"Notícias aéreas"

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: "Notícias aéreas"

#511 Mensagem por Skyway » Sáb Mai 23, 2009 12:18 am

Avião cai na região de Porto Seguro, diz Aeronáutica
Aeronáutica informa que 11 pessoas estavam a bordo de bimotor.
Bombeiros disseram que não há sobreviventes do acidente em Trancoso.


O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica confirmou na noite desta sexta-feira (22) a queda de um avião bimotor na região de Porto Seguro, sul da Bahia. De acordo com a aeronáutica, a aeronave bimotor turbohélice, modelo King Air, com 11 pessoas a bordo, caiu e pegou fogo na cabeceira da pista de um condomínio de luxo localizado na cidade de Trancoso (localizada a cerca de 730 km de Salvador).

Bombeiros informaram que não há sobreviventes. A polícia de Trancoso afirmou que o acidente ocorreu no hotel Club Med Village Trancoso, um resort de luxo.

O avião decolou de São Paulo às 18h30, e caiu às 21h13, segundo o setor de Buscas e Salvamentos do Cindacta 3, centralizado no Recife, Pernambuco.

O local da queda da aeronave é, segundo o Corpo de Bombeiros de Porto Seguro, de mata fechada e de difícil acesso. Várias equipes estão no local, combatendo um incêndio.

Segundo a Aeronáutica, não há informações ainda sobre as circunstâncias da queda da aeronave.

A aeronave de prefixo PR-MOZ, pertencia ao empresário Roger Wright, proprietário de uma empresa de investimentos. As primeiras informações são a de que ele, a mulher e dois filhos estavam a bordo do avião.

A Aeronáutica informa que vai investigar as causas do acidente. Uma equipe já decolou do Recife em direção ao local.

G1

Esse foi o avião:
http://img40.imageshack.us/img40/42/kingh.jpg




AD ASTRA PER ASPERA
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

Re: "Notícias aéreas"

#512 Mensagem por Rodrigoiano » Sáb Mai 23, 2009 12:38 am

Condolências sinceras aos parentes das vítimas!
Deus os ilumine!




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: "Notícias aéreas"

#513 Mensagem por alcmartin » Sáb Mai 23, 2009 3:58 pm

Andou chovendo brabo esses dias na Bahia...Anteontem(21 para 22/5), indo do Rio para Aracaju, presenciei Salvador fechando, o que provocou na hora 5 aeronaves alternando :( ...Aracaju não tinha nem estrutura para receber os passageiros, o que obrigou alguns a ir para Maceió, que é mais longe, consequentemente, queimando mais querosene de quem já começa a não ter tanto... :?




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: "Notícias aéreas"

#514 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mai 27, 2009 12:15 am

alcmartin escreveu:Andou chovendo brabo esses dias na Bahia...Anteontem(21 para 22/5), indo do Rio para Aracaju, presenciei Salvador fechando, o que provocou na hora 5 aeronaves alternando :( ...Aracaju não tinha nem estrutura para receber os passageiros, o que obrigou alguns a ir para Maceió, que é mais longe, consequentemente, queimando mais querosene de quem já começa a não ter tanto... :?
Em fz acoisa não está melhor. Chova direto a quase seis dias, provavelmente SBFZ deve ter fechado por váris vezes nesse período. Se chover amanhã, estaremos caminhando para semana mais chuvosa dos últimos 13 anos na cidade e seguramente dos meus 6 anos aqui.
Deve estar assim no nordeste inteiro. Groving para que te quero!!




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
kekosam
Sênior
Sênior
Mensagens: 2500
Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 34 vezes

Re: "Notícias aéreas"

#515 Mensagem por kekosam » Qui Mai 28, 2009 4:09 pm

E aqui? Céu de brigadeiro... um CAVOC que chega dá nojo... Poderiam aparecer uns CBs que não achava ruim.




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Avatar do usuário
Izaias Maia
Sênior
Sênior
Mensagens: 843
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 5:51 am
Localização: Eusébio -CE
Agradeceu: 9 vezes

Re: "Notícias aéreas"

#516 Mensagem por Izaias Maia » Sex Mai 29, 2009 1:20 am

FAB: vôo da TAM foi avisado de mau tempo


Os pilotos do Airbus A-330 da empresa aérea TAM que, na noite da última segunda-feira, foi atingido por uma forte turbulência quando se preparava para pousar no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), foram alertados sobre a presença de uma área de instabilidade meteorológica na região, segundo nota divulgada nesta quinta-feira pela Força Aérea Brasileira (FAB).

