Penguin escreveu:soultrain escreveu:Quanto dinheiro se devia na altura ao fabricante, quanto tempo o mesmo teve de arcar com os custos financeiros da divida sem repassar ao cliente?
O que eu sempre li aqui, foi uma certa parte descumprir contratos assinados, mas há quem distorça e distorça e distorça...
1) Nas apresentação do Brig. Venâncio não há uma única tela em que é mencionado quebra de contratos.
2) As tentativas de aquisição de tecnologias sensíveis (com aplicações em mísseis) não podem estar em dissonância com as legislações dos países (ITAR, AECA, etc) ou de acordos multilaterais (MTCR, Wassenaar Arrangement). Quanto a isso, a resposta é investimentos em P&D interno; e para quem tem estômago "aquisições camufladas" e/ou espionagem industrial. Não é questão de justiça. É a realidade.
3) Se as tecnologias sensíveis que ele menciona tivessem sido obtidas de outra fonte, a apresentação do brigadeiro não existiria, pois ele estava exortando as autoridades sobre a importância de realizar investimentos no desenvolvimento tecnológico no setor aerospacial e depender menos da importação de tecnologias sensíveis, sujeitas a restrições generalizadas.
4) Há gente que gosta de distorcer a verdade com meias verdades e interpretações particulares.
Olha, se você acha que entregar um produto fora da especificação do contrato ou parar de fornecer um produto dizendo que só pode fornecer outro diferente, não for QUEBRA de contrato, vou rasgar meu Diploma de Direito! Isso não é só quebra de contrato, no caso do fornecimento de um sensor de IR fora das especificações é molecagem também!
Outro exemplo de quebra de contrato é com os Sueco, no caso dos Torpedos, em que existiu rescisão com culpa por quebra de contrato, por parte dos suecos, porque venderam ToT´s que não possuíam era de terceiro!
Vejamos agora, o que diz o Brigadeiro Quirico.
Como ponto negativo, tradicionalmente nossos amigos do norte não fornecem os armamentos e os equipamentos mais atualizados e que na guerra fazem a diferença! Podemos até tentar, mas penso que dificilmente eles nos cederiam tudo aquilo que desejamos, seja por filosofia política seja pela arrogância típica americana! Entretanto, o pouco ou o muito que conseguirmos obter nas negociações de agora, ANTES da indicação da aeronave vencedora, certamente iremos receber; tradicionalmente os americanos cumprem o assinado em contrato, sem grandes desgastes por parte do contratante.
Como alguém que se acha no posto de Brigadeiro pode fazer uma declaração dessas, depois de dizer que os EUA embargam, não fornecem o que queremos! Eu vou repetir o que falei antes, essa carta é lobie da pior qualidade, se era para convencer alguém de alguma coisa, ela fala pior que dos EUA do que qualquer um, já que os problemas colocados dos franceses, é por puro preconceito, é isso que vejo no caso citados por ele dos franceses. Mesmo porque o contrato que ele falou, FOI CUMPRIDO NA ÍNTEGRA, e hoje a Helibras mantém todo os Cougars e Panteras no Brasil. Por sinal, ele fala de algo que nem sabe como está ou terminou, como alguém de responsabilidade escreve algo que nem sequer teve o cuidado de apurar o final da estória!
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