JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
rcolistete
Sênior
Sênior

Re: JAS-39 Gripen

#5146 Mensagem por rcolistete » Ter Ago 12, 2008 11:20 am

Mapinguari escreveu:
G-LOC escreveu: - O texto cita distancia e não raio de combate
- esconde o perfil
- deixa claro que é em configuração de carga máxima ao invés de carga normal.

Acho que vc deveria procurar um psicanalísta urgente. É raro ver um desenho mostrando os dados completos do Gripen. Só textos faltando dados.

G-LOC
Fábio,

Só para informação, o perfil é Hi-Lo-Hi. Mas não acho que isso importa, não é? O que importa é que a aeronave leva a carga bélica citada até a distância citada e retorna à sua base.
Obviamente, qualquer caça sempre terá, em determinada missão, que usar o perfil de vôo mais adequado. Até o Su-35.
Quanto a eu me referir a distância em vez de raio de combate, penso que está bem claro que me refiro ao raio de combate, uma vez que, pouco antes, citei o alcance de translado de 4.070 km.
Relembrando:
"A maior capacidade interna e externa de combustível trouxe,
ainda, outras vantagens para o futuro Gripen NG, como maior autonomia
e raio de combate, levando maior carga bélica. O alcance de
translado do Gripen NG, por exemplo, passará dos 3.200 km do
atual JAS 39C para 4.070km
, com o uso de até quatro tanques extras.
E, com os 40% a mais de combustível interno e mais dois tanques
extras de 1.700 litros (alijados assim que esvaziados), o Gripen NG
poderá levar uma carga bélica “substancial” — como duas LGB de
2.000 libras ou quatro de 1,000 libras, pod designador Litening, até
quatro mísseis BVR e dois mísseis IR — a distâncias de 1.000 mn
(1.850 km)."
Olá pessoal,

Olha, estamos repetindo as discussões de 99, 2000, 2001, do início do FX. Agora com novos caças, mas com velhas idéias pré-concebidas (Gripen = caça com alcance pequeno).
Que, aliás, acaba de nomear representante para o Brasil (Bengt Jáner). Informo ainda que as informações sobre raio de combate, carga bélica, etc do Gripen NG, que apresento no meu artigo, são oficiais e fornecidas pela Saab.
Enfim, agora é oficial. Quem quiser ignore, dê murro em ponta de faca, mas os dados são esses.

[]s, Roberto

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#5147 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Ago 12, 2008 4:29 pm

Sintra escreveu:Voltando ao Gripen... :D

A FMV não se limita a vender material em segunda mão.
As ofertas de venda de Gripen podem ser conduzidas pela SAAB, pela FMV ou até podiam (passado, note-se) ser efectuadas pela BAE (caso Sul Africano). Tudo depende do processo de venda propriamente dito, se num determinado caso os Suecos ou o cliente acharem que é vantajoso a FMV entrar no processo, então entra, conduz o negocio e assina a papelada e isto é válido para equipamentos em segunda mão ou em primeira.
Apenas como exemplo, a oferta de aviões NOVOS Gripen NG para a Noruega e para a Dinamarca está a ser efectuada pela FMV (http://www.fmv.se/WmTemplates/news.aspx?id=4119), enquanto a oferta para o Brasil (ou para a India) está a ser conduzida pela SAAB.
Há uma boa razão, meu amigo, para a FMV conduzir a venda para a Noruega. Ela trabalha com dois tipos de produtos, usados e futuros. A agência é a responsável pelos requerimentos das FFAA suecas. Cabe a ela administrar todo o processo, desde as especificações técnicas à industrialização. Como a Noruega EXIGIU um compromisso de compra do NG pela Suécia para EXAMINAR a proposta, a FMV entrou no processo. Quando estive na Suécia, recebi uma aula de como ela funciona e fiquei com inveja de não termos algo similar.

Abraços

Pepê

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2059 vezes
Agradeceram: 2611 vezes

#5148 Mensagem por knigh7 » Ter Ago 12, 2008 5:18 pm

Mapinguari escreveu:
G-LOC escreveu: - O texto cita distancia e não raio de combate
- esconde o perfil
- deixa claro que é em configuração de carga máxima ao invés de carga normal.

