Mas uma interpretação ao arrepio dos fatos, nada do que vc falou acima pode ser constatado, a aliança com a França ainda é prioritária, o Ministro Patriota era da equipe do Governo anterior, como a maioria esmagadora do Ministério, inclusive o Ministro da Defesa. É evidente que existem diferenças de estilo, porém, os problemas com os EUA continuam, e vão continuar a se agravar, porque a realidade assim determina. Não é problema nosso, não são nossas leis as restritivas para as TOT´s e construção sob licença. Não somos nós que fazemos subsídios ilegais e sobretaxas, além de uso ilegal de restrições sanitárias entre outras para barrar nossas exportações. Nem somos nós que invadimos o Iraque, ajudamos um Golpe da Venezuela.helio escreveu:RodrigoainoRodrigoiano escreveu:
Prezados Skyway, Pepê, cb_lima e demais colegas foristas, eu acho que se aproveitou um "pedido de vista" da Presidente Dilma, para voltarem esperanças de vários setores, desde concorrentes até os que não querem defesa aérea no país. Pode ter sido por "n" motivos a atitude de Dilma: diminuir as críticas de uma suposta escollha antecipada; oportunizar a todos os setores envolvidos com o processo a manifestação, tipo a FAB fez a short-list, o MD analisou, agora o MDIC avalia quem mais beneficiaria nossas indústrias...; pode ser para aliviar a pressão política que a imprensa e a sociedade fariam se se discutisse "caças" neste momento de tragédia e comoção nacionais etc.
Quanto a mudança de postura americana, sobram só desconfianças. Não por ser antiamericano de plano, eu por exemplo não sou, gosto de filmes, séries, músicas, tenho vontade de conhecer o país, até fast-food eu como de vez em quando!...Mas é que a mudança que os americanos teriam que ter seria imensa! Impossível? Não, diria quase...Seria ótima tal mudança de postura. Seria excelente que confiasssem em nós e quebrassem barreiras em tots. Mas uma potência mundial, calcada na hegemonia militar, enfrentando crise econômica e vendo a China se aproximando cada vez mais de sua liderança, não deixa muita margem a acreditar que eles, por mais importância que o Brasil tem e terá no futuro, nos "premiem" com atitudes que nem parceiros tradicionais deles na área militar não foram!
O passado os condena. A "jurisprudência" não lhes é favorável. Mas erros todos os três países concorrentes já tiveram no passado. Mas enquanto novos horizontes surgiram na relação com a França, vide o campo naval, ESTA MESMA ATUAL ADMINISTRAÇÃO AMERICANA, QUE PROMETE NOVA RELAÇÃO SEM PRECEDENTES, NÃO CONSEGUE SE LIVRAR DA ALMA DE IMPOSIÇÃO E BARREIRAS DO PASSADO, AFINAL JÁ NOS QUESTIONOU SOBRE O PORQUE DE QUERERMOS SUBMARINO DE PROPULSÃO NUCLEAR. E ISSO FOI "ONTEM". SERÁ QUE "AMANHÃ", AO TERMOS OS SUPER HORNET, NÃO NOS QUESTIONARIAM PORQUE PRECISARÍAMOS DE PORTA-AVIÕES COM TAIS AVIÕES, MÍSSEIS MODERNOS, 5ª GERAÇÃO ETC, SE JÁ CONTAMOS COM 36 MAIS DO QUE SUFICIENTES PARA A NOSSA/DELES NECESSIDADE/S?
Amigos foristas muito mais do que promessas e vindas de senadores e secretária de Estado, precisamos de ações efetivas! E estas, infelizmente, há muito os americanos nos devem...Torço para que mudem tal paradigma um dia! Agora, muito difícil...
Gde abraço a todos!
P.s.: mas se assim for o pensamento dos que escolherem nosso novo vetor, qualquer que seja, terá meu apoio. somente com o que temos hoje, é que não dá para ficar mais!...
Vc não percebeu que não houve nehuma mudança na postura dos estadunidenses. Houve sim mudança na postura do governo Brasileiro.
Durante o ultimo governo, a postura era pró francesa, liderado não somente por NJ mas principalmente por Celso Amorim.
Pois bem Amorim já não está mais no ministério, as coisas agora parecem ser diferentes.
Seria muita ingenuidade pensar que só porque a presidenta é do mesmo partido do sucessor, tenham exatamente as mesmas idéias. Com certeza durante a chefia da casa civil, a atual presidenta nem sempre concordava com as determinações mas cumpria ordens, também assistia determinações fora de sua alçada que nem sempre concordava. O melhor exemplo está no pedido de "vistas" do processo que envolve o FX-2, quer ver com mais detalhes o processo.
Para mim o NJ queria continuar no MD apenas para sacramentar o Rafale, depois como diziam boatos iria assumir a embaixada da França. Não deu certo, talvez o NJ nem continue por um semestre. O Rafale para mim continua sendo um forte concorrente, entretanto devido as suas qualidades técnicas , a época que um ministro da defesa do pais comprador afirmava de forma declarada a preferencia dele acabou.
Abraços
Hélio
O principal assessor externo continua sendo o MAG, mesmo porque ele é indicação partidária, amigo pessoal de Lula e o principal assessor da campanha da Dilma, sendo um dos cabeças do PT. Não era o Amorim o principal articulador de nossa política externa, quem conhece e já leu o MAG, sabe de onde saiu nossas diretrizes externas atuais. O outro cabeça é o Pinheiro Guimarães. O Patriota é pau mandado deles.
A Dilma ainda tem os vícios da época de Gerente do PAC, por isso quer ver as coisas, porém, isso não papel do Presidente, logo ela vai perceber que o Presidente tem que delegar, e assumir os riscos da delegação. O FX-2 se enquadra nessa categoria, nada mais.
[]´s