JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
Voltando ao Gripen...
A FMV não se limita a vender material em segunda mão.
As ofertas de venda de Gripen podem ser conduzidas pela SAAB, pela FMV ou até podiam (passado, note-se) ser efectuadas pela BAE (caso Sul Africano). Tudo depende do processo de venda propriamente dito, se num determinado caso os Suecos ou o cliente acharem que é vantajoso a FMV entrar no processo, então entra, conduz o negocio e assina a papelada e isto é válido para equipamentos em segunda mão ou em primeira.
Apenas como exemplo, a oferta de aviões NOVOS Gripen NG para a Noruega e para a Dinamarca está a ser efectuada pela FMV (http://www.fmv.se/WmTemplates/news.aspx?id=4119), enquanto a oferta para o Brasil (ou para a India) está a ser conduzida pela SAAB.
A FMV não se limita a vender material em segunda mão.
As ofertas de venda de Gripen podem ser conduzidas pela SAAB, pela FMV ou até podiam (passado, note-se) ser efectuadas pela BAE (caso Sul Africano). Tudo depende do processo de venda propriamente dito, se num determinado caso os Suecos ou o cliente acharem que é vantajoso a FMV entrar no processo, então entra, conduz o negocio e assina a papelada e isto é válido para equipamentos em segunda mão ou em primeira.
Apenas como exemplo, a oferta de aviões NOVOS Gripen NG para a Noruega e para a Dinamarca está a ser efectuada pela FMV (http://www.fmv.se/WmTemplates/news.aspx?id=4119), enquanto a oferta para o Brasil (ou para a India) está a ser conduzida pela SAAB.
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Re: JAS-39 Gripen
Boas, Sintra, dessa nem eu sabia!
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: JAS-39 Gripen
Porra, mas que frescura.
O Heronim e Roberto são intimos (não vão pensar besteira) eles tem essas liberdades de tratamento um com o outro.
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Re: JAS-39 Gripen
Valeu Sintra. Sabia da FMV com a Noruega e Dinamarca (tem os preços das ofertas do Gripen NG em algum lugar oficial ? Pois só vi os 48 Gripen NG a US$ 4,4 bi em mídia norueguesa...). Não sabia que para o FX-2 a Saab estava lidando diretamente com o Brasil (bah, esses portugueses se metem a saber mais coisa sobre o Brasil do que nós brasileiros... como praga, nós brasileiros sabemos que o último F-16 MLU português ficará pronto somente após o nosso FX-2 for assinado... ).Sintra escreveu:Voltando ao Gripen...
A FMV não se limita a vender material em segunda mão.
As ofertas de venda de Gripen podem ser conduzidas pela SAAB, pela FMV ou até podiam (passado, note-se) ser efectuadas pela BAE (caso Sul Africano). Tudo depende do processo de venda propriamente dito, se num determinado caso os Suecos ou o cliente acharem que é vantajoso a FMV entrar no processo, então entra, conduz o negocio e assina a papelada e isto é válido para equipamentos em segunda mão ou em primeira.
Apenas como exemplo, a oferta de aviões NOVOS Gripen NG para a Noruega e para a Dinamarca está a ser efectuada pela FMV (http://www.fmv.se/WmTemplates/news.aspx?id=4119), enquanto a oferta para o Brasil (ou para a India) está a ser conduzida pela SAAB.
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Re: JAS-39 Gripen
- O texto cita distancia e não raio de combatercolistete escreveu:
- 4.000 lb de bombas, 2 de 2.000 lb (907 kg) ou 4 de 1.000 lb (454 kg), casulo designador laser Litening, 4 mísseis BVR e 2 WVR, isso tudo dá um raio de combate (possivelmente HIHIHI ou HILOHI) de 1.000 mn (1.852 km);
- esconde o perfil
- deixa claro que é em configuração de carga máxima ao invés de carga normal.
Acho que vc deveria procurar um psicanalísta urgente. É raro ver um desenho mostrando os dados completos do Gripen. Só textos faltando dados.
