GEOPOLÍTICA
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Re: GEOPOLÍTICA
Unasul confirma reunião na Bolívia por ofensa a Morales
Por Agência EFE
• quinta, 04 de julho de 2013 - 09h31
Quito - O secretário-geral da União das Nações Sul-americanas (Unasul), Alí Rodríguez, confirmou nesta quarta-feira que a organização convocou uma reunião extraordinária amanhã na Bolívia para tratar da "ofensa" ao presidente do país, Evo Morales, cujo avião foi proibido de entrar nos espaços aéreos de alguns países europeus na noite de ontem.
Em comunicado, o organismo afirmou que na reunião, que acontecerá na cidade de Cochabamba, será analisada "a relação desses países europeus com os membros da Unasul, pois todos eles têm interesses importantes na região".
Na noite de ontem a Bolívia denunciou que vários países europeus fecharam seus espaços aéreos para o avião presidencial de Morales que retornava para seu país, após participar na segunda-feira em Moscou do Fórum dos Países Exportadores de Gás.
A aeronave de Morales teve que fazer um pouco forçado em Viena, pois foi proibida de entrar no espaço aéreo de França, Itália e Portugal devido à suspeita de que o ex-técnico da CIA Edward Snowden estava a bordo do avião.
"Vamos definir se bastará um pedido de desculpas ou se vamos adotar outras medidas além de isso", acrescentou a Unasul.
A reunião foi solicitada pelo presidente do Equador, Rafael Correa, e os líderes de Bolívia, Equador, Venezuela, Argentina, Uruguai e Suriname confirmaram presença. Os outros países que integram a organização vão informar posteriormente sobre o nível de suas representações.
Segundo Rodríguez, o objetivo da cúpula é "o pronunciamento da América do Sul sobre o virtual sequestro do presidente Morales por vários países europeus, que impediram o sobrevoo do avião presidencial em uma clara violação das leis e normas internacionais".
O secretário-geral do organismo sul-americano ressaltou que "a região merece respeito" e que acredita "na unidade do bloco regional diante de uma ofensa a um de seus membros, o que equivale a ofender a todos".
A Unasul é integrada por Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Chile, Uruguai, Venezuela, Guiana, Suriname, Peru e Paraguai. Este último se encontra suspenso do bloco após a destituição de Fernando Lugo em junho do ano passado.
Hoje a chanceler peruana, Eda Rivas, tinha afirmado que a reunião de alguns presidentes latino-americanos amanhã na cidade boliviana de Cochabamba não era uma reunião da Unasul, mas uma reunião em solidariedade ao presidente da Bolívia.
http://info.abril.com.br/noticias/segur ... ales.shtml
Triste sina ter nascido português
- FCarvalho
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Re: GEOPOLÍTICA
Se fosse com o FAB 01 com a Dilma dentro, era capaz dela mandar "passa por cima" do fechamento do espaço aéreo e mandar ver.
Isso claro, se tivéssemos um avião para isso.
Aliás, com mais esta, agora é que os 767 usados da FAB não vem mesmo. A tia DR mais do que nunca agora deve estar exigindo da FAB um avião com um super-mega-hiper alcance para não ter que passar pelo mesmo vexame.
Então, adios 767, e bem vindos 747 e A340-500/600. Ou até quem sabe uns 787 ou A350's...
abs.
Isso claro, se tivéssemos um avião para isso.
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Carpe Diem
- P44
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Re: GEOPOLÍTICA
Garanto que o quarteto responderá com duras sanções aos EUA sobre esse fato.P44 escreveu:fazem a vontade aos donos e ainda recebem este agradecimento...
EUA atiram responsabilidades sobre voo de Morales para Portugal, Espanha, França e Itália
Alexandre Martins
04/07/2013 - 10:29
A porta-voz do Departamento de Estado norte-americano diz que "a pergunta deve ser feita a esses países". Ministério dos Negócios Estrangeiros português diz que "lamenta qualquer incómodo", mas considera-se "totalmente alheio a esse incómodo". Bolívia admite expulsar diplomatas de Portugal, França e Itália.