O avião pousou com 154 pessoas a bordo. Devido à turbulência, 21 ocupantes da aeronave ficaram feridos. Oito deles tiveram que ser encaminhados a hospitais.

Segundo a FAB, no dia do incidente, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) divulgou duas mensagens avisando a todo o tráfego aéreo sobre o mau tempo. A prática é comum e o Comando da Aeronáutica conta com 125 centros meteorológicos e uma equipe de 700 profissionais espalhados pelo País para fornecer informações sobre o clima para aviação.

No segundo alerta, válido para o período das 19h às 23h, o Decea comunicava sobre a ocorrência de trovoadas e a presença de nuvens cujo topo atingiriam 41 mil pés (12,5 km), movendo-se a uma velocidade de 12 km/h.

A aeronave pousou em Guarulhos às 19h35. Ainda não se sabe se o problema poderia ter sido evitado, mas desde a última terça-feira a FAB está coletando informações relativas ao incidente.

Após a análise de todos os dados, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) irá divulgar as causas do incidente e apresentar novas recomendações de segurança para evitar ocorrências semelhantes.

Agência Brasil




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: "Notícias aéreas"

#517 Mensagem por soultrain » Qui Jun 04, 2009 9:27 pm

DATE:03/06/09
SOURCE:Flight International
Airbus reveals A380-linked pilot systems secrets
By David Learmount

Until now, Airbus has been keeping secret two radical new safety-related avionics solutions that have emerged during its A380 development programme, but which are likely to be certificated soon for all its types.

The manufacturer happens also, in the course of A380 tests, to have broken the world record for landing weight, but says it has not bothered to declare that because it thinks it will soon break the record again. On 8 December 2008 an A380 landed at Istres air base, France, at a weight of just under 600t. Airbus says the landing weight was 591.7t.

RUNWAY OVERRUN

Meanwhile, Airbus has developed a runway overrun warning and protection system that should be certificated in July. Known at Airbus as the ROW/ROP, the system will be standard on the A350 XWB, but an optional retrofit on the rest of the Airbus fleet.

Airbus
© Airbus

It is a development of the planned A380 system called brake-to-vacate (BTV), which allows a crew, once they know which runway they will be landing on, to pre-select the runway exit they wish to use so they can minimise runway occupancy time.

The aircraft then automatically brakes to achieve that exit. Airbus's BTV system specialist and experimental test pilot Capt Armand Jacob says it is particularly useful when visibility is extremely limited, or when carrying out land-and-hold-short operations in the USA.

RESOLUTION ADVISORY

In addition, the manufacturer has flight-tested a system that will enable the autopilot to fly TCAS (traffic alert and collision avoidance system) resolution advisory profiles. This would replace the present system in which, on receipt of a resolution advisory, the pilot has to disconnect the autopilot, transfer his attention to the resolution advisory indicator on the primary flight display, and fly the advisory manually.

Also the new system, if the pilot happens to be flying the aircraft manually when a resolution advisory occurs, enables the pilot to fly it manually using the flight director as guidance, instead of the TCAS resolution advisory demand - although that will also be visible. This system, dubbed AP/FD TCAS, has been independently validated for performance and consistency, and it should be certificated in August. It will be retrofittable to all Airbus fly-by-wire types, says the manufacturer.

Airbus has developed the AP/FD TCAS system because air navigation service providers have long reported that pilots often exceed the vertical speed rate and the altitude change indicated by the normally quite delicate resolution advisory demand, and this has the potential to compromise traffic separation.

There is also a certain perversity in the current status quo: at present when a resolution advisory demand is triggered, the flight director bars are retracted, the autopilot has to be tripped out, and the vertical manoeuvre has to be flown according to the indications of a display that is rarely used - unlike the flight director.

The ROW/ROP system was developed in response to the now-acknowledged need to find a solution to runway overruns, because they are the single most common of all aircraft accidents. Even if they are usually non-fatal, they are frequently damaging and costly. ROW/ROP works using the same data inputs, monitors and software algorithms as BTV.

The two fundamental data inputs on which both systems work is the aircraft's constantly updated real-time GPS position, and a terrain database that has precise runway location and dimensions embedded in it, along with full airport details.

The continually updated comparison between the aircraft's actual position in three dimensions and the relative position of the runway enables the system to assess whether, according to the actual approach performance, the aircraft can land safely within the runway length, whether wet or dry.

If it cannot, the pilots are warned aurally and on the navigation display (see picture and system explanation), giving them the option of going around, or of landing and being provided with maximum possible braking provided automatically.

Although Airbus will not say whether it is planning to develop a take-off performance monitoring system based on the ROW/ROP's capabilities, Jacob says that the system could be adapted for such a purpose. Take-off performance monitoring remains a holy grail that many have attempted to develop commercially without success, so if Airbus can provide a working system, it is likely to be universally welcomed.
HOW AIRBUS'S RUNWAY OVERRUN PREVENTION SYSTEM WORKS

Airbus's ROW/ROP runway overrun warning and prevention system uses satellite navigation to provide continual real-time knowledge of the aircraft's position, combined with a terrain database that contains detailed runway and airport layout data.

These two capabilities allow the system to have a constantly updated sense of where the aircraft is relative to a nominated runway, and whether the latter is long enough for the aircraft to land safely, given the aircraft energy state and weather parameters.

Before or during the top of descent briefing, the crew can designate the chosen runway by calling it up from the database on to the navigation display (see illustration, which relates the ROW/ROP display in real time to the actual Toulouse approach seen from the A380 performing it), placing the display cursor over the landing threshold and clicking to designate.

Airbus
© Airbus

When this has been done the system will generate two magenta arcs across the runway, one for the stopping point on a dry runway, another (further along) for wet. These assume a normal final approach profile crossing the threshold at 50ft (15m) at reference speed.

If the crew departs in any way from the normal speeds or profile, the stopping points will instantly be amended. Even a prolonged flare will have that effect. If, at any stage on the final approach, the system computes that the aircraft can no longer land within the runway length, an audio and display alert is generated, saying "runway too short", and one or both of the arcs will move beyond the runway end.

If the runway friction makes the difference between success and failure, the alert will say: "If wet, runway too short." In any case, the computation continues to update data throughout the landing roll, according to the braking and reverse thrust applied. If the crew decide to land despite a warning, the aircraft will provide maximum braking automatically upon touchdown.

If the crew want to use the brake-to-vacate (BTV) function, when they designate the runway they can also choose to designate the chosen exit by clicking on it too, and the aircraft speed will be reduced to 10kt (18km/h) within 50m of the chosen exit. If it is a fast-exit taxiway they can cancel the BTV. If they demand an exit too close to touchdown, the system will make that clear.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Izaias Maia
Sênior
Sênior
Mensagens: 843
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 5:51 am
Localização: Eusébio -CE
Agradeceu: 9 vezes

Re: "Notícias aéreas"

#518 Mensagem por Izaias Maia » Sex Jun 05, 2009 4:01 am

Avião muda rota, "desaparece" e mobiliza autoridades

Um piloto que mudou de rota e pousou em um local não previsto para fugir de uma tempestade levou as autoridades britânicas a iniciar uma operação de emergência que durou mais de sete horas e envolveu um helicóptero da Força Aérea e a Guarda Costeira da região de Manston, segundo informações publicadas no jornal The Times nesta quinta-feira.

O pequeno avião com capacidade para apenas duas pessoas fui declarado desaparecido após não ter aterrissado no aeroporto previsto, em Lydd. A decolagem havia sido feita na manhã de ontem, e o último contato da aeronave foi realizado às 11h. Ao perceber que poderia ter problemas com o mau tempo, o piloto decidiu mudar de rota, mas não avisou ninguém.

O avião pousou na Suíça com segurança ontem mesmo, mas as autoridades já haviam disparado o alarme de aeronave desaparecida. Por volta das 18h, a procura começou, coordenada pela Aeronáutica e com a assistência da Guarda Costeira. Só hoje veio a confirmação de que tudo ocorreu bem. "Recebemos a informação de que ele está na Suíça, e que mudou a rota em função do tempo", disse a Guarda Costeira, em comunicado.