Acho que vc deveria procurar um psicanalísta urgente. É raro ver um desenho mostrando os dados completos do Gripen. Só textos faltando dados.

G-LOC
Fábio,

Só para informação, o perfil é Hi-Lo-Hi. Mas não acho que isso importa, não é? O que importa é que a aeronave leva a carga bélica citada até a distância citada e retorna à sua base.
Obviamente, qualquer caça sempre terá, em determinada missão, que usar o perfil de vôo mais adequado. Até o Su-35.
Quanto a eu me referir a distância em vez de raio de combate, penso que está bem claro que me refiro ao raio de combate, uma vez que, pouco antes, citei o alcance de translado de 4.070 km.
Relembrando:
"A maior capacidade interna e externa de combustível trouxe,
ainda, outras vantagens para o futuro Gripen NG, como maior autonomia
e raio de combate, levando maior carga bélica. O alcance de
translado do Gripen NG, por exemplo, passará dos 3.200 km do
atual JAS 39C para 4.070km
, com o uso de até quatro tanques extras.
E, com os 40% a mais de combustível interno e mais dois tanques
extras de 1.700 litros (alijados assim que esvaziados), o Gripen NG
poderá levar uma carga bélica “substancial” — como duas LGB de
2.000 libras ou quatro de 1,000 libras, pod designador Litening, até
quatro mísseis BVR e dois mísseis IR — a distâncias de 1.000 mn
(1.850 km)."

Qual é a autonomia do NG SEM tanques suplementares segundo a SAAB?

Atenciosamente

G-LOC
Avançado
Avançado

#5149 Mensagem por G-LOC » Ter Ago 12, 2008 11:21 pm

Mapinguari escreveu:
Só para informação, o perfil é Hi-Lo-Hi. Mas não acho que isso importa, não é?
Claro que é. Voar mais alto economiza mais combustível e para quem está equipado com LGB e Litening fica bem mais fácil atacar do alvo ao invés de atacar baixo que é ideal para bombas burras.
Mapinguari escreveu: O que importa é que a aeronave leva a carga bélica citada até a distância citada e retorna à sua base.
O texto da revista não cita raio de ação. Cita distância. Ida e volta é duas vezes a distância. Tá me cheirando a desinformação. Queria ver o texto inicial.
Outros dados que mostram que é desinformação é considerar o alijamento dos tanques, que raramente é feito, e estar sobrecarregado.
Mapinguari escreveu: Obviamente, qualquer caça sempre terá, em determinada missão, que usar o perfil de vôo mais adequado. Até o Su-35.
Ai que o texto fica mesmo incoerente pois em translado a aeronave voa em perfil de consumo ótimo enquanto em combate voa mais baixo e rápido gastando mais combustível. Ao colocar as bombas no lugar de dois tanques extras o alcance deveria despencar mas nos seus numeros o raio de ação de 2035km passa para 1800km ou apenas 20% a menos. Ficaria coerente se fosse alcance como acontece nos dados do AMX.

G-LOC

Carlos Mathias

#5150 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 12, 2008 11:45 pm

Essas coisas que eu também não entendo G-LOC. O RColistete disse que o Rafale faz ataque a 2200Km, mas o translado é pouquinha coisa maior.

rcolistete
Sênior
Sênior

#5151 Mensagem por rcolistete » Qua Ago 13, 2008 12:00 am

G-LOC escreveu: Ai que o texto fica mesmo incoerente pois em translado a aeronave voa em perfil de consumo ótimo enquanto em combate voa mais baixo e rápido gastando mais combustível. Ao colocar as bombas no lugar de dois tanques extras o alcance deveria despencar mas nos seus numeros o raio de ação de 2035km passa para 1800km ou apenas 20% a menos. Ficaria coerente se fosse alcance como acontece nos dados do AMX.

G-LOC
Caro Fábio de Castro,

Esqueceu que no ataque os tanques externos são alijados (diminuindo o peso e arrasto aerodinâmico depois do alijamento) ? E que no translado, não ?

[]s, Roberto

rcolistete
Sênior
Sênior

#5152 Mensagem por rcolistete » Qua Ago 13, 2008 12:04 am

Carlos Mathias escreveu:Essas coisas que eu também não entendo G-LOC. O RColistete disse que o Rafale faz ataque a 2200Km, mas o translado é pouquinha coisa maior.
Que informação que você tem de translado ? Deve ser com 2/3 tanques externos, e não 4.

Fora o que falei acima para o Fábio : em ataque o tanque externo é alijado quando vazio, diminuindo o peso e arrasto aerodinâmico após do alijamento. Em translado, não.

No lugar de não acreditar em nada do que se fala sobre Rafale, Gripen NG, etc, eu sugiro que as pessoas contribuam colocando dados dos seus caças preferidos (Su-35BM, Eurofighter, etc). Só desqualificar dados (até oficiais) não contribui muito para as discussões.

[]s, Roberto

Carlos Mathias

#5153 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 13, 2008 12:05 am

Por outro lado as bombas vão até o alvo e há tanques à menos, dois no caso, o que é muito para o Gripen.

rcolistete
Sênior
Sênior

#5154 Mensagem por rcolistete » Qua Ago 13, 2008 12:08 am

Carlos Mathias escreveu:Por outro lado as bombas vão até o alvo e há tanques à menos, dois no caso, o que é muito para o Gripen.
Reclame com a Saab, escreva para eles ou telefone para número SAC (tem que falar sueco, obviamente).

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#5155 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 13, 2008 12:09 am

Agora as infos da própria SAAB não valém. Essa merece um rá!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#5156 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 13, 2008 12:26 am

Que informação que você tem de translado ? Deve ser com 2/3 tanques externos, e não 4.

Fora o que falei acima para o Fábio : em ataque o tanque externo é alijado quando vazio, diminuindo o peso e arrasto aerodinâmico após do alijamento. Em translado, não.

No lugar de não acreditar em nada do que se fala sobre Rafale, Gripen NG, etc, eu sugiro que as pessoas contribuam colocando dados dos seus caças preferidos (Su-35BM, Eurofighter, etc). Só desqualificar dados (até oficiais) não contribui muito para as discussões.
Tava indo bem, mas agora descambou.

Agressividade não é uma característica sua RC, eu tinha escrito uma resposta à sua afirmação, mas não consegui postar.

Eu só quero entender esses números, como o G-LOC, que colocou questões sobre isso, é só debater e sanar as dúvidas, o normal no debate, sem agressões ou ironias.

Sobre o alcance do Rafale, no site da Dassault não tem nada sobre isso.

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#5157 Mensagem por Skyway » Qua Ago 13, 2008 12:45 am

rcolistete escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Essas coisas que eu também não entendo G-LOC. O RColistete disse que o Rafale faz ataque a 2200Km, mas o translado é pouquinha coisa maior.

[]s, Roberto
x2
Resposta a altura.
Tem hora que não da pra entender mesmo...

AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

#5158 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 13, 2008 1:00 am

Ah dá sim, quem quer entende, é só responder as perguntas, ou dizer que não vai responder.

rcolistete
Sênior
Sênior

#5159 Mensagem por rcolistete » Qua Ago 13, 2008 1:32 am

Carlos Mathias escreveu:

Tava indo bem, mas agora descambou.

Agressividade não é uma característica sua RC, eu tinha escrito uma resposta à sua afirmação, mas não consegui postar.

Eu só quero entender esses números, como o G-LOC, que colocou questões sobre isso, é só debater e sanar as dúvidas, o normal no debate, sem agressões ou ironias.

Sobre o alcance do Rafale, no site da Dassault não tem nada sobre isso.
Ué, fui agressivo onde ? Agredi você ? Usei adjetivos contra você ? Não sei onde...

Eu me especializo mais sobre Rafale (por gostar de praticar leiturar em francês, etc). Agora o Alexandre Fontoura, via excelente artigo, divulga dados fornecidos pela Saab, o que é ótimo. Eu fui sincero em pedir que as pessoas postem sim dados de outros caças, não foi ironia. Estou aqui para aprender e colaborar um pouco.

[]s, Roberto

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#5160 Mensagem por Skyway » Qua Ago 13, 2008 1:47 am

Foi o que entendi, por isso não vi a menor necessidade daquela resposta do Carlos.

AD ASTRA PER ASPERA
Responder