GEOPOLÍTICA

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Re: GEOPOLÍTICA

#5326 Mensagem por augustoviana75 » Ter Jun 11, 2013 8:49 pm

NettoBR escreveu:
http://www.youtube.com/watch?v=M5H428NY7Y4

Eu penso que Cuba só sairá do embargo americano, quando Raúl Castro sair do Poder. Isso se o regime ficar bem mais parecido com o Chinês.




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Wingate
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Re: GEOPOLÍTICA

#5327 Mensagem por Wingate » Dom Jun 16, 2013 11:22 am

Mientras tanto, los chinos... [089]

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Site BBC (Brasil) - 14.06.2013
Polêmico canal interoceânico na Nicarágua deve fortalecer China

Atualizado em 14 de junho, 2013 - 17:35 (Brasília) 20:35 GMT

Planos para construção de canal em lago pode afetar ecossistema local
A construção na Nicarágua de um polêmico novo canal como o do Panamá, entre os oceanos Pacífico e Atlântico, deve fortalecer economicamente e geopoliticamente a China, disseram analistas ouvidos pela BBC.
Estima-se que o projeto, o maior da história da Nicarágua e um dos maiores da América Latina, terá um custo de US$ 40 bilhões (cerca de R$ 85 bilhões), aproximadamente quatro vezes o PIB nicaraguense.

Meio Ambiente
Antes mesmo da inauguração do Canal do Panamá, em 1914, já se discutia a possibilidade de se construir uma via marítima para ligar os dois oceanos que banham suas costas. O projeto, porém, vinha enfrentando críticas de deputados da oposição nicaraguense, que temem os efeitos que ele terá sobre a população indígena do país e também sobre o Lago Nicarágua.
A empresa HK Nicaragua Canal Development Investment Co. Limited (HKND Group), com sede em Hong Kong e dirigida pelo magnata das comunicações chinês Wang Jing, ganhou uma concessão de 50 anos para construir e operar o canal, e espera finalizar a obra em dez anos.
Embora o governo chinês não esteja participando oficialmente da obra, a expectativa é de que não só o país seja beneficiado por ela como também seus parceiros comerciais, de acordo com analistas ouvidos pela BBC.
O que não está claro, porém, é se o novo canal acirrará a disputa entre China e Estados Unidos pelos mercados latino-americanos.
Competitividade
Analistas acreditam que um canal deste tipo poderia beneficiar a China da mesma forma que o Canal do Panamá beneficiou os Estados Unidos no início do século 20, em um momento em que a potência asiática lança uma agressiva expansão comercial e política a nível global.
Atualmente, 5% do comércio mundial circula pelo canal panamenho.
Se for construído, o canal nicaraguense vai cortar o Lago da Nicarágua e terá três vezes a extensão do Canal do Panamá, que mede cerca de 80 quilômetros.
A perspectiva é que, economicamente, o canal possa ampliar a competitividade dos produtos chineses na América devido à diminuição dos custos de transporte. Isso é especialmente atraente dado o tamanho do mercado consumidor nos EUA.
"Para a China, é um golaço geopolítico nos Estados Unidos."
Heinz Dietrich, pesquisador da Universidade Autônoma Metropolitana (UAM) do México
“Para a China, é um golaço geopolítico nos Estados Unidos”, disse à BBC Mundo Heinz Dietrich, pesquisador da Universidade Autônoma Metropolitana (UAM) do México. “(A China) teria uma acesso estratégico muito melhor à América do Norte, algo que não tem neste momento.”
Dietrich diz que o canal é “uma resposta ao que faz Washington, ao estabelecer alianças” na região vizinha ao país asiático. “É como um xadrez. A China diz: vocês procuram construir um muro de contenção na nossa vizinhança, então nós podemos fazer o mesmo com Costa Rica, México e agora a Nicarágua.”
América Latina
Para os países da região, a perspectiva é de que o novo canal possa também ter um impacto econômico positivo.
“Náo é útil apenas para a China, é uma demanda antiga de longa data do comércio que passa pela América Central. Faz muitos anos que o Canal do Panamá está saturado”, diz José Luis León Martínez, pesquisador do departamento de Política e Cultura da UAM.
“Uma das razões de a Venezuela não ter ampliado a venda de petróleo à China é porque os venezuelanos não tem costa no Pacífico. Com um canal pelo qual esse tipo de produto possa ser transportado, certamente vai cair muito o custo de transporte das matérias-primas produzidas na América Latina para a China”, afirmou.
Isso não quer dizer, necessariamente, que a tensão entre Estados Unidos e China vai aumentar em meio a uma disputa pelos mercados da região.
“A relação entre China e Estados Unidos é íntima, entre eles há mais harmonia do que conflito”, diz Arturo Cruz Sequeira, professor do Instituto Centro-Americano de Administração de Empresas.
Ele acredita que, embora “implicitamente” os EUA “tenham poder de veto” neste projeto, é improvável que Washington adote tal postura.
“A verdade é que este projeto pode unir Estados Unidos e China, em vez de separá-los”, disse Sequeira.
Meio ambiente
O projeto de lei para a construção do canal foi aprovado na quinta-feira no Congresso da Nicarágua por 61 votos a 25 após três horas de debate.
O governo comemorou a aprovação do projeto dizendo que "este é um dos dias mais importantes do desenvolvimento histórico e econômico do país" e afirmou que o canal vai garantir um crescimento econômico de 10% a 15% em curto prazo e a criação de milhões de empregos formais nos próximos anos.
Segundo o site Nicaragua Dispatch (com notícias da Nicarágua em inglês), a lei que o presidente Daniel Ortega enviou com caráter de urgência à votação prevê que a companhia chinesa também construa um oleoduto, uma ferrovia, dois portos e uma série de zonas de livre comércio, todos relacionados com o canal interoceânico.
Entretanto, deputados da oposição nicaraguenses questionaram o impacto do projeto, argumentando que populações indígenas que terão suas terras afetadas pelo canal não foram consultadas.
A polêmica também gira em torno do desconhecimento sobre o traçado exato do canal. Além disso, ativistas estão preocupados com o fato de o Lago da Nicarágua ser a fonte de água doce mais importante do país.
A companhia chinesa disse que está em contato com uma das principais empresas consultoras em meio ambiente para medir o impacto do canal no ecossistema local.

