Olá pessoal,Mapinguari escreveu:Fábio,G-LOC escreveu: - O texto cita distancia e não raio de combate
- esconde o perfil
- deixa claro que é em configuração de carga máxima ao invés de carga normal.
Acho que vc deveria procurar um psicanalísta urgente. É raro ver um desenho mostrando os dados completos do Gripen. Só textos faltando dados.
G-LOC
Só para informação, o perfil é Hi-Lo-Hi. Mas não acho que isso importa, não é? O que importa é que a aeronave leva a carga bélica citada até a distância citada e retorna à sua base.
Obviamente, qualquer caça sempre terá, em determinada missão, que usar o perfil de vôo mais adequado. Até o Su-35.
Quanto a eu me referir a distância em vez de raio de combate, penso que está bem claro que me refiro ao raio de combate, uma vez que, pouco antes, citei o alcance de translado de 4.070 km.
Relembrando:
"A maior capacidade interna e externa de combustível trouxe,
ainda, outras vantagens para o futuro Gripen NG, como maior autonomia
e raio de combate, levando maior carga bélica. O alcance de
translado do Gripen NG, por exemplo, passará dos 3.200 km do
atual JAS 39C para 4.070km, com o uso de até quatro tanques extras.
E, com os 40% a mais de combustível interno e mais dois tanques
extras de 1.700 litros (alijados assim que esvaziados), o Gripen NG
poderá levar uma carga bélica “substancial” — como duas LGB de
2.000 libras ou quatro de 1,000 libras, pod designador Litening, até
quatro mísseis BVR e dois mísseis IR — a distâncias de 1.000 mn
(1.850 km)."
Olha, estamos repetindo as discussões de 99, 2000, 2001, do início do FX. Agora com novos caças, mas com velhas idéias pré-concebidas (Gripen = caça com alcance pequeno).
Enfim, agora é oficial. Quem quiser ignore, dê murro em ponta de faca, mas os dados são esses.Que, aliás, acaba de nomear representante para o Brasil (Bengt Jáner). Informo ainda que as informações sobre raio de combate, carga bélica, etc do Gripen NG, que apresento no meu artigo, são oficiais e fornecidas pela Saab.
[]s, Roberto