Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
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Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
A PJ até hoje é reduto de gente ligada a teologia da libertação, vertente socialista da Igreja, que desgraçadamente diz que o Evangelho rima com "revolução social". Uma verdadeira heresia sem nenhuma conexão ou amparo com a teologia pregada e rezada pela Igreja.
Mas graças ao bom Deus a verdade sempre vence no final e os defensores deste tipo de ideologia estão sendo e/ou foram defenestrados. Restam grupelhos aqui e ali ligados a movimentos ditos sociais, mas nada que tenha a força que tiveram ainda nos anos 80/90's.
Ainda bem. Senão qualquer dia desses a Doutrina Social da Igreja acabaria sendo substituída pelo fórum de São Paulo como geradores de decisões no seio eclesial.
abs.
Mas graças ao bom Deus a verdade sempre vence no final e os defensores deste tipo de ideologia estão sendo e/ou foram defenestrados. Restam grupelhos aqui e ali ligados a movimentos ditos sociais, mas nada que tenha a força que tiveram ainda nos anos 80/90's.
Ainda bem. Senão qualquer dia desses a Doutrina Social da Igreja acabaria sendo substituída pelo fórum de São Paulo como geradores de decisões no seio eclesial.
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- Túlio
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Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Temos é que criar uma META mas sem estabelecer a META; dae quando a META for atingida, dobramos a META! DILLMA dixit.
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Túlio escreveu:Temos é que criar uma META mas sem estabelecer a META; dae quando a META for atingida, dobramos a META! DILLMA dixit.
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Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Aqui no RS tiveram a cara de pau de tirar uma turma da escola e levar pra um debate de esquerdistas, sem autorização dos pais. Mas fiquem tranquilos queridos, não há doutrinação nas escolas...Muito menos nos cursos superiores voltados à educação.
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Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Eu quero é que escola ensine a questionar assim como faço com meu mlk, seja doutrina A ou B o importante é PENSAR e questionar.
Tenho dois primos que estudaram no colegio adventista a vida inteira, nem adventista são. Pelo contrário kkkk
É utopico achar que existe escola "laica" , o estado não é laico uai. Vale o mesmo para politica.
abs
Tenho dois primos que estudaram no colegio adventista a vida inteira, nem adventista são. Pelo contrário kkkk
É utopico achar que existe escola "laica" , o estado não é laico uai. Vale o mesmo para politica.
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- FCarvalho
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Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
O Estado brasileiro, por natureza jurídica e definição constitucional é laico desde o final do séc XIX, com a instituição da República. Não existe isso do Estado aqui não ser laico.
Já os cidadãos que constituem a razão de existir do Estado tem o direito de escolher/opinar sobre sua laicidade ou não. No exercício de suas funções legais dentro do aparato administrativo público do Estado, a nenhum funcionário é dado o direito de tratar qualquer cidadão que requeira seus serviços fora do que determina a lei.
Dado este esclarecimento, é importante notar também que laico não quer dizer negação da religião, mas antes o não alinhamento defesa ativa e/ou privilégio desta ou daquela denominação religiosa como referência de ação que se faz jus pelo Estado ou pessoa.
No mais, na escola pública brasileira em todo o país é facultado aos estudantes assistirem, ou não, às aulas de Ensino Religioso, que hoje, não tem absolutamente nada a ver com o que se fazia no passado a 30 ou mais anos, basicamente uma catequese institucional escolar, tal era a imbricação do Estado com a Igreja.
Nas escolas privadas mantidas por entidades religiosas o Ensino Religioso tem caráter abertamente doutrinário-catequético. Mesmo assim é facultado ao pais o direito de não permitir que seus filhos assistam/participem das atividades da disciplina de Ensino Religioso sob tal aspecto.
Mas tudo isso é muito bonito no papel. A realidade costuma contradizer muito mais do que a nossa vã legislação possa atribuir em termos de direitos e deveres ao Estado e seus cidadãos.
abs.
Já os cidadãos que constituem a razão de existir do Estado tem o direito de escolher/opinar sobre sua laicidade ou não. No exercício de suas funções legais dentro do aparato administrativo público do Estado, a nenhum funcionário é dado o direito de tratar qualquer cidadão que requeira seus serviços fora do que determina a lei.
Dado este esclarecimento, é importante notar também que laico não quer dizer negação da religião, mas antes o não alinhamento defesa ativa e/ou privilégio desta ou daquela denominação religiosa como referência de ação que se faz jus pelo Estado ou pessoa.
No mais, na escola pública brasileira em todo o país é facultado aos estudantes assistirem, ou não, às aulas de Ensino Religioso, que hoje, não tem absolutamente nada a ver com o que se fazia no passado a 30 ou mais anos, basicamente uma catequese institucional escolar, tal era a imbricação do Estado com a Igreja.
Nas escolas privadas mantidas por entidades religiosas o Ensino Religioso tem caráter abertamente doutrinário-catequético. Mesmo assim é facultado ao pais o direito de não permitir que seus filhos assistam/participem das atividades da disciplina de Ensino Religioso sob tal aspecto.
Mas tudo isso é muito bonito no papel. A realidade costuma contradizer muito mais do que a nossa vã legislação possa atribuir em termos de direitos e deveres ao Estado e seus cidadãos.
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Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Estado laico com símbolos cristãos, principalmente a cruz em diversas instituições?
- Bolovo
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Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Até nosso dinheirinho tem um "que Deus abençoe" escrito. Sem dúvidas uma cópia do "in God we trust" do dólar. Pra variar, copiamos tudo dos americanos, especialmente as coisas ruins...Grep escreveu:Estado laico com símbolos cristãos, principalmente a cruz em diversas instituições?
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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- FCarvalho
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Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Reveja a nossa história com alguma imparcialidade e criticidade irá saber porque eles estão lá até hoje, e porque é tão difícil retirá-los. Apesar de haver decisão judicial referendando isso.Grep escreveu:Estado laico com símbolos cristãos, principalmente a cruz em diversas instituições?
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Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Há uma grande diferença entre o Estado laico e a não laicidade da sociedade (indivíduos). O Estado representa a sociedade em seus valores, padrões, ética e estética, indiferentemente às suas crenças e posições pessoais.Bolovo escreveu:Até nosso dinheirinho tem um "que Deus abençoe" escrito. Sem dúvidas uma cópia do "in God we trust" do dólar. Pra variar, copiamos tudo dos americanos, especialmente as coisas ruins...Grep escreveu:Estado laico com símbolos cristãos, principalmente a cruz em diversas instituições?
A laicidade do Estado está na garantia que a lei lhe impõe sobre o trato com o cidadão na manutenção dos seus direitos e deveres, e também na representatividade de sua cultura, na qual, também, se expressa o aspecto da religiosidade do povo a que serve.
O Estado não existe para ser servido, mas para servir. E este serviço não privilegia A, B ou C em qualquer aspecto da vida social do país. A laicidade do Estado existe única e exclusivamente no que lhe compete a prestação de seus serviços, que deve ser igual para todos.
No mais, a existência de determinados símbolos religiosos - assim como a sua não existência - em organizações do Estado não fere sua natureza laica na prestação do serviços públicos que deve à sociedade, mas antes, quer fazer lembrar o que ele é, para quê existe e no que a sociedade a que serve crê como valores fundamentais. E é só por isso que eles estão ali.
O Estado é laico no que compete a oferta e garantida do serviço público. Mas os valores que, via de regra, orientam e embasam tal serviço público na maioria das sociedades, estão atrelados histórica e culturalmente a formação religiosa destas mesmas sociedade. Neste sentido não há contradição em haver qualquer manifestação dita religiosa em notas de dinheiro ou qualquer outra coisa do tipo, por simplesmente representarem os valores, a moral e a ética que orientam a ação do Estado, que nada mais faz do que representar a sociedade a que serve.
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Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Interessante, não tinha pensado pelo lado histórico mesmo.FCarvalho escreveu:Há uma grande diferença entre o Estado laico e a não laicidade da sociedade (indivíduos). O Estado representa a sociedade em seus valores, padrões, ética e estética, indiferentemente às suas crenças e posições pessoais.Bolovo escreveu: Até nosso dinheirinho tem um "que Deus abençoe" escrito. Sem dúvidas uma cópia do "in God we trust" do dólar. Pra variar, copiamos tudo dos americanos, especialmente as coisas ruins...
A laicidade do Estado está na garantia que a lei lhe impõe sobre o trato com o cidadão na manutenção dos seus direitos e deveres, e também na representatividade de sua cultura, na qual, também, se expressa o aspecto da religiosidade do povo a que serve.
O Estado não existe para ser servido, mas para servir. E este serviço não privilegia A, B ou C em qualquer aspecto da vida social do país. A laicidade do Estado existe única e exclusivamente no que lhe compete a prestação de seus serviços, que deve ser igual para todos.
No mais, a existência de determinados símbolos religiosos - assim como a sua não existência - em organizações do Estado não fere sua natureza laica na prestação do serviços públicos que deve à sociedade, mas antes, quer fazer lembrar o que ele é, para quê existe e no que a sociedade a que serve crê como valores fundamentais. E é só por isso que eles estão ali.
O Estado é laico no que compete a oferta e garantida do serviço público. Mas os valores que, via de regra, orientam e embasam tal serviço público na maioria das sociedades, estão atrelados histórica e culturalmente a formação religiosa destas mesmas sociedade. Neste sentido não há contradição em haver qualquer manifestação dita religiosa em notas de dinheiro ou qualquer outra coisa do tipo, por simplesmente representarem os valores, a moral e a ética que orientam a ação do Estado, que nada mais faz do que representar a sociedade a que serve.
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Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Se alguém pesquisar documentários e cinejornais brasileiros antigos, vai ver quase sempre um sacerdote católico participando de inaugurações e solenidades, junto às autoridades da época. Era praxe.FCarvalho escreveu:Há uma grande diferença entre o Estado laico e a não laicidade da sociedade (indivíduos). O Estado representa a sociedade em seus valores, padrões, ética e estética, indiferentemente às suas crenças e posições pessoais.Bolovo escreveu: Até nosso dinheirinho tem um "que Deus abençoe" escrito. Sem dúvidas uma cópia do "in God we trust" do dólar. Pra variar, copiamos tudo dos americanos, especialmente as coisas ruins...
A laicidade do Estado está na garantia que a lei lhe impõe sobre o trato com o cidadão na manutenção dos seus direitos e deveres, e também na representatividade de sua cultura, na qual, também, se expressa o aspecto da religiosidade do povo a que serve.
O Estado não existe para ser servido, mas para servir. E este serviço não privilegia A, B ou C em qualquer aspecto da vida social do país. A laicidade do Estado existe única e exclusivamente no que lhe compete a prestação de seus serviços, que deve ser igual para todos.
No mais, a existência de determinados símbolos religiosos - assim como a sua não existência - em organizações do Estado não fere sua natureza laica na prestação do serviços públicos que deve à sociedade, mas antes, quer fazer lembrar o que ele é, para quê existe e no que a sociedade a que serve crê como valores fundamentais. E é só por isso que eles estão ali.
O Estado é laico no que compete a oferta e garantida do serviço público. Mas os valores que, via de regra, orientam e embasam tal serviço público na maioria das sociedades, estão atrelados histórica e culturalmente a formação religiosa destas mesmas sociedade. Neste sentido não há contradição em haver qualquer manifestação dita religiosa em notas de dinheiro ou qualquer outra coisa do tipo, por simplesmente representarem os valores, a moral e a ética que orientam a ação do Estado, que nada mais faz do que representar a sociedade a que serve.
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Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Mesmo hoje isso não é incomum: por aqui, o Bispo de Osório é sempre convidado (na categoria "otoridade") para solenidades municipais.
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Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Religião, Estado e Sociedade são coisas que se imbricam historicamente no Brasil. E mundo afora, diria, posto que não somos uma exceção neste quesito.
E não vai ser uma lei, ou conjunto delas, ou mesmo a decisão/visão unilateral de um ou de alguns que irá mudar isso.
Faz parte da democracia. Ela não é perfeita, mas é o que ainda há de melhor na organização da sociedade.
abs.
E não vai ser uma lei, ou conjunto delas, ou mesmo a decisão/visão unilateral de um ou de alguns que irá mudar isso.
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Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Vai dar merda:
Ka'apor criam sistema de autodefesa contra madereiros, e mundurukus enfrentam garimpeiros ilegais
https://www.uol/noticias/especiais/cont ... indios.htm
Ka'apor criam sistema de autodefesa contra madereiros, e mundurukus enfrentam garimpeiros ilegais
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