TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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kirk
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53416 Mensagem por kirk » Qui Jan 20, 2011 3:07 am

Cunha escreveu:Acho que tudo isto está mais para o que o Vicius Pimenta e o Mapinguari falaram acima do que para eliminar um suposto "efeito falcatrua".
Sem dúvida ... se o rafale vence por méritos, ninguém teria o que reclamar ... se tivesse sido bem avaliado ... sem problemas ... minha opinião é que isso simplesmente não ocorreu ... dae foi necessário todas as EMENDAS do glorioso ministro ... alterando critérios para beneficiar um dos concorrentes ... uma absurda tentativa de ADEQUAR O RELATÓRIO à escolha, quando deveria ser ao contrário ... minha opinião é que o tiro saiu pela culatra, pois, não há como simplesmente "apagar" o que fez o ministro ... e com isso ele na tentativa de impôr uma escolha ... enterrou definitivamente as chances do rafale ...

Gosto muitode pensar em como seria importante para a indústria nacional a opção pelo Gripen ... porém se o GF optar pelo Super hORNET ficarei igualmente satisfeito e convencido que os INTERESSES NACIONAIS sobrepujaram a escolha ideológica ...

E quem sabe não "pinta" um hi-lo ... afinal todos sabemos que a FAB necessita de NO MÍNIMO 88 aeronaves ... dos quais grande parte poderão ser FABRICADAS aqui ... com participação e co-propriedade ... e não simples montagem ou coisa pior como propuseram os gauleses ...

Cordiais Saudações
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53417 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 20, 2011 3:25 am

Agora entendi.

Mas e se no fim o que você sugere como sendo a 'sua opnião' não foi o que ocorreu e as aeronaves foram realmente avaliadas e o Rafale levou a melhor?

Sei lá... acho que já li as explicações sobre esse episódio diversas vezes dada pelo Pepe, que honestamente creio ser uma pessoa bem informada com relação ao processo e ao que aconteceu, e finalmente acabando de ler todas essas páginas pelo visto todo esse episódio de "cancelamento, Fx3 e afins", não passou de mais um capítulo da cortina de fumaça para tentar criar um mal estar entre a Presidente e as FAs.

Por bilhões de Dólares vale tudo mesmo...

Enfim, águas passadas... o importante é que se a Presidente decidir por qualquer un dos 3 tomara mesmo que não demore e acho que pelo menos fica claro que todas essas acusações foram mais do que infundadas.

É aguardar.

[]s
CB_Lima




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Cunha
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53418 Mensagem por Cunha » Qui Jan 20, 2011 4:22 am

Editado por Vinicius Pimenta.

Senhores, este assunto está esgotado, ok? Qualquer sequência, exclusivamente para a moderação via MP.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53419 Mensagem por Rodrigoiano » Qui Jan 20, 2011 4:30 am

Skyway escreveu:
Pepê Rezende escreveu: Vou repetir: existe muita espuma e pouca substância em tudo o que está sendo publicado pela imprensa. A única coisa real é que a documentação entregue está sob exame do MDIC. Esqueçam reexame do material e outras loucuras.

Abraços


Pepê

Foi o que eu falei aqui mais cedo, mas como ninguém comentou, acreditei que raciocínio e pé no chão não são coisas valorizadas nesse tópico no momento.

O pior é ver gente com conhecimento caindo nessa, falando aqui e em outros espaços da internet que o FX-3 vai surgir, que o FX-2 acabou... Dar tanto crédito para essa boataria só pode ser reflexo de uma vontade muito doida de ver o FX-2 melar, por torcida ou interesses pessoais. O que é triste, já que não é a soberania que vem na frente quando se pede o fim do FX-2.(exceto quando quem pede é alguem por fora, sem conhecimento e experiencia, que entra aqui e lê esse carnaval de posts ridículos e boatarias, e acha que é verdade.)

Um abraço!
Prezados Skyway, Pepê, cb_lima e demais colegas foristas, eu acho que se aproveitou um "pedido de vista" da Presidente Dilma, para voltarem esperanças de vários setores, desde concorrentes até os que não querem defesa aérea no país. Pode ter sido por "n" motivos a atitude de Dilma: diminuir as críticas de uma suposta escollha antecipada; oportunizar a todos os setores envolvidos com o processo a manifestação, tipo a FAB fez a short-list, o MD analisou, agora o MDIC avalia quem mais beneficiaria nossas indústrias...; pode ser para aliviar a pressão política que a imprensa e a sociedade fariam se se discutisse "caças" neste momento de tragédia e comoção nacionais etc.

Quanto a mudança de postura americana, sobram só desconfianças. Não por ser antiamericano de plano, eu por exemplo não sou, gosto de filmes, séries, músicas, tenho vontade de conhecer o país, até fast-food eu como de vez em quando!...Mas é que a mudança que os americanos teriam que ter seria imensa! Impossível? Não, diria quase...Seria ótima tal mudança de postura. Seria excelente que confiasssem em nós e quebrassem barreiras em tots. Mas uma potência mundial, calcada na hegemonia militar, enfrentando crise econômica e vendo a China se aproximando cada vez mais de sua liderança, não deixa muita margem a acreditar que eles, por mais importância que o Brasil tem e terá no futuro, nos "premiem" com atitudes que nem parceiros tradicionais deles na área militar não foram!

O passado os condena. A "jurisprudência" não lhes é favorável. Mas erros todos os três países concorrentes já tiveram no passado. Mas enquanto novos horizontes surgiram na relação com a França, vide o campo naval, ESTA MESMA ATUAL ADMINISTRAÇÃO AMERICANA, QUE PROMETE NOVA RELAÇÃO SEM PRECEDENTES, NÃO CONSEGUE SE LIVRAR DA ALMA DE IMPOSIÇÃO E BARREIRAS DO PASSADO, AFINAL JÁ NOS QUESTIONOU SOBRE O PORQUE DE QUERERMOS SUBMARINO DE PROPULSÃO NUCLEAR. E ISSO FOI "ONTEM". SERÁ QUE "AMANHÃ", AO TERMOS OS SUPER HORNET, NÃO NOS QUESTIONARIAM PORQUE PRECISARÍAMOS DE PORTA-AVIÕES COM TAIS AVIÕES, MÍSSEIS MODERNOS, 5ª GERAÇÃO ETC, SE JÁ CONTAMOS COM 36 MAIS DO QUE SUFICIENTES PARA A NOSSA/DELES NECESSIDADE/S?

Amigos foristas muito mais do que promessas e vindas de senadores e secretária de Estado, precisamos de ações efetivas! E estas, infelizmente, há muito os americanos nos devem...Torço para que mudem tal paradigma um dia! Agora, muito difícil...

Gde abraço a todos!


P.s.: mas se assim for o pensamento dos que escolherem nosso novo vetor, qualquer que seja, terá meu apoio. somente com o que temos hoje, é que não dá para ficar mais!...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53420 Mensagem por Rock n Roll » Qui Jan 20, 2011 4:54 am

Rodrigoiano prezado, não discordo em nada, pelo contrário, mas dá um confere no GEOPOLÍTICA pra vc pegar um pouco do pulso de alguns dos últimos movimentos aqui no cone sul. Vc talvez pode começar a ver todo este processo com outros pontos de vista que se sobrepõem.
Se o Lula pecou por umas (!!!) caipirinhas a mais no 7 de setembro, bem, foi uma tremenda cagada que PODE ter aberto o flanco para um sem número de situações, que desembocam no atual estado de coisas. Portanto é possível que tenhamos uma decisão neste semestre, mesmo que esta seja a decisão de não fazer nada. Embora eu ache que uma solução tampax, sob um viés político, quebra a espinha de todos. Inclusive, e, principalmente de quem optar por este caminho.
O tempo, enfim, é o senhor da razão.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53421 Mensagem por Rock n Roll » Qui Jan 20, 2011 6:12 am

DEPOIS DESSA VOU FAZER UMA MEGASENA ASSIM QUE COLOCAR O PÉ EM TERRA. PENA QUE HOJE É FERIADO NA MINHA MUI LEAL E HERÓICA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO.

