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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Sáb Mai 07, 2011 3:40 pm
por Luís Henrique
Carlos Mathias escreveu:Eu falo do 40mm TRINITY + o 76 SR. :wink:
vixi, chuva neles. :twisted:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Sáb Mai 07, 2011 11:07 pm
por gaitero
Corsário01 escreveu:
knigh7 escreveu:Ok, Corsário, o 76 mm ao invés do 127mm. (mas podem utilizar só o de 76mm - na popa e deixar um calibre maior na proa)

E quanto aos canhões de 40mm? Vão ser dotadas mesmo?Ou será de 57mm?
Ainda indefinido.
A Versão italiana utiliza 2 canhões... 1 de 76 e 1 de 127....

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Sáb Mai 07, 2011 11:48 pm
por knigh7
gaitero escreveu:
Corsário01 escreveu: Ainda indefinido.
A Versão italiana utiliza 2 canhões... 1 de 76 e 1 de 127....
Essa aí qeu vc citou é a versão de Emprego Geral.
A versão ASW italiana utiliza 2 SR de 76 mm.

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Dom Mai 08, 2011 11:33 am
por LeandroGCard
knigh7 escreveu:
LeandroGCard escreveu:Como o A-Darter já tem capacidade LOAL, também acho que dá para não mexer em praticamente nada, e ainda conseguir alcances até bem maiores do que 40km, dependendo de como o sistema for projetado. Veja que no Aster-15/30 o segundo estágio pesa apenas 110kg, cerca de 24% a mais que o A-Darter, mas este tem aerodinâmica mais elaborada e o alcance dos dois deve ser muito próximo se disparados na mesma condição.

Dá para imaginar até dois sistemas diferentes. O primeiro mais simples e barato para o EB e a FAB, para uso em distâncias até 25 ou 30 Km, com um primeiro estágio menor, lançador conteirável e guiagem por rádio no primeiro estágio. E o segundo um sistema maior e mais complexo, com lançamento vertical, usando um grande primeiro estágio com guiagem inercial e por datalink para alcançar até uns 80-100km de distância. Este último seria interessante também para a MB.


Leandro G. Card
Leandro,

Vc está dizendo que o o A-Darter potencialmente é mais manobrável que o Aster?


Abracos
Não, usei o Aster apenas como exemplo de que a adoção de um booster inicial pode aumentar em muito o alcance útil do míssil, sem ter eu criar um míssil completamente novo. Mas não mencionei nada sobre manobralidade, não sei de onde você ficou com esta impressão.

De qualquer forma, ambos os mísseis possuem sistemas visando aumentar sua capacidade de manobra. O Aster tem o sistema Pif-Paf com motores-foguete na transversal do míssil, e o A-Darter possui vetoração de empuxo e deve ter maior resistência à cargas G (pelo menor diâmetro do corpo e a presença dos longos Shikes). Sendo assim acredito que ambos os mísseis estariam na mesma categoria em termos de manobralidade. A vantagem do A-Darter está na aerodinâmica, pois ele tem aletas pequenas de baixa envergadura, com menor arrasto. Isto melhora o alcance possível para um dado foguete. Mas ele é menor que o segundo estágio Aster, então seu alcance deve ser no máximo equivalente, e não maior.


Leandro G. Card

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Dom Mai 08, 2011 6:10 pm
por seatmarbella
El tema del armamento es importante. No es lo mismo el inventario de armas que se puede tener de los europeos o franceses, que de los Usa, estos tienen, unos essm hiperrapidos, otros para media y larga o muy larga distancia aereos, antisatelites y antibalisticos, antibuques de distintas clases incluidas versiones para el lanzador vertical con lo que puedes acumular misiles antibuque "por un tubo" y coordinarlos al ataque, los Asroc antisubmarinos que estan desarrollando unas versiones extendidas, realmente los americanos han pegado otro pelotazo en el tema de los misiles extendiendo practicamente el alcance de muchos de sus modelos, y el Asroc es uno de ellos, con el Asroc puedes proteger a tus helos de submarinos hostiles...etc. O los Tomahawks.
Y no solo eso, no es lo mismo un Cooperative Engament Capability entre barcos y medios aereos y submarinos, con todas estas armas, que sin estas. Por ejemplo Thales o la Dcns llevan relativamente poco tiempo desarrollando un Cec, mientras que los americanos llevan mas años con el Aegis Management y los data links... y tal y tal.

