns, ou não...
Não deixa de ser curioso que na mesma semana em que os Franceses largam esta bomba, a Força Aérea Espanhola venha dizer que recentemente, nas Canárias, dois Typhoons versus oito F-15C da USAF acabou com sete eagles "deitados" ao chão. Isto significa alguma coisa? Sem saber as ROE?
Não, claro que não.
E volto a frisar, eu escrevi a quase a mesma coisa à uns tempos atrás, só que em vez de "RAF" e "Typhoon", escrevi "Adla" e "Rafale".
ps- As Fotografias dos HUD não foram tiradas nos EAU, são anteriores.
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...