knigh7 escreveu: ↑Ter Jun 18, 2024 4:23 pm
Eles vão substituir os UH-1N, que fazem a tarefa de ligação...usar o valor deste contrato como parâmetro para o EB, que demanda um helicóptero para combate, não faz sentido.
Vejas as configurações destes AW-139 da USAF e verás que não são meros helos de ligação.
Com relação aos BH comprados, eles são helos de manobra, e para por aí. É o que a Avex mais precisa há muitos anos. Usar eles como helos de combate, ou ataque\recon, é que não faz sentido, quando se tem modelos dedicados para isso. Nós é que nunca tivemos e não temos culhão para comprar e decidir a porra toda de uma vez por todas.
Afinal, qual o político vai querer no currículo a compra de helos de ataque para o EB no país do carnaval e "pacífico por natureza"?
knigh7 escreveu: ↑Ter Jun 18, 2024 4:23 pm
Eles vão substituir os UH-1N, que fazem a tarefa de ligação...usar o valor deste contrato como parâmetro para o EB, que demanda um helicóptero para combate, não faz sentido.
Vejas as configurações destes AW-139 da USAF e verás que não são meros helos de ligação.
Gostaria que vc me mostrasse a configuração.
FCarvalho escreveu: ↑Qua Jun 19, 2024 7:06 pm
Com relação aos BH comprados, eles são helos de manobra, e para por aí. É o que a Avex mais precisa há muitos anos. Usar eles como helos de combate, ou ataque\recon, é que não faz sentido, quando se tem modelos dedicados para isso. Nós é que nunca tivemos e não temos culhão para comprar e decidir a porra toda de uma vez por todas.
Ah, é Simples assim
Vou te mostrar os sistemas que irão para o UH-60M da Suécia (esse sim seria um Black Hawk mais próximo a um BH pé de boi) e para a AvEx:
Re: Aviação do Exército
Enviado: Qua Jun 19, 2024 9:27 pm
por Aim For The Top
O nosso BW não vai ter MAWS e somente provisão para LWR, podia ter os dois já..., um DIRCM também seria legal...
Re: Aviação do Exército
Enviado: Qua Jun 19, 2024 11:23 pm
por gogogas
Com o FMS não tem Leonardo do mundo ou helibras que faça melhor que ele ! Não podemos esquecer que o financiamento americano para armas é o melhor do mundo , sem contar na facilidade e longo prazo pra pagar !
Re: Aviação do Exército
Enviado: Sáb Jun 22, 2024 1:19 pm
por FCarvalho
gogogas escreveu: ↑Qua Jun 19, 2024 11:23 pm
Com o FMS não tem Leonardo do mundo ou helibras que faça melhor que ele ! Não podemos esquecer que o financiamento americano para armas é o melhor do mundo , sem contar na facilidade e longo prazo pra pagar !
Sim, para países pobres e\ou que não dão a devida importância e responsabilidade com a própria Defesa.
É bem o perfil do Brasil no segundo caso.
FCarvalho escreveu: ↑Qua Jun 19, 2024 7:06 pm
Vejas as configurações destes AW-139 da USAF e verás que não são meros helos de ligação.
Gostaria que vc me mostrasse a configuração.
Se eu encontrar, boto aqui.
FCarvalho escreveu: ↑Qua Jun 19, 2024 7:06 pm
Com relação aos BH comprados, eles são helos de manobra, e para por aí. É o que a Avex mais precisa há muitos anos. Usar eles como helos de combate, ou ataque\recon, é que não faz sentido, quando se tem modelos dedicados para isso. Nós é que nunca tivemos e não temos culhão para comprar e decidir a porra toda de uma vez por todas.