Tampoco sera lo mismo en situaciones de saturacion, tener un Spy y su Aegis que otros sistemas no tan contrastados en ejercicios reales.

Luego esta integrar otros misiles como los noruegos con el Nsm en sus buques, que llevan el Spy o Aegis combat system.
O integrar en el Aegis management o sucedaneo, otros sistemas radar y director que no sean el Spy o el Aegis combat system, tal como estan haciendo los australianos con el Auspar.

Las F100 o similares, que son buques multiproposito, incluido sonar remolcado activo, asrocs, sonar de casco, sus torpedos y su Asw helo enlazado a la fragata con sus cargas o torpedos.

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Seg Mai 09, 2011 9:41 pm
por Mapinguari
thelmo rodrigues escreveu:DCNS INICIA TESTE DE MAR DA FREMM


Com um mês de antecedência, a DCNS começou no dia 18 de abril, os primeiros testes de mar da Aquitaine, o primeiro navio construído no âmbito do programa de fragatas multimissão FREMM.

A campanha ocorre fora da península da Bretanha e deve durar várias semanas, até a entrega do navio à Marinha francesa, que está prevista para 2012.

A equipe conjunta, formada pelo pessoal da Marinha francesa e da DCNS, irão testar as qualidades náuticas do navio, bem como o desempenho do seu sistema de propulsão e de navegação.

“Esses estudos representam os esforços combinados de muitas pessoas que trabalham para atingir objetivos comuns, que inclui desde as equipes da DCNS, seus parceiros e fornecedores, até as equipes de ensaios e representantes do cliente”, comentou o gerente do programa FREMM Vincent Martinot-Lagarde.

Os próximos três dias são conhecidos como a fase de familiarização. Durante este período, a tripulação da Marine Nationale e os especialistas da DCNS, vão testar os sistemas de segurança da embarcação, incluindo o de combate a incêndio, controle de avarias e os sistemas de resposta de emergência e procedimentos de evacuação, bem como a sua navegabilidade.

A próxima fase é focada no sistema de propulsão do sistema híbrido de alta performance CODLOG (COmbined Diesel eLectric Or Gas), que combina uma turbina a gás de alta velocidade de propulsão mecânica e motores elétricos alimentados por quatro conjuntos de geradores a diesel, para propulsão de baixa velocidade.

O sistema será testado em todas as configurações de baixa velocidade, no modo silencioso com propulsão totalmente elétrica, à de alta velocidade, incluindo corridas de velocidade máxima.

Os ensaios também testarão de forma extensiva, o sistema de navegação do navio, as plataformas inerciais (para posicionamento) entre outros sistemas básicos.

A estreita cooperação entre a tripulação da Marinha francesa e os especialistas da DCNS e seus parceiros, visam garantir que todos os sistemas básicos sejam exaustivamente testados.

Ao completar esses estudos preliminares, a fragata FREMM Aquitaine retornará ao estaleiro da DCNS, em Lorient, para várias semanas de avaliação.

Em junho, o navio vai voltar ao mar para uma segunda campanha de ensaios, desta vez, focando o sistema de combate.

O projeto FREMM é um importante programa de DCNS, no qual serão construídos 12 navios, sendo 11 para a Marine Nationale e um para a Marinha Real Marroquina.

As fragatas FREMM estão entre os navios mais avançados tecnologicamente e com custos competitivos no mercado mundial.

Estes navios de guerra, fortemente armados, estão sendo construídos pela DCNS (prime contractorship) para transportar sistemas de armas no estado-da-arte, incluindo o radar multifunção Herakles, mísseis de cruzeiro, mísseis anti-aéreos Aster, mísseis anti-navio Exocet MM40 e torpedos MU90.

As fragatas multifunção FREMM são projetados para responder a todos os tipos de ameaças, com uma flexibilidade sem precedentes.

Como demonstrado pelo contrato de exportação com a Marinha Real Marroquina, estes navios também são projetados para atender as necessidades e expectativas de outras marinhas, que são potenciais clientes internacionais.

