Jobim: viagem Paris-Rússia. Jogada de mestre!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#511 Mensagem por orestespf » Sáb Fev 09, 2008 1:09 pm

knight7 escreveu:O Estado de S. Paulo, 09/02/08

Lula e Sarkozy vão à Guiana para discutir cooperação

Leonencio Nossa e Tânia Monteiro
Tamanho do texto? A A A A
O presidente Lula e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, discutirão na terça-feira, em São Jorge do Oiapoque, na Guiana Francesa, cooperação nas áreas ambiental, militar, nuclear e de infra-estrutura. Durante a visita, eles vão lançar a pedra fundamental de uma ponte de 400 metros de extensão, orçada em R$ 38,6 milhões, sobre o Rio Oiapoque, que ligará a cidade ultramar francesa à brasileira Oiapoque (AP).

Ontem, o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, informou que também estará na pauta a rodada comercial de Doha e a redução dos subsídios agrícolas dos países desenvolvidos. Lula embarcará para o Amapá às 8 horas da terça.

Os dois presidentes devem discutir ainda acordos de defesa na Amazônia e projetos de inovação tecnológica. A construção de um submarino nuclear pelos dois países não é um tema "preponderante" da agenda, adiantou o porta-voz. O assunto já foi debatido em Paris, na semana passada, pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim.

NEGOCIAÇÕES

Ontem, Jobim fez um balanço da visita à França e à Rússia. "O que é fundamental na conversa com o presidente Sarkozy é que há uma decisão política dele de que a relação com o Brasil seja de transferência de tecnologia", declarou. Sobre a compra de equipamentos franceses, o ministro afirmou que as discussões em relação à aquisição de um submarino está adiantada, mas sobre a compra de caças é preciso definir os custos.
No encontro, Jobim ressaltou que o Brasil, hoje, não é apenas um comprador e quer estabelecer com os países relações de parceria. "Entendemos que o aparelhamento das Forças Armadas está vinculado à capacitação nacional", argumentou o ministro. "Isso não é um processo que leve um mês ou um ano. Leva tempo", destacou.

Ele admitiu que a conversa com os russos não foi tão positiva. "É que os russos têm interesses estratégicos locais."


fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 1916,0.php



Eu tô falando, a visita do Jobim à França e Rússia não foi para tratar de caças, foi apenas dos subs.

Veja a frase no texto postado pelo Knight7: "o ministro afirmou que as discussões em relação à aquisição de um submarino está adiantada, mas sobre a compra de caças é preciso definir os custos".

Quem sabe ler, pingo é letra, está escrito aí e de forma muito clara, a conversa com os franceses sobre os subs já está praticamente fechada, mas em relação ao Rafale, ainda não, pois trata-se de analisar os CUSTOS (deste caça, o Rafale).

O NJ afirmou claramente que o Rafale é caro, que isso independe da preferência dele ou da FAB (se este for o escolhido por ela).

Além do mais, alguém postou o texto aqui no DB onde o NJ dizia claramente (sem entrelinhas) que a viagem na viagem a Rússia não se tratou do assunto caças.

Em suma, tudo que se viu até agora diz respeito aos subs somente. Caças?? Será em outro momento. Repito o que disse antes, foi por isso que o Saito não foi nesta viagem.

Assim sendo, não comemorem nada sobre o Rafale, talvez a coisa esteja bem enrolada para este caça.


Sds,

Orestes




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18576
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

#512 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 09, 2008 1:42 pm

Marino escreveu:Alguem já estudou tecnica de negociação?
Acham que um negociador vai colocar todas as cartas na mesa de uma vez?
Um sempre pede mais, o outro oferece abaixo do que a contraparte aceitaria.
O jogo continua até que a "o ponto de equilíbrio" seja atingido.
Nisto vale tudo: declarações pela mídia, problema de linguagem, caganeira por causa da comida, ficou de porre por causa da vodka, etc.
Calma, muita calma nesta hora.


