Pepê Rezende escreveu:As informações sobre a compra tailandesa são reais e não suposições. Procure o contrato (VIU COLISTETE), verifique os preços envolvidos no pacote e chegará à conclusão de que cada célula custou US$ 35 milhas e será fornecida pela FNV, que administra material usado disponibilizado pelo governo sueco. Por enquanto, as opções para mais seis não se confirmaram, o que confirma que o fator de desequilíbrio foi o fornecimento dos Erieye, que podem ser empregados para controlar os F-16A que o país possui.
rcolistete escreveu:
Olá Pepê,
Já postei aqui notícia da Saab, do site do Gripen, citando os valores, eram uns US$ 600 mi para 6 Gripen (4 D e 2 C) + 1 Saab AEW. Se cada Gripen C/D custar US$35 mi, então o Saab AEW custaria US$390 mi, algo improvável de tão caro (chuto uns US$100-200 mi por cada Saab AEW), baseado em outros contratos de aviões AEW.
Talvez seu valor de US$35 mi por Gripen C/D seja "pelado", aí adicionando suporte, treinamento, etc, se chega a US$ 65-90 mi (valor provável do pacote completo por Gripen C/D).
Sobre as opções para mais 6 Gripens e 1 outro Saab AEW, foi explicitado pelas notícias suecas e tailandesas que elas somente seriam exercidas após mudança de governo (ou após alguma eleição). Dê tempo ao tempo e verá mais Gripens, Su-35BM, Rafale, Eurofighter, etc, sendo vendidos.
[]s, Roberto
Antes de mais nada, vc esquece o restante do pacote, com manutenção completa para cada um dos seis caças (que pacote enorme, o Chávez acaba de encomendar mais 12 Su30MK2V), treinamento e suprimentos para 10 anos de operação. Isso corresponde a mais de 50% do preço do pacote. Se fosse US$ 50 milhões por Gripen, teríamos US$ 300 milhões apenas para os aparelhos, mais US$ 150 milhões para o Erieye. Sobraria US$ 150 milhas para suprimentos e treinamento, além de manutenção, mas temos de retirar mais US$ 10 milhões para um SAAB 340 de treinamento e transporte. Além disso, o fornecedor é a FNV, que só fornece equipamento usado. A SAAB, consistentemente, tem anunciado venda de material remanufaturado como novo. Os húngaros e checos são um bom exemplo. A linha está praticamente entregue à África do Sul.
A propósito: 19 bilhões de bahts dá pouco mais de 500 milhões... 561.830.004,68 para ser exato.
Pepê
http://www.gripen.com/en/MediaRelations ... igning.htm[/quote]
rcolistete escreveu:
Olá Pepê,
Nesse e outros links simplesmente não citam quanto cada Gripen C/D completo (com pacote de suporte, etc) está saindo, nem quanto custa o Saab AEW. Acima você está estimando o valor do Gripen, etc.
Nenhum lugar que eu conheço cita explicitamente que os Gripen C/D Tailandeses serão A/B reformados para C/D. Se você ou Soultrain conhecerem e a notícia for oficial eu paro de argumentar, sem problemas.
Ah, tal como postado aqui ontem ou ante-ontem, os Gripen C/D tchecos são novos. Os húngaros são A/B modificados para C/D.
Essa conversão para US$600 mi foi feita no início do ano, da fonte que eu tinha lido. Hoje é normal estar diferente.
[]s, Roberto
Eu converti LOGO QUE O PACOTE FOI DIVULGADO. Dava meros US$ 450 milhões. De lá para cá a moeda norte-americana se desvalorizou. Em verdade, ficou bem mais caro do que os tailandeses pretendiam pagar, mas azar deles que cotaram em moeda local e não em dólar. Tornou-se política sueca não divulgar o preço unitário desde que passaram a comercializar Gripen A remanufaturados para o padrão C como se fossem novo (os governos sabem o que compram, a opinião pública fica à margem do processo). O segredo é ver a fonte das células. Se for FNV, a agência de compra e venda de material das FFAA suecas, desconfiem (como um adendo vale lembrar que o MinDef quer adotar esse modelo, ótimo por sinal, para o Brasil).
Sobre a questão da linha do Gripen, leiam esse artigo:
http://www.defenseindustrydaily.com/Gri ... ist-04865/
Há uma análise no final que transcrevo aqui. Por favor, leiam e reflitam depois de ver que a Suécia quer desmobilizar MAIS CÉLULAS:
Analysis:
"While Sweden has confirmed their commitment to field Gripen NG, the catch is that Sweden’s defence budget probably can’t pay for that promise without additional cutbacks to its fighter fleet. Sweden already plans to drop its Gripen fleet to 100 aircraft; and Sweden’s defence minister Mikael Odenberg resigned in 2007 on the grounds that requests for additional budget reductions, coupled with insistence on expensive international deployments, were unworkable and endangered the force.
These circumstances make the commitment to upgrade Sweden’s fighters hard to read. On the one hand, the seriousness of Sweden’s commitment despite its acute budgetary problems, and the high-level government to government negotiations this commitment implies, could suggest that the JAS-39 is moving into the lead for the Norwegian contract. On the other hand, Norway’s concerns are going to be shared by other potential customers, and the Gripen’s already-difficult export prospects will be damaged unless there is a clear anchor customer for the JAS-39NG. Which is why Sweden’s agreement with Norway could also be seen as the public declaration of an industrial promotion decision that was going to happen anyway."
Em relação ao upgrade de células reafirmado por Heronim, relembro meu caro e combativo colega que o F-18C/D e o F-18E/F usam, praticamente, os mesmos motores que os Gripen A/B/C/D (o RM12 é uma modificação do F404) e Gripen NG (F414). As modificações estruturais para recebê-los depõem contra sua idéia, errônea por sinal, de que os NG serão meras conversões de modelos anteriores. Tentei reler o artigo, mas já não estava disponível. Se consta do texto, é um erro claro e até o Fontoura pode se enganar.
Pepê