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Re: GEOPOLÍTICA

#5328 Mensagem por NettoBR » Sex Jun 21, 2013 4:06 pm

Audiência Pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, onde se discutiu sobre a Aliança do Pacífico, Mercosul e seus reflexos na integração latino-americana.

http://www.youtube.com/watch?v=EjJfa0bXFps




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Re: GEOPOLÍTICA

#5329 Mensagem por Lirolfuti » Dom Jun 23, 2013 1:34 pm

Erdogan: Brasil e Turquia são alvo de conspiração internacional :roll: :roll: :lol: :lol:

Mesma máscara usada em protestos na Turquia e em outras partes do mundo cobre rosto de manifestantes brasileiros – Foto: EFE

Premiê turco afirmou que os dois países — duas potências emergentes — sofrem tentativa de desestabilização vinda de fora.

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que enfrenta uma onda de manifestações em seu país, afirmou neste sábado (22/06) que os protestos registrados nos últimos dias no Brasil fazem parte uma conspiração para desestabilizar a presidente Dilma Rousseff, assim como estaria acontecendo com ele próprio.

Erdogan falava a centenas de milhares de simpatizantes na cidade de Samsun, uma das paradas de uma jornada de mobilizações em apoio a ele. Há três semanas, protestos contra a construção de um centro comercial da Praça Taksim de Istambul foram violentamente reprimidos pela polícia. A repressão impulsionou as manifestações, onde palavras de ordem contra Erdogan e pela sua saída do governo são frequentes.

Situação semelhante aconteceu no Brasil, quando a repressão da Polícia Militar do Estado de São Paulo nas quatro primeiras manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus (responsabilidade da prefeitura), metrô e trem (responsabilidade do governo do estado) – especialmente em 14 de junho, pela violência e agressão contra jornalistas – chocou o país.

