TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Zavva
Avançado
Avançado

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51211 Mensagem por Zavva » Qui Dez 16, 2010 4:17 pm

(...)

Polémica sobre los integrantes de la cuarta generación

Si bien la aparición del concepto de generaciones de cazas de combate asumía la existencia de cinco generaciones, son muchos los autores como Näsström, Keijsper, Pearson o Taylor que opinan que hasta el siglo XXI sólo han existido cuatro generaciones de cazas; así, según ellos, modelos como el JAS 39 Gripen y el F22 Raptor pertenecen a la misma generación, pese a la distancia tecnológica que los separa.

Por su parte, otros expertos, como sería el caso de David Corral Hernández, opinan que a principios del siglo XXI ya habían hecho su aparición cazas de quinta generación, cuyo único integrante sería el F-22 Raptor, a menos que se consideren los prototipos del F-35 Lightning II.[5] Esa es también la postura oficial de la Fuerza Aérea de los Estados Unidos.[6] Finalmente, algunos más, como Cate, adelantan la aparición de esta nueva generación a los modelos europeos, como el Eurofighter Typhoon o el Dassault Rafale,[7] la cual parece ser la postura oficial de las fuerzas aéreas usuarias de los mismos[8] [9] [10]

La definición y catalogación aún se complica más cuando varias empresas han creado nuevas versiones de sus modelos con características que se consideran dentro de una generación posterior. Pese a que aviones como el F-14 Tomcat no fueron modernizados, sino que fueron retirados sin seguir diseñando nuevas versiones, los fabricantes de otros modelos como el F-16, el F/A-18 y el F-15 (éste ya con armamento interno) han mantenido las líneas de producción abiertas y han sacado nuevas versiones/bloques/tranchas con la información digitalizada y centralizada, además de con capacidad de comunicarse con otros aviones, barcos, centros de mando y control, radares de barrido electrónico, etc. Por ese motivo, se habla de una generación intermedia, 4,5 o 4+ para referirse a esos modelos. El gobierno de EE. UU., por ejemplo, define oficialmente como "generación 4,5ª" a aquellos que tienen radar AESA, enlace de datos de alta capacidad, aviónica avanzada y capacidad para desplegar armas futuras.[11]

(...)

http://es.wikipedia.org/wiki/Cuarta_gen ... cci%C3%B3n

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#51212 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 16, 2010 4:27 pm

Com relação a gerações... da maneira que eu vejo a coisa funciona mais ou menos assim:

4 Geração - FBW (full), multirole

4.5 Geração - Todos os ítens anteriores mais ... Tendo ou estando em planejamento/desenvolvimento de no mínimo 4 de qualquer um dos ítens listados a seguir (sendo que pelo menos 2 ítens na parte eletrônica e pelo menos 2 relacionados a desempenho ou construção):

Datalink
AESA
Fusão de dados
Uso de técnicas de diminuir assinatura durante a construção (não é stealth - caso a aeronave seja derivada direta de uma aeronave de 4 Geração, Tal técnica tem que estar presente obrigatoriamente)
Super Manobrabilidade
Supercruise
Técnicas de interceptação passiva
Redução das "versões" das aeronaves sendo na verdade o produto possui uma evolução continua com melhorias sendo facilmente aplicadas a aeronaves operacionais, sem nenhuma ou bem pouca mudança estrutural necessária.

PS: Quanto mais ítens (acima de 6) mais se aproxima do que hoje já é considerado 4.75 Geração

5 Geração - pelo menos 6 Itens dos listados, mais Stealth, e capacidade de carregar armas internamente (ajuda com o stealth), ferramentas de apoio a decisão no campo de batalha (isso é uma novidade que o PAK e o F-35 trarão).

Bom... é assim que eu vejo a coisa :)

E quanto ao slide da Boeing... não esquentem... eu vi o mesmo slide em uma palestra por aqui e o pessoal mesmo da Boeing morreu de rir... mas o contexto dele era outro... então a não presença de outras aeronaves não era nada demais... :lol: e não era necessaria pois a mensagem estava clara...

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#51213 Mensagem por Francoorp » Qui Dez 16, 2010 4:28 pm

Zavva escreveu:
(...)

Polémica sobre los integrantes de la cuarta generación

Si bien la aparición del concepto de generaciones de cazas de combate asumía la existencia de cinco generaciones, son muchos los autores como Näsström, Keijsper, Pearson o Taylor que opinan que hasta el siglo XXI sólo han existido cuatro generaciones de cazas; así, según ellos, modelos como el JAS 39 Gripen y el F22 Raptor pertenecen a la misma generación, pese a la distancia tecnológica que los separa.