G-LOC
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Re: JAS-39 Gripen
Caro Fabio de Castro,G-LOC escreveu:- O texto cita distancia e não raio de combatercolistete escreveu:
- 4.000 lb de bombas, 2 de 2.000 lb (907 kg) ou 4 de 1.000 lb (454 kg), casulo designador laser Litening, 4 mísseis BVR e 2 WVR, isso tudo dá um raio de combate (possivelmente HIHIHI ou HILOHI) de 1.000 mn (1.852 km);
- esconde o perfil
- deixa claro que é em configuração de carga máxima ao invés de carga normal.
Acho que vc deveria procurar um psicanalísta urgente. É raro ver um desenho mostrando os dados completos do Gripen. Só textos faltando dados.
G-LOC
Hehehe, essas discussões suas (e comigo também) de alcance x raio de combate já fazem uns 6-8 anos ! Você sabe que o Mirage 2000-5 com tanques externos tem raio de combate HIHIHI de 1.000 mn. Agora se diz o mesmo sobre o Gripen NG, com melhor motor que Snecma M-53P2, maior carga de combustível que o Gripen C, etc : enfim, o que tem demais o Gripen NG ter tal raio de combate ?
Psicanalista é sem acento. Sobre o Gripen NG há muitos dados, atualize-se olhando o site do Gripen.
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Re: JAS-39 Gripen
O unico nº que tenho conhecimento acerca das varias ofertas de Gripens NG é precisamente 4,4 Biliões de dolares para a Noruega, não faço é a minima ideia do que vai incluido nesse "pacote" (tirando os 48 caças )rcolistete escreveu:Valeu Sintra. Sabia da FMV com a Noruega e Dinamarca (tem os preços das ofertas do Gripen NG em algum lugar oficial ? Pois só vi os 48 Gripen NG a US$ 4,4 bi em mídia norueguesa...). Não sabia que para o FX-2 a Saab estava lidando diretamente com o Brasil (bah, esses portugueses se metem a saber mais coisa sobre o Brasil do que nós brasileiros... como praga, nós brasileiros sabemos que o último F-16 MLU português ficará pronto somente após o nosso FX-2 for assinado... ).Sintra escreveu:Voltando ao Gripen...
A FMV não se limita a vender material em segunda mão.
As ofertas de venda de Gripen podem ser conduzidas pela SAAB, pela FMV ou até podiam (passado, note-se) ser efectuadas pela BAE (caso Sul Africano). Tudo depende do processo de venda propriamente dito, se num determinado caso os Suecos ou o cliente acharem que é vantajoso a FMV entrar no processo, então entra, conduz o negocio e assina a papelada e isto é válido para equipamentos em segunda mão ou em primeira.
Apenas como exemplo, a oferta de aviões NOVOS Gripen NG para a Noruega e para a Dinamarca está a ser efectuada pela FMV (http://www.fmv.se/WmTemplates/news.aspx?id=4119), enquanto a oferta para o Brasil (ou para a India) está a ser conduzida pela SAAB.
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Re: JAS-39 Gripen
Duplicado...
Editado pela última vez por Sintra em Seg Ago 11, 2008 10:01 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: JAS-39 Gripen
Fontoura
O melhor artigo que já li acerca do Gripen em lingua Portuguesa, ponto final parágrafo...
Nas duas ultimas semanas tive a sorte de apanhar com dois artigos sobre aviação de defesa do melhor que já li em lingua Portuguesa, um é o seu, o outro é o do Orestes sobre o F-35.