Redação Terra




Avatar do usuário
kekosam
Sênior
Sênior
Mensagens: 2500
Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 34 vezes

Re: "Notícias aéreas"

#519 Mensagem por kekosam » Sex Jun 05, 2009 11:12 am

Deixa eu ver... o cara sai num avião para 2 pessoas (pequeno, por tanto), pra pousar em algum lugar da Inglaterra, e pra desviar de uma tempestade vai pousar na Suíça?? :shock: :shock:

Quer dizer... ele atravessou o Canal da Mancha, todo espaço aéreo frances e ninguém percebeu??? :shock: :shock:

É... não vamos achar o A-330 nunca... :roll:




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

Re: "Notícias aéreas"

#520 Mensagem por Sterrius » Sáb Jun 06, 2009 3:01 am

E se vc juntar tudo mal da o Estado do Amazonas. :/

Temos muito trabalho pela frente.....

OBS: Agora irresponsabilidade desse cara não avisar. Mesmo sendo um avião pequeno e que voa em baixa altitude é muito irresponsavel mudar a rota sem avisar e sair voando por ae.




Avatar do usuário
kekosam
Sênior
Sênior
Mensagens: 2500
Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 34 vezes

Re: "Notícias aéreas"

#521 Mensagem por kekosam » Seg Jun 08, 2009 11:18 am

Certo, mudar a rota é uma coisa, mas ele estava num país (Inglaterra), atravessou outro (França), pousou em outro (Suiça), e ninguém viu ou percebeu? Não quero mais Rafales na FAB!!! :cry:

Tudo bem, deveria ter avisado, mas quer dizer que basta pegar um caça, voar como se fosse um teco-teco, e ninguém vai importunar você, pra saber o que tá acontecendo?? É... o Super Tucano é o melhor avião de combate do mundo, pelo menos na Europa.

PS: Nestas horas vejo a vantagem do nosso sistema, onde controle de tráfego aéreo e a defesa aérea estão tudo num lugar só. Viva o Sindacta!!! :D




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Avatar do usuário
Izaias Maia
Sênior
Sênior
Mensagens: 843
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 5:51 am
Localização: Eusébio -CE
Agradeceu: 9 vezes

Re: "Notícias aéreas"

#522 Mensagem por Izaias Maia » Qua Jun 10, 2009 2:59 am

Avião faz pouso de emergência após incêndio em banheiro

Um avião da American Airlines com 210 pessoas a bordo precisou fazer um pouso de emergência, nessa terça-feira, em Halifax, no leste do Canadá. A medida foi tomada depois que um incêndio atingiu o banheiro da aeronave. As informações foram divulgadas pela AFP.

Segundo o porta-voz do aeroporto de Halifax, Peter Spurway, o avião aterrissou "sem incidentes", e os passageiros foram evacuados por meio de uma escada. Ninguém se feriu. O vôo 64 tinha partido de Nova York com destino a Zurique, na Suíça.

Spurway disse que o problema foi causado no motor do ventilador de um dos banheiros. De acordo com informações ainda não confirmadas, um membro da tripulação teria apagado as chamas com um extintor.

Redação Terra


As Bruxas estão soltas???




Avatar do usuário
Izaias Maia
Sênior
Sênior
Mensagens: 843
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 5:51 am
Localização: Eusébio -CE
Agradeceu: 9 vezes

Re: "Notícias aéreas"

#523 Mensagem por Izaias Maia » Qua Jun 10, 2009 10:16 am

Airbus A320 faz pouso de emergência na Espanha após ter problema na turbina

Avião ficou 10 minutos no ar e teve de voltar a aeroporto nas Canárias.
Ninguém se feriu, segundo a autoridade aeroportuária espanhola.

Um avião Airbus A320 teve problemas logo após decolar das Ilhas Canárias nesta quarta-feira (10) e teve de voltar ao aeroporto e fazer um pouso de emergêngia, segundo a autoridade aeroportuária da Espanha.

O modelo é semelhante ao Airbus A330 acidentado na semana passada quando ia do Rio de Janeiro a Paris, com 228 pessoas a bordo.

O avião que teve problemas nas Canárias, da empresa espanhola Iberworld, ia de Las Palmas para Oslo, na Noruega.

Ninguém ficou ferido. A aeronave ficou dez minutos no ar antes do pouso.

Uma porta-voz do governo negou que uma das turbinas tenha pegado fogo, explicando que apenas ocorreu um "problema não identificado".

Os passageiros do voo 6201 foram retirados da aeronave, e a companhia planejava recolocá-los em outro voo. A imprensa local disse que havia 180 pessoas a bordo, mas a informação não foi confirmada oficialmente.

G1
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,M ... RBINA.html




Avatar do usuário
Izaias Maia
Sênior
Sênior
Mensagens: 843
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 5:51 am
Localização: Eusébio -CE
Agradeceu: 9 vezes

Re: "Notícias aéreas"

#524 Mensagem por Izaias Maia » Qua Jun 10, 2009 10:41 am

Avião alemão também sofreu turbulências onde caiu o vôo 447
Marcelo Crescenti

A edição online da revista alemã Stern diz que um avião da companhia aérea Lufthansa enfrentou forte turbulência na mesma região em que caiu a aeronave da Air France do vôo AF 447, dois dias antes do acidente que matou 228 pessoas.

A revista cita relatos de passageiros do vôo LH 507 de 29 de maio. Segundo eles, a aeronave enfrentou forte turbulência três horas depois de decolar de São Paulo com destino a Frankfurt.

A Stern diz que várias pessoas ficaram feridas e que objetos voaram pela cabine do avião. Um passageiro teria tido uma ferida na cabeça suturada em pleno vôo por um médico que estava a bordo.

Um porta-voz da Lufthansa contatado pela BBC Brasil em Frankfurt confirmou que o vôo enfrentou turbulências, mas disse que apenas um passageiro ficou ferido na cabeça. Segundo a companhia, ele não teria apertado os cintos apesar de o aviso luminoso ter sido ativado.

A Lufthans aafirma que nada de incomum aconteceu, e que o piloto não reportou nada de anormal. O porta-voz disse que os relatos sobre mais pessoas que teriam sido feridas no vôo "nasceram da fantasia dos passageiros".

Passageiros relataram à revista que o avião foi sacudido e que várias pessoas bateram suas cabeças nos compartimentos de bagagem acima de seus assentos. O acidente teria ocorrido na mesma área em que o avião da Air France caiu. Um passageiro que viaja freqüentemente entre Brasil e Alemanha foi citado dizendo que "nunca experimentou coisa igual" nessa rota.

BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados.




Avatar do usuário
Izaias Maia
Sênior
Sênior
Mensagens: 843
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 5:51 am
Localização: Eusébio -CE
Agradeceu: 9 vezes

Re: "Notícias aéreas"

#525 Mensagem por Izaias Maia » Qua Jun 10, 2009 10:40 pm

Após incêndio, Airbus faz pouso de emergência em Guam

Uma aeronave da companhia aérea australiana Jetstar com 203 passageiros e tripulantes a bordo fez um pouso de emergência na ilha de Guam na quinta-feira (horário local, quarta-feira em Brasília) após início de incêndio na cabine de controle enquanto a aeronave sobrevoava o oceano Pacífico.

O avião Airbus A330-200 fazia a rota Japão-Austrália na noite de quarta-feira quando, quatro horas após a decolagem, fumaça foi vista no cockpit e a janela direita da cabine de controle pegou fogo, disse a Jetstar.

"Um dos nossos pilotos usou um extintor e conduzimos um pouso de emergência em Guam onde a aeronave pousou sem incidentes", disse o porta-voz da Jetstar, Simon Westaway, a uma rádio australiana. A aeronave pousou na ilha nas primeiras horas de quinta-feira no horário australiano, de acordo com a Jetstar.

Todos os passageiros e tripulantes estavam seguros e ninguém ficou ferido, disse a companhia, acrescentando que o voo era ocupado, em sua maioria, por passageiros japoneses.

A aeronave tem apenas dois anos de uso e permanecerá em Guam até que a causa do incêndio seja esclarecida, disse a Jetstar.

Um modelo Airbus A330 da Air France caiu no Oceano Atlântico durante rota Rio de Janeiro-Paris no dia 31 de maio, matando todas as 228 pessoas a bordo.

A Jetstar é uma unidade da companhia aérea australiana Qantas Airways Ltd.

Reuters - Reuters Limited




Responder