Os Lynx da Dinamarca tem o Flir ao lado. Mas enfim, a MB escolheu desse jeito pq não quis reinventar a roda. É o jeito usado pelo fabricante e o já usado por outras Lynx no mundo, como por exemplo o inglês e o alemão, ou seja, o know-how todo já existe, cabeamento e tal deve ser mais fácil do que tentar outra solução.
sds
Re: NOTICIAS
Enviado: Sáb Set 04, 2010 11:33 am
por cabeça de martelo
Alcantara escreveu:Gente, no caso do Lynx, o FLIR na parte superior do nariz é a posição que o fabricante determinou como melhor opção. E digo dois motivos para isso:
_ libera o "queixo" para instalação do radar (como já citado à algumas páginas atrás);
_ "vão" livre pequeno em relação ao solo durante o pouso.
Alguém aqui já parou pra pensar em como o Lynx faz pra pousar em um covés de vôo pequeno como o de uma corveta, por exemplo, em condições de mar agitado? Já viram a pancada que ele dá no convés, e que ele usa o rotor para pressionar a fuselagem contra o convés?
Re: NOTICIAS
Enviado: Sáb Set 04, 2010 1:11 pm
por tflash
A gente (tugas) tem flir?
Re: NOTICIAS
Enviado: Sáb Set 04, 2010 1:47 pm
por cabeça de martelo
Nos Lynx? Não, apenas radar e sonar (como de resto é visivel no video que é da Armada).
Nos EH-101 temos FLIR e NVG.
Re: NOTICIAS
Enviado: Sáb Set 04, 2010 2:54 pm
por tflash
Pois, eu vi o vídeo duas vezes à procura de um flir e o melhor candidato era o suporte do guincho até eu descobrir o que era.
pensei que tinhas posto o vídeo para mostrar um flir diferente mas já vi que tinha a ver com as aterragens que estavam a ser comentadas.
Re: NOTICIAS
Enviado: Sáb Set 04, 2010 9:39 pm
por Skyway
sapao escreveu:Sky,
coloca-lo na parte de baixo da aeronave imediatamente geraria 2 problemas:
-limitaria a operação da aeronave no taxi, no pouso em terreno não nivelado ou plano, pairado sobre a agua ou mesmo um pouso embarcado mais brusco;
-o fato de ja existir um modelo homologado naquela posição elimina muitos problemas.
Todo o estudo ja esta feito, testado e aprovado; caso contrario voce teria que arcar com os custos de uma versão exclusiva; definindo a posição, a cablagem, a colocação e ainda a homologação de tudo isso.
Ja vi em um H-60 o Flir posicionado na lateral, utilizado para guia o guincho, talvez fosse uma solução para o SH-60, não sei.
O ideal é operar o um Flir em conjunto com o NVG, pois eles se complementam.
Enquanto um lhe da mais alcançe, outro lhe da mais mobilidade.
Um e sensivel a calor e outro a luminosidade, cada um com suas qualidades e defeitos.
A operação em conjunta multiplica o ganho de se operar com um deles isolado, não e a toa a proxima geração de NVG americana esta sendo feita para apresentar as imagems mesclando os dois sistemas.
Acho que está acontecendo um mal entendido aqui....em momento algum sugeri o FLIR embaixo da aeronave, as implicações de tal instalação são óbvias. Apenas questionei a solução de o colocar em cima do nariz, pois pra mim limita muito o campo de visão do aparelho, apenas isso.
Quanto a operação conjunta do FLIR com NVG, concordo, seria o ideal, mas no caso, será apenas o NVG em algumas situações e pronto.
Um abração!
Re: NOTICIAS
Enviado: Sáb Set 04, 2010 9:41 pm
por Skyway
gaitero escreveu:
Skyway escreveu:O ideal seria no ventre, porque onde ele vai ficar vai ter pontos cegos demais, atras e abaixo da aeronave por exemplo.
Porem acho que ele não tem espaço no ventre...nem retrátil pelo visto.
Bom, tenho certeza que ali é o melhor lugar possível, infelizmente.
Sky, concordo com tudo o que disseste, principalmente com esta parte...
Ou seja, pode-se instalar os mais modernos sistemas, contudo se a plataforma não foi pensada para tal função, haverão sempre limitações, seja na Inhaúma, seja no Linx, seja no F-5, seja no FAL, etc.
EXATAMENTE isso que eu quis dizer Gaitero.
Um abraço!
Re: NOTICIAS
Enviado: Sáb Set 04, 2010 10:25 pm
por Bolovo
Disso que eu estava falando do FLIR do Lynx dinamarquês.