Caro Marino,

Quando se analisa o perfil do Jobim, percebe-se um grande desprendimento:
Mesmo quando deixara a pasta de ministro da Justiça para assumir um dos cargos de minitro do STF ele ainda continuou dando declarações políticas, não abandonando o jeitão de deputado federal que ele tinha.
Quando se desligou prematuramente do STF (geralmente eles saem compulsoriamente, aos 70) voltando para apolítica, isto não foi surpresa.
As técnicas de negociação preconizam que o negociador deva ouvir mais que falar, que deve procurar perscrutar o que passa na cabeça dos outros e fazer com que o outro se exponha para assim tomar a condução do que se quer.
O Jobim dá palpites sobre adistância de poltronas nos aviões, fala abertamente sobre assuntos que não domina, etc Ou seja, ele é desprendido.
Com pessoas assim é fácil saber o que se passa pela cabeça dela.
O que o Orestes faz, que é ficar escarafunchando as declarações dele, está certo.
Se fosse no caso do Viegas, seria diferente: ele segue uma cartilha do bom diplomata: é reservado, subjetivo, e não fica dando "mostras".
Acredito que o MRE não gosta nem um pouco do comportamento do Jobim.

ATT


Knight7




Editado pela última vez por knigh7 em Qui Fev 14, 2008 12:22 am, em um total de 1 vez.
PRick

#513 Mensagem por PRick » Sáb Fev 09, 2008 1:46 pm

Sd volcom escreveu:
PRick escreveu:
Beronha escreveu:se me convidarem ,
levo sal para o churrasco!


Pensei que você fosse levar só esta boca grande aí do lado. [018] Se eu fosse ao churrasco imagine só o que eu iria levar. [037]

[ ]´s


Vodka para comemorar com o Saito...! :twisted: E umas Francesinhas para ter fartura... ( Não o Rafale... quero dizer barata)

Vlws Abraços


Num tô falando a galera se entrega! O SAITO deve gostar de sakê, levar Sputinik para um churrasco, só se for para acender o fogo do carvão! [018]

Mas você deu uma boa idéia, vô de Rafale pro churrasco(na garupa!). E quem vai pilotar será uma linda francesinha. [037]

Pô tu viste a ginástica mental e dialética do Tio Orestes, aí em cima, para dizer que a esperança é a última que morre. :twisted: :twisted:

Nem vou colocar mais o refrão, se não vai ter gente se engasgando com o hambuguer de minhoca, sabor especial de isopor. :lol: :lol:

[ ]´s




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#514 Mensagem por orestespf » Sáb Fev 09, 2008 2:42 pm

PRick escreveu:
Sd volcom escreveu:
PRick escreveu:
Beronha escreveu:se me convidarem ,
levo sal para o churrasco!


Pensei que você fosse levar só esta boca grande aí do lado. [018] Se eu fosse ao churrasco imagine só o que eu iria levar. [037]

[ ]´s


Vodka para comemorar com o Saito...! :twisted: E umas Francesinhas para ter fartura... ( Não o Rafale... quero dizer barata)

Vlws Abraços


Num tô falando a galera se entrega! O SAITO deve gostar de sakê, levar Sputinik para um churrasco, só se for para acender o fogo do carvão! [018]

Mas você deu uma boa idéia, vô de Rafale pro churrasco(na garupa!). E quem vai pilotar será uma linda francesinha. [037]

Pô tu viste a ginástica mental e dialética do Tio Orestes, aí em cima, para dizer que a esperança é a última que morre. :twisted: :twisted:

Nem vou colocar mais o refrão, se não vai ter gente se engasgando com o hambuguer de minhoca, sabor especial de isopor. :lol: :lol:

[ ]´s


Só se for para colocar carvão naquela "churrasqueira" do Rafale! :shock: :shock: :twisted: :twisted: :twisted:

Quanto a ginástica mental, você está correto, tá sodas compreender o NJ. hehehehe


Abração,

Orestes




Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

#515 Mensagem por Adriano » Sáb Fev 09, 2008 2:48 pm

knight7 escreveu:O Estado de S. Paulo, 09/02/08

Lula e Sarkozy vão à Guiana para discutir cooperação

Leonencio Nossa e Tânia Monteiro

Ele admitiu que a conversa com os russos não foi tão positiva. "É que os russos têm interesses estratégicos locais."


fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 1916,0.php


Pois é.... atentaram para a parte final da declaração do NJ?
Chávez firmou com Putin mais que uma simples compra. Chávez é parceiro estratégico! Hahahahaha.... está claro pra mim que o Brasil pode comprar, mas não vai levar vantagem sobre a Venezuela nunca (nas negociações com os russos).

Abraços,

Adriano




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18576
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

#516 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 09, 2008 2:49 pm

PRick escreveu:
Sd volcom escreveu:
PRick escreveu:
Beronha escreveu:se me convidarem ,
levo sal para o churrasco!


Pensei que você fosse levar só esta boca grande aí do lado. [018] Se eu fosse ao churrasco imagine só o que eu iria levar. [037]

[ ]´s


Vodka para comemorar com o Saito...! :twisted: E umas Francesinhas para ter fartura... ( Não o Rafale... quero dizer barata)

Vlws Abraços


Num tô falando a galera se entrega! O SAITO deve gostar de sakê, levar Sputinik para um churrasco, só se for para acender o fogo do carvão! [018]

Mas você deu uma boa idéia, vô de Rafale pro churrasco(na garupa!). E quem vai pilotar será uma linda francesinha. [037]

Pô tu viste a ginástica mental e dialética do Tio Orestes, aí em cima, para dizer que a esperança é a última que morre. :twisted: :twisted:

Nem vou colocar mais o refrão, se não vai ter gente se engasgando com o hambuguer de minhoca, sabor especial de isopor. :lol: :lol:

[ ]´s


Deixa eu falar um negócio:

Não há ainda subsídios para determinar qual vair ser o vencedor.
O crivo político é fortemente determinante. Ninguém vai decidir além do Lula devido a repercussão política que uma escolha desta dará. A decisão dele será subsidiada pela pela a análise técnica da FAB, das propostas e pelo jogo de forças no Planalto.

Se aFAB disser: não queremos a aeronave tal (como foi o caso do Mirage na concorrência do fx1, fx1,5*) ele vai seguir. Mas como naquela época,( não dava para saber se o escolhido seria o Gripen e o Su35), assim é hoje.


* Isso era claramente percebido ao analisar as reuniões da Comissão de Defesa Nacional, (transcritas pelo dep. de taquigrafia do Congresso):
-Em 2001 com o Comando da Aeronáutica´-pelos comentários do Brigadeiro Cima da Copac-aliás, ele batera tão de frente com os congressistas que queriam o Mirage, que ele dias após fora removido do cargo ;
-Em 2003 (para a renomeada Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional), pelas palavras do comandante Bueno;

E pela declaração pública (em nov. de 2001)do então chefe do Estado Maior da FAB Ten. Brig José Marconi de Almeida Santos, ao dizer que o Mirage era um projeto antigo.


ATT


Knight7




Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Fev 09, 2008 3:03 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

#517 Mensagem por Adriano » Sáb Fev 09, 2008 3:00 pm

knight7 escreveu:
PRick escreveu:
Sd volcom escreveu:
PRick escreveu:
Beronha escreveu:se me convidarem ,
levo sal para o churrasco!


