TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
RobertoRS
Sênior
Sênior

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51961 Mensagem por RobertoRS » Seg Dez 27, 2010 11:51 pm

orestespf escreveu:PS 2: Aliás, os que erram por um lado são esquecidos por outro? Erra-se uma data (não por culpa de quem "escreve"), mas acerta-se em detalhes expressivos ("continuidade do mesmo" não conta para quem sabe ler?) e aí vai tudo para o mangue? Salve os nobre e Respeitáveis Comandantes de nossas FFAA.
Erram todos, até prova em contrário.

De fato, isso está parecendo a Band AM especulando sobre a vinda ou não do Ronaldo pro Grêmio. Primeiro, tava acertado com o Palmeiras, depois não, mudaram de idéia e tava desembarcando no Salgado Filho, depois, mudaram de novo, o milan tinha barrado a negociação.

Enfim, é tanto jornalista dando palpite que algum deles vai acabar se consagrando por acertar. Óbvio, ao especular todas as possibilidades, alguém vai ter que acertar.

F-X[N+1] tá assim, só especulações e "notícias" (requentadas ou não) sem base factual...

Mas não se preocupem, alguém vai acertar.

Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#51962 Mensagem por sapao » Ter Dez 28, 2010 12:36 am

alguém poderia por gentileza me apontar o link da nota oficial da FAB ou do MD dizendo que realmente o M-2000 estará desativado em 2013? E mais, se possível, claro, gostaria que estes apresentassem explicações críveis aos cidadãos comuns sobre os motivos que levaram o Estado brasileiro a gastar substancial quantia para algo que não passou de... Brinquedo?

PEMAER, pág.47, item 4.1 Visão Sintética 2011

Lá estão especificados todos os projetos a serem implantados a curto prazo na força para todas as aviações, Caça inclusive, e o M-2000 está fora de todos bem como o H-1H.
Eu entendo isso como um sinal da sua aposentadoria.
O motivo da compra ja falei la em cima.

Editado pela última vez por sapao em Ter Dez 28, 2010 12:38 am, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#51963 Mensagem por Mapinguari » Ter Dez 28, 2010 12:37 am

RobertoRS escreveu:
sapao escreveu:Modernizado por modernizado fica logo com o F-5M e o A-1M, partir para mais uma modernização e mostrar que não aprendemos mesmo com nossos erros.
Em parte! Os Mirages teriam vida útil superior aos F-5, e francamente, não há grau de comparação entre estas duas aeronaves...
Claro que há, RobertoRS! Os F-5M são muito melhores do que os Mirage 2000 do 1º GDA.
Além de possuírem um míssil BVR com capacidade Fire-And-Forget, podem usar o Python 4/5 associado a um HMD, coisa que não existe nos Mirage 2000 do 1º GDA. Além disso, os Python 4 e 5 são mísseis muito superiores ao Matra Magic.
E os Mirage 2000 têm vida útil menor do que os F-5M, que vão operar, no mínimo, até 2020. Os Mirage 2000 não chegam a 2014.

Mapinguari

Imagem
Mapinguari
Sênior
Sênior

#51964 Mensagem por Mapinguari » Ter Dez 28, 2010 12:40 am

Penguin escreveu:
RobertoRS escreveu: Em parte! Os Mirages teriam vida útil superior aos F-5, e francamente, não há grau de comparação entre estas duas aeronaves...
O que força a retirada de serviço dos M2000C?
Fim da vida da estrutura?
Alto custo de overhaul?
Turbina?
Ou tudo isso junto? :mrgreen:

Mapinguari

Imagem
RobertoRS
Sênior
Sênior

#51965 Mensagem por RobertoRS » Ter Dez 28, 2010 12:41 am

Mapinguari escreveu:
RobertoRS escreveu: Em parte! Os Mirages teriam vida útil superior aos F-5, e francamente, não há grau de comparação entre estas duas aeronaves...
Claro que há, RobertoRS! Os F-5M são muito melhores do que os Mirage 2000 do 1º GDA.
Além de possuírem um míssil BVR com capacidade Fire-And-Forget, podem usar o Python 4/5 associado a um HMD, coisa que não existe nos Mirage 2000 do 1º GDA. Além disso, os Python 4 e 5 são mísseis muito superiores ao Matra Magic.
E os Mirage 2000 têm vida útil menor do que os F-5M, que vão operar, no mínimo, até 2020. Os Mirage 2000 não chegam a 2014.
Me refiro as aeronaves enquanto plataformas.

