Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#5041 Mensagem por Skyway » Dom Mai 16, 2010 1:07 pm

ZeRo4 escreveu:Bem, o problema aqui é simples... pura falta de humildade e vaidade (não é nem uma crítica!), reparem que o Skyway a todo momento se refere a "dono da razão" e coisas do tipo.

Por favor, aponte quando eu me refiro a "dono da razão" e coisas do tipo. Se acusa, pode provar, certo?

Não sou dono da razão e nem quero ser! pra mim esse título pode ficar para ele, volto a salientar que o que eu trago para o tópico são dados para que nós possamos discutir a respeito das UPPs. Infelizmente o cidadão comum tem uma certa visão míope (novamente não é nenhum tipo de crítica!) quando se fala do problema de segurança pública...

Novamente, mostre quando você considerou a opinião de outra pessoa sobre segurança pública do Rio. Quando sequer debateu argumentos contrários aos seus. Quando demonstrou essa vontade de discutir o assunto.

Não acho que isso seja "desclassficar" ninguém! Eu nunca vi ninguém dizendo que o Beraldi ou a Koslowa desclassificavam alguém por debaterem assuntos relacionados a sua área de atuação.

Por que eles discutem sobre a área de atuação deles, diferente de você que está discutindo um assunto fora de onde atua, julgando de fora como qualquer outra pessoa. O problema todo é esse, você gosta dessa imagem de que se o assunto for Segurança Pública do Rio, você tem autoridade pra falar porque trabalha nisso, mas isso não é verdade no momento que o assunto é muito específico e completamente fora da tua área de atuação. Esse é problema, isso que te faz ignorar qualquer outro argumento e apresentar suas opiniões pessoais como a realidade.

Pois bem, é REALMENTE muito interessante o fórum contar com o ítem de pesquisa... porque se pesquisarmos nos dois tópicos (neste e no específico das UPPs), veremos que a única coisa que o Skyway fala é... tempo tempo tempo, quando se indaga qualquer outra coisa, ele sai pela tangente e não responde, quando indaguei (assim como indaguei a alguns dias novamente) que o GPAE nos mostrou que com o tempo esse tipo de política não funciona e que por isso não deveria ser o projeto principal em relação a segurança pública... mais uma vezes ele saiu pela tangente e não respondeu...

Não é correto insinuar algo que não é verdade, e ainda pedirem pra comprovar. Insistir nessa posição não vai fazer disso uma verdade. Convido qualquer um, principalmente a moderação, a pesquisar os citados tópicos e tirarem suas conclusões. As vezes que não lhe respondi, valem uma conferida nos posta anteriores e para se constatar que você fugiu de meus argumentos e passou a me questionar como pessoa, e que por isso eu já havia falado que não ia discutir contigo, o que aliais está bem claro nesse mesmo trecho que você destacou abaixo. Está lá, e qualquer um pode ver.
Skyway escreveu: Zero, sua opinião é a sua ok? E a propósito, eu não digito as coisas a km's de distância, em uma sala com ar condicionado e baseado em notícias de sites ou TV.

Vivo no Rio, sou carioca e criado andando pra tudo que é buraco dessa cidade, tenho amigos na PM, PC e PRF graças a tradição de militares da minha família e a amigos de infância que por coincidência resolveram ser policiais ou militares. Você não é único que escuta isso e aquilo de dentro, você não é o único que "vive" as coisas. E portanto, sua versão não é a única.

Se escuta ou "vive" algo diferente, e se baseia nisso, tudo bem, direito seu.
Eu me baseio no que meus amigos, irmão de criação, vivem, escutam e falam...e alguns não vivem ou escutam em um presídio a km's de distância de uma UPP...

Um abraço.
Está ai um exemplo da tática evasiva dele, foram várias perguntas a respeito das UPPs, ZERO respostas!!!

Não é tática evasiva minha, sou eu me retirando da discussão pela sua incapacidade de me responder. Novamente, está lá, é só ler.

Para quem deseja conferir no tópico, ai vai o link: viewtopic.php?f=3&t=16110&start=30

Mas antes tarde do que nunca, certo? Quer minhas respostas? Então tá...talvez agora você responda rebatendo meus argumentos, e não minha pessoa, né?

Por que os serviços irregulares (gatonet, tráfico, contravenção, transporte alternativo e etc) continuam operando sob os olhos dos incorruptíveis novos cadetes e praças?

Porque não é trabalho da UPP acabar com isso. O trabalho é pacificar a região e permitir, aí sim, que ações sociais cheguem a comunidade. Com a comunidade pacificada fica mais fácil combater esses crimes, muitos dos quais não continuaram a operar sem os traficantes, mas que ainda tem os equipamentos e linhas instaladas.

Por que as guerras (Contravenção, Milícia e etc) não pararam com a instalação dessas unidades?

Pararam onde foram instaladas sim, apenas na CDD que a coisa está um pouco mais complicada, mas é questão de tempo e disposição($$).

Por que o índice de criminalidade em outras regiões e as disputas por ponto de vendas de drogas nas regiões Norte, Oeste e Oceânicas aumentou?

Por que os traficantes se mudaram dos locais pacificados para essas regiões. Uma reação lógica e óbvia. Inocente pensar que isso não era esperado, mas como já foi dito, é algo necessário por enquanto, mas que vai ter sua solução implementada também.

Por que só foram instaladas, até agora, UPPs em favelas de apenas uma, das três facções que dominam as ruas do RJ?

Por questões de inteligência e planejamento. Afinal a zona sul foi prioridade para as UPPs, e se cada favela da zona sul fosse dominada por uma facção diferente, elas teriam sido pacificadas da mesma forma.

Por que outros programas semelhantes (DPO, PPC, GPAE e etc.) não deram resultados no passado e trouxeram vários problemas no futuro?