A Casa Branca confirma que manteve contactos com países a quem o analista informático Edward Snowden pediu asilo, mas passou a responsabilidade da polémica sobre o voo do Presidente da Bolívia, Evo Morales, para os quatro Estados envolvidos, entre os quais Portugal. "As decisões foram tomadas por países individuais e essa pergunta deve ser feita a esses países", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.
"Temos mantido contacto com vários países que tiveram a oportunidade de acolher Snowden, ou pelos quais ele poderia passar, mas não vou mencionar quais foram esses países, nem quando esses contactos ocorreram", disse ainda a porta-voz do Departamento de Estado na sua conferência de imprensa diária. No fim-de-semana, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, telefonou ao Presidente do Equador, Rafael Correa, que descreveu a conversa como "amável".
Desde que o trajecto do voo do Presidente Evo Morales de Moscovo para La Paz foi alterado, na terça-feira – devido à suspensão de autorização de aterragem e sobrevoo nos espaços aéreos de Portugal, França e Itália –, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português apenas se referiu ao caso na quarta-feira, em comunicado: "No dia 1 de julho, 2ª feira, às 16h28, foi comunicado às autoridades da Bolívia que a autorização de sobrevoo e aterragem, solicitada para o percurso de regresso Moscovo/La Paz, estava cancelada por considerações técnicas."
O PÚBLICO tem tentado contactar o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Miguel Guedes, desde a manhã de quarta-feira, para esclarecer que tipo de "considerações técnicas" levaram ao cancelamento da autorização de aterragem em Lisboa, e obter um comentário sobre a acusação do Presidente da Bolívia de que Portugal suspendeu o sobrevoo e proibiu a aterragem devido a "suspeitas infundadas" de que Edward Snowden seguia a bordo, mas até ao momento não obteve qualquer resposta.
O caso do voo do Presidente Evo Morales provocou uma crise diplomática entre a Bolívia – com o apoio de países como a Argentina e a Venezuela – e os países europeus em causa, com o Parlamento boliviano a propor a expulsão dos representantes diplomáticos de Portugal, França e Itália.
A contestação a Lisboa, Paris, Madrid e Roma ouve-se nas ruas de La Paz desde a noite de terça-feira, com manifestações nas proximidades das representações diplomáticas destas capitais. O cônsul de Portugal em La Paz, George Rezvani Albuquerque, disse na quarta-feira à rádio TSF que o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal já enviou uma carta às autoridades bolivianas, mas recusou-se a comentar o conteúdo. Portugal não tem embaixador na capital da Bolívia – para além do consulado em La Paz, há também um consulado em Santa Cruz de la Sierra, ambos dependentes da embaixadora de Portugal em Lima (Peru), Helena Margarida Rezende de Almeida Coutinho.
França pede desculpas
No comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, lê-se que o Governo "lamenta qualquer incómodo junto das autoridades bolivianas, mas considera-se totalmente alheio a esse incómodo".
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de França, Philippe Lalliot, também lamentou o incidente, admitindo uma "confirmação tardia" das autoridades francesas: "O ministro dos Negócios Estrangeiros telefonou ao seu homólogo boliviano para lhe dizer que a Fraça lamenta o incidente causado pela confirmação tardia da autorização para o sobrevoo do avião do Presidente Morales."
A posição de Espanha é um pouco diferente, o que tem aparentemente beneficiado a imagem do país na Bolívia em relação a Portugal, França e Itália. Segundo os media espanhóis, as autoridades do país disponibilizaram-se para abrir os seus aeroportos ao avião de Evo Morales após a recusa de Portugal, mas a posição de Lisboa, de Paris e de Roma tornou essa opção inviável, tendo o aparelho aterrado em Viena, na Áustria, onde ficou retido durante 13 horas.
Apesar disso, o jornal El País escreve que o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel García-Margallo, manteve negociações com o seu homólogo boliviano, David Choquehuanca, enquanto o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros espanhol, Gonzalo Benito, negociava com as autoridades norte-americanas. Segundo o jornal, o Governo de Espanha disponibilizou-se para resolver a situação, mas o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol terá pedido garantias ao Presidente da Bolívia de que Edward Snowden não estava no avião.
http://www.publico.pt/mundo/noticia/eua ... ia-1599224
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Re: GEOPOLÍTICA
Faria o mesmo também.FCarvalho escreveu:Se fosse com o FAB 01 com a Dilma dentro, era capaz dela mandar "passa por cima" do fechamento do espaço aéreo e mandar ver.
Isso claro, se tivéssemos um avião para isso.
Aliás, com mais esta, agora é que os 767 usados da FAB não vem mesmo. A tia DR mais do que nunca agora deve estar exigindo da FAB um avião com um super-mega-hiper alcance para não ter que passar pelo mesmo vexame.
Então, adios 767, e bem vindos 747 e A340-500/600. Ou até quem sabe uns 787 ou A350's...
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O que eles iriam fazer???? Abater um avião presidencial???
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Re: GEOPOLÍTICA
E o avião boliviano tinha autonomia para seguir até as ilhas Canarias sem reabastecer? De Moscou a Lisboa são 3.800 km e até Tenerife dariam mais 1.740 km, num total de 5.540 km. O avião boliviano tinha previsto uma viagem tão longa ao partir de Moscou, sem reabastecer? Poderiam ter oferecido Vigo, Valência, Granada ou Barcelona e não Tenerife.manuel.liste escreveu:¿¿??delmar escreveu: Foi triste o papel da França, Espanha e Portugal neste episódio. Quase diria de subserviência humilhante. Não precisava tanto mesmo a Bolívia sendo um zero a esquerda no panorama mundial.
.
Quiere decir el papel de Francia, Italia y Portugal. El Gobierno español permitió el paso del avión y su aterrizaje en las islas Canarias para repostar combustible
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
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Re: GEOPOLÍTICA
fomos mesmo parvos , podiamos ter dito para aterrarem nos Açores
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Re: GEOPOLÍTICA
Esse tipo de comportamento submisso é esperado de Portugal, Espanha e Austria; mas não da França. Fiquei surpreso!
- Sterrius
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Re: GEOPOLÍTICA
italia nao hades? austria foi tão vitima quanto a Bolivia pq jogaram a batata pra eles.
A checagem de passaportes é até procedimento padrão ja que o evo não tinha programado pousar la.
A checagem de passaportes é até procedimento padrão ja que o evo não tinha programado pousar la.
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Re: GEOPOLÍTICA
Los rusos no dieron a Snowden asilo político ¿son sumisos los rusos?
Si los brasileños tuviesen un desertor que conociese todos sus secretos también querrían detenerle, y pedirían ayuda a sus aliados quienes probablemente se la darían. No pueden criticar a los EEUU y a los europeos por hacer exactamente eso. Era muy fácil para Morales colaborar, pero no lo hizo. Y eso también es un gesto de hostilidad
Otras potencias menos escrupulosas sencillamente eliminarían a Snowden, le pondrían polonio en la comida o algo así
Si los brasileños tuviesen un desertor que conociese todos sus secretos también querrían detenerle, y pedirían ayuda a sus aliados quienes probablemente se la darían. No pueden criticar a los EEUU y a los europeos por hacer exactamente eso. Era muy fácil para Morales colaborar, pero no lo hizo. Y eso también es un gesto de hostilidad
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Re: GEOPOLÍTICA
Los bolivianos primero querían reabastecer en Azores, y como los portugueses no les dejaron pidieron a los españoles ir a Canariasdelmar escreveu:
E o avião boliviano tinha autonomia para seguir até as ilhas Canarias sem reabastecer? De Moscou a Lisboa são 3.800 km e até Tenerife dariam mais 1.740 km, num total de 5.540 km. O avião boliviano tinha previsto uma viagem tão longa ao partir de Moscou, sem reabastecer? Poderiam ter oferecido Vigo, Valência, Granada ou Barcelona e não Tenerife.
Canarias está 2.500 km más cerca de Bolivia que Vigo o que Barcelona ¿comprende la razón de porqué querían ir allí?
- Penguin
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Re: GEOPOLÍTICA
França também vigia secretamente telecomunicações, diz o Le Monde
António Carneiro, RTP
04 Jul, 2013, 22:46 / atualizado em 04 Jul, 2013, 22:47
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=49
António Carneiro, RTP
04 Jul, 2013, 22:46 / atualizado em 04 Jul, 2013, 22:47
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=49
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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