Ah, é Simples assim
Vou te mostrar os sistemas que irão para o UH-60M da Suécia (esse sim seria um Black Hawk mais próximo a um BH pé de boi) e para a AvEx:
Manuel, a maior parte destes sistemas são\serão plug and play, não necessariamente virão com os helos. Isto, também, ajudou a baratear o custo dos mesmos, porque do contrário, seriam tão ou mais caros quanto os H225M que já se tem por aqui, e que possuem estes sistemas embarcados e em uso, o que deixou eles muito mais caro do que a versão pé de boi.
Querer fazer dos BH helos de ataque para quebrar o galho quando temos uma enorme falta de helos de manobra, como já ficou mais que provados nos últimos anos é no mínimo ofensivo à inteligência.
Fosse o caso, já que não tem grana para comprar novo, deveríamos ter aproveitado as várias oportunidades que tivemos e comprar usado via FMS ou mesmo solicitar uma EDA da vida para os primos ricos. Com certeza eles não se negariam a doar-nos um punhado de AH-1 estocados no deserto para o exército "manter doutrina".
Re: Aviação do Exército
Enviado: Sáb Jun 22, 2024 2:39 pm
por FCarvalho
Re: Aviação do Exército
Enviado: Dom Jun 23, 2024 3:30 pm
por FCarvalho
O que interessa está exposto a partir dos 20 min. O resto é ir adiantando para ler os slides e observar as capacidades propostas pelo modelo da Leonardo.
A mim segue sendo lícito pensar neste helo como uma ótima escolha para o EB, tendo em vista não apenas questões de preço e acessibilidade, além do apoio local, como a questão fundamental hoje de se criar uma maior massa crítica em termos de capacidade disponível em helos de manobra para a Avex, já que o uso inopinado de meios militares para emprego em atividades civis do Estado continuará, e mesmo verá expandido os seus horizontes nos próximos anos, sem alternativas para políticas públicas na seara de defesa civil, bombeiros e aviação policial no país.
Re: Aviação do Exército
Enviado: Qua Jun 26, 2024 1:34 pm
por FCarvalho
AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA Compra de mais Black Hawk preocupa por falta de estrutura de apoio
24 de junho de 2024
Porque será que só eu aqui que penso essas compras do super mega hiper fuderoso girino americano são feitas indiferentes à quaisquer considerações racionais, que não apenas satisfazer os burocratas militares fã boy de Falcão Negro em Perigo
Re: Aviação do Exército
Enviado: Qui Jun 27, 2024 7:08 am
por gogogas
Só temos estrutura em Minas Gerais com o PAMA LS , PAMA SP em São Paulo , e no RJ na base aérea de Santa Cruz e na Base São Pedro da Aldeia da MB ! O resto país não tem nada
Re: Aviação do Exército
Enviado: Qui Jun 27, 2024 1:12 pm
por FCarvalho
gogogas escreveu: ↑Qui Jun 27, 2024 7:08 am
Só temos estrutura em Minas Gerais com o PAMA LS , PAMA SP em São Paulo , e no RJ na base aérea de Santa Cruz e na Base São Pedro da Aldeia da MB ! O resto país não tem nada
Os PAMA da força aérea, até onde sei, não tem autorização, e nem procuração e\ou capacitação, para fazer absolutamente nada em termos de manutenção nos BH, assim como a manutenção dos SH-16 da MB é feita, também, por empresa autorizada no país pela Sikorky. Avex idem.
O problema não é o helo em si, mas aceitar-se comprar um produto que tem muito mais limitações logísticas, operacionais e de apoio pós venda no país do que qualquer outro, e pior, segue na direção contrária a todas as regras, planejamentos e capacidades projetadas em compras deste tipo de material no país. É como se END, e outros docs da Defesa, simplesmente não existissem ou são ignorados pelos próprios militares sempre que interessar.