Por que eram programas completamente diferentes, com uma visão diferente e um planejamento diferente. Esses programas visavam um resultado geral no estado, mas cada unidade era tratada de forma independente. Agora não, cada UPP é instalada pensando-se no conjunto, como uma rede sobre o estado. Cada uma tem sua hora pra ser implantada e um motivo para isso que é inteiramente relacionado com as UPPs já instaladas e com as que vão ser instaladas. Um trabalho de inteligência e estudo do movimento do tráfico dentro do estado devido as UPPs é uma das características chaves desse programa.

Para onde está indo o dinheiro excedente que o tráfico dessas regiões está ganhando?

Não existe dinheiro excedente. Eles continuam ganhando porém muito menos. O trafico armado e territorial está se concentrando, e o lucro espalhado agora está vindo do tráfico residencial, feito fora da favela por "disk-droga" e em apartamentos alugados. O lucro é bem menor assim, e os resultados disso já estão começando a aparecer.
Se souber discutir de forma respeitosa após esses meus argumentos, podemos retomar o assunto.

Um abraço.

AD ASTRA PER ASPERA
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6556 vezes
Agradeceram: 6916 vezes
Contato:

#5042 Mensagem por Túlio » Dom Mai 16, 2010 1:43 pm

Tá, chega dessa picuinha chata. Debatam o citado abaixo, eu estou interessado nesse debate e de saco cheio de charlaiada boba. Isso aí abaixo é que interessa, duas visões bem antagônicas sobre um assunto que é top. Duvido que eu seja o único forista interessado no resultado dessa polêmica. :wink:

Skyway escreveu:
Mas antes tarde do que nunca, certo? Quer minhas respostas?

Por que os serviços irregulares (gatonet, tráfico, contravenção, transporte alternativo e etc) continuam operando sob os olhos dos incorruptíveis novos cadetes e praças?

Porque não é trabalho da UPP acabar com isso. O trabalho é pacificar a região e permitir, aí sim, que ações sociais cheguem a comunidade. Com a comunidade pacificada fica mais fácil combater esses crimes, muitos dos quais não continuaram a operar sem os traficantes, mas que ainda tem os equipamentos e linhas instaladas.

Por que as guerras (Contravenção, Milícia e etc) não pararam com a instalação dessas unidades?

Pararam onde foram instaladas sim, apenas na CDD que a coisa está um pouco mais complicada, mas é questão de tempo e disposição($$).

Por que o índice de criminalidade em outras regiões e as disputas por ponto de vendas de drogas nas regiões Norte, Oeste e Oceânicas aumentou?

Por que os traficantes se mudaram dos locais pacificados para essas regiões. Uma reação lógica e óbvia. Inocente pensar que isso não era esperado, mas como já foi dito, é algo necessário por enquanto, mas que vai ter sua solução implementada também.

Por que só foram instaladas, até agora, UPPs em favelas de apenas uma, das três facções que dominam as ruas do RJ?

Por questões de inteligência e planejamento. Afinal a zona sul foi prioridade para as UPPs, e se cada favela da zona sul fosse dominada por uma facção diferente, elas teriam sido pacificadas da mesma forma.

Por que outros programas semelhantes (DPO, PPC, GPAE e etc.) não deram resultados no passado e trouxeram vários problemas no futuro?

Por que eram programas completamente diferentes, com uma visão diferente e um planejamento diferente. Esses programas visavam um resultado geral no estado, mas cada unidade era tratada de forma independente. Agora não, cada UPP é instalada pensando-se no conjunto, como uma rede sobre o estado. Cada uma tem sua hora pra ser implantada e um motivo para isso que é inteiramente relacionado com as UPPs já instaladas e com as que vão ser instaladas. Um trabalho de inteligência e estudo do movimento do tráfico dentro do estado devido as UPPs é uma das características chaves desse programa.

Para onde está indo o dinheiro excedente que o tráfico dessas regiões está ganhando?

Não existe dinheiro excedente. Eles continuam ganhando porém muito menos. O trafico armado e territorial está se concentrando, e o lucro espalhado agora está vindo do tráfico residencial, feito fora da favela por "disk-droga" e em apartamentos alugados. O lucro é bem menor assim, e os resultados disso já estão começando a aparecer.
Se souber discutir de forma respeitosa após esses meus argumentos, podemos retomar o assunto.

Um abraço.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
ZeRo4
Sênior
Sênior

#5043 Mensagem por ZeRo4 » Dom Mai 16, 2010 3:32 pm

EDIT MOD. Túlio

ZeRo4 escreveu:Por que os serviços irregulares (gatonet, tráfico, contravenção, transporte alternativo e etc) continuam operando sob os olhos dos incorruptíveis novos cadetes e praças?
Skyway escreveu:Porque não é trabalho da UPP acabar com isso. O trabalho é pacificar a região e permitir, aí sim, que ações sociais cheguem a comunidade. Com a comunidade pacificada fica mais fácil combater esses crimes, muitos dos quais não continuaram a operar sem os traficantes, mas que ainda tem os equipamentos e linhas instaladas.
A missão primária da Polícia Militar (Polícia Administrativa) é coibir o crime! Antes de estar lotado em qualquer CPA, BPM, CPM ou qualquer outra unidade da PMERJ, a função principal, para o qual o policial prestou concurso, foi nomeado e empossado... é a de coibir o crime! é trabalho da UPP coibir o crime, seja ele o que crime que for! soa simplista demais dizer "este não é o trabalho da UPP".

Ainda que isso fosse verdade, há comunidades "pacificadas" a mais de um ano, que ainda não tem nenhuma ação social (isso não da mídia e muito menos votos pro SC) e que continuam sofrendo do mesmo mal... o resultado disso é que a relação custo-benefício da UPP acaba sendo muito alta, visto que deixa-se de fortalecer um batalhão importante como o BPRv para se entupir uma comunidade de policiais, com uma relação de polícia/habitante muito maior do que a ONU tem como "ideal", para ganhos práticos muito baixos, onde inclusive a necessidade de outra força (i.e Polícia Civil) ter que subir o morro para capturar traficantes que estavam traficando, numa comunidade "pacificada", debaixo das barbas dos PMs.
ZeRo4 escreveu:Por que as guerras (Contravenção, Milícia e etc) não pararam com a instalação dessas unidades?
Skyway escreveu:Pararam onde foram instaladas sim, apenas na CDD que a coisa está um pouco mais complicada, mas é questão de tempo e disposição($$).
Outra opinião simplória demais... fica evidente que as guerras pararam nos locais onde as UPPs foram instaladas, e onde as UPP não foram instaladas? como fica??? será que há um projeto do Governo para ocupar as 1.000 favelas que existem no RJ?

Porque se não houver as guerras vão continuar onde não há UPPs... como eu sempre critico, o programa não visa resolver o problema da criminalidade, visa empurrar a poeira (em algumas localidades) para debaixo do tapete!

É o famoso cobertor curto, se puxar para cobrir a cabeça, descobre os pés e vice-versa! e como eu sempre falei, acho que ter como programa principal de uma política de segurança pública um programa como esse é loucura.
Skyway escreveu: Por que o índice de criminalidade em outras regiões e as disputas por ponto de vendas de drogas nas regiões Norte, Oeste e Oceânicas aumentou?

Legal... Legal... era algo esperado sim! e qual a posição do Governo quanto a isso? o que o Governo fez ou pretende fazer? porque até agora não fez nada, se é inviável (ou você acha viável???) colocar uma UPP em cada Favela, como você espera que o Governo resolva esse problema?
ZeRo4 escreveu: Por que só foram instaladas, até agora, UPPs em favelas de apenas uma, das três facções que dominam as ruas do RJ?
Skyway escreveu: Por questões de inteligência e planejamento. Afinal a zona sul foi prioridade para as UPPs, e se cada favela da zona sul fosse dominada por uma facção diferente, elas teriam sido pacificadas da mesma forma.
Bem, não foi isso que a liderança do Comando Vermelho falou para o Luciano Huck e para o Secretário de Adm. Penitenciária quando os mesmos foram a Penitenciária Bangu 3 tentar inaugurar um centro do projeto Eschola.com (de propriedade do Luciano Huck) em conjunto com o AffroeReggea!!!

Se der a resposta certa... ganha um doce!
ZeRo4 escreveu:Por que outros programas semelhantes (DPO, PPC, GPAE e etc.) não deram resultados no passado e trouxeram vários problemas no futuro?
Skyway escreveu:Por que eram programas completamente diferentes, com uma visão diferente e um planejamento diferente. Esses programas visavam um resultado geral no estado, mas cada unidade era tratada de forma independente. Agora não, cada UPP é instalada pensando-se no conjunto, como uma rede sobre o estado. Cada uma tem sua hora pra ser implantada e um motivo para isso que é inteiramente relacionado com as UPPs já instaladas e com as que vão ser instaladas. Um trabalho de inteligência e estudo do movimento do tráfico dentro do estado devido as UPPs é uma das características chaves desse programa.
Bem Skyway, não é isso que dizem os Policiais Militares de alta patente! eles vêem mais semelhanças entre o GPAE e a UPP do que você, um Deputado (muito influente por sinal), chegou a dizer que isso era sopa de letrinhas e que o Sérgio Cabral apenas deu outro nome a uma antiga Política do Governo Garotinho, chamada GPAE (implantado no ano 2000 e que dps de tanto tempo mostrou que estava fadado ao fracasso!)

Assim como não é isso que dizem os Policiais Militares, não é isso que dizem os moradores também! Caso você, talvez por descuido, não tenha lido a página anterior, colocarei novamente uma entrevista com uma moradora do Pavão-Pavãozinho:

"Foi mais ou menos como está sendo a UPP. Com o tempo, vimos que não era nada daquilo. A paz durou uns três anos. Depois, voltou a ter confronto na comunidade, os bandidos andavam armados... Não sei dizer o que aconteceu. Teoricamente, não precisariam colocar UPP aqui, porque já tinha policiamento... Eles têm que provar que vão fazer o trabalho direito..."

ZeRo4 escreveu: Para onde está indo o dinheiro excedente que o tráfico dessas regiões está ganhando?
Skyway escreveu:Não existe dinheiro excedente. Eles continuam ganhando porém muito menos. O trafico armado e territorial está se concentrando, e o lucro espalhado agora está vindo do tráfico residencial, feito fora da favela por "disk-droga" e em apartamentos alugados. O lucro é bem menor assim, e os resultados disso já estão começando a aparecer.
Na minha opinião existe dinheiro excedente. Antes os traficantes lucravam, mas tinham que gastar uma grande parte em armamento, munição, corrupção policial e etc... hoje, com a proteção da polícia 24h por dia, já não há necessidade de investir em armamentos e por mais que o lucro tenha diminuido, grande parte da fatia ia justamente para cobrir os custos com isso.

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 141 vezes
Agradeceram: 431 vezes

#5044 Mensagem por prp » Dom Mai 16, 2010 3:54 pm

As UPPs foram idealisadas pelo MJ, Pronasci, em cima do modelo Colombiano, que pacificou as favelas em Medelin e Bogotá. Lembro do Balestri falando do programa bem antes de iniciar a instalação. O modelo utiliza a ocupação com prejetos sociais e urbanização. Não sei até onde isso vai dar, até porque a realidade colombiana é diferente.

Pereira
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#5045 Mensagem por Pereira » Dom Mai 16, 2010 4:06 pm

Matheus escreveu:Valeu aí gurizada, eu gosto de postar nossas ações pois temos estigma de vagabundos e corruptos. Não que não tenha vagabundagem e corrupção, mas as novas turmas tão brigando pra mudar isto. Tem muito o que melhorar ainda, principalmente profissionalizando a administração (faz falta um concurso adm pra botar mais gente na estrada, mas há muitos interesses contrários). Uma coisa interessante, cruzei os dados operacionais da PMSP e da PRF e vi, para meu espanto, que PROPORCIONALMENTE ao efetivo, apreendemos mais drogas, armas e pessoas em flagrante em 2009, mesmo sendo uma polícia voltada para o trânsito. Se fechamos os 13 mil efetivos que permite a lei, mais um concurso adm pra uns 1500 funcionários, nossa presença poderia ser muito ampliada. Nossa realidade atual é uma média de dois policiais por escala, e mesmo assim já causamos algum estrago na bandidagem.
13 mil o limite? Esse deveria ser o efetivo só para as estradas federais de Minas. Esses dias pra trás fui a São João de Rei pela BR 040, e o que mais via era posto de vocês com apenas 1 agente. Desde que você falou desse problema aqui do DB, passei a prestar mais atenção e realmente, falta pessoal.

Skyway
Sênior
Sênior

#5046 Mensagem por Skyway » Dom Mai 16, 2010 4:27 pm

EDIT MOD. Túlio

ZeRo4 escreveu:
ZeRo4 escreveu:Por que os serviços irregulares (gatonet, tráfico, contravenção, transporte alternativo e etc) continuam operando sob os olhos dos incorruptíveis novos cadetes e praças?
Skyway escreveu:Porque não é trabalho da UPP acabar com isso. O trabalho é pacificar a região e permitir, aí sim, que ações sociais cheguem a comunidade. Com a comunidade pacificada fica mais fácil combater esses crimes, muitos dos quais não continuaram a operar sem os traficantes, mas que ainda tem os equipamentos e linhas instaladas.
A missão primária da Polícia Militar (Polícia Administrativa) é coibir o crime! Antes de estar lotado em qualquer CPA, BPM, CPM ou qualquer outra unidade da PMERJ, a função principal, para o qual o policial prestou concurso, foi nomeado e empossado... é a de coibir o crime! é trabalho da UPP coibir o crime, seja ele o que crime que for! soa simplista demais dizer "este não é o trabalho da UPP".

Ainda que isso foi verdade, há comunidades "pacificadas" a mais de um ano, que ainda não tem nenhuma ação social (isso não da mídia e muito menos votos pro SC) e que continuam sofrendo do meso mal... o resultado disso é que a relação custo-benefício da UPP acaba sendo muito alta.

A missão primária da PM é proteger a sociedade, e fazer a lei ser cumprida é um meio para que isso seja feito. Concordo que possa existir uma certa incoerência em se pensar em unidades policiais não coibindo certos crimes em áreas dominadas, mas no momento, é um passo de cada vez. Nosso estado não é rico o suficiente pra preencher todos os buracos, e os recursos estão sendo muito empregados na UPP em si, na pacificação em si. O resto se acerta com tempo, mas o que é bom deixar claro é que, muitos desses crimes tipo gatonet, gás e etc, não estão funcionando em comunidades pacificadas.

Ver a UPP como uma medida eleitoreira é até aceitável, mas botar em cheque a efetividade do programa por conta disso, é ignorar muitas coisas, muitos fatos. Podem se revoltar, podem não gostar de ver a criminalidade crescendo em áreas longe de UPPs e ver traficantes se mudando, mas o que não podem deixar de considerar é a intenção do programa, é entender o que ele significa e saber que para julgar algo, deve-se entender. E acredito sim que em muitas coisas você pode ter razão, mas acredito primeiramente que você não entendeu ainda o que é a UPP.

ZeRo4 escreveu:Por que as guerras (Contravenção, Milícia e etc) não pararam com a instalação dessas unidades?
Skyway escreveu:Pararam onde foram instaladas sim, apenas na CDD que a coisa está um pouco mais complicada, mas é questão de tempo e disposição($$).
Outra opinião simplória demais... fica evidente que as guerras pararam nos locais onde as UPPs foram instaladas, e onde as UPP não foram instaladas? como fica??? será que há um projeto do Governo para ocupar as 1.000 favelas que existem no RJ?

Porque se não houve as guerras vão continuar, onde não há UPPs... como eu sempre critico, o programa não visa resolver o problema da criminalidade, visa empurrar a poeira (em algumas localidades) para debaixo do tapete!

É o famoso cobertor curto, se puxar pra cobrir a cabeça, descobre os pés e vice-versa! e como eu sempre falei, acho que ter como programa principal de uma política de segurança pública um programa como esse é loucura.

Tudo bem, opinião tua.

A minha é que precisamos acreditar que a intenção de acabar com o tráfico territorial existe, e se isso implica em pacificar as 1000 favelas do Rio, devemos apoiar a acreditar que é possível a longo prazo. Algumas modalidades criminais estão em movimento sim, e pra longe das UPPs, e isso apesar de ser um problema para essas áreas, é um bom sinal. Não pode é parar.

Skyway escreveu: Por que o índice de criminalidade em outras regiões e as disputas por ponto de vendas de drogas nas regiões Norte, Oeste e Oceânicas aumentou?

Legal... Legal... era algo esperado sim! e qual a posição do Governo quanto a isso? o que o Governo fez ou pretende fazer? porque até agora não fez nada, se é inviável (ou você acha viável???) colocar uma UPP em cada Favela, como você espera que o Governo resolva esse problema?

Acho viável pacificar cada favela, porém não sei se seria viável uma UPP em cada uma. Vale lembrar também que muitas favelas são mistas, convivem na mesma área, então esse número de 1000 assusta mas não seriam 1000 UPPs. Mesmo assim não acho que seria viável uma UPP em cada área, mas a pacificação pode acontecer de forma diferente. Lembrando que o tráfico se baseia muito nos complexos e favelas "chave" do Rio, e que essas todas serão ocupadas pela UPP. Só isso já vai desestabilizar o poder deles, e ai é que vamos ver se vai continuar complicada a pacificação de tantas comunidades ou não.
ZeRo4 escreveu: Por que só foram instaladas, até agora, UPPs em favelas de apenas uma, das três facções que dominam as ruas do RJ?
Skyway escreveu: Por questões de inteligência e planejamento. Afinal a zona sul foi prioridade para as UPPs, e se cada favela da zona sul fosse dominada por uma facção diferente, elas teriam sido pacificadas da mesma forma.
Bem, não foi isso que a liderança do Comando Vermelho falou para o Luciano Huck e para o Secretário de Adm. Penitenciária quando os mesmos foram a Penitenciária Bangu 3 tentar inaugurar um centro do projeto Eschola.com (de propriedade do Luciano Huck) em conjunto com o AffroeReggea!!!

Se der a resposta certa... ganha um doce!

Podem falar muita coisa, mas os fatos sugerem algo diferente. Eles não são burros, e sabem que uma pessoa como Luciano Huck pode dar prospecção para suas "verdades". Eu não consideraria muito isso, afinal, eles estão vendo a corda apertando, e já começaram a tempos a tentar desestabilizar as UPPs.

Pode ficar com o doce. :wink:

ZeRo4 escreveu:Por que outros programas semelhantes (DPO, PPC, GPAE e etc.) não deram resultados no passado e trouxeram vários problemas no futuro?
Skyway escreveu:Por que eram programas completamente diferentes, com uma visão diferente e um planejamento diferente. Esses programas visavam um resultado geral no estado, mas cada unidade era tratada de forma independente. Agora não, cada UPP é instalada pensando-se no conjunto, como uma rede sobre o estado. Cada uma tem sua hora pra ser implantada e um motivo para isso que é inteiramente relacionado com as UPPs já instaladas e com as que vão ser instaladas. Um trabalho de inteligência e estudo do movimento do tráfico dentro do estado devido as UPPs é uma das características chaves desse programa.
Bem Skyway, não é isso que dizem os Policiais Militares de alta patente! eles vêem mais semelhanças entre o GPAE e a UPP do que você, um Deputado (muito influente por sinal), chegou a dizer que isso era sopa de letrinhas e que o Sérgio Cabral apenas deu outro nome a uma antiga Política do Governo Garotinho, chamada GPAE (implantado no ano 2000 e que dps de tanto tempo mostrou que estava fadado ao fracasso!)

Assim como não é isso que dizem os Policiais Militares, não é isso que dizem os moradores também! Se você, talvez por descuido, não tenha lido a página anterior, colocarei novamente uma entrevista com uma moradora do Pavão-Pavãozinho:

"Foi mais ou menos como está sendo a UPP. Com o tempo, vimos que não era nada daquilo. A paz durou uns três anos. Depois, voltou a ter confronto na comunidade, os bandidos andavam armados... Não sei dizer o que aconteceu. Teoricamente, não precisariam colocar UPP aqui, porque já tinha policiamento... Eles têm que provar que vão fazer o trabalho direito..."

Muita gente fala isso Zero, mas gente demais vê essas similaridades. Porém é falta de compreensão do que é UPP. A primeira vista são muito parecidos, e muita gente para de procurar saber aí, por que já acha que é a mesma coisa e ponto. Mas não são iguais. A UPP tem um planejamento muito maior e complexo, como eu já disse, a UPP é planejada visando justamente o que vem acontecendo, a movimentação do tráfico territorial para cada vez mais longe do município, e depois da cidade. Não é um programa para ocupar, é um programa para expulsar essa modalidade de tráfico do estado. Talvez eu tenha mesmo me expressado mal antes quando falei que o trabalho da UPP é pacificar, e não disse que o trabalho é pacificar as comunidades mas que o objetivo é outro muito maior e complexo.
ZeRo4 escreveu: Para onde está indo o dinheiro excedente que o tráfico dessas regiões está ganhando?
Skyway escreveu:Não existe dinheiro excedente. Eles continuam ganhando porém muito menos. O trafico armado e territorial está se concentrando, e o lucro espalhado agora está vindo do tráfico residencial, feito fora da favela por "disk-droga" e em apartamentos alugados. O lucro é bem menor assim, e os resultados disso já estão começando a aparecer.

Na minha opinião existe dinheiro excedente. Antes os traficantes lucravam, mas tinham que gastar uma grande parte em armamento, munição, corrupção policial e etc... hoje, com a proteção da polícia 24h por dia, já não há necessidade de investir em armamentos e por mais que o lucro tenha diminuido, grande parte da fatia ia justamente para cobrir os custos com isso.
Na minha o tráfico não está com dinheiro excedente por que não deixaram de investir em armas e munição. O tráfico está se fortificando nas favelas ainda ocupadas pelos vagabundos com armas e munições de outras favelas ocupadas pela UPP, e ainda estão gastando muito em manutenção, munição, armas e com toda essa mudança que estão sendo forçados a fazer a cada UPP instalada. eles estão é tendo cada vez mais necessidade de investir em proteção, e com cada vez menos lucro.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Skyway
Sênior
Sênior

#5047 Mensagem por Skyway » Dom Mai 16, 2010 4:28 pm

prp escreveu:As UPPs foram idealisadas pelo MJ, Pronasci, em cima do modelo Colombiano, que pacificou as favelas em Medelin e Bogotá. Lembro do Balestri falando do programa bem antes de iniciar a instalação. O modelo utiliza a ocupação com prejetos sociais e urbanização. Não sei até onde isso vai dar, até porque a realidade colombiana é diferente.
Exatamente, e foi muito bem planejado muito antes do nome UPP ser criado.
Torço para que dê certo..acho que é o que devemos fazer.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Renato Grilo
Avançado
Avançado
Agradeceram: 8 vezes

