É um mantra mesmo e desfiar mantras, fora da esfera religiosa, é ERRADO! E tenho monitorado constantemente este tópico sem JAMAIS encontrar um colega capaz de postar, de modo irretorquível e INSUSPEITO, que o Rafale é que é o melhor para o Brasil. Até posso concordar que seja o melhor PARA A FRANÇA, que o concebeu, especificou e fabrica. Mas aqui não é a França, não sou Francês e não tenho, assim, o menor compromisso ou sequer simpatia para com a manutenção de sua indústria de caças. Isso vale para os EUA e a Suécia. Mesmo para a Rússia. Quero saber é DA NOSSA e esta é muito buena para fazer aviões civis de transporte regional, executivos e pequenos Treinadores Militares com capacidade de Ataque. O resto ainda estou por ver. Acredito que o KC390 será uma bela aventura no mundo dos grandes players, como tem sido o desenvolvimento conjunto do A-Darter para outras empresas nossas. Desenvolver o Gripen NG A MIM parece que também o seria. Mas vou seguir ARGUMENTANDO E CONTRAARGUMENTANDO, isso após LER o que os colegas escrevem e, se necessário, PESQUISAR para ter alguma credibilidade no que eu responder. Pois podem não gostar da direção em que sigo com meus argumentos mas ainda estou esperando contestações de sua LÓGICA e a devida e fundamentada CORREÇÃO.
Em minha opinião, a escolha do NG significa a disposição do país em desenvolver cada componente que lhe for negada a ToT, ou então buscar em outros mercados um componente similar, com a respectiva ToT e aí bancar a “instalação” no caça. Além disso, tem que bancar o complemento do desenvolvimento em parceria com a SAAB. Seu custo e o tempo para este desenvolvimento seria uma incógnita, nos forçando a uma 2ª aquisição de tampões, desta vez em maior quantidade, levando em conta a desmobilização a partir de 2013 dos F-2000 e dos F-5 mais bombardeados. Opção esta não desejada pela FAB, pois, significa mais custos com aquisições e revisões não previstas.
Para mim isto é o ideal e nos dará uma tremenda base para que possamos aventurar, junto com parceiros, no desenvolvimento de NOSSO caça de 5ª geração. Só que já deveríamos ter iniciado isto a uns anos atrás.
Nesta primeira fase, o que me parece, é que o país quer queimar etapas, com o fornecedor repassando a tecnologia dos componentes já existentes no caça e que for de interesse da FAB e com isto, capacitar nossa indústria. Isto nos dará também uma boa capacitação para o desenvolvimento de NOSSO caça de 5ª geração. Além do que, creio, ganharemos no tempo e nos custos. E, dependendo da rapidez na definição do vetor não necessitaremos de tampões.
Pelo que tenho conhecimento somente o Rafale nos oferece esta última opção.
O F-18, apesar da liberação das ToT’s para o Brasil pela Boeing e pelo governo estadunidense, não temos nenhuma garantia de que o Congresso aprovará o contrato. Salvo algum milagre. E se ele acontecer, tem mais um fator a ser considerado: “até quando’ eles nos fornecerão. Se o Brasil conseguir a façanha de garantir isto, O F-18 é um oponente ao Rafale bem melhor que o Gripen NG.
No mais, quando iniciei a confecção do post abaixo, você ainda não tinha postado e, como sou demorado para montar meus posts, quando o fiz, você já tinha feito. Portanto, não foi endereçado a você. Vim a perceber que tinha alguma coisa errada neste último post seu me respondendo.
O problema do NG e do F-18 é a garantia das ToT's, que, apesar de liberadas pela SAAB, pela Boeing e pelo governo dos EUA (SAAB e Boeing - tecnologia necessária) têm que passar pelo Congresso dos EUA. E só vai para lá após a assinatura do contrato. E, no caso do NG, o Brasil terá que correr atrás de todos os países detentores de tecnologias aplicadas nele em busca desta autorização. A SAAB já deixou claro este detalhe. É negociação governo a governo.
E para mim, um agravante maior ainda: o NG, por ser monoturbina, não é caça de defesa aérea para uma país do tamanho do Brasil.
Espero que, dentro de meu limitadíssimo conhecimento e quase nenhum domínio tenha lhe respondido a contento.
Quero deixar claro que a minha única preferência neste fordúncio todo é Su-35BM + PakFa.