A única manutenção feita nos BH\SH das forças são, salvo erro, os checks A e B, que ocorrem dentro das OM e são corriqueiros e diários, a fim de manter as funcionalidades operativas dos mesmos. Qualquer coisa além disso, é preciso enviar os helos para a empresa autorizada no país pela Sikorky. E mesmo assim, nada acontece neles sem a supervisão e\ou acompanhamento de um funcionário ou representante autorizado da empresa norte americana. E se minha memória não me trai, ainda somos obrigados a enviar relatórios de operação e manutenção todos os meses\anos para o Departamento de Estado\Defesa com fins de verificação de uso dos vetores.
Mais subordinação que isso impossível.
Re: Aviação do Exército
Enviado: Sex Jun 28, 2024 6:17 pm
por gogogas
A única coisa que fazemos bem a manutenção são os PT-6 , o restante de fora
Re: Aviação do Exército
Enviado: Sex Jun 28, 2024 8:31 pm
por FCarvalho
Manutenção de aeronaves e helos no Brasil acima de check A e B, somente Helibrás e Leonardo.
O que mais houver sobre além disto no país, ou é autorizado destes dois, ou as empresas possuem representação e\ou infraestrutura própria no país, como P&W, SAFRAN e GE. A Sikorky é uma das que nunca puseram os pés aqui, apesar das vendas dos S-76 serem bastante rentáveis para eles a nível de América Latina. Mas nem isso serviu para trazer ou abrir ao menos uma oficina aqui.
São pouquíssimas as empresas no país capacitadas para fazer, por exemplo, o que aquela empresa de Minas Gerais foi capacitada pelos russos a fazer nos Mi-35 e a FAB simplesmente tacou o foda-se e acabou.
Os helos das ffaa's em sua grande maioria são manutenidos e sustentados por contratos de CLS e pós venda da Helibrás, que são renovados periodicamente. Idem para os da Leonardo na MB, no caso, os Super Linx.
Existe uma clara conotação política na compra dos BH por parte das forças armadas, assim como o foi a dos H225M pelo governo em 2008. Como disse, não é o helo em si, mas tudo o que está por trás dele. E isso é uma briga de cachorro grande nos bastidores do poder em Brasília.
O Brasil, e os brasileiros, vem a reboque de tudo isso.
Re: Aviação do Exército
Enviado: Sex Jun 28, 2024 8:43 pm
por FCarvalho
Só lembrar de novo um dado importante.
A END determina que contrato acima de uma determinada faixa de valor que não lembro agora devem obrigatoriamente dispor de licitação nacional\internacional e, dentro do que for cabível, conforme legislação vigente, oferecer off set e transferência de tecnologia.
Eu particularmente ainda não entendi de que forma o EB simplesmente ignorou esta regra, e ainda teve ajuda do governo para isso, uma vez que o contrato dos BH é de quase 1 bilhão de dólares. Por este valor, tal compra no mínimo deveria atender os requisitos propostos acima, mas o que estamos vendo é basicamente um negócio a troco de caixa.
Depois quando alguém lá fora diz o Brasil não é um país sério, fica um monte de gente aqui dando chilique neoconservador e pseudonacionalista quando se está falando algo que aqui mesmo é um apanágio recebido sem maiores preocupações, ou quase como uma lisonja ao tino caricato do brasileiro em geral. Este país tem mais é que tomar no c... mesmo. Todos os dias, o ano inteiro.
Re: Aviação do Exército
Enviado: Ter Jul 02, 2024 11:27 pm
por knigh7
Planejamento da AvEx (em destaque) até 2038. Publicado pelo Ministério da Defesa em abril 2024:
Saiu os 4 helicópteros de manobra e definiram 12 aeronaves de asa fixa. De heli de ataque não é novidade:
Obs: os Panteras K2 começaram a serem entregues em 2014: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... _1425.html
podendo operar por mais 25 anos, já que foram quase que reconstruídos. Ou seja, com o fim do ciclo da tabela acima em 2038, na AvEx inicia-se um novo ciclo em 2039 com o início da entrada em operação do substituto do HM-1 e posteriormente com a substituição dos H225M (década de 2040).