#5048 Mensagem por Renato Grilo » Seg Mai 17, 2010 8:38 am

Aí que tá o problema.... tudo no Brasil é feito pela metade... Acredito que as UPP's poderiam se tornar uma solução interessante, visto que iriam tornar as comunidades do Rio sucetíveis a estrutura de estado. Sem a guerra territorial contra o tráfico, aumenta muito a sensação de segurança (para as pessoas de fora. não sei se para as pessoas de dentro) Mas o Rio é movimentado em grande parte pelo dinheiro de fora (Turismo)... e este fator específico é fundamental para manter o rio como cartão postal do Brasil.
Só que fica dificil saber até que ponto essas ações vão ocasionar uma redução real na criminalidade.... pois reduzir a criminalidade é uma coisa... reduzir a sensação de insegurança é outra.

Vou fazer uma analogia com o crime comum em outros estados...

O tráfico é uma coisa... que a polícia está combatendo com estas UPP’s.... mas pelo que entendi.. a UPP reduz ou re-direciona a guerra territorial, o tráfico continua.. (como o Zero citou.... com a polícia oferecendo proteção... nesse ponto específico fiquei com uma dúvida... a Polícia está oferecendo proteção de que tipo... ou essa proteção é um efeito colateral da ação? Com a polícia lá.. as facções se escondem? E o tráfico vira “convencional” mais escondido? E a polícia vai atuar na repressão e aí sim, vai poder reprimir e dificultar a venda..... Pq se a polícia está encobrindo ou aceitando o tráfico... aí não tem jeito.)

Voltando...rs... Se o tráfico continua na mesma quantidade, aí os crimes comuns irão continuar (crimes comuns, cometidos por usuários que precisam de dinheiro para comprar drogas).

Uma dúvida que eu sempre tive e não encontrei quem me explicasse era o seguinte.... Como é a criminalidade dentro das comunidades (excluindo as mortes de pessoas que “trabalham” para o tráfico) Tem muito roubo? Tem muito assalto, etc.... Ou o maior problema é o recrutamento pelo tráfico?

Se o maior problema for o recrutamento pelo tráfico... a UPP irá ajudar a reduzir isso.....

Agora se não for feito o trabalho social, dando oportunidades para os jovens.... não adianta fazer nada..... É utopia.. demagogia? Sei lá.... mas para a gente fazer um trabalho social aqui no interior de são paulo, em uma comunidade carente, com 3000 pessoas é uma coisa.... fazer em uma comunidade com 150.000 moradores é bem mais complexo... mas é a saída....

Precisa mudar a cultura, precisa dar oportunidade... para isso precisa ter segurança.... Eu acredito que poderia ser um projeto que daria certo.... como deu na Colômbia.

Mas para isso é preciso da participação da comunidade, para que isso não se torne uma ação somente política.... como foi aqui em São Paulo o Projeto Cingapura (Lembram?)..

Eu tenho uma opinião bem particular sobre este assunto... de forma mais macro...

Na minha opinião pessoal, nenhuma ação irá funcionar, enquanto o consumo de droga não for criminalizado.... O Usuário é quem possibilita que tudo isso aconteça.... Precisa pegar os usuários de jeito para tentar reduzir o consumo..... Só que reduzindo o consumo.... quem vende droga, começará a cometer crimes comuns para conseguir dinheiro....É,..... É uma sinuca de bico....

Por isso a discussão é Tão complexa..... parece ser impossível achar uma saída..... Só se matasse todos os bandidos e usuários...... mas aí não ia sobrar quase ninguém....rsr

Brasil Acima de Tudo
PQD
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#5049 Mensagem por PQD » Seg Mai 17, 2010 9:59 am

''As Farc aproveitam as fragilidades da nossa fronteira''

Rodrigo Rangel, BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

ENTREVISTA

Luís Mattos,

Comandante Militar da Amazônia

Para o comandante militar da Amazônia, general Luís Carlos Gomes Mattos, o Estado brasileiro precisa investir mais na vigilância das fronteiras na Amazônia. Encarregado de comandar os 26 mil homens do Exército que têm a incumbência de proteger a soberania do Brasil na maior floresta tropical do planeta, o militar admite que guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) entram com frequência no território nacional, mas afirma não ver sinais de que a guerrilha colombiana tenha planos de se estabelecer no País.

"As Farc aproveitam a fragilidade que existe na nossa fronteira para se abastecer, para fazer tráfico de drogas", afirma o general.

Hoje, nos cinco batalhões situados mais próximos da zona fronteiriça, o Exército possui 4.500 militares em atividade. Desses, apenas 1.680 atuam na linha de frente, distribuídos em 28 pelotões de fronteira.

Há planos para dobrar esse efetivo, mas o comandante avisa que não é para já. A seguir, os principais trechos da entrevista que ele concedeu ao Estado no sábado, ao chegar de uma visita de cinco dias aos postos do Exército na fronteira.

O fato de a guerrilha ter montado instalações do lado de cá da fronteira, até com central de comunicação, e estar traficando e comprando terras não é sinal de que a vigilância está frágil?

Quem levantou isso e tem poderes para combater deve fazê-lo.

O sr. está se referindo à Polícia Federal?

Lógico, exatamente. Não quero com isso responsabilizar a PF. A estrutura do Exército na Amazônia eu conheço toda. A da Polícia Federal, não.

Também á papel do Exército guardar as fronteiras.

Nós, Exército Brasileiro, estamos presentes, trabalhamos todo dia, não ganhamos hora-extra. Dentro do que a Constituição nos atribui como missão, procuramos fazer o melhor.

