TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52786 Mensagem por kirk » Dom Jan 16, 2011 11:26 am

Pepê Rezende escreveu:Claro, com o diretor do Setor de Defesa da Federação sendo o principal beneficiário do programa e prometendo mundos e fundos para o prefeito de uma cidade que não prima por fabricar material aeronáutico....

Vou reforçar meu argumento com uma frase da COPAC:

"Não há garantias de que o Gripen NG atingirá a meta pretendida de 8 mil horas de vida útil".

A propósito, oficiais da FAB, que antes apoiavam o avião nos fóruns, mudaram de opinião. Por que será? Deve ter algo a ver com o telegrama do Wikileaks que afirma, textualmente, que apenas os franceses estão dispostos a abrir todos os códigos-fonte.

Pepê

PS: Disse ao Bengt que mudaria de posição e apoiaria o NG se a Suécia comprasse 20 aviões. Reduzo o número para 10, desde que forneçam Gripens C/D, que são reais, em comodato até que a traquitana da SAAB esteja em construção.
Quer dizer que os oficiais da FAB mudaram de opinião em razão do Wikileaks divulgar que o embaixador americano na França disse que os franceses disseram que vão abrir os códigos fonte ??? ... é isso ??? :lol:

mama mia !!!!!!! ... vc está se superando ... :mrgreen:

Cordiais Saudações
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52787 Mensagem por helio » Dom Jan 16, 2011 11:29 am

Carlos Mathias escreveu:Mas não poderia ser que as pessoas responsáveis pelas compras/acordos/acertos/etc saibam que isso vai ser aprovado e transformado em lei, e que de posse desta informação estejam fazendo o planejamento dessas compras?

A menos que a terra gire pro outro lado amanhã, me parece que o GF tem maioria folgada para aprovar essa e outras leis, digamos, menos traumáticas.

Não se vai precisar de 3/5 ou sei lá quanto, como quando se quer mexer com cláusulas pétreas, acho que não.
A menos que manter nossas FAs na merda seja uma cláusula pétrea a da constituição, aí phudeu de vez.

Nosso amigo Marino já está batendo nesta tecla faz tempo, sempre na mesma direção.
Eu dou muito crédito ao que ele fala aqui, pois sempre tem acertado, se não 100%, uns 99% das suas "previsões".

Falar nisso, semana passada duas fragatas saíram para o mar com um navio de apoio.
A vaquinha continua rendendo bons frutos. :roll: :mrgreen:

Olá Carlos
Antes de mais nada, apesar de respeitar(muito) os posts do Marino, não posso afirmar que tem acertado tudo, pois foi dele os posts que insistiam em dizer que até o fim do mandato do presidente Lula, o FX2 estaria sacramentado em favor do Rafale. Pode ser até que o Rafale vença esta disputa, mas o grande balde de agua fria foi o presidente não ter assinado a compra. Ninguem tem bola de cristal, entretanto pelo texto dele parecia coisa sacramentada, e que de alguma forma ele estava bem informado.

Quanto ao não contingenciamento de verbas, é uma ação utópica, pois deflagaria uma série de emendas de outros ministérios mais importantes do governo(Saude,Previdencia,Educação,por exemplo) que pleiteariam a mesma coisa ,e agora com jurisprudencia. O GF só assinaria isto em caso de conflito iminente, ou então ameaça ao nosso territorio, coisa remota no momento. Assinar que não vai ter mais contingenciamento, é a mesma coisa que o Vampeta declarou no Flamengo quando o rubro negro atrasava sucessivamente os salários: "eles fingem que pagam e a gente finge que joga...."

Um abraço
Hélio




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52788 Mensagem por kirk » Dom Jan 16, 2011 11:31 am

Mapinguari escreveu:O que há de diferente no F414G usado no Gripen NG Demo em relação à versão usada no F/A-18E/F é que o motor (FADEC) foi modificado pelos suecos para uso num caça monomotor. Qual é a complicação, que faria com que o custo operacional do motor fosse multiplicado por um fator "n", por conta disso?
Boa pergunta !!!

O FATO é que se junta TODOS os argumentos possíveis para COMBATER uma proposta ruim ... mentirosa ... enganosa ... de um avião que não ecxiste ... contra um BAITA mega, super, power, fuderoso Rafale que transfere TUDO ao Brasil ...

Vai entender ...

Grande Abraço
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52789 Mensagem por Penguin » Dom Jan 16, 2011 11:43 am

kirk escreveu:
Mapinguari escreveu:O que há de diferente no F414G usado no Gripen NG Demo em relação à versão usada no F/A-18E/F é que o motor (FADEC) foi modificado pelos suecos para uso num caça monomotor. Qual é a complicação, que faria com que o custo operacional do motor fosse multiplicado por um fator "n", por conta disso?
Boa pergunta !!!

O FATO é que se junta TODOS os argumentos possíveis para COMBATER uma proposta ruim ... mentirosa ... enganosa ... de um avião que não ecxiste ... contra um BAITA mega, super, power, fuderoso Rafale que transfere TUDO ao Brasil ...

Vai entender ...

Grande Abraço
kirk
Quem não transfere acaba ganhando concorrente
10 de janeiro de 2010, em Tecnologia, por Guilherme Poggio

Quando a Saab escolheu o motor da GE F404 para equipar o seu caça Gripen, o Departamento de Defesa não permitiu a transferência de tecnologia do sistema de controle digital FADEC (Full Authority Digital Engine Control). A solução era fabricar um ou procurar um que se adaptasse no mercado.

Os suecos acabaram desenvolvendo um “FADEC” próprio, mesmo porquê o sistema norte-americano havia sido desenvolvido para um caça bireator (o F/A-18) e a Saab necessitava de um sistema que oferecesse maior confiabilidade e resistência para um caça monomotor. No final, o produto sueco atingiu um grau de segurança muito maior que o original.

http://www.aereo.jor.br/2010/01/10/quem ... ncorrente/




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52790 Mensagem por marcelo l. » Dom Jan 16, 2011 11:45 am

Penguin escreveu:
marcelo l. escreveu:Uma pergunta a Volvo não é da chinesa Geely, mesmo essa sessão de motores agora?
Não. Apenas a divisão de automóveis (Volvo Motors).
A Volvo Group ( http://www.volvogroup.com/group/global/ ... _home.aspx ) é um dos principais grupos empresariais suecos e possui uma subsidiaria, a Volvo Aero (http://www.volvoaero.com/volvoaero/glob ... _aero.aspx ) especializada no projeto e fabricação de componentes para aeronaves, foguetes e turbinas a gás.

[]s
Thanks




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Moltoben
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: Ter Jan 11, 2011 9:56 am

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52791 Mensagem por Moltoben » Dom Jan 16, 2011 11:50 am

somes specifications!

delta betweens empty weight and power! (empty weight equiped)

SH, 14.5t - 19.5t = 5t (no supercruise, G limit 7.5G) upper engine power limits

NG, 7.5t - 9.7t = 2.2t (no supercruise, bad fuel frastion) upper engine power limits

Rafale 9.5t - 15.1t = 5.6t (best fuel fraction and T/W ratio) lower engines limits, grow potential 40%= Mtow biger

8-]




Editado pela última vez por Moltoben em Dom Jan 16, 2011 12:03 pm, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52792 Mensagem por Marino » Dom Jan 16, 2011 11:51 am

helio escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Mas não poderia ser que as pessoas responsáveis pelas compras/acordos/acertos/etc saibam que isso vai ser aprovado e transformado em lei, e que de posse desta informação estejam fazendo o planejamento dessas compras?

A menos que a terra gire pro outro lado amanhã, me parece que o GF tem maioria folgada para aprovar essa e outras leis, digamos, menos traumáticas.

Não se vai precisar de 3/5 ou sei lá quanto, como quando se quer mexer com cláusulas pétreas, acho que não.
A menos que manter nossas FAs na merda seja uma cláusula pétrea a da constituição, aí phudeu de vez.

Nosso amigo Marino já está batendo nesta tecla faz tempo, sempre na mesma direção.
Eu dou muito crédito ao que ele fala aqui, pois sempre tem acertado, se não 100%, uns 99% das suas "previsões".

Falar nisso, semana passada duas fragatas saíram para o mar com um navio de apoio.
A vaquinha continua rendendo bons frutos. :roll: :mrgreen:

Olá Carlos
Antes de mais nada, apesar de respeitar(muito) os posts do Marino, não posso afirmar que tem acertado tudo, pois foi dele os posts que insistiam em dizer que até o fim do mandato do presidente Lula, o FX2 estaria sacramentado em favor do Rafale. Pode ser até que o Rafale vença esta disputa, mas o grande balde de agua fria foi o presidente não ter assinado a compra. Ninguem tem bola de cristal, entretanto pelo texto dele parecia coisa sacramentada, e que de alguma forma ele estava bem informado.

Quanto ao não contingenciamento de verbas, é uma ação utópica, pois deflagaria uma série de emendas de outros ministérios mais importantes do governo(Saude,Previdencia,Educação,por exemplo) que pleiteariam a mesma coisa ,e agora com jurisprudencia. O GF só assinaria isto em caso de conflito iminente, ou então ameaça ao nosso territorio, coisa remota no momento. Assinar que não vai ter mais contingenciamento, é a mesma coisa que o Vampeta declarou no Flamengo quando o rubro negro atrasava sucessivamente os salários: "eles fingem que pagam e a gente finge que joga...."

Um abraço
Hélio
Marino
como o proprio texto diz, são idéias nada mais.

hélio
Vamos lá.
Como escreveu o CM, eu venho escrevendo sobre isto desde o ano passado.
Agora, o próprio Ministro da Defesa falou em uma entrevista.
Também venho falando de outra coisa, um "pacote" da defesa.
Resumindo: um pacote da defesa e uma maneira de assegurar as verbas e o não contingenciamento das mesmas.
Vou escrever outra coisa: quando o NJ foi convidado para ficar, este foi o assunto tratado. Não adiantava ficar como Ministro tendo que negociar pequenos programas, um por um, ano a ano. A proposta foi esta, a de um pacote integrado da defesa, e uma maneira de garanti-lo economicamente.
Como escrevi para outro forista nas terrestres, o tempo é senhor da razão.
Esperemos.
Quanto a decisão até o final do ano, as FA tinhas a indicação que seria tomada.
Não foi.
Cabeça de polpitico não se explica. O Presidente teve suas razões, políticas, que eu não sei explicar.
Nisto, errei, sobre o prazo :wink: .




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52793 Mensagem por kirk » Dom Jan 16, 2011 12:03 pm

Marino escreveu:Vamos lá.
Como escreveu o CM, eu venho escrevendo sobre isto desde o ano passado.
Agora, o próprio Ministro da Defesa falou em uma entrevista.
Também venho falando de outra coisa, um "pacote" da defesa.
Resumindo: um pacote da defesa e uma maneira de assegurar as verbas e o não contingenciamento das mesmas.
Vou escrever outra coisa: quando o NJ foi convidado para ficar, este foi o assunto tratado. Não adiantava ficar como Ministro tendo que negociar pequenos programas, um por um, ano a ano. A proposta foi esta, a de um pacote integrado da defesa, e uma maneira de garanti-lo economicamente.
Como escrevi para outro forista nas terrestres, o tempo é senhor da razão.
Esperemos.
Quanto a decisão até o final do ano, as FA tinhas a indicação que seria tomada.
Não foi.
Cabeça de polpitico não se explica. O Presidente teve suas razões, políticas, que eu não sei explicar.
Nisto, errei, sobre o prazo :wink: .
Creio que o amigo, assim como o NJ, errou também sobre o VENCEDOR da contenda ... como vc mesmo diz: "o tempo é senhor da razão.
Esperemos."

Cordiais Saudações
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52794 Mensagem por Marino » Dom Jan 16, 2011 12:03 pm

Uma sugestão: bom tema para uma entrevista para a T&D, não?
Seria fácil confirmar e obter um furo.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52795 Mensagem por kirk » Dom Jan 16, 2011 12:05 pm

Moltoben escreveu:somes specifications!

delta betweens empty weight and power! (empty weight equiped)

SH, 14.5t - 19.5t = 5t (no supercruise, G limit 7.5G) upper engine power limits

NG, 7.5t - 9.7t = 2.2t (no supercruise, bad fuel frastion) upper engine power limits

Rafale 9.5t - 15.1t = 5.6t (best fuel fraction and T/W ratio) lower engines limits, grow potential 40%= Mtow biger

8-]
O amigo está equivocado não é o "NG" é o C/D ...

Cordiais Saudações
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52796 Mensagem por Marino » Dom Jan 16, 2011 12:05 pm

kirk escreveu:
Marino escreveu:Vamos lá.
Como escreveu o CM, eu venho escrevendo sobre isto desde o ano passado.
Agora, o próprio Ministro da Defesa falou em uma entrevista.
Também venho falando de outra coisa, um "pacote" da defesa.
Resumindo: um pacote da defesa e uma maneira de assegurar as verbas e o não contingenciamento das mesmas.
Vou escrever outra coisa: quando o NJ foi convidado para ficar, este foi o assunto tratado. Não adiantava ficar como Ministro tendo que negociar pequenos programas, um por um, ano a ano. A proposta foi esta, a de um pacote integrado da defesa, e uma maneira de garanti-lo economicamente.
Como escrevi para outro forista nas terrestres, o tempo é senhor da razão.
Esperemos.
Quanto a decisão até o final do ano, as FA tinhas a indicação que seria tomada.
Não foi.
Cabeça de polpitico não se explica. O Presidente teve suas razões, políticas, que eu não sei explicar.
Nisto, errei, sobre o prazo :wink: .
Creio que o amigo, assim como o NJ, errou também sobre o VENCEDOR da contenda ... como vc mesmo diz: "o tempo é senhor da razão.
Esperemos."

Cordiais Saudações
kirk
:lol: :lol: :lol:




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52797 Mensagem por Wardog » Dom Jan 16, 2011 12:25 pm

Pelos posts que eu leio aqui, se o NG ganhar vai ter muita gente enfiando a cabeça na terra por uns 6 meses.

A autoridade é tanta, a arrogância nos comentários é tanta, o sentimento de superioridade é tanto, que o acordo já deveria estar sacramentado para que pudessem assumir uma postura intransigente como esta.




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52798 Mensagem por helio » Dom Jan 16, 2011 12:29 pm

Olá Marino
Acho que ninguém sabe explicar com certeza o porque que o ex-presidente Lula não assinou a compra dos caças. Aqui se escreveram muitas hipóteses mas nenhuma confirmada.
Já ouvi inumeras "informações", inclusive a de que a DR teria concordado na permanencia de NJ na pasta da defesa com a condição de não voltar a declarar a preferencia pelo Rafale, pois estaria sendo acintoso a preferencia por produtos franceses (é bom lembrar que ele até chegou a sondar ser embaixador na França)
Esta sua informação embora não duvide, acho muito dificil de ser aprovado, pois desencadearia uma onda de reinvidicações similares de outros ministérios, coisa impossivel do GF cumprir.
Se no nosso país, o orçamento de um ministério passa por um crivo pela comissão de orçamento,após isto é aprovado pelo congresso, entretanto apesar de batermos sucessivamente recordes de arrecadações o contingenciamento é aplicado de forma rotineira, Se apesar de estar vivendo um bom momento economico, o ministro da economia é obrigado a retirar da base de calculo itens importantes para mascarar o PIB,
Para mim este assunto do MD pode ser mais nada que um sonho de uma noite de verão (chuvoso).
Um abraço
Hélio




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52799 Mensagem por helio » Dom Jan 16, 2011 12:37 pm

Marino escreveu:Uma sugestão: bom tema para uma entrevista para a T&D, não?
Seria fácil confirmar e obter um furo.
Marino
A revista T&D durante a campanha presidencial, solicitou aos 3 candidatos mais pováveis uma entrevista para falar sobre a defesa no país. Todos pularam fora, exceto o partido vencedor que apesar de declinar durante a campanha prometeu conceder uma entrevista com a presidente DR em breve. Só resta esperar......

Como vc pode perceber melhor do que eu , o fato de um ministro fazer uma declaração não quer necessáriamente que vá ser cumprido. Entretanto, torço como vc que o NJ consiga este intento.

Abraço

Hélio




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52800 Mensagem por Marino » Dom Jan 16, 2011 12:41 pm

gomugomu escreveu:Pelos posts que eu leio aqui, se o NG ganhar vai ter muita gente enfiando a cabeça na terra por uns 6 meses.

A autoridade é tanta, a arrogância nos comentários é tanta, o sentimento de superioridade é tanto, que o acordo já deveria estar sacramentado para que pudessem assumir uma postura intransigente como esta.
E como vai ter gente que nunca mais vai entrar em um fórum de defesa se o New Ghost não ganhar.
Vc confunde equilíbrio, conhecimento, oportunidade dada aos amigos de conhecerem um pouco por dentro as FA, com arrogância, superioridade.
Esta é a diferença de quem entra em um fórum como o DB para colaborar, para incentivar o debate sobre o tema defesa, de outro que entra somente para postar em um tópico único, com uma mensagem, com um objetivo, o de convencer a todos de que um determinado hardware é o melhor, mesmo que acredite piamente nisso.
É a postura de um que tenta contribuir em todos os tópicos, em todos os temas, de outro que só tem uma mensagem, dada com arrogância se quer saber.
Eu vou continuar no DB após o FX, não abro mão disso, deste espaço, dos amigos que tenho aqui.
E você? Vamos ver.




Editado pela última vez por Marino em Dom Jan 16, 2011 12:52 pm, em um total de 1 vez.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Responder