JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#5371 Mensagem por Alcantara » Sáb Set 13, 2008 2:52 pm

Produção de até 50% do EC-725 em até QUATRO ANOS. Foi isso que foi dito em uma das notas...
Cinquenta por cento de um projeto com várias partes em materiais compostos (entre outras coisas), transferir tecnologia e ainda por cima ter que capacitar empresas brasileiras para produzir as peças não me parece pouca coisa. :roll:


Abraços. 8-]




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Carlos Mathias

Re: JAS-39 Gripen

#5372 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 13, 2008 3:06 pm

Alcântara, o que está deixando muita gente com uma colônia de pulgas atrás das orelhas é o histórico dessas transferências entre EUROCOPTER e HELIBRÁS. O Esquilo era prá ser nacionalizado, mas na verdade nuca foi nem o será. Quem garante que não é mais uma promessa no mesmo estilo?
Todos obviamente torcem para que não seja assim, mas...




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#5373 Mensagem por Alcantara » Sáb Set 13, 2008 4:09 pm

É do interesse do Governo Brasileiro? SE FOR, coloque-se cláusula em contrato prevendo multa pesada em caso de descumprimento... simples assim.

Veja o caso dos torpedos TP2000, suecos. Fechou contrato. Descumpriu cláusula? Multa. Não pode cumprir? Rescinde.

Carlos, é só uma questão do Governo brasileiro saber o que quer e, ciente disso, não deixar decisões importantes nas mãos de outrem.


Abraços 8-]




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Carlos Mathias

Re: JAS-39 Gripen

#5374 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 13, 2008 4:14 pm

Iiiiiih Alcântara, você deve esquecer que estamos no BRASIL! SIL! SIL! :roll: :? :)




PRick

Re: JAS-39 Gripen

#5375 Mensagem por PRick » Sáb Set 13, 2008 4:14 pm

Alcantara escreveu:É do interesse do Governo Brasileiro? SE FOR, coloque-se cláusula em contrato prevendo multa pesada em caso de descumprimento... simples assim.

Carlos, é só uma questão do Governo brasileiro saber o que quer e, ciente disso, não deixar decisões importantes nas mãos de outrem.


Abraços 8-]
Pois é, culpa-se os outros, quando nós deixamos de fazer a nossa parte. O Esquilo não tem uma nacionalização maior, nem mesmo os aviões da Embraer, porque é uma opção nossa. A Eurocopter nada tem haver com isso.

O Esquilo cumpre a legislação brasileira, se ela foi mudada, ou não é boa, o problema é nosso. Mesmo assim, é muito melhor que importar de pratileira.

[ ]´s




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#5376 Mensagem por Alcantara » Sáb Set 13, 2008 4:44 pm

Carlos Mathias escreveu:Iiiiiih Alcântara, você deve esquecer que estamos no BRASIL! SIL! SIL! :roll: :? :)
Não Carlos, é que eu trabalho no serviço público, sou fiscal de alguns contratos e sei a força que eles tem.
PRick escreveu:Pois é, culpa-se os outros, quando nós deixamos de fazer a nossa parte.
Pois é PRick. Nós, brasileiros, nunca nos responsabilizamos por nada. A culpa é sempre dos outros.



Abraços. 8-]




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Benke
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am

Re: JAS-39 Gripen

#5377 Mensagem por Benke » Sáb Set 13, 2008 6:24 pm

PRick escreveu: A Eurocopter nada tem haver com isso.

O Esquilo cumpre a legislação brasileira, se ela foi mudada, ou não é boa, o problema é nosso. Mesmo assim, é muito melhor que importar de pratileira.

[ ]´s
Menos...
A Aerospatiale Eurocopter NUNCA deixou o Brasil exportar o helicóptero produzido aqui para quem quer que seja. A parceria é boa quando é boa para ambos os lados. Garantia de mercado é só uma parte.




ars longa vita brevis
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62211
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6509 vezes
Agradeceram: 6877 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#5378 Mensagem por Túlio » Sáb Set 13, 2008 6:41 pm

Benke escreveu: Menos...
A Aerospatiale Eurocopter NUNCA deixou o Brasil exportar o helicóptero produzido aqui para quem quer que seja. A parceria é boa quando é boa para ambos os lados. Garantia de mercado é só uma parte.
Mesmo? Já em 2000 estava assim:
Edmundo Safdié descobre o elo perdido entre Helibrás e Embraer

Cada banqueiro tem a Embraer que merece. Se o Dr. Júlio Bozano tem a original, Edmundo Safdié, do Banco Cidade, fica com uma espécie de clone: a Helibrás. Guardando-se as devidas proporções - tanto com relação ao porte das empresas quanto ao dos personagens - o enredo é praticamente o mesmo: o do mico aéreo que virou ouro. Desde que a franco-alemã Eurocopter assumiu o manche, a companhia deixou para trás o período em que, aparentemente, não teria autonomia para vôos muito longos. Tornou-se o principal grupo do setor na América do Sul, em um mercado que deve movimentar cerca de US$ 5 bilhões até 2001. Neste ano, a Helibrás já acertou na megasena: acaba de fechar um contrato de quase US$ 100 milhões com o Exército para vender oito helicópteros Cougar. Este valor é praticamente o faturamento da empresa nos dois últimos anos. Além disso, deverá fechar até o início de 2001 mais um milionário acordo ainda no mercado interno, que, desta vez, envolveria 20 aeronaves. O fato é que este desempenho teria levado Edmundo Safdié a rever seus planos com relação à Helibrás. A inclinação pela venda da sua participação tem sido, aos poucos, substituída por uma firme disposição de permanência. A exemplo do ilustre e emblemático colega, Julio Bozano, que ainda saboreia a entrada de um consórcio francês na Embraer, é hora de Safdié aproveitar as benesses de ter um grande grupo internacional como sócio. As semelhanças não param no ar. Safdié também estuda sair do setor financeiro. Mas, isso já é uma outra história. Ressalte-se, porém, que não é por falta de tentativas que a Eurocopter não ejeta o seu sócio. O grupo já teria feito várias ofertas para ficar com as ações de Safdié - cerca de 10% do total da companhia. Até porque trata-se de uma tendência mundial da Eurocopter transformar seus negócios em subsidiárias integrais. É assim nos Estados Unidos, no México, no Canadá e na África. Dos grandes mercados mundiais de helicópteros, apenas na Ásia - em Cingapura e no Japão - e na Espanha o grupo divide o controle de companhias com sócios locais. Safdié, no entanto, resiste. Talvez ainda não tenha recebido uma proposta de encher os olhos; talvez esteja, na verdade, esperando apenas que seu quinhão se valorize ainda mais; ou talvez não queira mesmo sair do negócio e fim de papo. Com isso, resta à Eurocopter cortejar as ações que estão nas mãos do governo mineiro - 12,4% da Helibrás. Realmente, o momento não poderia ser mais fértil de boas notícias para a Helibrás. As Forças Armadas conseguiram financiamento externo para comprar helicópteros e devem, em breve, fazer novas encomendas à empresa. Estão em curso também entendimentos pa-ra futuros contratos com as polícias Federal e estaduais. Mas o grande pulo do gato nos últimos anos foi o fato da Eurocopter ter lhe escancarado as portas do mercado internacional. Ano a ano, a Helibrás vem aumentando suas exportações para países como Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Venezuela.

http://www.relatorioreservado.com.br/Ar ... _06_27.htm

Já a Helibrás diz em sua HP:
Desde sua criação, em 78, a Helibras já produziu e entregou ao mercado cerca de 500 helicópteros, entre eles 70% do modelo Esquilo. Aproximadamente 10% da produção total é exportada para países latino-americanos, como Argentina, Bolívia, Chile, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#5379 Mensagem por Mapinguari » Seg Set 15, 2008 2:06 am

Benke escreveu:
Menos...
A Aerospatiale Eurocopter NUNCA deixou o Brasil exportar o helicóptero produzido aqui para quem quer que seja. A parceria é boa quando é boa para ambos os lados. Garantia de mercado é só uma parte.
A parceria com os franceses é a velha parceria Caracu. Eles entram com a cara e agente com o resto... :cry:




Mapinguari

Imagem
PRick

Re: JAS-39 Gripen

#5380 Mensagem por PRick » Seg Set 15, 2008 1:40 pm

Benke escreveu:
PRick escreveu: A Eurocopter nada tem haver com isso.

O Esquilo cumpre a legislação brasileira, se ela foi mudada, ou não é boa, o problema é nosso. Mesmo assim, é muito melhor que importar de pratileira.

[ ]´s
Menos...
A Aerospatiale Eurocopter NUNCA deixou o Brasil exportar o helicóptero produzido aqui para quem quer que seja. A parceria é boa quando é boa para ambos os lados. Garantia de mercado é só uma parte.

Pelo contrário, não só exportamos o Esquilo e o Gavião, como somos o centro de manutenção da América do Sul. E como foi dito acima, não existe nenhuma vantagem para a Helibras, os helos produzidos por ela não pagam menos impostos que os importados, as contrapartidas são as encomendas governamentais acertadas, nada mais.

[ ]´s




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#5381 Mensagem por Skyway » Seg Set 15, 2008 2:48 pm

Cruzes, entrei querendo ver discussões e notícias sobre o Gripen... :roll:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#5382 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 15, 2008 2:51 pm

Ola pessoal,

lembrar que estamos aqui falando sobre o Gripen, por favor direcionar Helibras para outro topico.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62211
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6509 vezes
Agradeceram: 6877 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#5383 Mensagem por Túlio » Ter Set 16, 2008 1:24 pm

Sobre o Gripen, tenho a dizer que essa mudança no panorama internacional Europeu, com os Russos voltando a mostrar as garras, pode perfeitamente reavivar o interesse da Flygvapnet no caça nacional da Suécia, aumentando o número de encomendas para um nível semelhante ao pretendido na guerra fria, creio...

Pode também acelerar o desenvolvimento do NG e quiçá até aquela versão stealthy exibida no SA...

E isso pode vir a nos interessar... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Anderson TR
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm

Re: JAS-39 Gripen

#5384 Mensagem por Anderson TR » Ter Set 16, 2008 4:19 pm

Túlio escreveu:Sobre o Gripen, tenho a dizer que essa mudança no panorama internacional Europeu, com os Russos voltando a mostrar as garras, pode perfeitamente reavivar o interesse da Flygvapnet no caça nacional da Suécia, aumentando o número de encomendas para um nível semelhante ao pretendido na guerra fria, creio...

Pode também acelerar o desenvolvimento do NG e quiçá até aquela versão stealthy exibida no SA...

E isso pode vir a nos interessar... 8-]
Versão stealth do pulga alada???E como seria na atual circunstância uma parceria dessas para a transferência tecnológica com a Embraer por exemplo???Seria viável, mesmo nesse cenário que você mesmo citou Tulio de reaquecimento dos ânimos EUA x Russia, pois, o pulga não possui um alto índice de dependência de componentes Norte Americanos....e eles são totalmente avessos a qualquer transferência tecnológica, por menor que seja......




Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: JAS-39 Gripen

#5385 Mensagem por Plinio Jr » Ter Set 16, 2008 4:22 pm

BlInDaDo-BR escreveu: e eles são totalmente avessos a qualquer transferência tecnológica, por menor que seja......
Verdade, o pessoal da MB com nossos subs que o digam.... :roll:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Responder