Mas é suficiente?

Se você me perguntar se está estruturado, eu direi que não, que ainda falta muita coisa. De todo modo, eu considero que esse caso (da descoberta pela PF de bases de tráfico das Farc no País) é circunstancial, é pontual, como se vê a prisão de um traficante importante numa favela do Rio ou de São Paulo ou de alguma outra cidade brasileira.

Mas nesse caso é um movimento de guerrilha de outro País fazendo negócios aqui, general.

Para mim são traficantes, não são guerrilheiros. Isso aí é narcotráfico. Eles não fazem ação de guerrilha no nosso país. Quanto à presença do lado de cá, isso cabe à gente levantar, apurar e combater. Hoje não existe na Amazônia brasileira o que existe na Colômbia, por exemplo, onde há áreas em que o Estado precisa pedir permissão para entrar. Essa prisão não significa que as Farc estão se estruturando para organizar um movimento no nosso País. O que há é que eles aproveitam a fragilidade que existe na nossa fronteira para se abastecer, para fazer o tráfico de drogas e para montar a estrutura que a Polícia Federal descobriu agora.

Quando surgirão os primeiros resultados da Estratégia Nacional de Defesa?

Teremos um aumento significativo no número de pelotões de fronteira, praticamente dobrando o efetivo. Mas isso não se faz no apagar das luzes. É até 2025.

Os primeiros pelotões ficam prontos quando?

Estamos começando a construir o primeiro, em Marechal Thaumaturgo (Acre)

Cabeça dos outros é terra que ninguem anda... terras ermas...
PQD
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#5050 Mensagem por PQD » Seg Mai 17, 2010 10:11 am

Colômbia quer mandar agentes ao Brasil

BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

O serviço de inteligência da Colômbia pediu autorização ao Brasil para enviar dois agentes ao País para conhecer as investigações que levaram à prisão de José Samuel Sánchez, o Tatareto, apontado como encarregado de logística e finanças da 1ª Frente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O pedido do Departamento Administrativo de Segurança da Colômbia (DAS) foi formulado oficialmente na quarta-feira, em ofício assinado por Pedro Alfonso Rocha, diretor seccional do órgão no departamento (estado) colombiano do Amazonas.

Ontem, o Estado revelou detalhes da investigação. Em relatório sigiloso, a PF afirma que as Farc montaram bases operacionais na Amazônia brasileira para ganhar dinheiro com o tráfico de drogas. Os recursos obtidos com o negócio eram remetidos para a guerrilha./ R.R.

Cabeça dos outros é terra que ninguem anda... terras ermas...
Carlos Mathias

#5051 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 17, 2010 11:04 am

Mas o Rio é movimentado em grande parte pelo dinheiro de fora (Turismo)
Cara, você mora onde?
Turismo no Rio é apenas uma das inúmeras atividades econômicas. E não é nem de longe a mais importante economicamente.
Sugiro vir aqui conhecer as atividades que temos, ou se moras aqui, idem.

Parece minha tia de São Paulo, que fala que o Rio só come porque São Paulo produz (algo como uma caridade para os bugres), que só aqui se rouba nos correios, e que só aqui no Rio tem ladrão, que os de SP vem todos daqui.

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#5052 Mensagem por Matheus » Seg Mai 17, 2010 3:04 pm

Pereira escreveu:
Matheus escreveu:Valeu aí gurizada, eu gosto de postar nossas ações pois temos estigma de vagabundos e corruptos. Não que não tenha vagabundagem e corrupção, mas as novas turmas tão brigando pra mudar isto. Tem muito o que melhorar ainda, principalmente profissionalizando a administração (faz falta um concurso adm pra botar mais gente na estrada, mas há muitos interesses contrários). Uma coisa interessante, cruzei os dados operacionais da PMSP e da PRF e vi, para meu espanto, que PROPORCIONALMENTE ao efetivo, apreendemos mais drogas, armas e pessoas em flagrante em 2009, mesmo sendo uma polícia voltada para o trânsito. Se fechamos os 13 mil efetivos que permite a lei, mais um concurso adm pra uns 1500 funcionários, nossa presença poderia ser muito ampliada. Nossa realidade atual é uma média de dois policiais por escala, e mesmo assim já causamos algum estrago na bandidagem.
13 mil o limite? Esse deveria ser o efetivo só para as estradas federais de Minas. Esses dias pra trás fui a São João de Rei pela BR 040, e o que mais via era posto de vocês com apenas 1 agente. Desde que você falou desse problema aqui do DB, passei a prestar mais atenção e realmente, falta pessoal.
sim, estamos hoje com cerca de 9 mil para serviços operacionais e adms.

Skyway
Sênior
Sênior

#5053 Mensagem por Skyway » Seg Mai 17, 2010 3:44 pm

Renato Grilo escreveu:Aí que tá o problema.... tudo no Brasil é feito pela metade... Acredito que as UPP's poderiam se tornar uma solução interessante, visto que iriam tornar as comunidades do Rio sucetíveis a estrutura de estado. Sem a guerra territorial contra o tráfico, aumenta muito a sensação de segurança (para as pessoas de fora. não sei se para as pessoas de dentro) Mas o Rio é movimentado em grande parte pelo dinheiro de fora (Turismo)... e este fator específico é fundamental para manter o rio como cartão postal do Brasil.
Só que fica dificil saber até que ponto essas ações vão ocasionar uma redução real na criminalidade.... pois reduzir a criminalidade é uma coisa... reduzir a sensação de insegurança é outra.

Vou fazer uma analogia com o crime comum em outros estados...

