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Re: ESTRATÉGIA NAVAL

Enviado: Qua Jan 04, 2012 5:32 pm
por Marino
Para os que querem entender um pouco mais de Marinha.
Este tópico é subsídio para a compreensão das diferenças entre uma Marinha e as outras FA.

Re: ESTRATÉGIA NAVAL

Enviado: Sáb Fev 04, 2012 10:53 pm
por knigh7
Pessoal, levantando uma questãö:


Os NAes, assim como Navios de Propósitos Múltiplos/Anfíbios, costumam ser poucos, e portanto importantíssimo, em marinhas como a nossa.

Eles são alvos prioritários para o adversário.

Embora as marinhas desenvolvam a estratégia de risco zero de impacto, não se deve considerar a possibilidade de falha.

Na minha opinião, uma solução mais segura para a proteção, seria envolver esses meios importantes com navios de grande porte (por exemplo colocando 2 petroleiros de cada lado do NAe, com uma escolta na frente e outra atrás) servindo como uma barreira, em especial, a torpedos. Esses grandes navios, de quebra, serviriam também como apoio logístico.

Eu não sei se a MB possui estratégias como essa, ou seja, que não fiquem apenas no conceito tradicional de velocidade, rota, deteccão do adversário, etc.

O que vcs acham?

Re: ESTRATÉGIA NAVAL

Enviado: Sáb Fev 04, 2012 11:40 pm
por prp
Eu acho que é pelo mesmo motivo que não se coloca aquelas redes antsubmarino/torpedos ao redor do NA.

Re: ESTRATÉGIA NAVAL

Enviado: Dom Fev 05, 2012 12:17 am
por knigh7
Mas no caso das redes, elas dificultariam a locomoção, o que não seria o caso de manter 2 navios grandes ladeando o NAe.

Re: ESTRATÉGIA NAVAL

Enviado: Dom Fev 05, 2012 9:40 am
por LeandroGCard
knigh7 escreveu:Mas no caso das redes, elas dificultariam a locomoção, o que não seria o caso de manter 2 navios grandes ladeando o NAe.
O uso de petroleiros ou outros navios de carga como "barreiras" ao lado de PA´s provavelmente iria restringir-lhes em muito a velocidade, pois NA´s são navios rápidos. Principalmente nos momentos críticos de lançamento e recolhimento de aviões eles precisam navegar em velocidades acima de 27 nós ou mesmo mais para gerar vento relativo, e poucos navios de carga /petroleiros atingiriam os 22-25 nós. Já com relação aos BPE´s talvez fosse uma idéia.


Leandro G. Card

Re: ESTRATÉGIA NAVAL

Enviado: Qui Fev 09, 2012 11:00 am
por Marino
Estou de volta.
Navios tanque são considerados prioritários, pois sem eles a esquadra não fica no mar, não possui permanência.
Para esta função, existem os navios que fazem o papel de goalkeeper. Na MB as Greenhalgh cumprem este papel, inclusive como defesa AA cerrada do NAe, mesmo papel cumprido nas Malvinas.

Re: ESTRATÉGIA NAVAL

Enviado: Sex Fev 10, 2012 9:28 pm
por knigh7
E essa função de goalkeeper das fragatas também se refere a servir de alguma forma como barreira ou "barreira" antitorpedo?

Re: ESTRATÉGIA NAVAL

Enviado: Sex Fev 10, 2012 9:55 pm
por Carlos Lima
Me intrometendo... :oops:

Creio que sim... infelizmente não aconteceu com o Frankfurt diversas vezes na Unitas porque as nossas escoltas... #%$%#%#%$. :lol:

Coisas do outro mundo ocorrem quando o povo fica nervoso e sob pressão.

Crédito para o pessoal da Am. do Sul que com navios bem menos sofisticados tentaram bravamente nos proteger contra aeronaves, helis e P-3 Orions da vida.

Show de bola acompanhar uma operação ASW com os Helis passando de um lado para o outro e todas aquelas formações.