um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Mapinguari
Sênior
Sênior

#51966 Mensagem por Mapinguari » Ter Dez 28, 2010 12:44 am

Justin Case escreveu:Amigos,

Embora tenhamos visto esse documento oficial tratando da modernização dos "jordanianos", não creio que eles fiquem prontos tão cedo.
Este ano havia ainda sete (?) dos nossos 46 aviões ainda na linha de modernização. Não sei quantos foram entregues em 2010, pois parece que faltavam itens para completar sua modernização.
Quanto aos "jordanianos", a notícia que circulou é que começaram a trabalhar em apenas 2(?) F-5F. Todos terão que ser submetidos a uma revisão geral para identificar os problemas, depois encomendar as eventuais partes para corrigir falhas estruturais, completar a revisão dos itens reparáveis. Um trabalho longo, se olharmos o exemplo do que já foi feito com os aviões brasileiros.
Para mim, se começarmos a receber alguns poucos "jordanianos" em 2014 será um grande feito.
Devemos lembrar que os primeiros F-5M provavelmente já estarão também em revisão geral, indisponíveis para operação. Acho que pelo menos seis deles estarão sempre em revisão grande ou inoperantes por outro motivo (acidente, falta de peças).
Duvido que consigam ter aviões suficientes para cinco esquadrões operacionais em 2014.
Concluindo: acho que seria melhor investir no que é necessário para operar o Mirage 2000 até 2015, pelo menos, quando poderemos receber os primeiros F-X, se houver decisão e contratação.
F-X JÁ!!! :evil:
Abraços,

Justin
Justin,

São apenas seis os F-5M "restantes", sendo que dois deles (um E e F) são os dois primeiros F-5M prontificados e usados como "protótipos". Serão os últimos entregues.
Os atrasos ocorreram porque os Mike foram mais voados do que o previsto, para "recuperar o atraso" dos esquadrões. Isso fez com que alguns voltassem ao Parque mais cedo, e em alguns casos, equipamentos fossem retirados dos que estavam na linha para que outros pudessem voar. Isso foi superado e acredito que em 2011, os últimos seis F-5M serão, efetivamente, entregues à FAB.

Mapinguari

Imagem
Mapinguari
Sênior
Sênior

#51967 Mensagem por Mapinguari » Ter Dez 28, 2010 12:47 am

Mapinguari escreveu:
RobertoRS escreveu:
Me refiro as aeronaves enquanto plataformas.
Você está falando em termos de Ficha Técnica? Ora, Roberto, um combate não se decide na base do Super Trunfo. Se fosse assim, os pilotos de F-5 não teriam uma coleção de gunshots de Mirage 2000...

Mapinguari

Imagem
Mapinguari
Sênior
Sênior

#51968 Mensagem por Mapinguari » Ter Dez 28, 2010 12:49 am

Zavva escreveu:Então...

Haverá tampão ?

Abs
Sim! Serão os F-5M...

Mapinguari

Imagem
Carlos Mathias

#51969 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 28, 2010 12:52 am

Alexandre, um M-2000 modernizado no padrão -5, com MICA-IR/EM, RDY-2,e e etc. Consegue fazer frente ao nosso F-22?

Não tem nenhum gunshot de M-2000 sobre F-5, eu imagino.

E prá quê essa parafernália toda de BVR, HMD , P-IV/V, matador de Rafales... se vai resolver no canhão? :mrgreen: :lol:

Allém disso, o combate foi em cima da base prá os F-5 não caírem secos, não? :roll:

RobertoRS
Sênior
Sênior

#51970 Mensagem por RobertoRS » Ter Dez 28, 2010 1:02 am

Mapinguari escreveu:Você está falando em termos de Ficha Técnica? Ora, Roberto, um combate não se decide na base do Super Trunfo. Se fosse assim, os pilotos de F-5 não teriam uma coleção de gunshots de Mirage 2000...
Não!