Dados técnicos da FREMM :

• Comprimento: 142 m
• Boca: 20 m
• Deslocamento (aprox.): 6.000 toneladas
• Velocidade Max.: 27 nós
• tripulação: 108 homens (incluindo o Destacamento Aéreo Embarcado)
• Acomodação: 145 homens
• Alcance: 6.000 nm a 15 nós

FONTE: DCNS via Poder Naval.
Entre a versão francesa da FREMM e a italiana, prefeiro esta última, que considero mais flexível e melhor armada. A maquete que estava exposta na LAAD 2011 mostrava bem isso: 1 canhão médio de 127mm e 3 de 76mm, fora o VLS para Aster 15/30, Mísseis Superfície-Superfície, etc. Eu sou favorável à linha de pensamento italiana, que enche seus navios de guerra de canhões. Esse negócio de fazer uma fragata de 6 mil t com apneas um canhão e umas 4 .50 não é para mim não... :D

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Seg Mai 09, 2011 10:00 pm
por Carlos Mathias
Se é assim, melhor a italiana mesmo.

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Seg Mai 09, 2011 10:09 pm
por WalterGaudério
Carlos Mathias escreveu:Se é assim, melhor a italiana mesmo.

Além disso é mais barata.

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Seg Mai 09, 2011 10:15 pm
por Carlos Mathias
Fecha e trás a notinha. 8-]

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Ter Mai 10, 2011 8:49 am
por Penguin
Mapinguari escreveu:
thelmo rodrigues escreveu:DCNS INICIA TESTE DE MAR DA FREMM


Com um mês de antecedência, a DCNS começou no dia 18 de abril, os primeiros testes de mar da Aquitaine, o primeiro navio construído no âmbito do programa de fragatas multimissão FREMM.

A campanha ocorre fora da península da Bretanha e deve durar várias semanas, até a entrega do navio à Marinha francesa, que está prevista para 2012.

A equipe conjunta, formada pelo pessoal da Marinha francesa e da DCNS, irão testar as qualidades náuticas do navio, bem como o desempenho do seu sistema de propulsão e de navegação.

“Esses estudos representam os esforços combinados de muitas pessoas que trabalham para atingir objetivos comuns, que inclui desde as equipes da DCNS, seus parceiros e fornecedores, até as equipes de ensaios e representantes do cliente”, comentou o gerente do programa FREMM Vincent Martinot-Lagarde.

Os próximos três dias são conhecidos como a fase de familiarização. Durante este período, a tripulação da Marine Nationale e os especialistas da DCNS, vão testar os sistemas de segurança da embarcação, incluindo o de combate a incêndio, controle de avarias e os sistemas de resposta de emergência e procedimentos de evacuação, bem como a sua navegabilidade.

A próxima fase é focada no sistema de propulsão do sistema híbrido de alta performance CODLOG (COmbined Diesel eLectric Or Gas), que combina uma turbina a gás de alta velocidade de propulsão mecânica e motores elétricos alimentados por quatro conjuntos de geradores a diesel, para propulsão de baixa velocidade.

O sistema será testado em todas as configurações de baixa velocidade, no modo silencioso com propulsão totalmente elétrica, à de alta velocidade, incluindo corridas de velocidade máxima.

Os ensaios também testarão de forma extensiva, o sistema de navegação do navio, as plataformas inerciais (para posicionamento) entre outros sistemas básicos.

A estreita cooperação entre a tripulação da Marinha francesa e os especialistas da DCNS e seus parceiros, visam garantir que todos os sistemas básicos sejam exaustivamente testados.

Ao completar esses estudos preliminares, a fragata FREMM Aquitaine retornará ao estaleiro da DCNS, em Lorient, para várias semanas de avaliação.

Em junho, o navio vai voltar ao mar para uma segunda campanha de ensaios, desta vez, focando o sistema de combate.

O projeto FREMM é um importante programa de DCNS, no qual serão construídos 12 navios, sendo 11 para a Marine Nationale e um para a Marinha Real Marroquina.

As fragatas FREMM estão entre os navios mais avançados tecnologicamente e com custos competitivos no mercado mundial.

Estes navios de guerra, fortemente armados, estão sendo construídos pela DCNS (prime contractorship) para transportar sistemas de armas no estado-da-arte, incluindo o radar multifunção Herakles, mísseis de cruzeiro, mísseis anti-aéreos Aster, mísseis anti-navio Exocet MM40 e torpedos MU90.

As fragatas multifunção FREMM são projetados para responder a todos os tipos de ameaças, com uma flexibilidade sem precedentes.

Como demonstrado pelo contrato de exportação com a Marinha Real Marroquina, estes navios também são projetados para atender as necessidades e expectativas de outras marinhas, que são potenciais clientes internacionais.

Dados técnicos da FREMM :

• Comprimento: 142 m
• Boca: 20 m
• Deslocamento (aprox.): 6.000 toneladas
• Velocidade Max.: 27 nós
• tripulação: 108 homens (incluindo o Destacamento Aéreo Embarcado)
• Acomodação: 145 homens
• Alcance: 6.000 nm a 15 nós

FONTE: DCNS via Poder Naval.
Entre a versão francesa da FREMM e a italiana, prefeiro esta última, que considero mais flexível e melhor armada. A maquete que estava exposta na LAAD 2011 mostrava bem isso: 1 canhão médio de 127mm e 3 de 76mm, fora o VLS para Aster 15/30, Mísseis Superfície-Superfície, etc. Eu sou favorável à linha de pensamento italiana, que enche seus navios de guerra de canhões. Esse negócio de fazer uma fragata de 6 mil t com apneas um canhão e umas 4 .50 não é para mim não... :D
Cada versao atende a filosofias e requerimentos distintos. Esclarecimento feito pelo forista H_K na secao naval do Aviation Forum:
Posted by H_K :

Different concepts of operation, IMHO. This leads to very different weapons fits and manpower needs:

- FREMM IT is designed to sail around with all radars on and guns blazing, and plenty of redundancy in case a system fails or is damaged. It has two of everything: two search radars, two guns, two radar+IR fire control channels, two helos etc. The combat system is federated, meaning each system is controlled separately by one person behind a dedicated workstation.

- FREMM FR is designed to sail around with its one radar off, relying on networked operations, passive sensors and stealth to keep a god's eye view of the battlefield and avoid being detected and shot at in the first place. This is much more like LCS. It has only one search radar, only one gun, an IR-only fire control channel, only one helo plus UAVs etc. The combat system is fully integrated instead of federated, so data fusion allows you to have fewer workstations each showing combined tracks from multiple sensors in one tactical picture.

The Italians will tell you that FREMM IT is more capable as a standalone platform. The French will tell you that no, FREMM FR is more capable and cheaper in the context of networked task force operations.
http://forum.keypublishing.co.uk/showth ... 172&page=4

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Ter Mai 10, 2011 9:37 am
por Jonas Rafael
Ainda assim acho que a italiana combina mais com as nossas necessidades...

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Ter Mai 10, 2011 11:25 am
por alex
03/2010; Objeto: Construção de 4 (quatro) Avisos Hidroceanográficos
Fluviais (AvHoFlu), para a Marinha do Brasil. A Comissão Especial
de Licitação (CEL) torna público o resultado da sessão de julgamento
de análise da nova Proposta Comercial, e decide declarar a empresa
INDÚSTRIA NAVAL DO CEARÁ S/A - INACE, vencedora do certame
Licitatório, de acordo com a Ata de deliberação n.º07/2011.
MAURICIO PEREIRA DE SAMPAIO
Presidente da Comissão Especial de Licitação
Alguem tem as especificações de tonelagem destes navios?

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Ter Mai 10, 2011 11:30 am
por Penguin
DEFENSE TECHNOLOGY INTERNATIONAL

Changing Needs Influence Warship Design

May 10, 2011

http://www.aviationweek.com/aw/generic/ ... 314657.xml

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Ter Mai 10, 2011 11:52 am
por Alcantara
Hummm... então deve ser mais ou menos assim:

Aspecto eletro-magnético:
FREMM IT: uma arvore de natal piscando na escuridão...
FREMM FR: uma lanterna...

Pelo jeito, a filosofia por detrás da concepção das FREMM FR é muito semelhante a do Rafale... ouvir mais e evitar a emissão. De certa forma, é um estilo, digamos... furtivo, de ser. 8-]

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Ter Mai 10, 2011 1:56 pm
por Luís Henrique
1 x 127mm e 3 x 76 SR.
é essa mesmo. Pode embrulhar pra presente? :mrgreen: