Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Enviado: Qua Jan 08, 2014 10:14 pm
Sea Gripen Take-Off and Landing
http://www.youtube.com/watch?v=J3n9SPCHOwo
http://www.youtube.com/watch?v=J3n9SPCHOwo
Amigo,gabriel219 escreveu:Amigo Carlos, isso não é assim.
Um MiG-31 caiu porque apenas uma de suas turbinas falhou e parou de funcionar.
E eu ainda errei, as 2 turbinas do Rafale fazem ele entregar 100kN de empuxo, pois uma entrega 50kN.
Se o Gripen NG já possuirá 98kN, será mesmo que seria preciso fazer troca de motores, por causa de míseros 2kN?
Isso mesmo, a diferença de empuxo de um Rafale para um Gripen NG é de míseros 2kN á favor do Rafale.
Eu penso que isso só seria necessário em uma boa MLU, com motor EJ2X0 com TVC, além de sensores novinhos, como antenas de banda L, mas isso tudo opcional.
O Rafale tem 100kN de empuxo sem pós-combustor e 150kN com, a relação peso/empuxo dele é um pouco melhor que a do Gripen NG.gabriel219 escreveu: E eu ainda errei, as 2 turbinas do Rafale fazem ele entregar 100kN de empuxo, pois uma entrega 50kN.
Carlos, se eu não me engano, no Rafale que é um caça maior a diferença de peso entre o C e o M (naval) é de 500 kg.Carlos Lima escreveu:![]()
Já possui reforço na sua estrutura? E o que leva a crer que quanto menor a aeronave, menor serão as modificações?
Não me deixe começar com os exemplos aonde isso não é possível...![]()
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Mas como eu disse, o Marketing da SAAB falou que é possível e com 500kg o problema está resolvido... então vou ficar de olho e aguardar o resultado do que tem que ser feito e o quanto vai custar, com as barbas de molho. Se for possível, ótimo.
O primeiro "mito" já foi derrubado... 2018 é agora = 2020.
Vamos ver o que mais vai aparecer até a assinatura desse contrato.
[]s
CB_Lima
Realmente a diferença de peso vazio entre a versão C e M do Rafale são 1480 libras, 672kg. Comparativamente, 500Kg no Gripen é até mais.Luís Henrique escreveu:Carlos, se eu não me engano, no Rafale que é um caça maior a diferença de peso entre o C e o M (naval) é de 500 kg.Carlos Lima escreveu:![]()
Já possui reforço na sua estrutura? E o que leva a crer que quanto menor a aeronave, menor serão as modificações?
Não me deixe começar com os exemplos aonde isso não é possível...![]()
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Mas como eu disse, o Marketing da SAAB falou que é possível e com 500kg o problema está resolvido... então vou ficar de olho e aguardar o resultado do que tem que ser feito e o quanto vai custar, com as barbas de molho. Se for possível, ótimo.
O primeiro "mito" já foi derrubado... 2018 é agora = 2020.
Vamos ver o que mais vai aparecer até a assinatura desse contrato.
[]s
CB_Lima
No Gripen, que é menor, os 500 kg é pouco???
1) se a MB adquirir outro caça naval terá o mesmo problema. Mais peso, menos alcance e menor manobrabilidade do que versão da força aérea.Carlos Lima escreveu:Amigo... o contrato vai ser assinado no fim do ano.gabriel219 escreveu:O Sapão falou 5 anos após a assinatura do contrato. Se o contrato é assinado em 2014 como é que vai ser 2020???
14 + 5 é 19, 19 + 2000 é 2019, então...
Só basta saber se será no 1ª ou 2ª semestre.
Carlos, o que você acha que precisaria mudar no Gripen NG para transforma-lo em naval?
2020 é uma possibilidade maior do que 2019, mas se você quer pensar assim. Tudo bem.
Eu não acho que precisaria mudar nada porque não acho que é uma boa idéia.![]()
O meu problema é que além de achar que essa seria uma idéia "cara", nós temos os problemas inerentes a modificar uma aeronave não naval em "naval":
- Mais peso... menos alcance... menos manobrabilidade...
- Menos unidades construídas... maior pesadelo logístico a médio / longo prazo
- Maior número de modificações e reforços... menos pontos em comum entre a aeronave "terrestre" e a "Naval"
- Equipamentos eletrônicos em aeronaves navais tem um regime de tolerância bem diferente dos mesmos equipamentos em aeronaves terrestres... consequentemente além de reforços estruturais, teríamos que ter reforços na parte hidráulica, e nos equipamentos eletrônicos. Para você ter uma idéia o F-5 M e o A-4M não tem o mesmo radar porque dentre muitos motivos o radar do F-5 não suporta o trance de operações de pouso / decolagem navais.
- O trem de pouso teria que ser totalmente redesenhado... mais peso... mais custo.
- O fato de ser monomotor não é algo muito confortável, mas ok.
- O custo disso versus o custo de comprar uma aeronave com todos esses problemas já superados
- E por aí vai...
[]s
CB_Lima
Bom CB,Carlos Lima escreveu:Amigo,gabriel219 escreveu:Amigo Carlos, isso não é assim.
Um MiG-31 caiu porque apenas uma de suas turbinas falhou e parou de funcionar.
E eu ainda errei, as 2 turbinas do Rafale fazem ele entregar 100kN de empuxo, pois uma entrega 50kN.
Se o Gripen NG já possuirá 98kN, será mesmo que seria preciso fazer troca de motores, por causa de míseros 2kN?
Isso mesmo, a diferença de empuxo de um Rafale para um Gripen NG é de míseros 2kN á favor do Rafale.
Eu penso que isso só seria necessário em uma boa MLU, com motor EJ2X0 com TVC, além de sensores novinhos, como antenas de banda L, mas isso tudo opcional.
Você perguntou as regras para aeronaves navais, e eu te respondi. Sim... é claro que aeronaves com dois motores caem por aí... faz parte... por milhões de motivos.
Ninguém vai ficar noticiando a quantidade de aeronaves navais que se salvaram porque tinham os 2 motores.
Novamente... potencia não é e nunca foi uma das minhas críticas. Na verdade isso para mim é super-trunfo, e não me importa.
[]s
CB_Lima
Carlos Lima escreveu:![]()
Já possui reforço na sua estrutura? E o que leva a crer que quanto menor a aeronave, menor serão as modificações?
Não me deixe começar com os exemplos aonde isso não é possível...![]()
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Mas como eu disse, o Marketing da SAAB falou que é possível e com 500kg o problema está resolvido... então vou ficar de olho e aguardar o resultado do que tem que ser feito e o quanto vai custar, com as barbas de molho. Se for possível, ótimo.
O primeiro "mito" já foi derrubado... 2018 é agora = 2020.
Vamos ver o que mais vai aparecer até a assinatura desse contrato.
[]s
CB_Lima
http://www.svd.se/naringsliv/branscher/ ... 840038.svd(...)Nos próximos dias vamos nos encontrar com a Força Aérea Brasileira e ver o que eles pretendem.
Como está planejado hoje para o Gripen E, Suécia e Suíça obterão os seus primeiros caças em 2018. As entregas ao Brasil começarão provavelmente em 2020. - Vamos cuidar da produção dos três países e podemos lidar com ainda mais, se necessário.
--Lennart Sindahl, VP e Chefe do Aeronautics Business Segment (ABS), SAAB AB
Acho interessante essas as inversões de peso às informações, a pressa em propagá-las e adjetivação como "mito" as informações oficiais...
Segundo o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, quarenta e oito meses (4 anos) após a assinatura do contrato deverá ser recebida a primeira aeronave. A expectativa é a entrega de cerca de cerca de 12 aeronaves por ano.
A SAAB pode não ter histórico de desenvolvimento de aeronaves navais. Mas contratou empresas e engenheiros que participaram de projetos de caças navais.Bolovo escreveu: Já com relação a nós, a Suécia é um país que tem um mar tão agitado quanto uma piscina de plástico de 1000 litros e nem ela ou a SAAB tem alguma, repito, alguma experiência com aviões embarcados. É um absoluto e redondo ZERO.
Não.knigh7 escreveu:Carlos Lima escreveu:![]()
Já possui reforço na sua estrutura? E o que leva a crer que quanto menor a aeronave, menor serão as modificações?
Não me deixe começar com os exemplos aonde isso não é possível...![]()
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Mas como eu disse, o Marketing da SAAB falou que é possível e com 500kg o problema está resolvido... então vou ficar de olho e aguardar o resultado do que tem que ser feito e o quanto vai custar, com as barbas de molho. Se for possível, ótimo.
O primeiro "mito" já foi derrubado... 2018 é agora = 2020.
Vamos ver o que mais vai aparecer até a assinatura desse contrato.
[]s
CB_Lima
Então quer dizer que vc já se apressou em dizer que isso daqui:
http://www.svd.se/naringsliv/branscher/ ... 840038.svd(...)Nos próximos dias vamos nos encontrar com a Força Aérea Brasileira e ver o que eles pretendem.
Como está planejado hoje para o Gripen E, Suécia e Suíça obterão os seus primeiros caças em 2018. As entregas ao Brasil começarão provavelmente em 2020. - Vamos cuidar da produção dos três países e podemos lidar com ainda mais, se necessário.
--Lennart Sindahl, VP e Chefe do Aeronautics Business Segment (ABS), SAAB AB
...já transformou em mito isso daqui dito no dia 18 de dezembro e repetida pelo comandante da FAB em entrevistas seguintes:
Acho interessante essas as inversões de peso às informações, a pressa em propagá-las e adjetivação como "mito" as informações oficiais...
Segundo o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, quarenta e oito meses (4 anos) após a assinatura do contrato deverá ser recebida a primeira aeronave. A expectativa é a entrega de cerca de cerca de 12 aeronaves por ano.
Amigo,Luís Henrique escreveu:Carlos, se eu não me engano, no Rafale que é um caça maior a diferença de peso entre o C e o M (naval) é de 500 kg.Carlos Lima escreveu:![]()
Já possui reforço na sua estrutura? E o que leva a crer que quanto menor a aeronave, menor serão as modificações?
Não me deixe começar com os exemplos aonde isso não é possível...![]()
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Mas como eu disse, o Marketing da SAAB falou que é possível e com 500kg o problema está resolvido... então vou ficar de olho e aguardar o resultado do que tem que ser feito e o quanto vai custar, com as barbas de molho. Se for possível, ótimo.
O primeiro "mito" já foi derrubado... 2018 é agora = 2020.
Vamos ver o que mais vai aparecer até a assinatura desse contrato.
[]s
CB_Lima
No Gripen, que é menor, os 500 kg é pouco???
Olá, Gabriel.gabriel219 escreveu:Gostaria de colocar aqui o meu comentário lá no Naval:Além disso, segundo o Lorde, o A-12 dará baixa em 2028.Pelo comentário do Lord Nauta e sobre o que ele postrou, o novo NAe entraria em construção em 2022 na pior das hipóteses, segundo o cronograma.
Se entrar em construção em 2022, deveria estar no mar por volta de 2025-2026.
Daria ainda tempo para o Gripen Naval.
Abs.
Sendo assim, o Sea Gripen poderia operar tanto no novo NAe quanto no A-12.
Sim, eu havia lido. Mas veja o que o Sapão havia escrito sobre isso:Carlos Lima escreveu:Não.knigh7 escreveu:
Então quer dizer que vc já se apressou em dizer que isso daqui:
http://www.svd.se/naringsliv/branscher/ ... 840038.svd
...já transformou em mito isso daqui dito no dia 18 de dezembro e repetida pelo comandante da FAB em entrevistas seguintes:
Acho interessante essas as inversões de peso às informações, a pressa em propagá-las e adjetivação como "mito" as informações oficiais...
O Sapao confirmou por conta de uma palestra da COPAC a qual ele assistiu. É só procurar o post dele como mostrei ao Gabriel.
Menos Véio.
[]s
CB_Lima
Como eu havia dito, é só esperar até o final do ano com a assinatura do contrato.Sapão escreveu:
Os dados peguei de uma palestra da COPAC (ostensiva, obviamente). Tomei como base o ano +0 como a assinatura do contrato para ser conservativo, mas posso estar errado pois o slide não era claro.