Por su parte, otros expertos, como sería el caso de David Corral Hernández, opinan que a principios del siglo XXI ya habían hecho su aparición cazas de quinta generación, cuyo único integrante sería el F-22 Raptor, a menos que se consideren los prototipos del F-35 Lightning II.[5] Esa es también la postura oficial de la Fuerza Aérea de los Estados Unidos.[6] Finalmente, algunos más, como Cate, adelantan la aparición de esta nueva generación a los modelos europeos, como el Eurofighter Typhoon o el Dassault Rafale,[7] la cual parece ser la postura oficial de las fuerzas aéreas usuarias de los mismos[8] [9] [10]

La definición y catalogación aún se complica más cuando varias empresas han creado nuevas versiones de sus modelos con características que se consideran dentro de una generación posterior. Pese a que aviones como el F-14 Tomcat no fueron modernizados, sino que fueron retirados sin seguir diseñando nuevas versiones, los fabricantes de otros modelos como el F-16, el F/A-18 y el F-15 (éste ya con armamento interno) han mantenido las líneas de producción abiertas y han sacado nuevas versiones/bloques/tranchas con la información digitalizada y centralizada, además de con capacidad de comunicarse con otros aviones, barcos, centros de mando y control, radares de barrido electrónico, etc. Por ese motivo, se habla de una generación intermedia, 4,5 o 4+ para referirse a esos modelos. El gobierno de EE. UU., por ejemplo, define oficialmente como "generación 4,5ª" a aquellos que tienen radar AESA, enlace de datos de alta capacidad, aviónica avanzada y capacidad para desplegar armas futuras.[11]

(...)

http://es.wikipedia.org/wiki/Cuarta_gen ... cci%C3%B3n
Wikipedia como fonte segura... :roll: :roll:

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
soultrain
Sênior
Sênior

#51214 Mensagem por soultrain » Qui Dez 16, 2010 4:33 pm

Acho piada à definição muito utilizada...Pela Boeing somente, para a venda do SH :lol: :lol: :lol: :lol:

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Bender

#51215 Mensagem por Bender » Qui Dez 16, 2010 4:35 pm

Minha classificação chula:

Materiais absorsivos,bomb Bay,Hud display e eltrônica digital com contra medidas,,Aesa,desenho privilegiando furtividade,peocupaçao com projeto de entrada e saida de gazes e calor = 5.a Geração

50% disso, dependendo dos itens = 4,5.a Geração

50% disso, dependendo dos itens = 4,0.a G Geração

25% disso, tunado e com neons que piscam nos falantes, na loginha do Jacó = 3,5.a Enganação.

SDS.

Editado pela última vez por Bender em Qui Dez 16, 2010 4:42 pm, em um total de 2 vezes.
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#51216 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 16, 2010 4:37 pm

Bender escreveu:Minha classificação chula:

Materiais absorsivos,bomb Bay,Hud display e eltrônica digital com contra medidas,,Aesa,desenho privilegiando furtividade,peocupaçao com projeto de entrada e saida de gazes e calor = 5.a Geração

50% disso, dependendo dos itens = 4,0 G Geração

25% disso, tunado e com neon nos falantes, na loginha do Jacó = 3,5.a Enganação.

SDS.
[100] [009]

Você simplificou mais ainda o que eu falei acima!!

Valeu mesmo meu amigo! :D

[]s
CB_Lima

Bender

#51217 Mensagem por Bender » Qui Dez 16, 2010 4:40 pm

cb_lima escreveu:
Bender escreveu:Minha classificação chula:

50% disso, dependendo dos itens = 4,0.a G Geração

25% disso, tunado e com neons que piscam nos falantes, na loginha do Jacó = 3,5.a Enganação.

SDS.
[100] [009]

Você simplificou mais ainda o que eu falei acima!!

Valeu mesmo meu amigo! :D

[]s
CB_Lima
:D E ainda editei pra fazer os neons piscarem nos falantes,que é muito importante! :mrgreen

Esqueci do grande abraço Lima véio! [009] :D

Zavva
Avançado
Avançado

#51218 Mensagem por Zavva » Qui Dez 16, 2010 4:46 pm

cb_lima escreveu:Com relação a gerações... da maneira que eu vejo a coisa funciona mais ou menos assim:

4 Geração - FBW (full), multirole

4.5 Geração - Todos os ítens anteriores mais ... Tendo ou estando em planejamento/desenvolvimento de no mínimo 4 de qualquer um dos ítens listados a seguir (sendo que pelo menos 2 ítens na parte eletrônica e pelo menos 2 relacionados a desempenho ou construção):

Datalink
AESA
Fusão de dados
Uso de técnicas de diminuir assinatura durante a construção (não é stealth - caso a aeronave seja derivada direta de uma aeronave de 4 Geração, Tal técnica tem que estar presente obrigatoriamente)
Super Manobrabilidade
Supercruise
Técnicas de interceptação passiva
Redução das "versões" das aeronaves sendo na verdade o produto possui uma evolução continua com melhorias sendo facilmente aplicadas a aeronaves operacionais, sem nenhuma ou bem pouca mudança estrutural necessária.

PS: Quanto mais ítens (acima de 6) mais se aproxima do que hoje já é considerado 4.75 Geração

5 Geração - pelo menos 6 Itens dos listados, mais Stealth, e capacidade de carregar armas internamente (ajuda com o stealth), ferramentas de apoio a decisão no campo de batalha (isso é uma novidade que o PAK e o F-35 trarão).
Gostei.

Abs

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#51219 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 16, 2010 4:48 pm

Bender escreveu:
:D E ainda editei pra fazer os neons piscarem nos falantes,que é muito importante! :mrgreen

WoooooooooooooooooooooW!

http://www.freecomputerwallpapers.net/wallpapers/minions___despicable_me_wallpaper-852x480.jpg

[009]

[]s
CB_Lima

Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#51220 Mensagem por Francoorp » Qui Dez 16, 2010 5:03 pm

cb_lima escreveu:
Bender escreveu:

WoooooooooooooooooooooW!

http://www.freecomputerwallpapers.net/wallpapers/minions___despicable_me_wallpaper-852x480.jpg

[009]

[]s
CB_Lima

Imagem

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6704 vezes
Agradeceram: 7015 vezes
Contato:

#51221 Mensagem por Túlio » Qui Dez 16, 2010 5:44 pm

Eu larguei de mão, debater com o USAntiago é mais ou menos o mesmo que discutir com o PRICK, sempre vão tirar um coelho da cartola para provar o impossível, insistir (na verdade, ressuscitar) em teses furrecas que há muito já foram ao limbo. Para mim, como disse, é apenas BIRRA, tipo o BOLOVO e seu 5,56, não adianta tentar ser razoável. Assim, no aguardo de novos debates, preferencialmente SÉRIOS! 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#51222 Mensagem por joao fernando » Qui Dez 16, 2010 5:48 pm

Túlio escreveu:Eu larguei de mão, debater com o USAntiago é mais ou menos o mesmo que discutir com o PRICK, sempre vão tirar um coelho da cartola para provar o impossível, insistir (na verdade, ressuscitar) em teses furrecas que há muito já foram ao limbo. Para mim, como disse, é apenas BIRRA, tipo o BOLOVO e seu 5,56, não adianta tentar ser razoável. Assim, no aguardo de novos debates, preferencialmente SÉRIOS! 8-]
Mas o Prick defende algo que existe... :twisted:

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#51223 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Dez 16, 2010 5:48 pm

Não pude vir aqui antes...

Dia 15 passou, e nada de F-X2... Infelizmente, como eu esperava.

E agora esperamos pela próxima data.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#51224 Mensagem por Penguin » Qui Dez 16, 2010 6:03 pm

Túlio escreveu:Eu larguei de mão, debater com o USAntiago é mais ou menos o mesmo que discutir com o PRICK, sempre vão tirar um coelho da cartola para provar o impossível, insistir (na verdade, ressuscitar) em teses furrecas que há muito já foram ao limbo. Para mim, como disse, é apenas BIRRA, tipo o BOLOVO e seu 5,56, não adianta tentar ser razoável. Assim, no aguardo de novos debates, preferencialmente SÉRIOS! 8-]
Qual tese? Que o Super Hornet (1995) é de 4a geração ou de 3a geração?
Que o Rafale C (1991) e o Gripen A (1992) são de 4a geração?
Os fabricantes agora usam 4+ ou 4++, 4,75, etc.
Sim, essa história de classificação tem muito de marketing.
As gerações tecnológicas estão normalmente atreladas à época em que foram desenvolvidos os caças e às tecnologias e capacidades incorporadas.

Com relação ao Gripen, acho que a falta de anúncio da aquisição do Gripen pela Suécia é o ponto que mais fragiliza esse projeto. A ver.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#51225 Mensagem por Bourne » Qui Dez 16, 2010 7:26 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Não pude vir aqui antes...

Dia 15 passou, e nada de F-X2... Infelizmente, como eu esperava.

E agora esperamos pela próxima data.
A próxima data será quando ocorrer algum encontro entre França e Brasil. Não importa por que e nem a ocasião. Não anuncia nada e assim vai até sei lá quando.

Observem que no dia 15 nem a ponte foi inaugurada. Muito menos os tramites burocráticos como a convocação do Conselho de Defesa foi realizado para oficializar a decisão.

Responder