O tráfico é uma coisa... que a polícia está combatendo com estas UPP’s.... mas pelo que entendi.. a UPP reduz ou re-direciona a guerra territorial, o tráfico continua.. (como o Zero citou.... com a polícia oferecendo proteção... nesse ponto específico fiquei com uma dúvida... a Polícia está oferecendo proteção de que tipo... ou essa proteção é um efeito colateral da ação? Com a polícia lá.. as facções se escondem? E o tráfico vira “convencional” mais escondido? E a polícia vai atuar na repressão e aí sim, vai poder reprimir e dificultar a venda..... Pq se a polícia está encobrindo ou aceitando o tráfico... aí não tem jeito.)

Voltando...rs... Se o tráfico continua na mesma quantidade, aí os crimes comuns irão continuar (crimes comuns, cometidos por usuários que precisam de dinheiro para comprar drogas).

Uma dúvida que eu sempre tive e não encontrei quem me explicasse era o seguinte.... Como é a criminalidade dentro das comunidades (excluindo as mortes de pessoas que “trabalham” para o tráfico) Tem muito roubo? Tem muito assalto, etc.... Ou o maior problema é o recrutamento pelo tráfico?

Se o maior problema for o recrutamento pelo tráfico... a UPP irá ajudar a reduzir isso.....

Agora se não for feito o trabalho social, dando oportunidades para os jovens.... não adianta fazer nada..... É utopia.. demagogia? Sei lá.... mas para a gente fazer um trabalho social aqui no interior de são paulo, em uma comunidade carente, com 3000 pessoas é uma coisa.... fazer em uma comunidade com 150.000 moradores é bem mais complexo... mas é a saída....

Precisa mudar a cultura, precisa dar oportunidade... para isso precisa ter segurança.... Eu acredito que poderia ser um projeto que daria certo.... como deu na Colômbia.

Mas para isso é preciso da participação da comunidade, para que isso não se torne uma ação somente política.... como foi aqui em São Paulo o Projeto Cingapura (Lembram?)..

Eu tenho uma opinião bem particular sobre este assunto... de forma mais macro...

Na minha opinião pessoal, nenhuma ação irá funcionar, enquanto o consumo de droga não for criminalizado.... O Usuário é quem possibilita que tudo isso aconteça.... Precisa pegar os usuários de jeito para tentar reduzir o consumo..... Só que reduzindo o consumo.... quem vende droga, começará a cometer crimes comuns para conseguir dinheiro....É,..... É uma sinuca de bico....

Por isso a discussão é Tão complexa..... parece ser impossível achar uma saída..... Só se matasse todos os bandidos e usuários...... mas aí não ia sobrar quase ninguém....rsr
Concordo com muita coisa que disse, principalmente com o final. Acho sim que tanto quem trafica quanto quem utiliza, deveria ser criminalizados e responder por tráfico ou associação ao tráfico. Seja o pivete que fuma crack no jacaré, seja o playboy ou atriz global cheirando no leblon.

É cadeia não importa a quantidade.

Quanto a UPP, a intenção é essa mesma, é criar condições para que a comunidade cresça normalmente, primeiro com segurança, depois com educação, oportunidades e assim vai. Com isso, e sem a saída do programa antes que o locar esteja socialmente integrado, fica muito complicada a volta de qualquer tipo de vagabundo. O recrutamento do tráfico cai, e cai cada vez mais quanto mais tempo o programa ficar na favela. A população está ajudando bastante nesse programa graças a deus, vêem coisa errada e logo avisam a polícia, seja bandido no morro ou policial corrupto. Afinal, quem gosta de viver em um lugar dominado por traficantes, com medo de tiroteios e ameaças de todos os tipos? O tráfico vai ter que se adaptar, como já está se adaptando, a sobreviver de tráfico na moita, na estica. Que é o tráfico normal em todas as grandes cidades do mundo, e muito mais fácil de ser combatido, alem de ser muito menos violento.

Os outros crimes tendem a baixar, pois os crimes no rio não eram apenas baseados no viciado tentando conseguir grana pra droga, mas pelas facções e suas necessidades. Necessidades que deixam de existir quando o tráfico deixa de ser territorial.

Agora, é bem verdade o que disse, esse não pode ser mais um programa feito pela metade, esse precisa ser feito até o final.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#5054 Mensagem por Matheus » Seg Mai 17, 2010 3:59 pm

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, no Paraná, mais de uma tonelada de maconha. No total, foram tirados de circulação 1.012kg do entorpecente. As apreensões aconteceram em seis ocorrências registradas entre os dias 14 e 16/05. A maior aconteceu em Guaíra, fronteira com Paraguai, quando agentes localizaram 700kg do entorpecente em um veículo emplacado em Navegantes (SC). O motorista, de 22 anos, detido em flagrante, confessou que receberia R$8 mil para transportar a droga de Naviraí (MS) até Paranavaí (PR).

Em Céu Azul, um adolescente, de 17 anos, flagrado com 64,5kg de maconha, foi recolhido ao Conselho Tutelar. O menor era passageiro de um ônibus seguindo para Ponta Grossa (PR). Em Marialva, policiais encontraram 51kg de maconha com dois passageiros de um ônibus indo para o Rio de Janeiro. Detidos em flagrante, confessaram que receberiam R$4 mil para transportar a droga até Piracicaba (SP). Dezoito quilos de maconha foram apreendidos na mala de um passageiro do ônibus seguindo de Naviraí (MS) para São Paulo (SP).

Outros 94kg do entorpecente foram localizados em um veículo de passeio, com placas do Paraguai. Um casal foi detido em flagrante. Em Laranjeiras do Sul, 85kg de maconha foram encontrados em um Fiat/Uno. O motorista abandonou o veículo e fugiu ao receber ordem de parada.

Skyway
Sênior
Sênior

#5055 Mensagem por Skyway » Seg Mai 17, 2010 4:09 pm

A PRF da um exemplo de operacionalidade e efetividade a cada dia...impressiona e enche de orgulho. Quem dera as outras fossem assim.

AD ASTRA PER ASPERA
Responder