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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

Enviado: Seg Jul 27, 2015 10:44 pm
por juarez castro
O F 5 M mantém um desempenho bastante razoável com mísseis IR(Python IV/V), agora com Derby há uma perda significativa de desempenho.

Grande abraço

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

Enviado: Seg Jul 27, 2015 10:59 pm
por Carlos Lima
juarez castro escreveu:O F 5 M mantém um desempenho bastante razoável com mísseis IR(Python IV/V), agora com Derby há uma perda significativa de desempenho.

Grande abraço
Faz sentido... ele não foi feito para esse tipo de função.

[]s
CB_Lima

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

Enviado: Seg Jul 27, 2015 11:32 pm
por Penguin
Mathias escreveu:Bem, é preciso ter em conta que essas simulações são isso, simulações, todo mundo sem carga externa, pertinho da base, brincando de pega pega...
O F-5 por ser peso pluma de beija flor, com qualquer carguinha degrada e muito seu desempenho.
Um F-5E com quatro mísseis e dois tanques deve virar um tijolo lerdo que vai ali na esquina e volta.
Sim é verdade. O Mig-21 com essa carga tb sofre.
Aliás, a capacidade de cargas externas no F-5E é de 3,6t. A do Mig-21 (Bis) de 1,5t.
Mas ambos sofrem com cargas externas.

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

Enviado: Seg Jul 27, 2015 11:38 pm
por Penguin
Mathias escreveu:Ué?
Então esse dado de vel do MIG-21 é chute?

Rapaz, e eu que não sabia que o F-5 tinha perna comprida, sempre foi melhor que o MIG em tudo praticamente.
O MIG-21 é mais veloz mas não pode ser, porque cai sem querosene. Acho que calcularam a vel máxima na calculadora do Gripen-nG.
Sobe mais mas só depois que já está no alto.
Faz curva mas numa velocidade proibida pela lei, todo mundo tem que duelar abaixo de 750 km/h.
Tá vendo?
E isso tudo depois que os próprios soviéticos viram como seu caça era uma merda e nem assim melhoraram!
Imagina se o F-5 conseguisse fazer interceptação acima de 150Km, era o novo tomcat!

Só é estranho que a USAF nunca tenha quisto essa maravilha voadora...
Chute?!
Não.

Imagem

Imagem

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

Enviado: Seg Jul 27, 2015 11:42 pm
por Penguin
Carlos Lima escreveu:
juarez castro escreveu:O F 5 M mantém um desempenho bastante razoável com mísseis IR(Python IV/V), agora com Derby há uma perda significativa de desempenho.

Grande abraço
Faz sentido... ele não foi feito para esse tipo de função.

[]s
CB_Lima
A carga ar-ar tipica do Mig-21 consiste de 2 ou 4 misseis IR leves (Atoll) da classe do AIM-9 (dependendo da versao (F, PF, MF ou M). Se pendurar um missil maior, tb afetara o desempenho do Mig.

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

Enviado: Seg Jul 27, 2015 11:51 pm
por Carlos Lima
Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu: Faz sentido... ele não foi feito para esse tipo de função.

[]s
CB_Lima
A carga ar-ar tipica do Mig-21 consiste de 2 ou 4 misseis IR leves (Atoll) da classe do AIM-9 (dependendo da versao (F, PF, MF ou M). Se pendurar um missil maior, tb afetara o desempenho do Mig.
Até aonde consta da avaliação Americana o Mig-21 tem um melhor desempenho com os seus 4 mísseis leves do que o F-5 com 4 mísseis leves.

Mísseis maiores afetam os 2 sem dúvidas... mas até aí eles não foram feitos para isso.

[]s
CB_Lima

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

Enviado: Ter Jul 28, 2015 12:19 am
por Penguin
LeandroGCard escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Não, o F-5 não poderia utilizar a mesma tática de "hit and run", a segunda palavra na frase significa "fugir" e para isso é preciso mais motor, o Mig 21 tinha mais motor, acelerava mais, subia mais, foi por isso que os soviéticos recomendaram a tática do hit and run contra F-5s.
É verdade.

O F-5E e o MIG-21 BIS podiam ter a mesma MANOBRALIDADE acima dos 800 Km/h, e o F-5 ter vantagens neste quesito específico em velocidades menores. Mas o Mig-21 Bis em qualquer velocidade acelerava mais rápido, subia mais rápido e alcançava maiores altitudes. O F-5E não conseguiria acompanhá-lo ou fugir dele, tendo sempre a desvantagem de não poder tomar a iniciativa do combate.

Apenas em enfrentamentos frente-à-frente onde ambos tentavam girar NO MESMO PLANO a vantagem do F-5 podia ser utilizada. É assim que eles lutam nos agressors, pois a idéia é justamente treinar luta em manobras. Mas se o Mig-21Bis subisse ou passasse reto e se afastasse para tentar voltar de outra direção o piloto do F-5E não poderia fazer nada, só esperar e ver o que o piloto do Mig-21Bis iria fazer a seguir.