Pensei que você fosse levar só esta boca grande aí do lado. [018] Se eu fosse ao churrasco imagine só o que eu iria levar. [037]

[ ]´s


Vodka para comemorar com o Saito...! :twisted: E umas Francesinhas para ter fartura... ( Não o Rafale... quero dizer barata)

Vlws Abraços


Num tô falando a galera se entrega! O SAITO deve gostar de sakê, levar Sputinik para um churrasco, só se for para acender o fogo do carvão! [018]

Mas você deu uma boa idéia, vô de Rafale pro churrasco(na garupa!). E quem vai pilotar será uma linda francesinha. [037]

Pô tu viste a ginástica mental e dialética do Tio Orestes, aí em cima, para dizer que a esperança é a última que morre. :twisted: :twisted:

Nem vou colocar mais o refrão, se não vai ter gente se engasgando com o hambuguer de minhoca, sabor especial de isopor. :lol: :lol:

[ ]´s


Deixa eu falar um negócio:

Não há ainda subsídios para determinar qual vair ser o vencedor.
O crivo político é fortemente determinante. Ninguém vai decidir além do Lula devido a repercussão política que uma escolha desta dará. A decisão dele será subsidiada pela pela a análise técnica da FAB, das propostas e pelo jogo de forças no Planalto.

Se aFAB disser: não queremos a aeronave tal (como foi o caso do Mirage na concorrência do fx1, fx1,5*) ele vai seguir. Mas como foi no caso destas 2 concorrência passadas, não era possível saber se o vencedor seria o Gripen ou o Su35.


* Isso era claramente percebido ao analisar as reuniões da Comissão de Defesa Nacional, (transcritas pelo dep. de taquigrafia do Congresso):
-Em 2001 com o Comando da Aeronáutica´-pelos comentários do Brigadeiro Cima da Copac-aliás, ele batera tão de frente com os congressistas que queriam o Mirage, que ele dias após fora removido do cargo ;
-Em 2003 (para a renomeada Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional), pelas palavras do comandante Bueno;

E pela declaração pública (em nov. de 2001)do então chefe do Estado Maior da FAB Ten. Brig José Marconi de Almeida Santos, ao dizer que o Mirage era um projeto antigo.


ATT


Knight7


Concordo plenamente. Vou mais além dizendo que, na verdade, a FAB só tem poder de veto e não de escolha. Se Lula decidir pelo Rafale e a FAB fizer beicinho... vai ficar sem nada. Pelo menos até que o NJ deixe o cargo de MD.

Abraços,

Adriano




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#518 Mensagem por Morcego » Sáb Fev 09, 2008 3:01 pm

Não sei não gente, EU ACREDITO REALMENTE que a melhor opção no momento, É O GRIPEN; mas...........................ACHO QUE DA RAFALE MESMO, PRA FAB e a longo prazo PRA MB.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18576
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

#519 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 09, 2008 3:05 pm

Adriano escreveu:
knight7 escreveu:
PRick escreveu:
Sd volcom escreveu:
PRick escreveu:
Beronha escreveu:se me convidarem ,
levo sal para o churrasco!


Pensei que você fosse levar só esta boca grande aí do lado. [018] Se eu fosse ao churrasco imagine só o que eu iria levar. [037]

[ ]´s


Vodka para comemorar com o Saito...! :twisted: E umas Francesinhas para ter fartura... ( Não o Rafale... quero dizer barata)

Vlws Abraços


Num tô falando a galera se entrega! O SAITO deve gostar de sakê, levar Sputinik para um churrasco, só se for para acender o fogo do carvão! [018]

Mas você deu uma boa idéia, vô de Rafale pro churrasco(na garupa!). E quem vai pilotar será uma linda francesinha. [037]

Pô tu viste a ginástica mental e dialética do Tio Orestes, aí em cima, para dizer que a esperança é a última que morre. :twisted: :twisted:

Nem vou colocar mais o refrão, se não vai ter gente se engasgando com o hambuguer de minhoca, sabor especial de isopor. :lol: :lol:

[ ]´s


Deixa eu falar um negócio:

Não há ainda subsídios para determinar qual vair ser o vencedor.
O crivo político é fortemente determinante. Ninguém vai decidir além do Lula devido a repercussão política que uma escolha desta dará. A decisão dele será subsidiada pela pela a análise técnica da FAB, das propostas e pelo jogo de forças no Planalto.

Se aFAB disser: não queremos a aeronave tal (como foi o caso do Mirage na concorrência do fx1, fx1,5*) ele vai seguir. Mas como foi no caso destas 2 concorrência passadas, não era possível saber se o vencedor seria o Gripen ou o Su35.


* Isso era claramente percebido ao analisar as reuniões da Comissão de Defesa Nacional, (transcritas pelo dep. de taquigrafia do Congresso):
-Em 2001 com o Comando da Aeronáutica´-pelos comentários do Brigadeiro Cima da Copac-aliás, ele batera tão de frente com os congressistas que queriam o Mirage, que ele dias após fora removido do cargo ;
-Em 2003 (para a renomeada Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional), pelas palavras do comandante Bueno;

E pela declaração pública (em nov. de 2001)do então chefe do Estado Maior da FAB Ten. Brig José Marconi de Almeida Santos, ao dizer que o Mirage era um projeto antigo.


ATT


Knight7


Concordo plenamente. Vou mais além dizendo que, na verdade, a FAB só tem poder de veto e não de escolha. Se Lula decidir pelo Rafale e a FAB fizer beicinho... vai ficar sem nada. Pelo menos até que o NJ deixe o cargo de MD.

Abraços,

Adriano


A FAB "vetou"-não no sentido literal,o Mirage em 2004, que era o preferido do PT.

ATT

Knight7




Editado pela última vez por knigh7 em Qui Fev 14, 2008 12:25 am, em um total de 1 vez.
PRick

#520 Mensagem por PRick » Sáb Fev 09, 2008 3:05 pm

knight7 escreveu:
PRick escreveu:
Sd volcom escreveu:
PRick escreveu:
Beronha escreveu:se me convidarem ,
levo sal para o churrasco!


Pensei que você fosse levar só esta boca grande aí do lado. [018] Se eu fosse ao churrasco imagine só o que eu iria levar. [037]

[ ]´s


Vodka para comemorar com o Saito...! :twisted: E umas Francesinhas para ter fartura... ( Não o Rafale... quero dizer barata)

Vlws Abraços


Num tô falando a galera se entrega! O SAITO deve gostar de sakê, levar Sputinik para um churrasco, só se for para acender o fogo do carvão! [018]

Mas você deu uma boa idéia, vô de Rafale pro churrasco(na garupa!). E quem vai pilotar será uma linda francesinha. [037]

Pô tu viste a ginástica mental e dialética do Tio Orestes, aí em cima, para dizer que a esperança é a última que morre. :twisted: :twisted:

Nem vou colocar mais o refrão, se não vai ter gente se engasgando com o hambuguer de minhoca, sabor especial de isopor. :lol: :lol:

[ ]´s


Deixa eu falar um negócio:

Não há ainda subsídios para determinar qual vair ser o vencedor.
O crivo político é fortemente determinante. Ninguém vai decidir além do Lula devido a repercussão política que uma escolha desta dará. A decisão dele será subsidiada pela pela a análise técnica da FAB, das propostas e pelo jogo de forças no Planalto.

Se aFAB disser: não queremos a aeronave tal (como foi o caso do Mirage na concorrência do fx1, fx1,5*) ele vai seguir. Mas como foi no caso destas 2 concorrências passadas, não era possível saber se o vencedor seria o Gripen ou o Su35.


* Isso era claramente percebido ao analisar as reuniões da Comissão de Defesa Nacional, (transcritas pelo dep. de taquigrafia do Congresso):
-Em 2001 com o Comando da Aeronáutica´-pelos comentários do Brigadeiro Cima da Copac-aliás, ele batera tão de frente com os congressistas que queriam o Mirage, que ele dias após fora removido do cargo ;
-Em 2003 (para a renomeada Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional), pelas palavras do comandante Bueno;

E pela declaração pública (em nov. de 2001)do então chefe do Estado Maior da FAB Ten. Brig José Marconi de Almeida Santos, ao dizer que o Mirage era um projeto antigo.


ATT


Knight7


Bom, então isso quer dizer que nem pensar em F-16, F-15 ou outros projetos mais antigos, é isso mesmo? :twisted: :twisted: Ou o Brigadeiro está que nem o NJ, falando além do que banca? Afinal, o que a FAB teve fui M-2000C, é isto que foi comprado no final. A FAB ainda tem muito a aprender com a MB, nesse ponto. :wink:

[ ]´s




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18576
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

#521 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 09, 2008 3:10 pm

morcego escreveu:Não sei não gente, EU ACREDITO REALMENTE que a melhor opção no momento, É O GRIPEN; mas...........................ACHO QUE DA RAFALE MESMO, PRA FAB e a longo prazo PRA MB.


Morcego, eu ainda não me arrisco não...

VAMOS VER A PRÓXIMA REUNIÃO DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEF. NACIONAL

Mas é um saco. Há reuniões de mais de 8h, chegam a dar 100páginas de taquigrafia....


ATT

Knight7




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61293
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6578 vezes
Contato:

#522 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 09, 2008 3:10 pm

Certo tá é o Cabôco - Pai Dinah confirma: viagem Jobinho ser só da MB, por isso índio zapón não ir junto. Mim diz: não se espichem que a rede ser curta, ter muita água pra rolar ainda, é o que diz Pai Dinah...

E cuidado com Grande Pai Branco de Washington, ele falar com língua bifurcada...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#523 Mensagem por Marino » Sáb Fev 09, 2008 3:12 pm

knight7 escreveu:
Marino escreveu:Alguem já estudou tecnica de negociação?
Acham que um negociador vai colocar todas as cartas na mesa de uma vez?
Um sempre pede mais, o outro oferece abaixo do que a contraparte aceitaria.
O jogo continua até que a "o ponto de equilíbrio" seja atingido.
Nisto vale tudo: declarações pela mídia, problema de linguagem, caganeira por causa da comida, ficou de porre por causa da vodka, etc.
Calma, muita calma nesta hora.


Caro Marino,

Quando se analisa o perfil do Jobim, percebe-se um grande desprendimento:
Mesmo quando deixara a pasta de ministro da Justiça para assumir um dos cargos de minitro do STF ele ainda continuou dando declarações políticas, não abandonando o jeitão de deputado federal que ele tinha.
Quando se desligou prematuramente do STF (geralmente eles saem compulsoriamente, aos 65) voltando para apolítica, isto não foi surpresa.
As técnicas de negociação preconizam que o negociador deva ouvir mais que falar, que deve procurar perscrutar o que passa na cabeça dos outros e fazer com que o outro se exponha para assim tomar a condução do que se quer.
O Jobim dá palpites sobre adistância de poltronas nos aviões, fala abertamente sobre assuntos que não domina, etc Ou seja, ele é desprendido.
Com pessoas assim é fácil saber o que se passa pela cabeça dela.
O que o Orestes faz, que é ficar escarafunchando as declarações dele, está certo.
Se fosse no caso do Viegas, seria diferente: ele segue uma cartilha do bom diplomata: é reservado, subjetivo, e não fica dando "mostras".
Acredito que o MRE não gosta nem um pouco do comportamento do Jobim.

ATT


Knight7

Caro amigo
Vc tem razão. Eu escrevi pensando no perfil normal de um negociador.
Mas talvez o citado por vc seja para "consumo interno", e o NJ tenha aceito alguma ajuda na negociação.
Não sei. Somente ACHO que o SU não está descartado não.
Vou ficar imensamente feliz com a FAB dotada de Rafale ou SU.
Mas vamos ter que esperar um pouco mais.




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#524 Mensagem por Morcego » Sáb Fev 09, 2008 3:13 pm

knight7 escreveu:
morcego escreveu:Não sei não gente, EU ACREDITO REALMENTE que a melhor opção no momento, É O GRIPEN; mas...........................ACHO QUE DA RAFALE MESMO, PRA FAB e a longo prazo PRA MB.


Morcego, eu ainda não me arrisco não...

VAMOS VER A PRÓXIMA REUNIÃO DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEF. NACIONAL

Mas é um saco. Há reuniões de mais de 8h, chegam a dar 100páginas de taquigrafia....


ATT

Knight7


Bicho, justamente é isso que eu acho que vai acontecer, COM CREDN ou NÃO.




Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

#525 Mensagem por Adriano » Sáb Fev 09, 2008 3:15 pm

PRick escreveu:
knight7 escreveu:
PRick escreveu:
Sd volcom escreveu:
PRick escreveu:
Beronha escreveu:se me convidarem ,
levo sal para o churrasco!


Pensei que você fosse levar só esta boca grande aí do lado. [018] Se eu fosse ao churrasco imagine só o que eu iria levar. [037]

[ ]´s


Vodka para comemorar com o Saito...! :twisted: E umas Francesinhas para ter fartura... ( Não o Rafale... quero dizer barata)

Vlws Abraços


Num tô falando a galera se entrega! O SAITO deve gostar de sakê, levar Sputinik para um churrasco, só se for para acender o fogo do carvão! [018]

Mas você deu uma boa idéia, vô de Rafale pro churrasco(na garupa!). E quem vai pilotar será uma linda francesinha. [037]

Pô tu viste a ginástica mental e dialética do Tio Orestes, aí em cima, para dizer que a esperança é a última que morre. :twisted: :twisted:

Nem vou colocar mais o refrão, se não vai ter gente se engasgando com o hambuguer de minhoca, sabor especial de isopor. :lol: :lol:

[ ]´s


Deixa eu falar um negócio:

Não há ainda subsídios para determinar qual vair ser o vencedor.
O crivo político é fortemente determinante. Ninguém vai decidir além do Lula devido a repercussão política que uma escolha desta dará. A decisão dele será subsidiada pela pela a análise técnica da FAB, das propostas e pelo jogo de forças no Planalto.

Se aFAB disser: não queremos a aeronave tal (como foi o caso do Mirage na concorrência do fx1, fx1,5*) ele vai seguir. Mas como foi no caso destas 2 concorrências passadas, não era possível saber se o vencedor seria o Gripen ou o Su35.


* Isso era claramente percebido ao analisar as reuniões da Comissão de Defesa Nacional, (transcritas pelo dep. de taquigrafia do Congresso):
-Em 2001 com o Comando da Aeronáutica´-pelos comentários do Brigadeiro Cima da Copac-aliás, ele batera tão de frente com os congressistas que queriam o Mirage, que ele dias após fora removido do cargo ;
-Em 2003 (para a renomeada Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional), pelas palavras do comandante Bueno;

E pela declaração pública (em nov. de 2001)do então chefe do Estado Maior da FAB Ten. Brig José Marconi de Almeida Santos, ao dizer que o Mirage era um projeto antigo.


ATT


Knight7


Bom, então isso quer dizer que nem pensar em F-16, F-15 ou outros projetos mais antigos, é isso mesmo? :twisted: :twisted: Ou o Brigadeiro está que nem o NJ, falando além do que banca? Afinal, o que a FAB teve fui M-2000C, é isto que foi comprado no final. A FAB ainda tem muito a aprender com a MB, nesse ponto. :wink:

[ ]´s


Em minha opinião, a compra do M-2000C foi uma tremenda desilusão para a FAB. Prova de que não teve força política. Não tinha outra opção. Era isso ou fechar o GDA.... tanto que comprou os Matusas com recursos próprios, a perder de vista e nas condições que conhecemos. E por quê? Porque não quis engolir o "Mirage da EMBRAER" e preferiu, qual Dom Quixote, manter-se na luta pelo tão sonhado F-X...

Isso pode acontecer novamente....

Abraços!

Ad.




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Responder