Página 36 de 42

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Enviado: Sáb Nov 28, 2020 10:36 pm
por FCarvalho
Se haverá modernização é ótimo. Não modernizar os R-99 no mesmo nível dos E-99 não seria nada salutar, mesmo que a troco de economia de recursos.
Eu não falei em modernização pé de chinelo. Estava querendo entender o porquê dela não ser feita, eventualmente, na Embraer, como o Cássio citou, no caso dos R-99.
Para mim não há lógica em não modernizar estas aeronaves na Embraer, que acabou de fazer o mesmo serviço nos AEW&C. A não ser, como tentei explicar acima, que o objetivo seja apenas uma atualização. Atualizar a meu ver não é o mesmo que modernizar.

abs

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Enviado: Dom Nov 29, 2020 5:00 am
por Cassio
Atualizar = tornar atual.
Modernizar = tornar moderno.

Algo atual deveria ser algo moderno.

Então logicamente falando seriam a mesma coisa.

O que pode variar é a amplitude da atualização/modernização.

Mas já existem outros que consideram o seguinte:

Atualização seria colocar novas versões dos softwares embarcados.
Modernização seria a troca dos equipamentos obsoletos por outros mais modernos mesmo que sem incremento de capacidades. Mas o incremento das capacidades é natural já que são equipamentos mais modernos.

Segundo se comenta a empresa que vai trabalhar nos R-99 será a Albatross.

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Enviado: Dom Nov 29, 2020 9:43 am
por gogogas
Deve ser questão de preço ....
Os T-27 Tucano estão sendo modernizado no PAMA LS

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Enviado: Dom Nov 29, 2020 11:13 am
por Cassio
gogogas escreveu: Dom Nov 29, 2020 9:43 am Deve ser questão de preço ....
Os T-27 Tucano estão sendo modernizado no PAMA LS
Sim, e pela mesma Albatross

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Enviado: Sex Dez 18, 2020 2:37 pm
por arcanjo
Esquadrão Guardião recebe a segunda aeronave E-99 modernizada
A aeronave decolou de Gavião Peixoto nessa quinta-feira (17) e pousou na Ala 2, em Anápolis (GO)

https://1.bp.blogspot.com/-oPm6OVr7I6E/X9zm1A8u39I/AAAAAAAAKe0/OgjGAUJAq_8TDqsLYHeSB5p9E_sHyeKhQCLcBGAsYHQ/s1280/WhatsApp_Image_2020_12_17_at_14.47.38.jpeg

A segunda aeronave E-99M entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) pousou nessa quinta-feira (17) na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO). O vetor, que decolou de Gavião Peixoto (SP), será operado pelo Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2°/6° GAV) - Esquadrão Guardião. A modernização integra o projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

O E-99M pousou na cidade goiana às 14h. A tripulação de pilotos foi composta pelo Comandante do 2°/6° GAV, Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha, e pelo Capitão Aviador Raoni Miranda, que realizaram o traslado da aeronave de Gavião Peixoto para a Ala 2.

https://1.bp.blogspot.com/-k_txlHSI4FY/X9zm7nJ2xtI/AAAAAAAAKe4/kWsZL6k0JtAebWlw9HMwBRvddcZikhbYgCLcBGAsYHQ/s1024/WhatsApp_Image_2020_12_17_at_11.12.25.jpeg
O Comandante do 2°/6° GAV ressaltou que o FAB 6703 elevará ainda mais as capacidades operacionais do Esquadrão Guardião. “Hoje, recebemos mais uma aeronave E-99M, aeronave de extrema relevância para a missão da Força Aérea Brasileira, que juntamente com um quadro de tripulantes de excelência, aumentará as capacidades do Esquadrão Guardião”, afirmou.

A aeronave

O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altura. Quando os pilotos de Caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação. Isso permitirá a continuidade da participação, com excelência, da FAB em missões aéreas de combate aos tráfegos irregulares, atuando com protagonismo nas ações interagências, como as operações Ágata e Ostium. Além disso, as aeronaves E-99M têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.

Fotos: Sargento Leandro/ Ala 2
Fonte: Ala 2, por Capitão Wesley Martins Paz
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha - Revisão: Major Monteiro


:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... gunda.html

abs.

arcanjo

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Enviado: Qui Dez 24, 2020 11:42 am
por gabriel219
Não falo em substituir os E-99, muito pelo contrário, mas poderiam servir como excelente complemento:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Enviado: Qui Dez 24, 2020 1:14 pm
por FCarvalho
Um dos planos da FAB para o seu aniversário em 2041 inclui o desenvolvimento de um radar nacional AEW.
Quando começa este desenvolvimento é uma incógnita.

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Enviado: Qui Dez 24, 2020 6:03 pm
por gogogas
Só faltou uma sonda reabastecimento !

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Enviado: Sex Dez 25, 2020 9:02 pm
por Pablo Maica
gogogas escreveu: Qui Dez 24, 2020 6:03 pm Só faltou uma sonda reabastecimento !
Não sei se seria viável, pois pelo que eu ouvi para colocar sonda no 145 da índia já foi uma dor de cabeça e um processo bem caro devido a estrutura e espaço. Numa aeronave ainda menor deve ser um desafio bem maior.


Um abraço e t+ :)

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Enviado: Sáb Dez 26, 2020 12:04 am
por FCarvalho
O plataforma Praetor 600 tem 7400 kms de alcance. O P-600 talvez possa ter até mais um pouco que isso.
Revo no caso desse avião não é uma necessidade, e nem faz parte do escopo do negócio. Deixaria um sistema que já é caro por si mesmo ainda mais caro. Mais atrapalha do que ajuda.
A ideia por trás dele é ser uma alternativa soft para AEW em países que não podem pagar bilhões de dólares para ter esse tipo de avião.

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Enviado: Sex Jan 01, 2021 2:09 pm
por FCarvalho
Para fazer frente a ameaça chinesa, Força Aérea Indiana avalia a aquisição de mais aeronaves AWACS baseadas na plataforma ERJ-145
Posted by E.M.Pinto

https://www.planobrazil.com/wp-content/uploads/2020/10/EMB-145-AEWACS.jpg

https://www.planobrazil.com/2020/10/09/ ... a-erj-145/

A Embraer nega de pé junto que não conversa com ninguém sobre isso de vender o setor comercial da empresa, mas, isso não significa que o interesse de outras empresas em comprá-la não seja aberto ou mesmo velado.
Vamos ver no que isso vai dar.

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Enviado: Sáb Jan 02, 2021 8:51 am
por Cassio
Segundo nós é informado a venda da aviação comercial está mesmo dia dos planos. O que se está negociando é parceira no projeto do turboélice e possibilidade de co-produção.

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Enviado: Sáb Jan 02, 2021 11:05 am
por FCarvalho
Co-produção do turboélice, certo?

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Enviado: Ter Ago 10, 2021 12:05 pm
por arcanjo
R-99 utiliza sensor modernizado em Operação no norte do País
Esta é a primeira missão operacional após o processo de atualização por qual a aeronave passou

https://1.bp.blogspot.com/-nMXnD1zS6lA/YRKSliyKrCI/AAAAAAAAM8A/1GVZjLVP-b8-wgScAAlR9j05XIQQCPlXwCLcBGAsYHQ/s799/7420589708_747dbd707b_c.jpg

A Aviação de Reconhecimento realiza rastreamento minucioso de dados de inteligência e monitoramento de áreas de interesse. A bordo das aeronaves, câmeras, sensores e radares são os olhos da Força Aérea Brasileira (FAB) que, do alto, auxiliam na detecção de ameaças e na proteção do território brasileiro. A aeronave R-99, operada pelo Esquadrão Guardião (2º/6º GAV), é uma das plataformas utilizadas na Operação Samaúma, ação deflagrada pelo Ministério da Defesa.

Esta é a primeira missão operacional após o processo de Gerenciamento de Obsolescência pelo qual a aeronave passou, que contou com o suporte logístico do Comando-Geral de Apoio (COMGAP). A aeronave R-99 recebeu um Sensor Elétrico Óptico (OIS, sigla em inglês para Optical Electrical Sensor) mais moderno, que permite um melhor desempenho. Trata-se do MX-15, que inclui um sensor infravermelho (IR) e é otimizado para desempenho de longo alcance.

https://1.bp.blogspot.com/-OYzRt8GtMlY/YRKSsfMX7sI/AAAAAAAAM8E/GW3Zb5ChDTox6331HVJ17BXdaHg2ueFHACLcBGAsYHQ/s799/1.png

De acordo com o Comandante do Esquadrão Guardião, Tenente-Coronel Aviador Santos, o sensor de última geração possibilita o reconhecimento de alvos em profundidade e em alta definição. “Os sensores anteriores limitavam o voo a baixas altitudes e com qualidade inferior de imagem. Hoje, voamos mais alto e ainda conseguimos obter imagens com qualidade muito superior, permitindo a furtividade da aeronave”, explicou.

Operação Samaúma

A FAB está atuando na Operação Samaúma, que foi deflagrada pelo Governo Federal, representado pelo Ministério da Defesa, para combater o desmatamento ilegal e os incêndios florestais nas terras indígenas e nas unidades federais de conservação ambiental, na região norte do País. A Operação é um esforço conjunto das Forças Armadas, órgãos e entidades de proteção ambiental, além de agências e instituições policiais. Na missão, a FAB é responsável por dar todo o suporte de inteligência, vigilância e reconhecimento, no fornecimento de imagens aéreas, por meio do emprego das aeronaves RQ-900, P-3 AM Orion, R-99, A-1 e H-60 Black Hawk.

Fotos: Sargento Rezende / CECOMSAER
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius


:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... do-em.html

abs.

arcanjo

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Enviado: Ter Ago 10, 2021 12:32 pm
por FCarvalho
Nada contra o R-99, mas a falta de uma modernização do tipo que foi realizada nos E-99 não é apenas falta de grana, mas mostra também uma certa indecisão da FAB quanto ao futuro desta plataforma.
O porquê disso? Bem, os UAV vieram para ficar. E cedo ou tarde, um ou mais deles irão assumir na íntegra ou parcialmente as missões deste avião.

A ver quanto tempo mais a FAB irá sustentar os R-99 até que uma solução não tripulada venha opor-se a sua existência na frota.