[]s
CB_Lima

Re: ESTRATÉGIA NAVAL

Enviado: Sex Fev 10, 2012 10:01 pm
por knigh7
Carlos Lima escreveu:Me intrometendo... :oops:


CB_Lima
A conversa é em público justamente para se intrometerem :D

Aliás, foi uma boa intromissão. :D [009]

Re: ESTRATÉGIA NAVAL

Enviado: Sex Fev 10, 2012 10:09 pm
por Túlio
Tá, mas não dava para botar navios mais leves e rápidos porém 'pelados' nos flancos do NAe, talvez até drones navais?

Re: ESTRATÉGIA NAVAL

Enviado: Sex Fev 10, 2012 10:09 pm
por knigh7
Já pensaram numa marinha que tem 1 NAe, com toda a articulação da esquadra contando com ele, e este é afundado?Como é que fica a projeção?

Quanto a MB, é justamente a minha maior preocupação (a segunda maior é com relacão ao tempo que virão os outros subs nucleares)

Tá, vão dizer que vamos ter 2 NAes de 50 Ton. Mas na boa, quando isso acontecer, e se acontecer, vai tempo para chegar o segundo... É por isso que eu raciocino a MB com apenas 1 NAe.

Re: ESTRATÉGIA NAVAL

Enviado: Sex Fev 10, 2012 10:30 pm
por Carlos Lima
Rapaz... quando eu estava lá com os caras, nós éramos o 'meio' mais importante... (assim como um PA), e quando fomos afundados (com direito a traje de 'crash', ração de emergência e tudo mais :lol: , - os alemães levam a coisa muito a sério :) ) quem deveria nos proteger saiu correndo para a costa da Flórida a ponto de ficarmos olhando... e comm no rádio dizendo:

O que é que vocês estão fazendo?

Ou seja... como dira o jogo do bicho:

Colocaram 5 contos no coelho e sairam vazados!! :lol: (Full Turbine Ahead :twisted: ).

Quanto aos navios mais 'leves' foi isso o que acontecia conosco, os navios sul americanos eram mais leves e ficam a nossa volta junto com a Lubeck que é um Sr navio por sinal.

Os nossos amigos Sul Americanos não tinham equipamento ASW nos seus Navios e por isso estavam nos dando proteção e utilizavam os seus helis para ASW, mas a coisa é bem distribuída e tem todo o esquema de velocidade dos navios, mudança de formação para confundir os Subs e os Helis pingando o sonar aqui e ali.

A coisa é bem complexa mesmo.

[]s
CB_Lima

Re: ESTRATÉGIA NAVAL

Enviado: Sex Fev 10, 2012 10:38 pm
por Túlio
É, cada vez mais concordo com o Walter véio...subs e alvos... 8-]

Re: ESTRATÉGIA NAVAL

Enviado: Sex Fev 10, 2012 10:50 pm
por Carlos Lima
Pois é...

Mas é aquela históra... sub convencional ele tem que praticamente estar na sua rota para fazer algum estrago... já sub nuclear...

... Vai caçar você!!! :twisted:

[]s
CB_Lima

Re: ESTRATÉGIA NAVAL

Enviado: Seg Fev 13, 2012 10:30 am
por Alcantara
Carlos Lima escreveu:Rapaz... quando eu estava lá com os caras, nós éramos o 'meio' mais importante... (assim como um PA), e quando fomos afundados (com direito a traje de 'crash', ração de emergência e tudo mais :lol: , - os alemães levam a coisa muito a sério :) ) quem deveria nos proteger saiu correndo para a costa da Flórida a ponto de ficarmos olhando... e comm no rádio dizendo:

O que é que vocês estão fazendo?

Ou seja... como dira o jogo do bicho:

Colocaram 5 contos no coelho e sairam vazados!! :lol: (Full Turbine Ahead :twisted: ).

Quanto aos navios mais 'leves' foi isso o que acontecia conosco, os navios sul americanos eram mais leves e ficam a nossa volta junto com a Lubeck que é um Sr navio por sinal.

Os nossos amigos Sul Americanos não tinham equipamento ASW nos seus Navios e por isso estavam nos dando proteção e utilizavam os seus helis para ASW, mas a coisa é bem distribuída e tem todo o esquema de velocidade dos navios, mudança de formação para confundir os Subs e os Helis pingando o sonar aqui e ali.

A coisa é bem complexa mesmo.

[]s
CB_Lima
E você tem como dizer que pais foi esse que, em vez de proteger, bateu retirada ao perder o principal meio da sua frota? :wink: