TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52771 Mensagem por Marino » Dom Jan 16, 2011 8:50 am

Marino escreveu:
knigh7 escreveu:Ufa, tomara que seja aprovado. É o que eu torco há tempos.
http://www.istoe.com.br/reportagens/119 ... ONGO+PRAZO
8-] 8-] 8-] :lol: :twisted:
Ai jisuis, a casa vai cair. [003] [003] [003]
A questão de recursos continua.
Será que ninguém leu isto não?
Quem tiver "olhos de ver" que leia. 8-] 8-] 8-]




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52772 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Jan 16, 2011 9:37 am

Quando a Suécia comprar 10 aviões, nós adquirimos... Claro que antes terá de dizer qual o custo operacional do motor. Não é uma boa proposta?

É incrível o que faz um bom lobby, distorce a verdade e obnublia as mentes mais frágeis e susceptíveis.

Pepê
kirk escreveu:Sim, de fato, porém, NÓS DE MENTE FRACA, estamos bem acompanhados, por muitos pilotos, pelo DCTA, IEAv, Copac, pela federação das indústrias, pela própria Embraer e por inúmeros políticos como vc bem sabe ... todos nós somos muito susceptíveis ao "TENEBROSO LOBBY SUÉCO" ...

Ás vezes me pergunto ... quando será que você aprenderá a argumentar sem tentar desqualificar seu interlocutor ?

Cordiais Saudações
kirk
Claro, com o diretor do Setor de Defesa da Federação sendo o principal beneficiário do programa e prometendo mundos e fundos para o prefeito de uma cidade que não prima por fabricar material aeronáutico....

Vou reforçar meu argumento com uma frase da COPAC:

"Não há garantias de que o Gripen NG atingirá a meta pretendida de 8 mil horas de vida útil".

A propósito, oficiais da FAB, que antes apoiavam o avião nos fóruns, mudaram de opinião. Por que será? Deve ter algo a ver com o telegrama do Wikileaks que afirma, textualmente, que apenas os franceses estão dispostos a abrir todos os códigos-fonte.

Pepê

PS: Disse ao Bengt que mudaria de posição e apoiaria o NG se a Suécia comprasse 20 aviões. Reduzo o número para 10, desde que forneçam Gripens C/D, que são reais, em comodato até que a traquitana da SAAB esteja em construção.




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52773 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Jan 16, 2011 9:42 am

Mapinguari escreveu:
orestespf escreveu:Uma sequência de perguntas, mas que, havendo ousadia em respondê-las, seja na mesma ordem:

1) Qual o preço do F-22?

"Trocentos" milhões de doletas. Não vem ao caso, mas é caro "pra caraio".

2) Qual o custo de operação do F-22?

"Trocentos" mil dólares a mais do que imaginamos.

3) Supondo que (1) e (2) apresentem valores elevados, pergunto: por que os EUA optaram por um caça com preços/custos exorbitantes?

Porque é do interesse deles, para manter a capacidade e estrutura de P&D em defesa, para manter uma mão-de-obra altamente qualificada empregada, para manter a fabricante viva, por orgulho nacional, etc, etc. Um monte de razões. Mas, basicamente, porque eles querem e porque podem.

4) Supondo que um país com o perfil do Brasil deseja convergir, lá adiante, em caminho semelhante, pergunto: por que preços/custos tem maior destaque nesta equação e não a capacidade do caça?

Não têm maior destaque. Não na forma que você coloca as coisas.

5) O Brasil não é os EUA ou o Brasil NÃO pode ser como os EUA? (OBS: no lugar dos EUA pode ser colocado qualquer outro país grande; neste caso é indiferente.)

O Brasil realmente não é os EUA, mas não tem nada de errado em querer ser como os EUA. Ou qualquer outro país, se isso representar progresso para nosso país e povo. Aliás, precisamos deixar nosso complexo de vira-latas de lado, urgentemente.

