TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51901 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Dez 27, 2010 12:16 pm

Sair eu não saio não, mas certas coisas eu já não aguento mais.
E por analogia, se quem é interessado acompanha isso aqui há bom tempo e entende o que se escreve, creio que esses também já não se impressionam com o blá, blá, blá importado.

Mas as pedras estão na minha mão, pode deixar. :wink: 8-]




Avatar do usuário
Zavva
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: Sex Set 17, 2010 7:30 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51902 Mensagem por Zavva » Seg Dez 27, 2010 12:19 pm

Eu não tenho dúvida que alguns diretamente interessados no F-X2 comentam nos foruns.
São representantes dos interesses das 3 propostas, seja através MD, partidos politicos, fabricantes, fornecedores, jornalistas, assim como cidadãos que pagam seus impostos e querem o melhor para o país.

Todos estão diretamente interessados.

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51903 Mensagem por sapao » Seg Dez 27, 2010 12:26 pm

Hader escreveu:Mas é aí que falta uma porretada da FAB. Faça-me o favor! Como é que o Alto Comando da FAB pode aceitar isso sem responder? Espero uma resposta contundente da FAB, senão vai ficar a impressão que seu comando concorda com a nota e que deseja ver o circo pegando fogo...
[]'s
Só da FAB ou do MD tambem, que teve o proprio ministro citado?

De cima para baixo e da esquerda para a direita...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51904 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Dez 27, 2010 12:42 pm

Sapão, é como já lhe falei, o NJ é um político e por isso seria uma espécie de inimputável em relação à essas fofocas/fatos.
Ele por ser um político já está na m... até o queixo, assim como todos eles.

A FAB é uma instituição.

Percebeu? :wink: :)

Eu particularmente acho que a FAb deveria dar um basta nisso, divulgar uma nota oficial assinada pelo cmte dizendo que apenas e somente ele pode dar declarações sobre o FX.

Sei lá, tentar dar um freio nessa fofocaida, nessa coisa de todo mundo colocar palavras na boca da Força, de fonte isso, fonte aquilo.
Se falam e a Força não se manifesta (à favor ou contra), pode ser interpretado como o velho "quem cala consente".

Mas isso é só a minha opinião, o comando da FAB sabe perfeitamente seus objetivos e, se permite essas coisas, deve ter lá suas razões.




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51905 Mensagem por sapao » Seg Dez 27, 2010 12:52 pm

O que quis dizer CM e que existe uma hierarquia, e se mandaram ninguem vai emitir nota nenhuma porque o NJ esta acima dos comandantes, e o GF acima dele.
Sera que ninguem considera isso, so é culpa da FAB por não sair nota nenhuma?
Afinal, quem é o comandante de tudo?
Para emitir uma nota assim ela teria que passar pelo conhecimento dos seus superiores, e ja tem um tempo que alguem falou que estava todo mundo proibido de comentar sobre o F-X...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Zavva
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: Sex Set 17, 2010 7:30 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51906 Mensagem por Zavva » Seg Dez 27, 2010 12:55 pm

A FAB não pode ficar gastando seu tempo desmentindo fofocas, principalmente porque neste F-X2 é o que mais acontece.
Outra coisa que precisa ser levada em conta é que a fofoca pode ser verdadeira, então não pode ser desmentida.

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Hader

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51907 Mensagem por Hader » Seg Dez 27, 2010 1:01 pm

sapao escreveu:
Hader escreveu:Mas é aí que falta uma porretada da FAB. Faça-me o favor! Como é que o Alto Comando da FAB pode aceitar isso sem responder? Espero uma resposta contundente da FAB, senão vai ficar a impressão que seu comando concorda com a nota e que deseja ver o circo pegando fogo...
[]'s
Só da FAB ou do MD tambem, que teve o proprio ministro citado?

De cima para baixo e da esquerda para a direita...
Todo mundo sapão. Isso atinge a todos. Digo a FAB pois a nota causa mais estrago à sua imagem do que ao MD, colocando-a em um papel de protagonista nesta quebra de hierarquia. A Força não merece este papel e a resposta não pode deixar dúvidas sobre isso!

Abraços!




Hader

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51908 Mensagem por Hader » Seg Dez 27, 2010 1:05 pm

Zavva escreveu:A FAB não pode ficar gastando seu tempo desmentindo fofocas, principalmente porque neste F-X2 é o que mais acontece.
Outra coisa que precisa ser levada em conta é que a fofoca pode ser verdadeira, então não pode ser desmentida.

Abs
Devemos imaginar então duas coisas:

- A MB tem tempo de sobra.

- É possível acreditar que o Alto Comando da força quer colocar o NJ no papel de palhaço diante de todos.

Eu não acredito em nenhuma das duas.

[]'s




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51909 Mensagem por sapao » Seg Dez 27, 2010 1:07 pm

Entendo perfeitamente Hader, mas como você acha que este assunto será tratado?
Dentro do ambito da FAB somente ou em despacho com o ministro da defesa?
E depois, quem você acha que vai dar a palavra final sobre o que deve ser feito em relação a isso?




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Hader

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51910 Mensagem por Hader » Seg Dez 27, 2010 1:17 pm

sapao escreveu:Entendo perfeitamente Hader, mas como você acha que este assunto será tratado?
Dentro do ambito da FAB somente ou em despacho com o ministro da defesa?
E depois, quem você acha que vai dar a palavra final sobre o que deve ser feito em relação a isso?
Em conjunto com o MD, via secom deste ministério.
Conhecendo os jogadores eu digo que será o NJ, mas seria uma alegria ver o Saito segurando a batuta neste caso...

Preservando a FAB eu estarei totalmente satisfeito! O NJ é político, um homem que passará, a FAB é um patrimônio da Nação.

[]'s




Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51911 Mensagem por Justin Case » Seg Dez 27, 2010 1:29 pm

Penguin escreveu:IstoE
Brasil Confidencial

Falácias do FX-2

O ministro Nelson Jobim andou dizendo que, após a escolha do fornecedor dos caças, a negociação do contrato levará cerca de um ano. A cúpula da FAB nega e garante que as cláusulas estão prontinhas para ser cumpridas por qualquer que seja o vencedor.
Amigos,

Sobre o assunto, segue o que eu havia escrito em uma MP antes de saber da nota da Isto É:
Pelo que sei, todos os RFP emitidos pela COPAC têm, como anexo, um modelo de contrato (sem conteúdo definido, é claro, mas aplicável ao tipo de projeto em pauta).
Apesar de haver um requisito oficial, as empresas estão livres para responder o RFP como quiserem. Poucos dos requisitos são mandatórios, cujo descumprimento causaria eliminação.
Em consequência, o conteúdo das ofertas finais é significativamente diferente daquilo que o Governo realmente pretende e pode contratar. Esse é o objeto da negociação, além de outros aspectos, como o "Statement of Work - SOW", por exemplo, que é o "como" implementar o projeto.
Em termos de prazo, estimo que um contrato comercial simplificado (com muitos anexos a serem ainda congelados) poderia ser assinado em três ou quatro meses (como o dos helicópteros).
O normal, para um contrato dessa envergadura, com ajuste de todas as diferenças (o que tornaria sua execução muito mais simples e segura), seria uma negociação de um ano.
A elaboração de um contrato de financiamento necessita de pelo menos seis meses após terem sido concordados os objetos globais dos contratos comerciais e os preços.
Finalmente, não existe prazo mínimo. Os contratos são assinados quando o contratante não pode esperar mais pelo projeto e o contratado não pode esperar mais pelo dinheiro.
Obs.: É só uma opinião.
Abraços,

Justin




Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51912 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Dez 27, 2010 1:44 pm

Escrevi um post enorme, mas deixa quieto, pois já fui chamado de leviano e outras coisas.

Tempo ao tempo, e as coisas surgirão.




Avatar do usuário
Zavva
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: Sex Set 17, 2010 7:30 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51913 Mensagem por Zavva » Seg Dez 27, 2010 2:14 pm

Pelo o que li, os proprios fabricantes admitem que o contrato pode levar de 7 meses a 1 ano para ser assinado. :)
Acho que alguns dão importancia demais a tudo que os jornalistas dizem.
Não acho que a FAB precise ficar declarando coisas obvias para responder a determinados jornalistas.

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51914 Mensagem por Juliano Lisboa » Seg Dez 27, 2010 3:03 pm

Só pra complementar, não gosto de citar outros forums e blogs, mas no poder aéreo tem uma nota sobre a compra dos F-16 no Chile, lá está bem claro que o contrato de compra foi assinado 1 ano depois do anúncio.

Pergunta de prova, porque aqui seria diferente?

Como escreveu Pierre Bourdieu, a mídia precisa de audiência, então transforma o ordinário em extraordinário. Eles vendem revista, logo são comerciantes, precisam de dinheiro, não importa a forma.

Abraços.




Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51915 Mensagem por Mapinguari » Seg Dez 27, 2010 3:43 pm

glauberprestes escreveu:Esses negócios de ketchup são hipnotizantes!!!!
Hipnotizante é o avatar de um cara aqui que tem a Jessica Alba tirando a calça jeans e exibindo a calcinha azul enfiada na bundinha... Era tão hipnotizante que não consigo lembrar quem é o "dono" do Avatar e nem de nada que ele escreveu... :mrgreen:




Mapinguari

Imagem
Responder