Mas de qualquer forma ninguém poderia ficar brincando disso por muito tempo, pois nenhum deles teria autonomia para continuar em combate por mais do que uns poucos minutos.


Leandro G. Card
Se a taxa de subida e aceleração isoladamente fossem determinantes frente a outras variaveis, o F-104 e o Mig-23 teriam sido imbativeis comparado a outros caças de suas gerações.

Subir alegremente no estilo IIGM ou da G. da Coreia na frente de um caca armado com misseis, mesmo um pouco mais lento, pode significar deixar a tubeira de sua turbina a mostra para que um missil IR o atinja em cheio. Se o combate for na base do canhao apenas ok. Da pra ficar brincando de io-io.
Fugir de um dogfight pode apresentar o mesmo problema (a USN, por exemplo, tinha que montar um esquema de escoltas qd os F-14 desengajavam e retornavam para o PA ou para o tanker reabastecer).

A proposito, o F-5 se encontrou com o Mig-21 no conflito entre Etiopia e Somalia. O F-5 levou vantagem. Ver pagina 36 e 37 do link abaixo (as recomendacoes dos russos nao deram muito certo):

Wings over Ogaden: The Ethiopian Somali War, 1978-1979
https://books.google.com.br/books?id=XU ... ia&f=false

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

Enviado: Ter Jul 28, 2015 6:03 pm
por Mathias
Bem, então é isso, o F-5 era melhor e encerra o assunto, está provado nos livrinhos.

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

Enviado: Ter Jul 28, 2015 6:42 pm
por FCarvalho
caramba, mas como esse povo adora uma disputa com coisas de museu. :lol:

abs.

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

Enviado: Ter Jul 28, 2015 8:49 pm
por Penguin
FCarvalho escreveu:caramba, mas como esse povo adora uma disputa com coisas de museu. :lol:

abs.
Nossa realidade...

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

Enviado: Ter Jul 28, 2015 8:53 pm
por Wardog
Penguin escreveu:
FCarvalho escreveu:caramba, mas como esse povo adora uma disputa com coisas de museu. :lol:

abs.
Nossa realidade...
"Ta provado nos livrinhos"... Não Não, o que vale é a cabeça imparcial desse sujeito...

M E U D E U S

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

Enviado: Ter Jul 28, 2015 9:59 pm
por Mathias
Ser imparcial é, entre outras coisas, não chamar quem discorda de mim de parcial.

É como eu li uma vez: Quem "não sabe votar" é sempre aquele que vota diferente de mim e que ganhou a eleição.

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

Enviado: Qua Jul 29, 2015 2:29 am
por Wardog
Essa é uma das impressões da imparcialidade. Se quer defender cegamente apenas um lado, que antes de começar o debate assuma o que é. Não passe como se tivesse embasamento técnico ou minimamente lógico para defender argumentos duvidosos.

Reclama do Kirk mas é a figura que mais a ele se assemelha, só que na posição oposta. Falando abertamente mesmo. Encerrar a argumentação com "ficamos com os livrinhos" é sacanagem. Gostaria de saber quantas horas de vôo você tem em Mig e F-5 para saber mais do que quem publica material especializado com fontes e tudo mais...

Sabe o que é osso? Aí sai notícia no sputnik que Su-27 jameou um destroyer americano e metade da tripulação pediu baixa e vem a mesma trupe ficar com ladainha e besteirol... Se achando cheios de moral e embasamento! :lol: :lol:

Mas enfim, cada um no seu quadrado. Não me interessa entrar em embate com você.

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

Enviado: Qua Jul 29, 2015 9:53 am
por mmatuso
Porra, desculpe mas nesses tópicos sobre caças deve ter no máximo 1 ou 2 pessoas com algum embasamento técnico falando sobre o assunto.

Tópico do FX-2 é um dos piores do forum por ser uma disputa de quem posta "melhor" link e bobagens de marketing.

Alguém postou sobre a guerra do golfo e algumas coisas nos últimos dias, foi um dos poucos conteúdo aproveitáveis por falar de táticas, mas por essa lado a coisa é feia no forum.

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

Enviado: Qua Jul 29, 2015 10:54 am
por Alcantara
Marechal-do-ar escreveu:
LeandroGCard escreveu:Quem tem os caças mais potentes sempre utiliza esta tática de hit-and-run, e geralmente domina a arena ar-ar.
Basicamente atacar, fugir, virar e atacar de novo e essa tática permitiu que caças mais potentes dominassem caças mais manobráveis, uma forma de evitar que, no ataque, a aeronave defensora apontasse para a atacante e atacasse também, era fazer a subida vertical, com menos potência a aeronave defensora não conseguiria apontar para cima.

E a imagem, é realmente, F-4 e F-16.
Isso já era usado na Segunda Guerra Mundial... já devem ter visto em filmes o uso do "stall de badalo" como manobra de combat... 8-]