Mas acredito que isso foi uma solução deles. A MB seguiu o resto do mundo fez, inclusive a principal operadora - a Royal Navy, e colocou o FLIR no nariz do heli. Acredito que essa escolha se deu devido uma maior facilidade de espaço para a instalação o sistema e todo o resto, cabeamento e tal. Pelo que eu me lembre, a maior necessidade do FLIR para o Lynx é no reconhecimento de embarcações em distâncias longas.
Sds
Re: NOTICIAS
Enviado: Sáb Set 04, 2010 10:26 pm
por Carlos Mathias
Ali na lateral parece que mata um Sea Skua.
Re: NOTICIAS
Enviado: Sáb Set 04, 2010 10:28 pm
por Bolovo
Carlos Mathias escreveu:Ali na lateral parece que mata um Sea Skua.
É algo tão óbvio que eu nem percebi. É verdade!
Re: NOTICIAS
Enviado: Sáb Set 04, 2010 10:32 pm
por Carlos Mathias
Bota a bagaça na nariga mesmo, feito verruga de bruxa.
Fazer o quê?
Re: NOTICIAS
Enviado: Sáb Set 04, 2010 10:47 pm
por sapao
Foi mal, entendi errado então.
Quer dizer que junto com o FLIR vem um pacote de NVG tambem? Tava na hora...
Re: NOTICIAS
Enviado: Dom Set 05, 2010 1:50 am
por Skyway
Bolovo escreveu:Disso que eu estava falando do FLIR do Lynx dinamarquês.
Mas acredito que isso foi uma solução deles. A MB seguiu o resto do mundo fez, inclusive a principal operadora - a Royal Navy, e colocou o FLIR no nariz do heli. Acredito que essa escolha se deu devido uma maior facilidade de espaço para a instalação o sistema e todo o resto, cabeamento e tal. Pelo que eu me lembre, a maior necessidade do FLIR para o Lynx é no reconhecimento de embarcações em distâncias longas.
Sds
Pois é, e como eu ja disse aqui, não questiono a MB, de forma alguma. Questiono só o que pra mim parece uma subutilização do equipamento ao colocar ali na nareba. Não entrando nunca no mérito de quem foi a idéia ou porque essa solução foi adotada pela MB, não vamos confundir as coisas.
Fixo embaixo não da, tem o radar e a altura do Linx, e retrátil deve ser complexo e caro demais...e a solução dinamarquesa parece provar que no nariz traz pontos negativos, e pra eles aparentemente foi preferível perder um Skua do que perder o 360º de visão do Flir.
É como o Gaitero bem entendeu, uma gambiarra é sempre gambiarra, mesmo que seja uma gambiarra oficial. Se não fosse gambiarra, o equipamento funcionaria 100%.
Um abraço!
Re: NOTICIAS
Enviado: Dom Set 05, 2010 7:36 am
por soultrain
Sky,
Não há nenhuma subutilização do equipamento, como já disse existem n Helis que o têm assim de origem. Como aque se endeusam alguns, vou colocar exactamente as fotos dos deuses:
Seahawk:
Reparem que aqui havia a hipótese de colocar o FLIR para baixo, mas o escolhido foi....como no Lynx
O S-92:
Nunca ouvi falar de usar o FLIR para essas manobras, nem faz sentido, o FLIR (Forward looking infrared) amplia calor, o NVG amplia a luz, por isso é que se usa na navegação e manobras.
[[]]'s
Re: NOTICIAS
Enviado: Dom Set 05, 2010 9:32 am
por Alcantara
Skyway escreveu:Pois é, e como eu ja disse aqui, não questiono a MB, de forma alguma. Questiono só o que pra mim parece uma subutilização do equipamento ao colocar ali na nareba. Não entrando nunca no mérito de quem foi a idéia ou porque essa solução foi adotada pela MB, não vamos confundir as coisas.
Fixo embaixo não da, tem o radar e a altura do Linx, e retrátil deve ser complexo e caro demais...e a solução dinamarquesa parece provar que no nariz traz pontos negativos, e pra eles aparentemente foi preferível perder um Skua do que perder o 360º de visão do Flir.
É como o Gaitero bem entendeu, uma gambiarra é sempre gambiarra, mesmo que seja uma gambiarra oficial. Se não fosse gambiarra, o equipamento funcionaria 100%.
Um abraço!
Me parece que eles desenvolveram uma estação que se acopla no "berço" do cabide de mísseis. Interessante.
A solução dinamarquesa não é ideal para as funções de combate que o Lynx cumpre por causa da perda de 50% de carga útil de combate, mas pode ser interessante em outras funções, como infiltração de equipes especiais, etc.