Estou falando que o Mirage 2000 tem mais espaço interno para eletrônica, tem maior alcance, maior carga, e se atualizado no Estado da Arte, é um caça superior ao F-5EM.

um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#51971 Mensagem por Penguin » Ter Dez 28, 2010 8:37 am

RobertoRS escreveu:
Mapinguari escreveu:Você está falando em termos de Ficha Técnica? Ora, Roberto, um combate não se decide na base do Super Trunfo. Se fosse assim, os pilotos de F-5 não teriam uma coleção de gunshots de Mirage 2000...
Não!

Estou falando que o Mirage 2000 tem mais espaço interno para eletrônica, tem maior alcance, maior carga, e se atualizado no Estado da Arte, é um caça superior ao F-5EM.
Em termos de desempenho "bruto" não há muito o que debater.
Mas entendo que o Mirage 2000 está sendo aposentado por outros motivos.

Ao que me parece não há Mirage 2000 adicionais em boas condições no mercado. Os da França que estão saindo/sairão de serviço estão no osso.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#51972 Mensagem por joao fernando » Ter Dez 28, 2010 10:12 am

sapao escreveu:Quando foram comprados havia um cronograma que previa a sua desativação para essa data, ou seja, as aeronaves vieram com vida util contada; razão do seu preço acessivel.

Falei do F-5M porque ja existe uma expertise na sua modernização, e mesmo assim a coisa anda neste passo de tartaruga.
Se tivessemso que começar com outro projeto eu iria preferir que se comprasse algo ja pronto que fosse rapidamente colocada operacional, mas sem perder tempo com modernização.

Modernização e somente uma maneira de gastar hoje com uma solução que não vai resolver seu problema, so vai adia-lo; algo semelhante como refinanciar uma divida. A diferença e que na modernização você ainda vai ter uma solução com um monte de problemas, haja vista o proprio F-5M e o A-1M.
Perfeito Sapão, como sempre. Não resolve, tras novos problemas e se gasta $$$ que é escasso.

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#51973 Mensagem por joao fernando » Ter Dez 28, 2010 10:16 am

E como já falei a tempos, o Mk2000-5 Br, era a solução. Mas como tem Mimimi...

Saiu na Asas, que o pacote de operação e de armas, ia até 2013, dai a data de desativação (creio que para armas novas, deva ter atualização da celula, dai falta $$$ pra mais vetor velho)

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Bender

#51974 Mensagem por Bender » Ter Dez 28, 2010 11:38 am

Túlio escreveu:Bender véio, para a gente ver como é questão de ponto de vista, onde vês um tsunami pró-ianque outros vêem uma onda de antiamericanismo inexplicável, de uma hora para outra eles são o satanás e tudo o que tocam vira josta, numa espécie de inversão da lenda do Rei Midas. Uma kôza é eu dizer que prefiro algo porque gosto do Brasil, outra é dizer que NÃO quero porque ODEIO OS EUA! Já basta o Talharim com a França lá dele. O que diabos eles me fizeram? Nenhum ianque veio ainda aqui dar pontapé nos meus cuscos nem roubar o meu assado, por que diabos iria eu ODIÁ-LOS? Claro, sempre vêm, no momento necessário, autos de fé dizendo que isso e aquilo, nem odeiam nada, na verdade AMAM e adorariam ser iguaizinhos & quetales mas já conversei longa e suficientemente com meu Mano Cabôco para aprender a ler algumas ENTRELINHAS... :wink: 8-]
Olha Túlio,aqui neste nosso micro-cosmo, só aparece uma pontinha do iceberg e bem "natural" e normal pela divergência de opiniões e gostos ,para enchergar essa onda enorme,tô juntando os pontos do:"lá fora".

Grande abraço!

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6310 vezes
Agradeceram: 6661 vezes
Contato:

#51975 Mensagem por Túlio » Ter Dez 28, 2010 12:40 pm

Parece que nenhum dos Chefes de Estado/Governo envolvidos no FX-2 vem à posse da Dilma. Será que isso é indício de algo, tipo 'largamos o Brasil de mão, que decidam - se decidirem - e nos informem depois'...? :?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder