Enviado: Qua Mai 09, 2007 2:00 pm
erro
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orestespf escreveu:
Olá Plínio,
estamos de acordo mais uma vez. Só levanto uma dúvida (não da opinião do amigo): será mesmo que a FAB não tem como substituir toda a frota de combate? Já não acredito mais nisso.
Todos nós sabemos que material de defesa se paga a perder de vista (30 anos, às vezes mais). Sempre existe o famoso off-set. Tenho informações de que o governo (e não foi só este) não se nega a liberar tais verbas necessárias, "parece" haver algo mais delicado (e por que não dizer oportunista) que está amarrando todo o "jogo".
Vou falar em linhas gerais apenas, mas no FX foi um estardalhaço por menos de 800 milhas, recentemente a MB anunciou a comprar de novo sub com modernização dos atuais por um valor muito superior e não houve sequer um sinal de fumaça, a MB anunciou a compra recentemente mais meios navais e anunciará ainda mais neste ano, mas uma vez não haverá tempestades.
O problema no EB já está claro pra mim, estão pedindo uma outra modalidade de "reestruturação" em paralelo ao reaparelhamento, negado pelo governo. A FAB parece está sofrendo do mesmo mal...
Vaidades? Oportunismos? Interesses outros? Incompetência? Por incrível que possa parecer, tudo sugere que será o governo que colocará a FAB em "xeque" desta vez. A insatisfação está gerando incômodos de causar calafrios até nos mais frios dos políticos desinteressados por defesa.
Respeitosamente,
Orestes
Vaidades? Oportunismos? Interesses outros? Incompetência?
Luís Henrique escreveu:As modernizações estão ai para ficar.
O A-1M não é a melhor opção mas dado o conhecimento adquirido, vai acabar valendo a pena.
O negócio é modernizar os F-5 RAPIDAMENTE.
E modernizar os A-1 RAPIDAMENTE.
Adquirir o FX rapidamente para equipar inicialmente 2 GDA´s.
Anapolis e Manaus.
Os M2000C poderiam dar algum caldo em um 3 GDA Porto Velho até a chegada de MAIS FX.
Com +12 F-5E/F, conseguiremos manter pelo menos 48 F-5EM nos esquadrões de caça. Ou seja, 24 em Santa Maria e 24 em Santa Cruz.
Santa Maria com 24 F-5M + 24 A-1M com o apoio de 1 R-99A ja da para dar algum caldo. Apenas aumentaria o número de R-99A na FAB para termos disponibilidade de 2 por base.
Santa Cruz também com 24 F-5M + 24 A-1M esta de bom tamanho.
Tudo isso com Derby, MAA-1B, no futuro A-darter, bombas inteligentes, etc. dão conta do recado, provisoriamente.
Anapolis com 12 Su-35BM ou 12 Rafale fica muito bem, com 1 R-99A também.
Manaus com 12 Su-35BM ou 12 Rafale também deixa o norte bem protegido, com 1 R-99A também e 1 R-99B.
Porto Velho com M2000C + S530D e o apoio de 1 R-99A da algum caldo ainda.....
Precisamos, neste momento, da ACELERAÇÃO das modernizações e da aquisição inicial do FX (24 unidades).
gingerfish escreveu:Todos os F5 serão modernizados né?
Aparentemente sim. Mas é provável que só os F-5M.
Luís Henrique escreveu:Aparentemente sim. Mas é provável que só os F-5M.
Creio que quiz dizer F-5E Monoplace;
cicloneprojekt escreveu:Luís Henrique escreveu:Aparentemente sim. Mas é provável que só os F-5M.
Creio que quiz dizer F-5E Monoplace;
E o pior é que não!
Era para ser F-5F, que a FAB tá precisando à muito tempo.
sds
Walter
Os caças F-5E Tiger II formam a espinha dorsal de nossa Força Aérea. Fabricados pela empresa americana Northrop, foram adquiridas em 1975 no primeiro lote 36 unidades monoplace(F-5E) e 6 unidades do modelo biplace (F-5B) todos novos de fábrica. Anos mais tarde, em 1988, foi feita a aquisição de um segundo lote de 22 caças F-5E e seis F-5F usados do estoque da USAF. As perdas operacionais ao longo destes trinta anos de serviço ininterrupto reduziu a frota para 46 unidades. Ciente da importância do versátil caça para a defesa aérea do país e da necessidade de dotá-lo com um radar e aviônicos mais avançados, para que pudesse melhor cumprir sua missão de superioridade aérea, interdição e ataque ao solo, a FAB iniciou em 2001 um programa de modernização das aeronaves, orçado em US$ 285 milhões, sob responsabilidade da brasileira Embraer em parceria com a israelense Elbit Systems. Em setembro de 2005 foi apresentado ao público o primeiro F-5E Tiger II modernizado, agora designado oficialmente como F-5EM e até o final do ano outros onze estarão operacionais. Pelo cronograma, em 2006 mais dezoito caças entrarão em serviço e por fim, em 2007, os últimos dezesseis F-5M voltarão para seus esquadrões, prontos para voarem no estado da arte por pelo menos mais dez anos. Cada caça será equipado com um avançado radar multimodo italiano FIAR Grifo-F pulso Doppler, com capacidade look-up e look-down e alcance de 60 km, possibilitando a utilização de mísseis ar-ar BVR e bombas inteligentes guiadas por GPS ou laser; dois computadores de missão que recebem e analisam os dados de todos os sensores da aeronave; painel digital com telas de cristal líquido (LCD); sistema HOTAS que reúne os principais comandos no manche e na manete de potência; moderno HUD (Head-UP Display) que permite ao piloto controlar os parâmetros de vôo e de combate sem desviar o olhar do ambiente externo; instrumentos compatíveis com o uso de óculos de visão noturna (NVG); os pilotos poderão contar com capacetes com sistema de mira (HMD - Helmet Mounted Display), modelo Dash da Elbit System; rádios digitais V/UHF Rohde & Schwartz com datalink, garantindo comunicações totalmente seguras; sistema de alerta radar (RWR) da israelense Eslira; sistema de navegação Inertial/GPS Rockwell H-764G a laser e um avançado computador de vôo. Enfim, com a chegada do F-5EM Tiger II a FAB entra em uma nova era, operando um caça com sistemas de última geração, que aliados à sua reconhecida manobrabilidade e diversidade de emprego, permitirá prover uma adequada defesa de nosso espaço aéreo.
Marcius escreveu:Senhores
E esta compra aconteceu ou não ?
gingerfish escreveu:
Todos os F5 serão modernizados né?
ElderNet escreveu:gingerfish escreveu:
Todos os F5 serão modernizados né?
Do jeito que vai, só lá pra 2013... para modernizarem todos.
ElderNet escreveu:gingerfish escreveu:
Todos os F5 serão modernizados né?
Do jeito que vai, só lá pra 2013... para modernizarem todos.