Dilma deixa compra de caças para 2012

Situação fiscal preocupante e dúvida entre os concorrentes pesaram para mais um adiamento das transações

Pacote de 36 aviões não sairá por menos de R$ 10 bi; pagamento pode ser financiado, porém exige parcela imediata

VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA
IGOR GIELOW
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

Por conta da situação fiscal preocupante e de dúvidas sobre a melhor opção, a presidente Dilma Rousseff definiu que a compra dos novos caças da FAB pode até ser decidida no fim deste ano, mas qualquer gasto só será feito a partir de 2012.
Com um corte em estudo que deve superar os R$ 40 bilhões no Orçamento e o trauma gerado pela tragédia no Rio, seria politicamente difícil para o governo decidir por um negócio tão caro neste momento em que o discurso é de austeridade.
A compra dos 36 aviões de combate não sairá por menos de R$ 10 bilhões. Será financiado, mas requer uma parcela imediata. Dilma também já havia decidido colher mais informações. O antecessor, Lula, havia concentrado o processo nas mãos do ministro Nelson Jobim (Defesa).
Além de ter feito questão de uma conversa a sós com o comandante Juniti Saito (Aeronáutica), ela também entregou documentos ao ministro do Desenvolvimento, seu amigo Fernando Pimentel.
Dilma quer ouvir setores fora do governo, principalmente a Embraer, e criar um grupo interministerial que examine a questão, reanalisando os argumentos da FAB (pró-Gripen sueco) e da Defesa (pró-Rafale francês).
A negociação de preço provavelmente só ocorrerá após a escolha de um dos três concorrentes -o terceiro é o F/A-18 dos EUA- e não há hoje a possibilidade de reabertura do negócio a outros concorrentes.
O adiamento confirma a enfraquecida posição do francês Dassault Rafale, preferido de Lula e de Jobim.
Mais caro dos aviões oferecidos e o último na preferência da FAB, ele sairia por US$ 8 bilhões (R$ 13,3 bilhões ontem), mas Jobim diz ter conseguido abater US$ 2 bilhões (R$ 3,3 bilhões) do valor.
Crescem, por consequência, as chances da opção mais barata, que era a escolhida pela avaliação técnica da FAB, o sueco Saab Gripen -cujo pacote custa US$ 6 bilhões (R$ 10 bilhões).
E um reforçado lobby norte-americano recolocou no páreo o Boeing F/A-18, cuja venda com armas e logística foi ofertada por US$ 7,7 bilhões (R$ 12,9 bilhões).
Dilma ouviu o lobby pessoalmente do senador John McCain, na semana passada.
Disse a ele que o avião seria considerado, se houvesse uma manifestação explícita do Congresso americano de que não haveria veto à transferência de tecnologia de componentes do caça.
Até aqui, argumenta, a garantia é do governo dos Estados Unidos.
O senador americano disse que conseguirá uma carta com manifestação do Congresso americano. A instituição já aprovou a proposta da Boeing, mas pode haver vetos no futuro.
O maior derrotado no processo, contudo, é Jobim, que buscava uma decisão rápida.
Ele defende a consonância com a parceria já estabelecida com a França, que vendeu submarinos e helicópteros por mais de R$ 20 bilhões no ano retrasado.

Vou abrir um atendimento de "adivinhologia".

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53422 Mensagem por Rodrigoiano » Qui Jan 20, 2011 6:21 am

Deixou para 21/12/2012. :twisted:

Cantanhede returns. Momento mais propício impossível. Melação de fx, aliás de Rafales. Tristeza!

Cancela mesmo a p.... do fx2 e compra direto 50 Super Tucanos e 25 F-5 em algum deserto, museu ou siderúrgica por aí. :twisted:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53423 Mensagem por Rock n Roll » Qui Jan 20, 2011 6:26 am

Rodrigoiano escreveu:Deixou para 21/12/2012. :twisted:

Cantanhede returns. Momento mais propício impossível. Melação de fx, aliás de Rafales. Trisreza!

Não seria 20/12/2012 prezado ??? Depois não faria mais diferença...
Não percamos o bom humor.
Que venha a página 6000...

[091] [091] [091]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53424 Mensagem por Rodrigoiano » Qui Jan 20, 2011 6:29 am

um dia a mais um dia a menos os maias já nos condenaram mesmo! :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53425 Mensagem por Penguin » Qui Jan 20, 2011 9:07 am

20/01, Portal IG

Presidenta, que herdou negociação aberta no governo Lula, só vai anunciar decisão depois de reunir o órgão

Clarissa Oliveira e Ricardo Galhardo

Dilma dividirá com Conselho de Defesa desgaste sobre caças

Compartilhar: Empenhada em minimizar o desgaste provocado pela compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), a presidenta Dilma Rousseff só vai anunciar uma decisão final sobre o negócio depois de obter um parecer do Conselho de Defesa Nacional. Alvo de pressão internacional por uma definição, Dilma deve convocar uma reunião do órgão especificamente para tratar do assunto, assim que concluir a análise do relatório que encomendou ao Ministério da Defesa sobre a negociação.

Previsto na Constituição, o Conselho de Defesa Nacional tem a tarefa de assessorar a presidenta em questões relacionadas à segurança nacional. Na prática, o órgão permitirá a Dilma dividir a responsabilidade e o desgaste internacional que possa resultar da escolha com membros de sua própria equipe de governo. Isso porque, por lei, o conselho é formado pelo vice-presidente da República, os presidentes da Câmara e do Senado, ministros militares, além dos ministros da Justiça, Relações Exteriores, Fazenda e Planejamento.

Dilma reacendeu a polêmica sobre a compra dos caças na semana passada, ao suspender o processo de escolha para estudar a fundo as três propostas colocadas na mesa – a da francesa Dassault, que produz o caça Rafale; a da americana Boeing, fabricante do F-18 Super Hornet; e a da sueca Saab, que fornece o Gripen NG. A expectativa, agora, é de que o negócio – que pode se aproximar da casa dos R$ 10 bilhões – demore de quatro a seis meses para sair.

Nos últimos dias, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, empenhou-se em negar a versão de que Dilma tenha a intenção de recomeçar do zero a negociação, cogitando inclusive a possibilidade de receber novas propostas. A versão oficial é a de que a presidenta pediu apenas para conhecer melhor o tema antes de se pronunciar, já que herdou a negociação iniciada pelo antecessor Luiz Inácio Lula da Silva.

Freio na negociação com a França teria partido do próprio Lula, de quem Dilma herdou a negociação sobre a compra dos caças
De acordo com interlocutores do governo, entretanto, o freio nas negociações com a França foi acionado meses atrás, pelo próprio Lula. Ele sempre manifestou abertamente sua preferência pelo Rafale e chegou a sugerir que faltava apenas dar caráter formal à parceria. Mas o ex-presidente, segundo aliados, teria se incomodado com a postura adotada pelo colega francês Nicolas Sarkozy na época em que foi anunciado o acordo nuclear firmado entre Irã, Brasil e Turquia no ano passado.

A decisão de Dilma de reavaliar as negociações provocou reação imediata do governo francês, que esperava uma definição favorável ao Rafale. Ao mesmo tempo, reacendeu o discurso norte-americano em favor do F-18. Nomes como o senador John McCain, que esteve com Dilma neste mês, e a própria Boeing voltaram a flertar com promessas sobre a transferência de tecnologia para o Brasil – principal diferencial da proposta francesa.

No Ministério da Defesa, entretanto, ainda predominam os argumentos em favor do avião francês. O mais usado é o de que, mesmo que a Boeing aceite dividir com o Brasil a tecnologia envolvida na produção do F-18, o Congresso americano tende a barrar qualquer iniciativa nesse sentido.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53426 Mensagem por NovaTO » Qui Jan 20, 2011 9:09 am

Traçando um paralelo, a ação da Presidente Dilma lembra mais um processo de "auditoria", solicitando à um outro departamento um parecer, revisando relatórios, pedindo mais informações, etc.... Isso devido provavelmente à divergência entre o que a FAB quer e o MD quer. Após esse processo de "auditoria", ela poderá continuar com o FX-2, reorientando novamente o "escolhido", ou manter o "escolhido" atual. Ou recomeçar do zero. Qualquer descisão que ela tome, me parecerá bem embasado. Resta aguardar.

Abraços




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53427 Mensagem por alex » Qui Jan 20, 2011 9:31 am

Dilma deixa compra de caças da FAB para 2012

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Com um corte em estudo que deve superar os R$ 40 bilhões no Orçamento e o trauma gerado pela tragédia no Rio, seria politicamente difícil para o governo decidir por um negócio tão caro neste momento em que o discurso é de austeridade.

A compra dos 36 aviões de combate não sairá por menos de R$ 10 bilhões. Será financiado, mas requer uma parcela imediata. Dilma também já havia decidido colher mais informações. O antecessor, Lula, havia concentrado o processo nas mãos do ministro Nelson Jobim (Defesa).

Além de ter feito questão de uma conversa a sós com o comandante Juniti Saito (Aeronáutica), ela também entregou documentos ao ministro do Desenvolvimento, seu amigo Fernando Pimentel.

Dilma quer ouvir setores fora do governo, principalmente a Embraer, e criar um grupo interministerial que examine a questão, reanalisando os argumentos da FAB (pró-Gripen sueco) e da Defesa (pró-Rafale francês).

A negociação de preço provavelmente só ocorrerá após a escolha de um dos três concorrentes --o terceiro é o F/A-18 dos EUA-- e não há hoje a possibilidade de reabertura do negócio a outros concorrentes.

O adiamento confirma a enfraquecida posição do francês Dassault Rafale, preferido de Lula e de Jobim.

Mais caro dos aviões oferecidos e o último na preferência da FAB, ele sairia por US$ 8 bilhões (R$ 13,3 bilhões ontem), mas Jobim diz ter conseguido abater US$ 2 bilhões (R$ 3,3 bilhões) do valor.

Crescem, por consequência, as chances da opção mais barata, que era a escolhida pela avaliação técnica da FAB, o sueco Saab Gripen --cujo pacote custa US$ 6 bilhões (R$ 10 bilhões).

E um reforçado lobby norte-americano recolocou no páreo o Boeing F/A-18, cuja venda com armas e logística foi ofertada por US$ 7,7 bilhões (R$ 12,9 bilhões).

Dilma ouviu o lobby pessoalmente do senador John McCain, na semana passada.

Disse a ele que o avião seria considerado, se houvesse uma manifestação explícita do Congresso americano de que não haveria veto à transferência de tecnologia de componentes do caça.

Até aqui, argumenta, a garantia é do governo dos Estados Unidos.

O senador americano disse que conseguirá uma carta com manifestação do Congresso americano. A instituição já aprovou a proposta da Boeing, mas pode haver vetos no futuro.

O maior derrotado no processo, contudo, é Jobim, que buscava uma decisão rápida. Ele defende a consonância com a parceria já estabelecida com a França, que vendeu submarinos e helicópteros por mais de R$ 20 bilhões no ano retrasado.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53428 Mensagem por GDA_Fear » Qui Jan 20, 2011 9:34 am

Bom...que seja uma coisa já é importante neste processo, vai ser uma decisão democrática e conjunta e não autoritária como seria antes...setores importantes serão ouvidos se for...ponto pra Dilma. :)




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53429 Mensagem por knigh7 » Qui Jan 20, 2011 9:38 am

Editado por Vinicius Pimenta.

Senhores, este assunto está esgotado, ok? Qualquer sequência, exclusivamente para a moderação via MP.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53430 Mensagem por Penguin » Qui Jan 20, 2011 9:43 am

knigh7 escreveu:
Cunha escreveu:
Copiei e colei o texto da mesma forma que o Soultrain e como você pediu e acho que a única coisa acrescentada foi o ponto. E vou além, acho que ele acrescentou o ponto após revisar seu post antes de clicar em enviar.
Eu e o Gomugomu haviamos feito e não apareceu a palavra Rafale, mas tudo bem.
Se por acaso apareceu, e esse texto eu estava debatendo com ele num tópico das Navais, como ele revisou colocando o ponto, teria percebido que essa palavra não existe no texto. Então deixou passar o termo que "coincidentemente" :roll: dá o sentido a frase que o escolhido pela FAB foi o Rafale.
Se foi doloso ou culposo, cada um que forme a sua opinião.
O texto baixa o sarrafo nos franceses...




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