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Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Set 13, 2008 2:52 pm
por Alcantara
Produção de até 50% do EC-725 em até QUATRO ANOS. Foi isso que foi dito em uma das notas...
Cinquenta por cento de um projeto com várias partes em materiais compostos (entre outras coisas), transferir tecnologia e ainda por cima ter que capacitar empresas brasileiras para produzir as peças não me parece pouca coisa. :roll:


Abraços. 8-]

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Set 13, 2008 3:06 pm
por Carlos Mathias
Alcântara, o que está deixando muita gente com uma colônia de pulgas atrás das orelhas é o histórico dessas transferências entre EUROCOPTER e HELIBRÁS. O Esquilo era prá ser nacionalizado, mas na verdade nuca foi nem o será. Quem garante que não é mais uma promessa no mesmo estilo?
Todos obviamente torcem para que não seja assim, mas...

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Set 13, 2008 4:09 pm
por Alcantara
É do interesse do Governo Brasileiro? SE FOR, coloque-se cláusula em contrato prevendo multa pesada em caso de descumprimento... simples assim.

Veja o caso dos torpedos TP2000, suecos. Fechou contrato. Descumpriu cláusula? Multa. Não pode cumprir? Rescinde.

Carlos, é só uma questão do Governo brasileiro saber o que quer e, ciente disso, não deixar decisões importantes nas mãos de outrem.


Abraços 8-]

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Set 13, 2008 4:14 pm
por Carlos Mathias
Iiiiiih Alcântara, você deve esquecer que estamos no BRASIL! SIL! SIL! :roll: :? :)

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Set 13, 2008 4:14 pm
por PRick
Alcantara escreveu:É do interesse do Governo Brasileiro? SE FOR, coloque-se cláusula em contrato prevendo multa pesada em caso de descumprimento... simples assim.

Carlos, é só uma questão do Governo brasileiro saber o que quer e, ciente disso, não deixar decisões importantes nas mãos de outrem.


Abraços 8-]
Pois é, culpa-se os outros, quando nós deixamos de fazer a nossa parte. O Esquilo não tem uma nacionalização maior, nem mesmo os aviões da Embraer, porque é uma opção nossa. A Eurocopter nada tem haver com isso.

O Esquilo cumpre a legislação brasileira, se ela foi mudada, ou não é boa, o problema é nosso. Mesmo assim, é muito melhor que importar de pratileira.

[ ]´s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Set 13, 2008 4:44 pm
por Alcantara
Carlos Mathias escreveu:Iiiiiih Alcântara, você deve esquecer que estamos no BRASIL! SIL! SIL! :roll: :? :)
Não Carlos, é que eu trabalho no serviço público, sou fiscal de alguns contratos e sei a força que eles tem.
PRick escreveu:Pois é, culpa-se os outros, quando nós deixamos de fazer a nossa parte.
Pois é PRick. Nós, brasileiros, nunca nos responsabilizamos por nada. A culpa é sempre dos outros.



Abraços. 8-]

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Set 13, 2008 6:24 pm
por Benke
PRick escreveu: A Eurocopter nada tem haver com isso.

O Esquilo cumpre a legislação brasileira, se ela foi mudada, ou não é boa, o problema é nosso. Mesmo assim, é muito melhor que importar de pratileira.

[ ]´s
Menos...
A Aerospatiale Eurocopter NUNCA deixou o Brasil exportar o helicóptero produzido aqui para quem quer que seja. A parceria é boa quando é boa para ambos os lados. Garantia de mercado é só uma parte.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sáb Set 13, 2008 6:41 pm
por Túlio
Benke escreveu: Menos...
A Aerospatiale Eurocopter NUNCA deixou o Brasil exportar o helicóptero produzido aqui para quem quer que seja. A parceria é boa quando é boa para ambos os lados. Garantia de mercado é só uma parte.
Mesmo? Já em 2000 estava assim:
Edmundo Safdié descobre o elo perdido entre Helibrás e Embraer

Cada banqueiro tem a Embraer que merece. Se o Dr. Júlio Bozano tem a original, Edmundo Safdié, do Banco Cidade, fica com uma espécie de clone: a Helibrás. Guardando-se as devidas proporções - tanto com relação ao porte das empresas quanto ao dos personagens - o enredo é praticamente o mesmo: o do mico aéreo que virou ouro. Desde que a franco-alemã Eurocopter assumiu o manche, a companhia deixou para trás o período em que, aparentemente, não teria autonomia para vôos muito longos. Tornou-se o principal grupo do setor na América do Sul, em um mercado que deve movimentar cerca de US$ 5 bilhões até 2001. Neste ano, a Helibrás já acertou na megasena: acaba de fechar um contrato de quase US$ 100 milhões com o Exército para vender oito helicópteros Cougar. Este valor é praticamente o faturamento da empresa nos dois últimos anos. Além disso, deverá fechar até o início de 2001 mais um milionário acordo ainda no mercado interno, que, desta vez, envolveria 20 aeronaves. O fato é que este desempenho teria levado Edmundo Safdié a rever seus planos com relação à Helibrás. A inclinação pela venda da sua participação tem sido, aos poucos, substituída por uma firme disposição de permanência. A exemplo do ilustre e emblemático colega, Julio Bozano, que ainda saboreia a entrada de um consórcio francês na Embraer, é hora de Safdié aproveitar as benesses de ter um grande grupo internacional como sócio. As semelhanças não param no ar. Safdié também estuda sair do setor financeiro. Mas, isso já é uma outra história. Ressalte-se, porém, que não é por falta de tentativas que a Eurocopter não ejeta o seu sócio. O grupo já teria feito várias ofertas para ficar com as ações de Safdié - cerca de 10% do total da companhia. Até porque trata-se de uma tendência mundial da Eurocopter transformar seus negócios em subsidiárias integrais. É assim nos Estados Unidos, no México, no Canadá e na África. Dos grandes mercados mundiais de helicópteros, apenas na Ásia - em Cingapura e no Japão - e na Espanha o grupo divide o controle de companhias com sócios locais. Safdié, no entanto, resiste. Talvez ainda não tenha recebido uma proposta de encher os olhos; talvez esteja, na verdade, esperando apenas que seu quinhão se valorize ainda mais; ou talvez não queira mesmo sair do negócio e fim de papo. Com isso, resta à Eurocopter cortejar as ações que estão nas mãos do governo mineiro - 12,4% da Helibrás. Realmente, o momento não poderia ser mais fértil de boas notícias para a Helibrás. As Forças Armadas conseguiram financiamento externo para comprar helicópteros e devem, em breve, fazer novas encomendas à empresa. Estão em curso também entendimentos pa-ra futuros contratos com as polícias Federal e estaduais. Mas o grande pulo do gato nos últimos anos foi o fato da Eurocopter ter lhe escancarado as portas do mercado internacional. Ano a ano, a Helibrás vem aumentando suas exportações para países como Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Venezuela.

http://www.relatorioreservado.com.br/Ar ... _06_27.htm

Já a Helibrás diz em sua HP:
Desde sua criação, em 78, a Helibras já produziu e entregou ao mercado cerca de 500 helicópteros, entre eles 70% do modelo Esquilo. Aproximadamente 10% da produção total é exportada para países latino-americanos, como Argentina, Bolívia, Chile, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Set 15, 2008 2:06 am
por Mapinguari
Benke escreveu:
Menos...
A Aerospatiale Eurocopter NUNCA deixou o Brasil exportar o helicóptero produzido aqui para quem quer que seja. A parceria é boa quando é boa para ambos os lados. Garantia de mercado é só uma parte.
A parceria com os franceses é a velha parceria Caracu. Eles entram com a cara e agente com o resto... :cry:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Set 15, 2008 1:40 pm
por PRick
Benke escreveu:
PRick escreveu: A Eurocopter nada tem haver com isso.

O Esquilo cumpre a legislação brasileira, se ela foi mudada, ou não é boa, o problema é nosso. Mesmo assim, é muito melhor que importar de pratileira.

[ ]´s
Menos...
A Aerospatiale Eurocopter NUNCA deixou o Brasil exportar o helicóptero produzido aqui para quem quer que seja. A parceria é boa quando é boa para ambos os lados. Garantia de mercado é só uma parte.

Pelo contrário, não só exportamos o Esquilo e o Gavião, como somos o centro de manutenção da América do Sul. E como foi dito acima, não existe nenhuma vantagem para a Helibras, os helos produzidos por ela não pagam menos impostos que os importados, as contrapartidas são as encomendas governamentais acertadas, nada mais.

[ ]´s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Set 15, 2008 2:48 pm
por Skyway
Cruzes, entrei querendo ver discussões e notícias sobre o Gripen... :roll:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Set 15, 2008 2:51 pm
por Carlos Lima
Ola pessoal,

lembrar que estamos aqui falando sobre o Gripen, por favor direcionar Helibras para outro topico.

[]s
CB_Lima

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Set 16, 2008 1:24 pm
por Túlio
Sobre o Gripen, tenho a dizer que essa mudança no panorama internacional Europeu, com os Russos voltando a mostrar as garras, pode perfeitamente reavivar o interesse da Flygvapnet no caça nacional da Suécia, aumentando o número de encomendas para um nível semelhante ao pretendido na guerra fria, creio...

Pode também acelerar o desenvolvimento do NG e quiçá até aquela versão stealthy exibida no SA...

E isso pode vir a nos interessar... 8-]

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Set 16, 2008 4:19 pm
por Anderson TR
Túlio escreveu:Sobre o Gripen, tenho a dizer que essa mudança no panorama internacional Europeu, com os Russos voltando a mostrar as garras, pode perfeitamente reavivar o interesse da Flygvapnet no caça nacional da Suécia, aumentando o número de encomendas para um nível semelhante ao pretendido na guerra fria, creio...

Pode também acelerar o desenvolvimento do NG e quiçá até aquela versão stealthy exibida no SA...

E isso pode vir a nos interessar... 8-]
Versão stealth do pulga alada???E como seria na atual circunstância uma parceria dessas para a transferência tecnológica com a Embraer por exemplo???Seria viável, mesmo nesse cenário que você mesmo citou Tulio de reaquecimento dos ânimos EUA x Russia, pois, o pulga não possui um alto índice de dependência de componentes Norte Americanos....e eles são totalmente avessos a qualquer transferência tecnológica, por menor que seja......

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Set 16, 2008 4:22 pm
por Plinio Jr
BlInDaDo-BR escreveu: e eles são totalmente avessos a qualquer transferência tecnológica, por menor que seja......
Verdade, o pessoal da MB com nossos subs que o digam.... :roll: