Acho que já caiu a ficha que pelo tempo que demorou o melhor é um caça tampão para as necessidades e ir para um projeto 5 Geração, por isso a agressividade atual nos argumentos, afinal foi tanto tempo defendendo um caça e virão que a sua proposta a cada dia fica mais defasada.faterra escreveu:A resenha está entrando em uma nova fase, mais agressiva. Possivelmente a fase final. Agora ou vai ou racha.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
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"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
O PAK indiano é um derivado do PAK russo:faterra escreveu:Se o Brasil quiser de fato uma parceria para o desenvolvimento de um caça de 5ª geração, conforme determina a END, tem pela frente algumas possibilidades de o começar do zero - França, Inglaterra e Suécia devem estar doidinhas para colocarem a mão na massa.
Procurar parceria com a Rússia no que refere ao PakFa acho que já passou a hora. Nestas alturas já devem estar até com o desenvolvimento dos sistemas de armas, sensores, etc... prontos para serem instalados nele.
FGFA/PAKFA - HAL, Sukhoi T-50 Preliminary Design by 2012; Cost USD 295 million
http://www.bharat-rakshak.com/NEWS/news ... wsid=14005
2010-12-17 Russia and India have agreed the estimated cost of a design contract for their joint fifth-generation fighter project at $295 million, Hindustan Aeronautics Limited (HAL) Chairman Ashok Nayak said in an interview with RIA Novosti.
"The cost of preliminary design is estimated at $295 million. The work is expected to be complete within 18 months," Nayak said. Russia's Sukhoi holding and India's Hindustan Aeronautics Limited (HAL) agreed in early 2010 to jointly develop a fifth-generation fighter jet based on the prototype T-50 design. India confirmed that it had finalized a draft contract at a meeting with Russia in early October.
Nayak said the contract could be signed by the representatives of India's HAL and Russia's United Aircraft Corporation (UAC) during a visit by Russian President Dmitry Medvedev to India on December 20-22. The two sides agreed to develop both a single-seat and a two-seat version of the aircraft by 2016, focusing on the single-seat version in the initial stages of development. The costs will be shared equally between Russia and India.
The first Russian prototype T-50 made its maiden flight in January 2010. The new fighter aircraft is expected to enter service with the Indian Air Force by 2020.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Entendo seu ponto de vista Alberto e vc tem razão em suas ponderações ...AlbertoRJ escreveu:Mas o Gripen NG está muito longe de ser um F-22. É um caça mais leve, fraquinho, com sistemas ainda não provados, a maioria em desenvolvimento, sem interesse do país do fabricante, com vasta proporção de itens de outros países e politicamente nulo.
O relatório condiz com a realidade.
[]'s
Porém considerando que TODOS no short-list estão sujeitos ao ITAR ... tem comopnentes americanos ... não há superioridade nesse sentido de um sobre o outro que justifique a diferença dos custos do Rafale ...
Ademais ter componentes de diversas procedências não denigre o equipamento (ou não deveria), pois a Embraer trabalha nesse modelo e é uma empresa de grande sucesso internacional ... ademais a SAAB contrata empresas estrangeiras e não governos e os equipamentos estão sob requisitos da SAAB e são de propriedade da SAAB ...
Minha opinião é que off-set é um centro de tecnologia, envolvimento de empresas BRASILEIRAS no AESA, na contrução da estrutura, no desenvolvimento dos aviônicos, NA MONATAGEM DE UMA FABRICA e linha de produção no TERRITÓRIO BRASILEIRO ... aplicando os recursos dentro do país ... investindo em empregos no Brasil ... em um projeto de co-operação, co-participação e principalmente co-PROPRIEDADE ...
... e não caixão de asas e aquisição de míseros 10 KC-390 ... é minha opinião !
Cordiais Saudações
kirk
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Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Primeiro você tem que provar que o Rafale está restrito pelo ITAR. Eu posso colocar documentos do DoD norte-americano sobre o Gripen.kirk escreveu:Entendo seu ponto de vista Alberto e vc tem razão em suas ponderações ...AlbertoRJ escreveu:Mas o Gripen NG está muito longe de ser um F-22. É um caça mais leve, fraquinho, com sistemas ainda não provados, a maioria em desenvolvimento, sem interesse do país do fabricante, com vasta proporção de itens de outros países e politicamente nulo.
O relatório condiz com a realidade.
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Porém considerando que TODOS no short-list estão sujeitos ao ITAR ... tem comopnentes americanos ... não há superioridade nesse sentido de um sobre o outro que justifique a diferença dos custos do Rafale ...
Ademais ter componentes de diversas procedências não denigre o equipamento (ou não deveria), pois a Embraer trabalha nesse modelo e é uma empresa de grande sucesso internacional ... ademais a SAAB contrata empresas estrangeiras e não governos e os equipamentos estão sob requisitos da SAAB e são de propriedade da SAAB ...
Minha opinião é que off-set é um centro de tecnologia, envolvimento de empresas BRASILEIRAS no AESA, na contrução da estrutura, no desenvolvimento dos aviônicos, NA MONATAGEM DE UMA FABRICA e linha de produção no TERRITÓRIO BRASILEIRO ... aplicando os recursos dentro do país ... investindo em empregos no Brasil ... em um projeto de co-operação, co-participação e principalmente co-PROPRIEDADE ...
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A questão dos equipamentos de diversas precedências é apenas UMA das questões de risco.
Para ser franco contigo, minhas preferências passam por franceses, russos e, por último, norte-americanos. Daí o ITAR ser apenas um dos problemas.
Onde estão as encomendas do Gripen NG?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
E volta a disputa por torcidinha e briguinha pra ver quem tem o pinto maior. Já deu né?
Conselho que dou se é que alguém vai prestar atenção...enfiem sua preferência vocês sabem onde, e esperem quietinhos pelo desfecho dessa história.
Passarinho esperto é aquele que não pia quando cai em quintal desconhecido. Vai que tem um gato? Essa briguinha de torcida é exatamente isso, um monte de pios em terreno que ninguém sabe onde está pisando.
Esperem calados, espiem calados, esperem pra ver se aparece um gato ou uma passarinha.
Essa resposta vai aparecer logo logo.
Um abraço a todos.
Conselho que dou se é que alguém vai prestar atenção...enfiem sua preferência vocês sabem onde, e esperem quietinhos pelo desfecho dessa história.
Passarinho esperto é aquele que não pia quando cai em quintal desconhecido. Vai que tem um gato? Essa briguinha de torcida é exatamente isso, um monte de pios em terreno que ninguém sabe onde está pisando.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
E você tem que enfiar a sua opinião ridícula, e de grosso modo, você sabe onde para ter prazer.Skyway escreveu:E volta a disputa por torcidinha e briguinha pra ver quem tem o pinto maior. Já deu né?
Conselho que dou se é que alguém vai prestar atenção...enfiem sua preferência vocês sabem onde, e esperem quietinhos pelo desfecho dessa história.
Passarinho esperto é aquele que não pia quando cai em quintal desconhecido. Vai que tem um gato? Essa briguinha de torcida é exatamente isso, um monte de pios em terreno que ninguém sabe onde está pisando.
Esperem calados, espiem calados, esperem pra ver se aparece um gato ou uma passarinha.
Essa resposta vai aparecer logo logo.
Um abraço a todos.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Bom Alberto ... vc tem alguma informação de que os franceses DESMENTIRAM o wikileaks ? ... se não desmentiram uma afirmação tão comprometedora ... vc ainda acredita que não estão sujeitos ao ITAR ?AlbertoRJ escreveu:Primeiro você tem que provar que o Rafale está restrito pelo ITAR. Eu posso colocar documentos do DoD norte-americano sobre o Gripen.kirk escreveu: Entendo seu ponto de vista Alberto e vc tem razão em suas ponderações ...
Porém considerando que TODOS no short-list estão sujeitos ao ITAR ... tem comopnentes americanos ... não há superioridade nesse sentido de um sobre o outro que justifique a diferença dos custos do Rafale ...
Ademais ter componentes de diversas procedências não denigre o equipamento (ou não deveria), pois a Embraer trabalha nesse modelo e é uma empresa de grande sucesso internacional ... ademais a SAAB contrata empresas estrangeiras e não governos e os equipamentos estão sob requisitos da SAAB e são de propriedade da SAAB ...
Minha opinião é que off-set é um centro de tecnologia, envolvimento de empresas BRASILEIRAS no AESA, na contrução da estrutura, no desenvolvimento dos aviônicos, NA MONATAGEM DE UMA FABRICA e linha de produção no TERRITÓRIO BRASILEIRO ... aplicando os recursos dentro do país ... investindo em empregos no Brasil ... em um projeto de co-operação, co-participação e principalmente co-PROPRIEDADE ...
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A questão dos equipamentos de diversas precedências é apenas UMA das questões de risco.
Para ser franco contigo, minhas preferências passam por franceses, russos e, por último, norte-americanos. Daí o ITAR ser apenas um dos problemas.
Onde estão as encomendas do Gripen NG?
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Creio que equipamentos de diversas proced~encia mitiga o risco ... arriscado mesmo e depender de apenas UM ÚNICO fornecedor ...
Não há encomendas para o Gripen-NG ... ISSO É UM FATO ... porém devemos considerar que o avião alçou seu primeiro vôo em 2008 (dois anos) ... muito diferente do Rafale que vôou em 1986 ... 24 anos ... e continua VIRGEM !
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Cito a COPAC:kirk escreveu:Entendo seu ponto de vista Alberto e vc tem razão em suas ponderações ...
Porém considerando que TODOS no short-list estão sujeitos ao ITAR ... tem comopnentes americanos ... não há superioridade nesse sentido de um sobre o outro que justifique a diferença dos custos do Rafale ...
"O fato de ter componentes de várias procedências torna o Gripen NG mais sujeito a ações de embargo"...
Que recebeu um contravapor da SELEX quando propôs que se transferisse hardware do RAVEN para o Brasil e não soube informar o custo operacional do F414G para a FAB...kirk escreveu:Ademais ter componentes de diversas procedências não denigre o equipamento (ou não deveria), pois a Embraer trabalha nesse modelo e é uma empresa de grande sucesso internacional ... ademais a SAAB contrata empresas estrangeiras e não governos e os equipamentos estão sob requisitos da SAAB e são de propriedade da SAAB ...
Uma é concreta. Outra, propostas sem sentido, como a sensacional participação de uma empresa que produz radares atmosféricos no desenvolvimento dos módulos ar-ar do RAVEN, o que é risível. A única coisa concreta é a fábrica de estruturas do grupo INBRA que, acreditem ou não, também está prevista para o Rafale. Os suecos apenas pagam mais para a INBRA...kirk escreveu:Minha opinião é que off-set é um centro de tecnologia, envolvimento de empresas BRASILEIRAS no AESA, na contrução da estrutura, no desenvolvimento dos aviônicos, NA MONATAGEM DE UMA FABRICA e linha de produção no TERRITÓRIO BRASILEIRO ... aplicando os recursos dentro do país ... investindo em empregos no Brasil ... em um projeto de co-operação, co-participação e principalmente co-PROPRIEDADE ...
... e não caixão de asas e aquisição de míseros 10 KC-390 ... é minha opinião !
De um lado, francês, mais de US$ 1,5 bi em offset. De outro, um avião limitado, sem a garantia do país de origem e um centro tecnológico de 800 metros quadrados que irá gastar US$ 50 milhas em DEZ anos...
É risível!
Pepê
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Infeliz esse teu comentário em Sky ? ... proibir discussão de aviões em forum de defesa ...Skyway escreveu:E volta a disputa por torcidinha e briguinha pra ver quem tem o pinto maior. Já deu né?
Conselho que dou se é que alguém vai prestar atenção...enfiem sua preferência vocês sabem onde, e esperem quietinhos pelo desfecho dessa história.
Passarinho esperto é aquele que não pia quando cai em quintal desconhecido. Vai que tem um gato? Essa briguinha de torcida é exatamente isso, um monte de pios em terreno que ninguém sabe onde está pisando.
Esperem calados, espiem calados, esperem pra ver se aparece um gato ou uma passarinha.
Essa resposta vai aparecer logo logo.
Um abraço a todos.
Fique tranquilo ... logo, logo vão criar a policia politico ideológica ... ae vc arruma em emprego ... tá ?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Fique com o CAIXÃO ... a FAB prefere ser co-proprietária em um projeto ... e a Embraer não quer nem saber de assult ...Pepê Rezende escreveu:Cito a COPAC:kirk escreveu:Entendo seu ponto de vista Alberto e vc tem razão em suas ponderações ...
Porém considerando que TODOS no short-list estão sujeitos ao ITAR ... tem comopnentes americanos ... não há superioridade nesse sentido de um sobre o outro que justifique a diferença dos custos do Rafale ...
"O fato de ter componentes de várias procedências torna o Gripen NG mais sujeito a ações de embargo"...
Que recebeu um contravapor da SELEX quando propôs que se transferisse hardware do RAVEN para o Brasil e não soube informar o custo operacional do F414G para a FAB...kirk escreveu:Ademais ter componentes de diversas procedências não denigre o equipamento (ou não deveria), pois a Embraer trabalha nesse modelo e é uma empresa de grande sucesso internacional ... ademais a SAAB contrata empresas estrangeiras e não governos e os equipamentos estão sob requisitos da SAAB e são de propriedade da SAAB ...
Uma é concreta. Outra, propostas sem sentido, como a sensacional participação de uma empresa que produz radares atmosféricos no desenvolvimento dos módulos ar-ar do RAVEN, o que é risível. A única coisa concreta é a fábrica de estruturas do grupo INBRA que, acreditem ou não, também está prevista para o Rafale. Os suecos apenas pagam mais para a INBRA...kirk escreveu:Minha opinião é que off-set é um centro de tecnologia, envolvimento de empresas BRASILEIRAS no AESA, na contrução da estrutura, no desenvolvimento dos aviônicos, NA MONATAGEM DE UMA FABRICA e linha de produção no TERRITÓRIO BRASILEIRO ... aplicando os recursos dentro do país ... investindo em empregos no Brasil ... em um projeto de co-operação, co-participação e principalmente co-PROPRIEDADE ...
... e não caixão de asas e aquisição de míseros 10 KC-390 ... é minha opinião !
De um lado, francês, mais de US$ 1,5 bi em offset. De outro, um avião limitado, sem a garantia do país de origem e um centro tecnológico de 800 metros quadrados que irá gastar US$ 50 milhas em DEZ anos...
É risível!
Pepê
Ademais o Centro de Desenvolvimento é de TECNOLOGIA, não é de trem bala não ... vc quer um prédio de que tamanho ? ... ... de fato é risivel !
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Antes dessa tua resposta, vc devia ter checado sua MP...AlbertoRJ escreveu:E você tem que enfiar a sua opinião ridícula, e de grosso modo, você sabe onde para ter prazer.Skyway escreveu:E volta a disputa por torcidinha e briguinha pra ver quem tem o pinto maior. Já deu né?
Conselho que dou se é que alguém vai prestar atenção...enfiem sua preferência vocês sabem onde, e esperem quietinhos pelo desfecho dessa história.
Passarinho esperto é aquele que não pia quando cai em quintal desconhecido. Vai que tem um gato? Essa briguinha de torcida é exatamente isso, um monte de pios em terreno que ninguém sabe onde está pisando.
Esperem calados, espiem calados, esperem pra ver se aparece um gato ou uma passarinha.
Essa resposta vai aparecer logo logo.
Um abraço a todos.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Infeliz porque? É minha opinião. E não proibi nada, eu não mando nada nesse fórum.kirk escreveu:Infeliz esse teu comentário em Sky ? ... proibir discussão de aviões em forum de defesa ...Skyway escreveu:E volta a disputa por torcidinha e briguinha pra ver quem tem o pinto maior. Já deu né?
Conselho que dou se é que alguém vai prestar atenção...enfiem sua preferência vocês sabem onde, e esperem quietinhos pelo desfecho dessa história.
Passarinho esperto é aquele que não pia quando cai em quintal desconhecido. Vai que tem um gato? Essa briguinha de torcida é exatamente isso, um monte de pios em terreno que ninguém sabe onde está pisando.
Esperem calados, espiem calados, esperem pra ver se aparece um gato ou uma passarinha.
Essa resposta vai aparecer logo logo.
Um abraço a todos.
Fique tranquilo ... logo, logo vão criar a policia politico ideológica ... ae vc arruma em emprego ... tá ?
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E mesmo assim, meu comentário não é de proibição de discussão de aviões em fórum de defesa como disse, quer ajuda pra interpretar? Vamos lá... Eu me coloquei firmemente contra a disputa de torcida, a disputa de cabo de guerra onde um tenta em vão convencer o outro de que seu avião preferido é melhor.
Algo totalmente inútil e que não acrescenta nada ao fórum, nem esse e nem a qualquer outro espaço.
Claro agora?
Um forte abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Pepê de CONCRETO :
- Centro tecnológico em SBC;
- Contratação da ATMOS para co-desenvolvimento pela SELEX;
- Contratação da AKAER para desenvolvimento da estrutura em materiais compósitos ... com transferência de tecnologia de ligas para esse material;
- Propositura de CO-PROPRIEDADE.
O que a Dassault fez de CONCRETO mesmo ?
Cordiais Saudações
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- Centro tecnológico em SBC;
- Contratação da ATMOS para co-desenvolvimento pela SELEX;
- Contratação da AKAER para desenvolvimento da estrutura em materiais compósitos ... com transferência de tecnologia de ligas para esse material;
- Propositura de CO-PROPRIEDADE.
O que a Dassault fez de CONCRETO mesmo ?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Bom Alberto ... vc tem alguma informação de que os franceses DESMENTIRAM o wikileaks ? ... se não desmentiram uma afirmação tão comprometedora ... vc ainda acredita que não estão sujeitos ao ITAR ?kirk escreveu:Primeiro você tem que provar que o Rafale está restrito pelo ITAR. Eu posso colocar documentos do DoD norte-americano sobre o Gripen.AlbertoRJ escreveu: Entendo seu ponto de vista Alberto e vc tem razão em suas ponderações ...
Porém considerando que TODOS no short-list estão sujeitos ao ITAR ... tem comopnentes americanos ... não há superioridade nesse sentido de um sobre o outro que justifique a diferença dos custos do Rafale ...
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... e não caixão de asas e aquisição de míseros 10 KC-390 ... é minha opinião !
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A questão dos equipamentos de diversas precedências é apenas UMA das questões de risco.
Para ser franco contigo, minhas preferências passam por franceses, russos e, por último, norte-americanos. Daí o ITAR ser apenas um dos problemas.
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Não há encomendas para o Gripen-NG ... ISSO É UM FATO ... porém devemos considerar que o avião alçou seu primeiro vôo em 2008 (dois anos) ... muito diferente do Rafale que vôou em 1986 ... 24 anos ... e continua VIRGEM !
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Claro, embora os telegramas do Wikileaks não provem nada, os franceses afirmam que não precisam de autorização de terceiros.
O Rafale tem 180 encomendas e o Gripen NG nenhuma.
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