Luís Henrique escreveu:1) O Rafale é bem maior que o Gripen NG. A diferença não é mínima. Como ambas aeronaves possuem design semelhante (delta canard) multiplique comprimento, envergadura e altura.
O rafale da 875 m³, o gripen da 532 m³
Uma diferença considerável.
Luís Henrique, não gosto de fracionar as respostas porém, dessa vez abro exceção em razão de muitas informações ... digamos "questionáveis" ... vamos lá ...
Em primeiro lugar ... que matemática é essa Luis ??? ... medir caça por cubagem ???
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... não é conteiner, não meu amigo ... é avião ... nunca se mede a altura do estabilizador veritical para fazer uma medida cúbica ...
O Rafale é 1,2 m maior que o Gripen em comprimento e 2,4 m em envergadura (1,2 em cada lado o que lhe permite mais um cabide) ... em m2 seria ... 164,9 m2 Rafale ... contra 118,4 m2 do Gripen o que favorece o Gripen na questão do RCS ...
Luís Henrique escreveu:O Super Hornet é ainda maior, porém a configuração é diferente. A asa em delta do Rafale minimiza a diferença. Analisando o comprimento e envergadura o SH seria muito maior que o rafale, porém devido a asa delta o Rafale acaba chegando perto.
A capacidade de carga das aeronaves:
SH = quase 16T
rafale = 14,5T
gripen = 9T
portanto em termos de tamanho e capacidade o Rafale esta muito mais próximo do SH do que do gripen.
O gripen não é lift mas é um caça LEVE, o rafale é médio e o SH é médio ou poderia ser classificado como médio/pesado.
O dado acima está errado ... porém o que importa é que ... capacidade de carga há de se considerar "capacidade de armamentos" ... esse é o ponto :
Rafale : 9,5 Ton
SH : 8,0 Ton
Gripen : 6,0 Ton
Um dado importante é que o Rafale "necessita" de tanques sub-alares invariavelmente o que diminue sua capacidade de carga de armamentos / RCS / Velocidade / manobrabilidade ...
Luís Henrique escreveu:Com relação a potência, o Gripen C possui 8.200 kg/F, agora com o NG este valor subiu para 10.000
O Rafale possui 15.500, praticamente o DOBRO da potência do Gripen C. E o Rafale dos EAU vai ser produzido com novos motores que geram 18.000 kg/F.
O F-16, apesar de ter tamanho próximo ao do Rafale, acontece a mesma coisa que com o SH.
O F-16 não é delta e possui asa bem menor. Carrega bem menos carga. Ainda assim é maior que o Gripen NG.
Poderia ser classificado como caça leve ou como caça leve/médio.
Dos 3 equipamentos selecionados o único que operta em supercruise é o Gripen !
Luís Henrique escreveu:2) com relação ao SH ser o melhor e o Gripen ser o melhor para a indústria, eu creio que seja justamente ai que o Rafale se sobressai. Ele tem o melhor dos dois mundos. Possui as capacidades militares do SH e possui os benefícios industriais e tecnológicos do Gripen NG. Mesmo que seja considerado um pouquinho inferior ao SH em capacidade militar e um pouquinho inferior ao Gripen em benefícios industriais. Além disso, possui o melhor offset, o único que se comprometeu a adquirir 10 ou 12 KC-390.
carrega 9,5T de armamentos (mais que 1 gripen e meio), domina a tecnologia de operações em rede como o gripen, autonomia excelente também, raio de ação de 1.850 km (quase 50% mais que o gripen), leva muito mais armamento, o gripen pode levar 10 mísseis, o Rafale leva 14 (40% mais), em peso da mais de 50% a diferença.
Enfim, em minha visão o SH e o Rafale estão a frente em capacidade militar. O Gripen é um bom produto mas é muito caro para o seu tamanho e capacidades.
Esse off-set de 10/12 KC-390 é propaganda enganosa ... isso tem que ser aprovado no Senat francês ... para aprovar há de se apresentar características detalhadas e PRINCIPALMENTE comprovar a necessidade ...
"domina a tecnologia de operações em rede como o gripen" ...
amigo essa você INVENTOU ... se não inventou posta ae pra gente ver ...
Bom Luiz ... respeito sua opinião ... acho meio exagerada ... porém ... "faz parte" ...
Grande Abraço
kirk