6) Se não estamos falando em investimentos (para alguns, gastos) para pagamento imediato, então, pergunto: qual o problema em se escolher um caça de maior performance?

Nenhum. Desde que o orçamento para custeio acompanhe. :wink:
Mas o que eu quero saber é por que, cargas d'água, o Rafale não levou ainda o F-X2, se tem (ou tinha) a política ao seu favor e se todos concordamos que, se é para ter a melhor proposta/melhor caça, precisamos estar abertos a pagar mais por isso?


7) E por fim, quem deve dizer o que é melhor para um dado país, o próprio país ou os vendedores?

O País. É nóis na fita, mano!... Mas a minha pergunta continua... :mrgreen:
O custo de um F-22 equivale a 1,5 F-35. Cerca de US$ 220 milhões pelado.

Abraços

Pepê




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52774 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Jan 16, 2011 9:57 am

Mapinguari escreveu: Luís Henrique, estou muito compreensivo e convergente hoje... :mrgreen:
Mais uma vez, eu concordo com tudo o que você disse e digo mais: não sou contra pagar mais para ter o caça que seja melhor para o Brasil, mesmo que seja mais caro de adquirir ou de manter. Só espero que o orçamento de custeio aumente junto, é claro! :wink:

Então, não faz diferença o preço do Rafale ou seu custo operacional, SE a proposta for a que trouxer mais vantagens para a FAB/Brasil. Isso já foi colocado aqui e debatido por páginas e mais páginas.
Então, não me importa que seja Gripen NG, Rafale ou Super Hornet. Só que que a FAB obtenha o que deseja do caça escolhido, sejam ToTs necessárias ou irrestritas.

O que não entendo é como se pode dizer que a Saab, que tem um motor F414G voando numa aeronave agora, que é quase 100% representativa da versão final; que modificou o software deste motor para otimizar seu uso num monomotor, não sabe dizer qual o seu consumo específico de combustível em empuxo seco ou com PC, não sabe quanto esse motor usa de lubrificantes, qual o intervalo entre Overhauls, quanto precisa de manutenção em termos de homens-hora, etc. Enfim, não sabe qual o custo operacional deste motor para colocar essa informação na #$@%& da proposta à FAB. Afinal, custo operacional é isso que eu disse, não? Ou eu sou um completo imbecil e não entendo o que o Pepê quis dizer com "custo operacional do motor"?
O F414G não é igual aos F-414-100/400 empregados nos Super Hornet. O índice de comunabilidade entre as duas versões é de 80%. Toda a parte dianteira e o FADEC são diferentes, o que explica o melhor desempenho do NG, comparado ao F/A-18E/F, em Leh. A Marinha dos Estados Unidos, que detém os direitos autorais do motor, recusou-se a entregar os valores ao fabricante sueco. Isso consta, com todas as letras, do relatório da COPAC que, para calcular o valor, usou o critério de dividir por dois a cifra apresentada pela Boeing. Obviamente, o Alto Comando não concordou com isso e duplicou o peso da nota de risco, que saiu de cinco para dez. Lembre-se, por enquanto os motores pertencem à GE e foram fornecidos a custo zero para a SAAB.

Quanto ao fato do NG ser 100% representativo da versão final, não force a barra. O DEMO tem cerca de 40% de partes comuns com o C/D. Na versão final, o que consta do relatório da COPAC, esse valor cairá para cerca de 20%. O próprio diretor da Akaer deixou isso claro ao afirmar que a asa do demonstrador "era uma gambiarra bem-feita". Já se sabe que o protótipo terá muito mais peso que o previsto (lembra-se de nossas discussões originais sobre o tema?). Saltou de 200kg para quase 1 mil, o que foi admitido por Bill Sweetman num comentário laudatório (provavelmente pago) publicado na DTI.

Espero ter explicado.

Pepê




Editado pela última vez por Pepê Rezende em Dom Jan 16, 2011 10:03 am, em um total de 1 vez.
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52775 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Jan 16, 2011 10:01 am

Não é o que a seleção para a Força Aérea do Iraque mostra... É um bom indicativo de quem vai ganhar.

Abraços

Pepê
Luís Henrique escreveu:Pepê, não entendi.
Como é que ta a seleção do caça para o Iraque. Não vai ser F-16?
Estou falando do avião de ataque leve. Deu Beech, apesar dos iraquianos quererem Super Tucanos. Será o mesmo nos EUA.

Abraços

Pepê




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52776 Mensagem por helio » Dom Jan 16, 2011 10:19 am

Marino escreveu:
Marino escreveu:[Ufa, tomara que seja aprovado. É o que eu torco há tempos.
http://www.istoe.com.br/reportagens/119 ... ONGO+PRAZO
8-] 8-] 8-] :lol: :twisted:
Ai jisuis, a casa vai cair. [003] [003] [003]
A questão de recursos continua.
Será que ninguém leu isto não?
Quem tiver "olhos de ver" que leia. 8-] 8-] 8-][/quote]

Marino
como o proprio texto diz, são idéias nada mais.

hélio




Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52777 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 16, 2011 10:41 am

Mas não poderia ser que as pessoas responsáveis pelas compras/acordos/acertos/etc saibam que isso vai ser aprovado e transformado em lei, e que de posse desta informação estejam fazendo o planejamento dessas compras?

A menos que a terra gire pro outro lado amanhã, me parece que o GF tem maioria folgada para aprovar essa e outras leis, digamos, menos traumáticas.

Não se vai precisar de 3/5 ou sei lá quanto, como quando se quer mexer com cláusulas pétreas, acho que não.
A menos que manter nossas FAs na merda seja uma cláusula pétrea a da constituição, aí phudeu de vez.

Nosso amigo Marino já está batendo nesta tecla faz tempo, sempre na mesma direção.
Eu dou muito crédito ao que ele fala aqui, pois sempre tem acertado, se não 100%, uns 99% das suas "previsões".

Falar nisso, semana passada duas fragatas saíram para o mar com um navio de apoio.
A vaquinha continua rendendo bons frutos. :roll: :mrgreen:




Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52778 Mensagem por Justin Case » Dom Jan 16, 2011 10:43 am

Pepê Rezende escreveu:
Mapinguari escreveu: Luís Henrique, estou muito compreensivo e convergente hoje... :mrgreen:
Mais uma vez, eu concordo com tudo o que você disse e digo mais: não sou contra pagar mais para ter o caça que seja melhor para o Brasil, mesmo que seja mais caro de adquirir ou de manter. Só espero que o orçamento de custeio aumente junto, é claro! :wink:

Então, não faz diferença o preço do Rafale ou seu custo operacional, SE a proposta for a que trouxer mais vantagens para a FAB/Brasil. Isso já foi colocado aqui e debatido por páginas e mais páginas.
Então, não me importa que seja Gripen NG, Rafale ou Super Hornet. Só que que a FAB obtenha o que deseja do caça escolhido, sejam ToTs necessárias ou irrestritas.

O que não entendo é como se pode dizer que a Saab, que tem um motor F414G voando numa aeronave agora, que é quase 100% representativa da versão final; que modificou o software deste motor para otimizar seu uso num monomotor, não sabe dizer qual o seu consumo específico de combustível em empuxo seco ou com PC, não sabe quanto esse motor usa de lubrificantes, qual o intervalo entre Overhauls, quanto precisa de manutenção em termos de homens-hora, etc. Enfim, não sabe qual o custo operacional deste motor para colocar essa informação na #$@%& da proposta à FAB. Afinal, custo operacional é isso que eu disse, não? Ou eu sou um completo imbecil e não entendo o que o Pepê quis dizer com "custo operacional do motor"?
O F414G não é igual aos F-414-100/400 empregados nos Super Hornet. O índice de comunabilidade entre as duas versões é de 80%. Toda a parte dianteira e o FADEC são diferentes, o que explica o melhor desempenho do NG, comparado ao F/A-18E/F, em Leh. A Marinha dos Estados Unidos, que detém os direitos autorais do motor, recusou-se a entregar os valores ao fabricante sueco. Isso consta, com todas as letras, do relatório da COPAC que, para calcular o valor, usou o critério de dividir por dois a cifra apresentada pela Boeing. Obviamente, o Alto Comando não concordou com isso e duplicou o peso da nota de risco, que saiu de cinco para dez. Lembre-se, por enquanto os motores pertencem à GE e foram fornecidos a custo zero para a SAAB.

Quanto ao fato do NG ser 100% representativo da versão final, não force a barra. O DEMO tem cerca de 40% de partes comuns com o C/D. Na versão final, o que consta do relatório da COPAC, esse valor cairá para cerca de 20%. O próprio diretor da Akaer deixou isso claro ao afirmar que a asa do demonstrador "era uma gambiarra bem-feita". Já se sabe que o protótipo terá muito mais peso que o previsto (lembra-se de nossas discussões originais sobre o tema?). Saltou de 200kg para quase 1 mil, o que foi admitido por Bill Sweetman num comentário laudatório (provavelmente pago) publicado na DTI.

Espero ter explicado.

Pepê
Amigos, bom dia.

Não conheço detalhes sobre uso do motor F414 na configuração monomotor, mas a lógica indica que:
1. A confiabilidade de um motor usado nessa configuração tem que ser muito maior, ou seja: maior período entre falhas - MTBF (Mean Time Between Failures) e menor probabilidade de ocorrência falhas catastróficas (perda de potência, por exemplo). Afinal é o único motor da aeronave.
2. Isso é conseguido, basicamente, aumentando a segurança na sua operação. Três ações são comuns para isso: diminuição do intervalo entre inspeções, maior redundância nos procedimentos de inspeção e diminuição dos limites de operação. As duas primeiras ações causam aumento significativo no custo operacional (por motor); e a terceira ação causa diminuição da performance (redução de potência máxima, rpm máxima e temperatura máxima; aumento do tempo de aceleração de marcha lenta à potência máxima, etc.).
É palpite.
Abraços,

Justin




Editado pela última vez por Justin Case em Dom Jan 16, 2011 10:47 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52779 Mensagem por Penguin » Dom Jan 16, 2011 10:45 am

Pepê Rezende escreveu:Quando a Suécia comprar 10 aviões, nós adquirimos... Claro que antes terá de dizer qual o custo operacional do motor. Não é uma boa proposta?

É incrível o que faz um bom lobby, distorce a verdade e obnublia as mentes mais frágeis e susceptíveis.

Pepê
kirk escreveu:Sim, de fato, porém, NÓS DE MENTE FRACA, estamos bem acompanhados, por muitos pilotos, pelo DCTA, IEAv, Copac, pela federação das indústrias, pela própria Embraer e por inúmeros políticos como vc bem sabe ... todos nós somos muito susceptíveis ao "TENEBROSO LOBBY SUÉCO" ...

Ás vezes me pergunto ... quando será que você aprenderá a argumentar sem tentar desqualificar seu interlocutor ?

Cordiais Saudações
kirk
Claro, com o diretor do Setor de Defesa da Federação sendo o principal beneficiário do programa e prometendo mundos e fundos para o prefeito de uma cidade que não prima por fabricar material aeronáutico....

Vou reforçar meu argumento com uma frase da COPAC:

"Não há garantias de que o Gripen NG atingirá a meta pretendida de 8 mil horas de vida útil".

A propósito, oficiais da FAB, que antes apoiavam o avião nos fóruns, mudaram de opinião. Por que será? Deve ter algo a ver com o telegrama do Wikileaks que afirma, textualmente, que apenas os franceses estão dispostos a abrir todos os códigos-fonte.

Pepê

PS: Disse ao Bengt que mudaria de posição e apoiaria o NG se a Suécia comprasse 20 aviões. Reduzo o número para 10, desde que forneçam Gripens C/D, que são reais, em comodato até que a traquitana da SAAB esteja em construção.

Com relação ao Wikileaks, não foi afirmado que APENAS os franceses estão dispostos a abrir todos os códigos. Há muito relato do que saiu na imprensa local.

A Volvo é parceira de risco do programa F414 (tb da LM2500, dentre outras). A Volvo projetou e fabrica componentes (do fan e compressor) para a F414. Ela deve saber bastante coisa dessa turbina.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52780 Mensagem por Penguin » Dom Jan 16, 2011 10:50 am

Pepê Rezende escreveu:Não é o que a seleção para a Força Aérea do Iraque mostra... É um bom indicativo de quem vai ganhar.

Abraços

Pepê
Luís Henrique escreveu:Pepê, não entendi.
Como é que ta a seleção do caça para o Iraque. Não vai ser F-16?
Estou falando do avião de ataque leve. Deu Beech, apesar dos iraquianos quererem Super Tucanos. Será o mesmo nos EUA.

Abraços

Pepê
'

Os iraquianos já operam o T-6A para treinamento.

Imagem
Sept 21/10: Iraqi Air Force pilots take possession of 3 T-6A trainer aircraft in Amman, Jordan, and fly them to Tikrit, bringing their total T-6A inventory to 11 ( 4 in Dec. 2009, 4 in Feb. 2010, 3 in Sept. 2010). The last 4 of Iraq’s 15 contracted T-6As are expected to arrive in November 2010.

The timing of the latest 3 planes’ arrival coincided with the first graduation ceremony for 20 new Iraqi Air Force pilots (8 fixed-wing and 12 rotary-wing) at the Iraqi Air Force College in Tikrit, bringing the total number of Iraqi air force pilots trained to 102 – 55 fixed-wing and 47 rotary-wing. Pentagon DVIDS.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52781 Mensagem por marcelo l. » Dom Jan 16, 2011 10:54 am

Uma pergunta a Volvo não é da chinesa Geely, mesmo essa sessão de motores agora?




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52782 Mensagem por Penguin » Dom Jan 16, 2011 11:02 am

marcelo l. escreveu:Uma pergunta a Volvo não é da chinesa Geely, mesmo essa sessão de motores agora?
Não. Apenas a divisão de automóveis (Volvo Motors).
A Volvo Group ( http://www.volvogroup.com/group/global/ ... _home.aspx ) é um dos principais grupos empresariais suecos e possui uma subsidiaria, a Volvo Aero (http://www.volvoaero.com/volvoaero/glob ... _aero.aspx ) especializada no projeto e fabricação de componentes para aeronaves, foguetes e turbinas a gás.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Dom Jan 16, 2011 11:04 am, em um total de 2 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52783 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 16, 2011 11:03 am

Com relação ao Wikileaks, não foi afirmado que APENAS os franceses estão dispostos a abrir todos os códigos. Há muito relato do que saiu na imprensa local.
O embaixador americano diz que os franceses entregarão tudo o que estão prometendo, no FX and beyond.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52784 Mensagem por Penguin » Dom Jan 16, 2011 11:05 am

Carlos Mathias escreveu:
Com relação ao Wikileaks, não foi afirmado que APENAS os franceses estão dispostos a abrir todos os códigos. Há muito relato do que saiu na imprensa local.
O embaixador americano diz que os franceses entregarão tudo o que estão prometendo, no FX and beyond.
Diz que os franceses dizem que entregarão.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52785 Mensagem por kirk » Dom Jan 16, 2011 11:08 am

Luís Henrique escreveu:1) O Rafale é bem maior que o Gripen NG. A diferença não é mínima. Como ambas aeronaves possuem design semelhante (delta canard) multiplique comprimento, envergadura e altura.
O rafale da 875 m³, o gripen da 532 m³
Uma diferença considerável.
Luís Henrique, não gosto de fracionar as respostas porém, dessa vez abro exceção em razão de muitas informações ... digamos "questionáveis" ... vamos lá ...

Em primeiro lugar ... que matemática é essa Luis ??? ... medir caça por cubagem ??? :lol: ... não é conteiner, não meu amigo ... é avião ... nunca se mede a altura do estabilizador veritical para fazer uma medida cúbica ...

O Rafale é 1,2 m maior que o Gripen em comprimento e 2,4 m em envergadura (1,2 em cada lado o que lhe permite mais um cabide) ... em m2 seria ... 164,9 m2 Rafale ... contra 118,4 m2 do Gripen o que favorece o Gripen na questão do RCS ...
Luís Henrique escreveu:O Super Hornet é ainda maior, porém a configuração é diferente. A asa em delta do Rafale minimiza a diferença. Analisando o comprimento e envergadura o SH seria muito maior que o rafale, porém devido a asa delta o Rafale acaba chegando perto.

A capacidade de carga das aeronaves:
SH = quase 16T
rafale = 14,5T
gripen = 9T

portanto em termos de tamanho e capacidade o Rafale esta muito mais próximo do SH do que do gripen.
O gripen não é lift mas é um caça LEVE, o rafale é médio e o SH é médio ou poderia ser classificado como médio/pesado.
O dado acima está errado ... porém o que importa é que ... capacidade de carga há de se considerar "capacidade de armamentos" ... esse é o ponto :

Rafale : 9,5 Ton
SH : 8,0 Ton
Gripen : 6,0 Ton

Um dado importante é que o Rafale "necessita" de tanques sub-alares invariavelmente o que diminue sua capacidade de carga de armamentos / RCS / Velocidade / manobrabilidade ...
Luís Henrique escreveu:Com relação a potência, o Gripen C possui 8.200 kg/F, agora com o NG este valor subiu para 10.000
O Rafale possui 15.500, praticamente o DOBRO da potência do Gripen C. E o Rafale dos EAU vai ser produzido com novos motores que geram 18.000 kg/F.

O F-16, apesar de ter tamanho próximo ao do Rafale, acontece a mesma coisa que com o SH.
O F-16 não é delta e possui asa bem menor. Carrega bem menos carga. Ainda assim é maior que o Gripen NG.
Poderia ser classificado como caça leve ou como caça leve/médio.
Dos 3 equipamentos selecionados o único que operta em supercruise é o Gripen ! 8-]
Luís Henrique escreveu:2) com relação ao SH ser o melhor e o Gripen ser o melhor para a indústria, eu creio que seja justamente ai que o Rafale se sobressai. Ele tem o melhor dos dois mundos. Possui as capacidades militares do SH e possui os benefícios industriais e tecnológicos do Gripen NG. Mesmo que seja considerado um pouquinho inferior ao SH em capacidade militar e um pouquinho inferior ao Gripen em benefícios industriais. Além disso, possui o melhor offset, o único que se comprometeu a adquirir 10 ou 12 KC-390.

carrega 9,5T de armamentos (mais que 1 gripen e meio), domina a tecnologia de operações em rede como o gripen, autonomia excelente também, raio de ação de 1.850 km (quase 50% mais que o gripen), leva muito mais armamento, o gripen pode levar 10 mísseis, o Rafale leva 14 (40% mais), em peso da mais de 50% a diferença.

Enfim, em minha visão o SH e o Rafale estão a frente em capacidade militar. O Gripen é um bom produto mas é muito caro para o seu tamanho e capacidades.
Esse off-set de 10/12 KC-390 é propaganda enganosa ... isso tem que ser aprovado no Senat francês ... para aprovar há de se apresentar características detalhadas e PRINCIPALMENTE comprovar a necessidade ...

"domina a tecnologia de operações em rede como o gripen" ... amigo essa você INVENTOU ... se não inventou posta ae pra gente ver ... :mrgreen:

Bom Luiz ... respeito sua opinião ... acho meio exagerada ... porém ... "faz parte" ... :P

Grande Abraço
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Responder