Super Tucano News
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1227 vezes
- Agradeceram: 3120 vezes
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2841 vezes
- Agradeceram: 1162 vezes
Re: Super Tucano News
Será que esse será o padrão também dos novos ST N (e todos os outros "0 km")?
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
São muralhas do Brasil!
- cabeça de martelo
- Sênior
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6128 vezes
- Agradeceram: 3455 vezes
Com 68 células a modernizar serão 136 novas telinhas para a AEL fabricar por aqui.
E ainda tem de lambuja os A-29N, que me parece é exclusivo para membros da OTAN, e demais modelos de exportação que vierem a ser comercializados no futuro.
Só quero ver se haverá espaço também para o HUD da AEL, e até mesmo para o HMD, visto que este trio, WAD, HUD e HMD fazem parte de um sistema elaborado para o cockpit do Gripen E\F integrados aos demais sistemas do caça.
Ficar com apenas um ou dois deles nos A-29 me parece ser incoerente com a ideia original de produção\desenvolvimento e manutenção destes sistemas no país. E mesmo um contra senso.

Quem sabe agora com estes produtos sendo feitos em quantidade no país, eles não geram alguma economia no futuro para a FAB em relação aos Gripen E\F. Nada muito grande, mas, nestes dias em que vivemos, qualquer centavo anda fazendo mais que a diferença para a FAB.
E ainda tem de lambuja os A-29N, que me parece é exclusivo para membros da OTAN, e demais modelos de exportação que vierem a ser comercializados no futuro.
Só quero ver se haverá espaço também para o HUD da AEL, e até mesmo para o HMD, visto que este trio, WAD, HUD e HMD fazem parte de um sistema elaborado para o cockpit do Gripen E\F integrados aos demais sistemas do caça.
Ficar com apenas um ou dois deles nos A-29 me parece ser incoerente com a ideia original de produção\desenvolvimento e manutenção destes sistemas no país. E mesmo um contra senso.

Quem sabe agora com estes produtos sendo feitos em quantidade no país, eles não geram alguma economia no futuro para a FAB em relação aos Gripen E\F. Nada muito grande, mas, nestes dias em que vivemos, qualquer centavo anda fazendo mais que a diferença para a FAB.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior

https://tecnodefesa.com.br/ael-sistemas ... ment-26572
A proposta da AEL para a modernização dos A-29.
Salvo engano, além do Link BR2, é de se supor que o RDS, este sob os auspícios do EB, e com participação da empresa, também entre na oferta. Esta pelo menos é a lógica, já que o sistema deve ser operado, como aquele, pelas três forças.
Com a prontificação do IFF Mod IV nacional, espera-se que também seja adotado nesta modernização, mesmo que em um segundo momento.
Da mesma forma, o HUD e o HMD que a AEL dispõe aos Gripen E\F da FAB aparentemente não faz parte do pacote, ou não foi exposto no painel da empresa. Ou a FAB não mostrou interesse em vista de limitação de custos.
A proteção da célula na forma de blindagem externa, como se vê em alguns modelos de exportação ainda é uma incógnita, já que não se tem oficialmente os requisitos para este programa.
Com 68 unidades do A-29 a modernizar, este programa chega em boa hora a fim de, quiçá, permitir a vários projetos desenvolvidos pela AEL ao longo dos últimos anos em conjunto com as ffaa's, ter enfim a carga de trabalho necessária para sua efetiva produção, além de se pagar os custos de desenvolvimento.
Fala-se muito em modernidade, em trocar quantidade por qualidade, em fazer mais com menos no setor de Defesa. Conquanto, sem contar com uma massa crítica que respalde os investimentos feitos, manter linhas de produção abertas, ou a operacionalidade de qualquer vetor de emprego militar, torna-se uma tarefa ingrata, senão, inviável. E por consequência, sua necessidade questionável.
Em que pese a demora no apronto dos vários produtos acima vistos, co-desenvolvidos pela AEL e ffa's, me parece certo dizer que sem o devido provimento das quantidades necessárias à manutenção de sua logística operacional, assim como industrial e comercial, qualquer um deles não passa de quimera. Mais uma no meio industrial militar tupiniquim.
Talvez a modernização dos A-29 da FAB seja o ponto de inflexão que faltava para uma virada na existência e promoção destes projetos. Ou não.
A ver.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- cabeça de martelo
- Sênior
- FCarvalho
- Sênior
Falta ver agora se vai no novo modo A-29M da FAB ou se no modelo de exportação atual.
Esta é com certeza a primeira, de várias, compras do avião da Embraer na Europa, que deve trilhar o mesmo caminho dos KC-390.
Esta é com certeza a primeira, de várias, compras do avião da Embraer na Europa, que deve trilhar o mesmo caminho dos KC-390.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
6 ao Paraguai, 1(+5) para o Uruguai, 12 para Portugal, e agora +6 para um cliente oculto. Tudo isso em menos de um semestre.
A área de defesa da Embraer tem muito a comemorar este ano. E 2024 ainda nem acabou.
A linha de produção dos ST estará bem ocupada ano que vem.
A área de defesa da Embraer tem muito a comemorar este ano. E 2024 ainda nem acabou.
A linha de produção dos ST estará bem ocupada ano que vem.
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 2079 vezes
- Agradeceram: 2639 vezes
Segundo a T&D foi para as Filipinas:Cassio escreveu: Seg Dez 30, 2024 10:26 am A Embraer anunciou a venda de mais 6 A-29 para um país não divulgado...
https://tecnodefesa.com.br/filipinas-ad ... er-tucano/
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2841 vezes
- Agradeceram: 1162 vezes
E já pediram um versão que dê conta dos "navios pesqueiros" chinezes que ficam infernizando os outros barcos das Filipinas.
Não temais ímpias falanges,
São muralhas do Brasil!
São muralhas do Brasil!
- FCarvalho
- Sênior
Os Super Tucano se equipados, e armados, adequadamente para isso, são totalmente capazes de intervir no TO marítimo das Filipinas.
A questão é: eles tem peito para atirar, se necessário for, em barcos civis de pesca chineses, o que contraria totalmente a lei internacional?
E se isto chegar a acontecer, eles terão capacidade de responder à altura à intervenção líquida e certa da PLAN, até mesmo com caças navais operando a partir de terra, dando corbertura aos ST e à marinha filipina?
Tenho cá minhas dúvidas de que estes aviões sejam usados, se muito, para reconhecimento e vigilância marítima. E já está de ótimo tamanho para eles.
A questão é: eles tem peito para atirar, se necessário for, em barcos civis de pesca chineses, o que contraria totalmente a lei internacional?
E se isto chegar a acontecer, eles terão capacidade de responder à altura à intervenção líquida e certa da PLAN, até mesmo com caças navais operando a partir de terra, dando corbertura aos ST e à marinha filipina?
Tenho cá minhas dúvidas de que estes aviões sejam usados, se muito, para reconhecimento e vigilância marítima. E já está de ótimo tamanho para eles.
Carpe Diem