Excelente
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Re: JAS-39 Gripen
Sintra, qual o origem desses valores que você tem ? É de um jornal norueguês ou algum documento oficial divulgado pela Saab ou Noruega ? A fonte que eu tenho é de um jornal/site norueguês :Sintra escreveu:O unico nº que tenho conhecimento acerca das varias ofertas de Gripens NG é precisamente 4,4 Biliões de dolares para a Noruega, não faço é a minima ideia do que vai incluido nesse "pacote" (tirando os 48 caças )rcolistete escreveu:
Valeu Sintra. Sabia da FMV com a Noruega e Dinamarca (tem os preços das ofertas do Gripen NG em algum lugar oficial ? Pois só vi os 48 Gripen NG a US$ 4,4 bi em mídia norueguesa...). Não sabia que para o FX-2 a Saab estava lidando diretamente com o Brasil (bah, esses portugueses se metem a saber mais coisa sobre o Brasil do que nós brasileiros... como praga, nós brasileiros sabemos que o último F-16 MLU português ficará pronto somente após o nosso FX-2 for assinado... ).
[]s, Roberto
http://www.svd.se/nyheter/inrikes/artikel_1189845.svd
NOK 25 bi para 48 Gripen NG completos com treinamento, manutenção e sobressalentes : "Beloppet inkluderar såväl anskaffning av planen som underhåll, reservdelar, träning och ett multinationellt samarbete". Putz, com FX da FAB a gente até aprende outros idiomas !
Isso daria NOK 25 bi = US$ 4,87 bi (valores de Maio de 2008), ou US$ 101,5 mi por cada Gripen NG no pacote. Esse link apareceu citado em algum fórum internacional, acho que da Key Publishing (Air Forces Monthly).
Eu queria algo mais detalhado/oficial, bem como informações sobre a proposta dinamarquesa (li algo há uns meses e não salvei...).
[]s, Roberto
Re: JAS-39 Gripen
rcolistete escreveu: Hehehe, essas discussões suas (e comigo também) de alcance x raio de combate já fazem uns 6-8 anos ! Você sabe que o Mirage 2000-5 com tanques externos tem raio de combate HIHIHI de 1.000 mn. Agora se diz o mesmo sobre o Gripen NG, com melhor motor que Snecma M-53P2, maior carga de combustível que o Gripen C, etc : enfim, o que tem demais o Gripen NG ter tal raio de combate ?
[]s, Roberto
São 6-8 anos de incoerencias como mais esta ai. O texto é bem claro: distancia.
Eu me lembro que os dados do Mirage 2000 é para configuração ar-ar, bem esquisita, cheio de comb e só com mísseis ar-ar. Não leva duas GBU-10.
Também achei esquisito um tanque "interno" que aumenta a área frontal.
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Re: JAS-39 Gripen
Que, aliás, acaba de nomear representante para o Brasil (Bengt Jáner). Informo ainda que as informações sobre raio de combate, carga bélica, etc do Gripen NG, que apresento no meu artigo, são oficiais e fornecidas pela Saab.Sintra escreveu:Voltando ao Gripen...
A FMV não se limita a vender material em segunda mão.
As ofertas de venda de Gripen podem ser conduzidas pela SAAB, pela FMV ou até podiam (passado, note-se) ser efectuadas pela BAE (caso Sul Africano). Tudo depende do processo de venda propriamente dito, se num determinado caso os Suecos ou o cliente acharem que é vantajoso a FMV entrar no processo, então entra, conduz o negocio e assina a papelada e isto é válido para equipamentos em segunda mão ou em primeira.
Apenas como exemplo, a oferta de aviões NOVOS Gripen NG para a Noruega e para a Dinamarca está a ser efectuada pela FMV (http://www.fmv.se/WmTemplates/news.aspx?id=4119), enquanto a oferta para o Brasil (ou para a India) está a ser conduzida pela SAAB.
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Re: JAS-39 Gripen
Fábio,G-LOC escreveu:- O texto cita distancia e não raio de combatercolistete escreveu:
- 4.000 lb de bombas, 2 de 2.000 lb (907 kg) ou 4 de 1.000 lb (454 kg), casulo designador laser Litening, 4 mísseis BVR e 2 WVR, isso tudo dá um raio de combate (possivelmente HIHIHI ou HILOHI) de 1.000 mn (1.852 km);
- esconde o perfil
- deixa claro que é em configuração de carga máxima ao invés de carga normal.
Acho que vc deveria procurar um psicanalísta urgente. É raro ver um desenho mostrando os dados completos do Gripen. Só textos faltando dados.
G-LOC
Só para informação, o perfil é Hi-Lo-Hi. Mas não acho que isso importa, não é? O que importa é que a aeronave leva a carga bélica citada até a distância citada e retorna à sua base.
Obviamente, qualquer caça sempre terá, em determinada missão, que usar o perfil de vôo mais adequado. Até o Su-35.
Quanto a eu me referir a distância em vez de raio de combate, penso que está bem claro que me refiro ao raio de combate, uma vez que, pouco antes, citei o alcance de translado de 4.070 km.
Relembrando:
"A maior capacidade interna e externa de combustível trouxe,
ainda, outras vantagens para o futuro Gripen NG, como maior autonomia
e raio de combate, levando maior carga bélica. O alcance de
translado do Gripen NG, por exemplo, passará dos 3.200 km do
atual JAS 39C para 4.070km, com o uso de até quatro tanques extras.
E, com os 40% a mais de combustível interno e mais dois tanques
extras de 1.700 litros (alijados assim que esvaziados), o Gripen NG
poderá levar uma carga bélica “substancial” — como duas LGB de
2.000 libras ou quatro de 1,000 libras, pod designador Litening, até
quatro mísseis BVR e dois mísseis IR — a distâncias de 1.000 mn
(1.850 km)."
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Re: JAS-39 Gripen
Muito obrigado, Sintra.Sintra escreveu:
Fontoura
O melhor artigo que já li acerca do Gripen em lingua Portuguesa, ponto final parágrafo...
Nas duas ultimas semanas tive a sorte de apanhar com dois artigos sobre aviação de defesa do melhor que já li em lingua Portuguesa, um é o seu, o outro é o do Orestes sobre o F-35.
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Re: JAS-39 Gripen
Pepê Rezende escreveu:As informações sobre a compra tailandesa são reais e não suposições. Procure o contrato (VIU COLISTETE), verifique os preços envolvidos no pacote e chegará à conclusão de que cada célula custou US$ 35 milhas e será fornecida pela FNV, que administra material usado disponibilizado pelo governo sueco. Por enquanto, as opções para mais seis não se confirmaram, o que confirma que o fator de desequilíbrio foi o fornecimento dos Erieye, que podem ser empregados para controlar os F-16A que o país possui.
Antes de mais nada, vc esquece o restante do pacote, com manutenção completa para cada um dos seis caças (que pacote enorme, o Chávez acaba de encomendar mais 12 Su30MK2V), treinamento e suprimentos para 10 anos de operação. Isso corresponde a mais de 50% do preço do pacote. Se fosse US$ 50 milhões por Gripen, teríamos US$ 300 milhões apenas para os aparelhos, mais US$ 150 milhões para o Erieye. Sobraria US$ 150 milhas para suprimentos e treinamento, além de manutenção, mas temos de retirar mais US$ 10 milhões para um SAAB 340 de treinamento e transporte. Além disso, o fornecedor é a FNV, que só fornece equipamento usado. A SAAB, consistentemente, tem anunciado venda de material remanufaturado como novo. Os húngaros e checos são um bom exemplo. A linha está praticamente entregue à África do Sul.rcolistete escreveu: Olá Pepê,
Já postei aqui notícia da Saab, do site do Gripen, citando os valores, eram uns US$ 600 mi para 6 Gripen (4 D e 2 C) + 1 Saab AEW. Se cada Gripen C/D custar US$35 mi, então o Saab AEW custaria US$390 mi, algo improvável de tão caro (chuto uns US$100-200 mi por cada Saab AEW), baseado em outros contratos de aviões AEW.
Talvez seu valor de US$35 mi por Gripen C/D seja "pelado", aí adicionando suporte, treinamento, etc, se chega a US$ 65-90 mi (valor provável do pacote completo por Gripen C/D).
Sobre as opções para mais 6 Gripens e 1 outro Saab AEW, foi explicitado pelas notícias suecas e tailandesas que elas somente seriam exercidas após mudança de governo (ou após alguma eleição). Dê tempo ao tempo e verá mais Gripens, Su-35BM, Rafale, Eurofighter, etc, sendo vendidos.
[]s, Roberto
A propósito: 19 bilhões de bahts dá pouco mais de 500 milhões... 561.830.004,68 para ser exato.
Pepê
http://www.gripen.com/en/MediaRelations ... igning.htm[/quote]
Eu converti LOGO QUE O PACOTE FOI DIVULGADO. Dava meros US$ 450 milhões. De lá para cá a moeda norte-americana se desvalorizou. Em verdade, ficou bem mais caro do que os tailandeses pretendiam pagar, mas azar deles que cotaram em moeda local e não em dólar. Tornou-se política sueca não divulgar o preço unitário desde que passaram a comercializar Gripen A remanufaturados para o padrão C como se fossem novo (os governos sabem o que compram, a opinião pública fica à margem do processo). O segredo é ver a fonte das células. Se for FNV, a agência de compra e venda de material das FFAA suecas, desconfiem (como um adendo vale lembrar que o MinDef quer adotar esse modelo, ótimo por sinal, para o Brasil).rcolistete escreveu: Olá Pepê,
Nesse e outros links simplesmente não citam quanto cada Gripen C/D completo (com pacote de suporte, etc) está saindo, nem quanto custa o Saab AEW. Acima você está estimando o valor do Gripen, etc.
Nenhum lugar que eu conheço cita explicitamente que os Gripen C/D Tailandeses serão A/B reformados para C/D. Se você ou Soultrain conhecerem e a notícia for oficial eu paro de argumentar, sem problemas.
Ah, tal como postado aqui ontem ou ante-ontem, os Gripen C/D tchecos são novos. Os húngaros são A/B modificados para C/D.
Essa conversão para US$600 mi foi feita no início do ano, da fonte que eu tinha lido. Hoje é normal estar diferente.
[]s, Roberto
Sobre a questão da linha do Gripen, leiam esse artigo:
http://www.defenseindustrydaily.com/Gri ... ist-04865/
Há uma análise no final que transcrevo aqui. Por favor, leiam e reflitam depois de ver que a Suécia quer desmobilizar MAIS CÉLULAS:
Analysis:
"While Sweden has confirmed their commitment to field Gripen NG, the catch is that Sweden’s defence budget probably can’t pay for that promise without additional cutbacks to its fighter fleet. Sweden already plans to drop its Gripen fleet to 100 aircraft; and Sweden’s defence minister Mikael Odenberg resigned in 2007 on the grounds that requests for additional budget reductions, coupled with insistence on expensive international deployments, were unworkable and endangered the force.
These circumstances make the commitment to upgrade Sweden’s fighters hard to read. On the one hand, the seriousness of Sweden’s commitment despite its acute budgetary problems, and the high-level government to government negotiations this commitment implies, could suggest that the JAS-39 is moving into the lead for the Norwegian contract. On the other hand, Norway’s concerns are going to be shared by other potential customers, and the Gripen’s already-difficult export prospects will be damaged unless there is a clear anchor customer for the JAS-39NG. Which is why Sweden’s agreement with Norway could also be seen as the public declaration of an industrial promotion decision that was going to happen anyway."
Em relação ao upgrade de células reafirmado por Heronim, relembro meu caro e combativo colega que o F-18C/D e o F-18E/F usam, praticamente, os mesmos motores que os Gripen A/B/C/D (o RM12 é uma modificação do F404) e Gripen NG (F414). As modificações estruturais para recebê-los depõem contra sua idéia, errônea por sinal, de que os NG serão meras conversões de modelos anteriores. Tentei reler o artigo, mas já não estava disponível. Se consta do texto, é um erro claro e até o Fontoura pode se enganar.
Pepê