Mensagem
por FCarvalho » Sáb Fev 24, 2024 1:47 pm
Eu tenho aqui com os meus botões que o EB desde o início desta pendenga de VBCOAP SR sempre quis, e quer, o ATMOS, que dos três competidores citos acima, mais o Zuzana 2 da CSG theca, que também conseguiu ficar, tem a maior apelação tecnológica e industrial presente no país.
AEL e ARES são empresas do grupo Elbit que praticamente estão à frente de quase todos as lides materiais dos principais programas estratégicos das forças armadas hoje, e pelo menos até agora, não deram problema aos militares em seus negócios, ao contrário.
Ter um pé aqui no país e envolver-se diretamente nos projetos e programas das ffaa's é uma condicionante básica da END, PND e outros docs da defesa que os militares usam como justificativa para suas decisões e\ou ações.
Ademais, os israelenses não apenas compraram as empresas como estão desenvolvendo PDI, produtos e soluções com base nas exigências dos militares, inclusive suportando diretamente alguns deles em termos tecnológicos como o RDS e o link BR2. Não dá para fechar os olhos simplesmente para tudo isso. Mesmo com os arroubos alienados do PR, querendo pagar de mister universo dos direitos humanos por aí.
Enfim, o ATMOS, se vencer, e penso, vai vencer, se o pessoal do deixa disso em Israel sossegar o facho dos falcões ideológicos no governo israelense, terá em mãos mais um programa estratégico do exército, podendo levar de lambuja a artilharia AR 155 consigo também com o ATHOS, além da quase certa, a meu ver, modernização dos obuses da frota de M-109 que o exército possui, entre A5+ BR e A5 recondicionados.
Bom, salvo algum competidor eliminado impetre algum recurso legal cabível dentro do processo, essa questão da VBCOAP SR está encerrada, e passamos às considerações financeiras junto ao governo, com a provável assinatura do contrato de aquisição das 2 unidades de avaliação até o final deste ano e bola para frente.
Em 2025 a defesa AAe entra na roda como prioridade de resolução, e depois, se tudo der certo, o EB vai começar a pensar em como substituir os Leopard 1A5 e M-113, com um contrato sendo assinado, talvez, em 2026 ou 2027.
A ver.
Carpe Diem