Antes apoiada pelos principais jornais, a ação da polícia gerou uma onda de protestos, que acabaram absorvendo outras pautas, como corrupção, inflação, insegurança, algumas incluídas em um rechaço à realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

A violência registrada nas manifestações seguintes – quinta-feira (20/06) na cidade de São Paulo houve agressão contra militantes de partidos de esquerda – foi condenada nesta sexta-feira (21/06) por Dilma, que se dispôs a receber os manifestantes e propôs um pacto para buscar atingir as demandas dos que protestaram.

Assim como Dilma, que lidera um país com altos níveis de crescimento econômico e social, Erdogan tem alta aprovação após 10 anos de governo. Para ele, os protestos são alimentados por forças estrangeiras, banqueiros e a mídia turca. Em Samsun, o premiê disse que o Brasil – outra economia emergente – foi alvo da mesma tentativa de desestabilização.

“O mesmo jogo está sendo jogado no Brasil. Os símbolos são os mesmos, Twitter, Facebook, são os mesmos, a mídia internacional é a mesma. Os protestos estão sendo levados ao mesmo centro”, analisou Erdogan. “Eles estão fazendo o máximo possível para conseguir no Brasil o que não conseguiram aqui. É o mesmo jogo, a mesma armadilha, o mesmo objetivo”.
http://www.planobrazil.com/erdogan-bras ... rnacional/




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Re: GEOPOLÍTICA

#5330 Mensagem por shucrut » Dom Jun 23, 2013 8:31 pm

Ninguém me pagou para ir as ruas, e muitos que saíram comigo, não querem a cabeça da Dilma. Acho que a maioria entende a separação do poderes e sabem que não É PROBLEMA exclusivo da Tia Dilma. É uma insatisfação geral contra nossos políticos.

Seria realmente uma conspiração?




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Re: GEOPOLÍTICA

#5331 Mensagem por J.Ricardo » Dom Jun 23, 2013 9:01 pm

Erdogan, vai te catar!!!

O pior é que a esta altura já deve ter maluco comprando esta historia!




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: GEOPOLÍTICA

#5332 Mensagem por Túlio » Dom Jun 23, 2013 9:06 pm

Tem. E bastante. 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: GEOPOLÍTICA

#5333 Mensagem por Wingate » Dom Jun 23, 2013 11:49 pm

J.Ricardo escreveu:Erdogan, vai te catar!!!

O pior é que a esta altura já deve ter maluco comprando esta historia!
Erdogan - Como acreditar em alguém com nome que parece de remédio... :mrgreen:

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Re: GEOPOLÍTICA

#5334 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Jun 24, 2013 8:00 am

Bom... Que já tem gente comprando esta história não resta dúvida. Mas, são sempre os mesmos, quem só tem a perder com esta situação. :roll: Que não são poucos.




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Re: GEOPOLÍTICA

#5335 Mensagem por Rodrigoiano » Qua Jul 03, 2013 3:19 am

03/07/2013 03h05 - Atualizado em 03/07/2013 03h05

Governo da Bolívia diz que Evo Morales 'foi sequestrado' na Europa

Avião do presidente boliviano está retido na Europa.
Autoridades suspeitaram que Snowden estava a bordo de avião de Evo.

Da EFE

(...)

Fontes: G1/EFE

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/ ... uropa.html




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Re: GEOPOLÍTICA

#5336 Mensagem por suntsé » Qua Jul 03, 2013 8:42 am

Rodrigoiano escreveu:03/07/2013 03h05 - Atualizado em 03/07/2013 03h05

Governo da Bolívia diz que Evo Morales 'foi sequestrado' na Europa

Avião do presidente boliviano está retido na Europa.
Autoridades suspeitaram que Snowden estava a bordo de avião de Evo.

Da EFE

(...)

Fontes: G1/EFE

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/ ... uropa.html
A Bolivia tem razão em protestar, foi um ato extremamente hostil de determinados países, motivo inclusive para cortem de relações diplomáticas.




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Re: GEOPOLÍTICA

#5337 Mensagem por Sávio Ricardo » Qua Jul 03, 2013 8:51 am

Hostil e inaceitável.

Pow...Se fazem isso com um avião de chefe de estado, imaginem o que não devem fazer "por debaixo do pano" com pessoas comuns????




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Re: GEOPOLÍTICA

#5338 Mensagem por NettoBR » Qua Jul 03, 2013 10:08 am

Junto com o presidente não teria algum grupo de fuzileiros ou agentes para impedir alguém de entrar no avião? Se não tiver é vacilo puro.




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Re: GEOPOLÍTICA

#5339 Mensagem por pt » Qua Jul 03, 2013 10:14 am

Há algumas incorreções da parte do governo da Bolivia sobre o que se passou.

No que respeita a Portugal, o governo português terá avisado a Bolivia de que não autorizava a escala em Lisboa do Falcon-900Ex de Evo Morales.
Esta informação estava de posse de Morales, antes de o avião descolar de Moscovo.
Depois tentou ir para Espanha, mas quando chegou ao espaço aéreo francês a passagem foi recusada. Como também não lhe autorizaram a passagem pelo espaço aéreo da Itália, ele teve que pousar na Áustria.

Aí, as autoridades austriacas meteram os pés pelas mãos, entrando dentro do avião presidencial.
E isso, é claramente uma violação do direito internacional.




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Re: GEOPOLÍTICA

#5340 Mensagem por P44 » Qua Jul 03, 2013 12:27 pm

Bolívia denuncia Portugal, Espanha, França e Itália às Nações Unidas

Alexandre Martins

03/07/2013 - 16:17

La Paz considera que proibição de sobrevoo do avião do Presidente Evo Morales é uma violação do Direito internacional.


O Governo da Bolívia exige uma posição oficial da ONU e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos sobre a decisão de Portugal, Espanha, França e Itália de encerrarem os respectivos espaços aéreos à passagem do avião do Presidente Evo Morales.

"O Governo está a dar seguimento a todas as denúncias a nível internacional. Já fizemos uma denúncia às Nações Unidas e faremos uma denúncia ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos nas próximas horas", disse nesta quarta-feira o vice-presidente da Bolívia, Alvaro Garcia, numa conferência de imprensa em La Paz.

O n.º 2 do Governo boliviano disse que o objectivo do país é "dar início a um processo contra os responsáveis por esta violação do Direito internacional, por terem posto em risco a vida do Presidente, proibindo-o de passar pelo território de alguns países europeus, algo que não acontece nem em tempo de guerra".

O avião do Presidente Evo Morales está a caminho de La Paz, depois de ter ficado retido 13 horas em Viena, na Áustria, num voo entre Moscovo e a capital da Bolívia. O Governo boliviano diz que o voo foi impedido de seguir o seu curso inicial por suspeitas de que um dos passageiros era Edward Snowden, o analista informático que tem denunciado segredos do programa de espionagem da Agência de Segurança Interna dos Estados Unidos.

O plano de voo inicial do Falcon 900EX da Força Aérea da Bolívia previa uma escala em Lisboa, mas o Ministério dos Negócios Estrangeiros português disse hoje, em comunicado, que o sobrevoo e a aterragem foram cancelados na segunda-feira, dia 1, por "considerações técnicas". O PÚBLICO tem tentado contactar o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Miguel Guedes, para obter mais informações e esclarecer que tipo de "considerações técnicas" levaram ao cancelamento da autorização de aterragem em Lisboa, mas até ao momento não obteve qualquer resposta.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês foi questionado nesta quarta-feira sobre o caso, mas não adiantou pormenores: "Foi dada autorização para o sobrevoo do território nacional [de França] pelo avião do Presidente da Bolívia. Não queremos alimentar nenhuma controvérsia sobre este assunto através da imprensa", cita o jornal britânico The Guardian.

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, classificou este caso como "artificial" e o ministro dos Negócios Estrangeiros do país, José Manuel García-Margallo, negou que Madrid tenha alguma vez negado o sobrevoo ou a aterragem do avião de Evo Morales. Apesar desta versão oficial, o jornal El País cita "fontes diplomáticas" para dizer que o embaixador espanhol em Viena, Alberto Carnero, "teve um papel decisivo para o desbloqueio da crise, ao negociar durante toda a noite com o Presidente boliviano para que este autorizasse as autoridades austríacas a revistarem o avião", segundo as mesmas fontes "a pedido dos Estados Unidos".
http://www.publico.pt/mundo/noticia/bol ... as-1599156




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