Marinha de Portugal
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Re: Marinha de Portugal
Mapeamento da maior montanha submarina Portuguesa
Banco de Gorringe, Algarve, Portugal Julho de 2024
Foto de referência estação de operação digital via Marinha Portuguesa em contexto SEAMAP 2030 (a 9 Fevereiro de 2023, Base Naval de Lisboa). Modelo mapeamento tridimensional via Marinha Portuguesa. Foto de Mapa Global via "BathyGlobe" | Center for Coastal Ocean Mapping da Universidade do New Hampshire, EUA (fontes: Esri, Maxar, Earthstar Geographics, Comunidade GIS), ajustado e editado por "Espada & Escudo".
Banco de Gorringe, Algarve, Portugal Julho de 2024
Numa missão de 130 horas de operação do sistema sondador multifeixe (SMF) Kongsberg que equipa o NRP D. Carlos I (A522), navio hidrográfico e oceanográfico da Marinha Portuguesa sob comando do capitão-de-fragata Paulo Antunes Nunes, foram recolhidos os dados batimétricos que permitiram completar o mapeamento do Banco de Gorringe, a maior montanha submarinha Portuguesa a cerca de 240 km a oeste-sudoeste do Cabo de S. Vicente (Sagres, Algarve), com uma altitude sub-aquática na ordem dos 5 000 metros.
Numa evolução mais abrangente do programa de Mapeamento do Mar Português iniciado em 2017, as acções aqui desenvolvidas inserem-se no programa SEAMAP 2030 conduzido pelo Instituto Hidrográfico Português e tendo como parceiro a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) - visando alcançar 100% de mapeamento em alta resolução dos espaços marítimos nacionais até 2030. Com cerca de 22 mil quilómetros quadrados de extensão, o Banco do Gorringe foi o primeiro espaço protegido marinho inserido no programa Natura 2000 da Zona Económica Exclusiva de Portugal.
Esta missão da Marinha Portuguesa veio completar o levantamento da metade sudoeste do banco e terminar assim o modelo integral deste banco, onde podemos observar, no plano mais próximo, o pico Gettysburg (36º31'N, 11º34'W) e, no plano mais afastado, o pico Ormonde (36º42'N, 11º09'W). A escala cromática denota a profundidade desde os 25 metros, a vermelho mais intenso no topo, até aos mais de 4 600 metros nas partes a azul e roxo mais escuro nas bases - sendo esta uma elevação submarina com mais de 5 000 metros desde o leito oceânico até ao seu topo, e correspondendo à maior montanha submarina Portuguesa.
O Banco de Gorringe foi originalmente referenciado pela primeira vez a 6 de Novembro de 1875 pela equipa do "U.S. Hydrographic Office" a operar a partir do USS "Gettysburg" da Marinha dos EUA (um vapor de 960 toneladas e 67 metros), com uma guarnição de 96 elementos liderada por Henry Honychurch Gorringe (cujo apelido baptiza o banco), tendo então sido localizados o pico de "Gettysburg", a cerca de 20 metros (66 pés) da superfície e o pico de "Ormonde", a cerca de 33 metros (108 pés). A acção inseria-se no programa de mapeamento do fundo oceânico conduzido pelo "United States Coast Survey" (USCS).
O NRP D. Carlos I está equipado, entre outros, com um sistema sondador multifeixe (SMF) de grandes fundos e com "Acoustic Doppler Current Profiler" (ADCP) de grandes fundos. O SMF Kongsberg Simrad EM 120 permite a realização de levantamentos em grandes fundos, operando na frequência dos 12 kHz, com uma resolução de 10 a 40 cm e a uma profundidade dos 20 aos 11 000 metros, emitindo pulsos com uma latência entre os 2,5 e os 15 milissegundos, com 191 feixes. É composto por um módulo de transmissão (Tx), com um peso de 1,3 toneladas (7,7 metros de comprimento e 70 cm de largura) e outro de recepção (Rx), com um peso de 700 kg (3,6 metros de comprimento e 40 cm de largura), instalados na secção inferior dianteira do casco do navio; e pela integração destes com os sistemas de amplificação, transmissão e estação de operação digital a bordo (HWS, "Hydrographic Work Station") fazendo uso do "Seafloor Information System" (SIS) versão 4.
Construído nos EUA pela “Tacoma Boat Company” e lançado à água em 1989 como USNS "Audacious" (classe "Stalwart" | T-AGOS), o NRP D. Carlos I foi transferido para a Marinha Portuguesa em Dezembro de 1996. Deslocando 2 285 toneladas, com um comprimento de 68,3 metros, um boca de 13,1 metros e um calado máximo de 5,6 metros, sustenta uma velocidade máxima de 10 nós. Desenhado e contruído originalmente como navio de vigilância anti-submarina, foi customizado e preparado pelo Arsenal do Alfeite para as funções de navio hidrográfico e oceanográfico tendo posteriormente efectuado duas novas intervenções, entre 2001-04 e entre 2008-10. Junto com o navio "gémeo" NRP Almirante Gago Coutinho (A523), transferido para a Marinha Portuguesa a 30 de Setembro de 1999, constituem os dois navios da classe D. Carlos I. Com uma guarnição de 6 oficiais, 7 sargentos e 21 praças podem acomodar 15 técnicos, num efectivo total na ordem das 5 dezenas de elementos.
O Instituto Hidrográfico (IH) foi criado em 22 de Setembro de 1960 sendo dirigido actualmente, e desde 25 de Outubro de 2022, pelo Contra-almirante João Paulo Ramalho Marreiros na directa dependência do Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA).
Foto de referência estação de operação digital via Marinha Portuguesa em contexto SEAMAP 2030 (a 9 Fevereiro de 2023, Base Naval de Lisboa). Modelo mapeamento tridimensional via Marinha Portuguesa. Foto de Mapa Global via "BathyGlobe" | Center for Coastal Ocean Mapping da Universidade do New Hampshire, EUA (fontes: Esri, Maxar, Earthstar Geographics, Comunidade GIS), ajustado e editado por "Espada & Escudo".
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Re: Marinha de Portugal
Confesso que por esta não estava à espera
Parece que a casco vai voltar a ser vasco
Gostaria era de saber que modernização foi essa mas na MP ja se sabe que é tudo top secret
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Re: Marinha de Portugal
Para mim vão tirar metade do armamento e reduzem a Fragata a NPO/porta drones.
Editado pela última vez por cabeça de martelo em Qua Jul 31, 2024 5:26 am, em um total de 1 vez.
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Re: Marinha de Portugal
Mas ela estava totalmente desarmada...se essa foto é recente estão a repor-lhe o armamentocabeça de martelo escreveu: ↑Qua Jul 31, 2024 4:50 am Para mim vão tirar metade do armamento e reduzem a Fragata a NPO.
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Re: Marinha de Portugal
Tu estás bem? Andas a fumar mortalhas com as irmãs Mortalha?
Então ela estava assim em Março:
Nem mastro tinha. Muito menos qq tipo de armamento.
Os harpoon até são do mais facil de instalar. Basta colocar os suportes e depois colocar os tubos de lançamento (ou não)
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Re: Marinha de Portugal
Faz-me espécie é que supostamente as turbinas dela foram movidas para a Cabral...será que vai navegar SEM turbinas ?
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Re: Marinha de Portugal
Eu não fumo, a minha pergunta era simples, se a Fragata está a ser totalmente rearmada ou se há sistemas que já não vão ser colocados. Eu sei perfeitamente o estado de pré-desactivação em que ela se encontrava, por isso é que estou a achar tudo isto para lá de bizarro.P44 escreveu: ↑Qua Jul 31, 2024 10:07 amTu estás bem? Andas a fumar mortalhas com as irmãs Mortalha?
Então ela estava assim em Março:
Nem mastro tinha. Muito menos qq tipo de armamento.
Os harpoon até são do mais facil de instalar. Basta colocar os suportes e depois colocar os tubos de lançamento (ou não)
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