TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#50251 Mensagem por delmar » Qua Dez 08, 2010 9:03 am

chm0d escreveu:Bom, não deu tempo de ler tudo, mas ouvi agora pouco na radio bandnews que a escolha do FX-2 será feita pela Dilma sem data.

E Vamos nós para mais um ano... [002]
Herético! Apóstata! Energúmeno! Colocando aqui notícias dos PIGs que vão contra as informações dos profetas do DB. :lol: :lol: Não tens, por um acaso, lido as informações dos companheiros aqui do DB? O comissário Prick, o "pai" Orestes, o comandante Marino, JP- O Homem Bule, o comissário Ilya, que estão, entre outros grandes, afirmando que o nosso glorioso, abstêmio e sóbrio líder vai decidir a escolha ainda este ano? Que estas pessoas tem fontes, viu? São fontados. :roll:
Agora se Lula não fizer a escolha será por única e exclusiva culpa da maldita imprensa, dos malditos americanos, dos pérfidos suecos e suas artimanhas. Porque o nosso glorioso, iluminado e nunca assaz louvado chefe nunca erra. Os Comissários do Partido e do Povo já tem o nome dos verdadeiros culpados, caso a escolha não sair, e eles serão denunciados na devida hora e submetidos à humilhação pública. A Sibéria os aguarda. :roll:




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#50252 Mensagem por Penguin » Qua Dez 08, 2010 9:03 am

FSP, 08/12

A escolha dos caças

Conduzida de maneira lenta, inábil e confusa, a escolha dos novos caças que o Brasil pretende adquirir recebe, do governo Lula, o único encaminhamento sensato a três semanas do fim do mandato: o adiamento da decisão.

Caberá a Dilma Rousseff, já como chefe de Estado, bater o martelo por um dos três modelos em disputa -o Rafale, de fabricação francesa; o F-18, construído pela americana Boeing; ou o sueco Gripen. Partiu, aliás, da presidente eleita a exigência de novas informações técnicas sobre o processo de escolha, e sua transferência para o próximo governo.

A necessária renovação da frota da Força Aérea Brasileira se arrasta desde a presidência de Fernando Henrique Cardoso. O anúncio, já sob Lula, de que o país pretendia comprar 36 novos caças, ao custo de pelo menos R$ 10 bilhões, gerou o interesse de fabricantes militares internacionais -e os atuais modelos em disputa foram pré-selecionados pelo governo brasileiro.

Desde então o processo tem sido marcado mais por movimentações políticas, gafes e incompreensíveis adiamentos do que pela análise técnica.

Com a concorrência ainda em curso, o presidente Lula chegou a anunciar a escolha do Rafale, então o mais caro da disputa, para depois recuar. A preferência do Planalto pelos caças franceses é justificada pela intenção de estabelecer uma parceria estratégica, política e militar, com Paris.

Interessa ao governo o apoio já declarado da França à inclusão do Brasil no Conselho de Segurança da ONU e uma aproximação com uma potência militar relativamente independente dos Estados Unidos. O modelo da fabricante Dassault, no entanto, ficou em terceiro e último lugar em extenso relatório produzido pela própria Aeronáutica, que dá preferência à compra do avião sueco.

É de esperar que a nova presidente tenha a oportunidade de pesar os argumentos e considerar se o critério que dá sustentação ao caça francês sobrevive a um exame técnico. E que a decisão seja tomada o mais breve possível, sem novos adiamentos.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#50253 Mensagem por Penguin » Qua Dez 08, 2010 9:07 am

FSP, 8/12

Com impasse dos caças, FAB teme apagão

Adiamento da decisão do governo sobre a compra dos aviões, ocorrida anteontem, surpreendeu concorrentes Aposentadoria de caças Mirage-2000 pode fazer com que Defesa compre de emergência aviões para cobrir buraco

IGOR GIELOW
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O adiamento na decisão sobre a compra dos novos caças da FAB (Força Aérea Brasileira), agora nas mãos da presidente eleita, Dilma Rousseff, trouxe de volta aos militares o temor de um apagão no sistema de defesa Aérea do país.

Entre os concorrentes da disputa, houve surpresa com o resultado da reunião entre a presidente eleita e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ocorrida anteontem.

Já entre brigadeiros, além da decepção de ver o enredo que se arrasta desde 2001 sem desfecho, a Folha apurou que há a preocupação com a aposentadoria dos 12 Mirage-2000 que compõem a primeira linha de defesa do núcleo do poder do país.

Baseados em Anápolis (GO), os caças já haviam sido comprados como solução-tampão em 2005, quando a primeira concorrência para adquirir novos aviões foi cancelada pelo governo Lula.

Eles deverão parar de voar a partir de 2014 e, mesmo que o novo modelo esteja escolhido em 2011, dificilmente voará antes de 2015.

Aí surgem as mesmas opções anteriores para evitar o apagão: a compra emergencial de aviões para tapar buraco e a intensificação do uso das versões modernizadas do F-5, aviões da década de 1970 que ganharam recheio eletrônico novo e são elogiados.

No exercício militar Cruzex, em novembro, os F-5 derrubaram na simulação o visitante francês Dassault Rafale -ironicamente, o modelo apontado por Jobim para equipar a FAB.

Os brigadeiros preferiram em sua avaliação o sueco Saab Gripen contra o Rafale e o americano Boeing F-18. Porém, o comandante Juniti Saito enviou, no início do ano passado, ofício asseverando que os três aviões cumpririam o papel previsto.

Dilma agora deverá analisar o parecer de Jobim e, especula-se, o da FAB. Não há prazo, uma decisão é esperada para o início de 2011. A compra não custará menos de R$ 10 bilhões para 36 aviões, armas e logística.

"Estamos prontos para qualquer consulta", disse Bengt Janér, da Saab. Dassault e Boeing não falaram.

A decisão pró-Rafale era dada como certa, embora a permanência de Jobim na Defesa mantenha o concorrente francês como favorito.

----------------------------------------------------------------------

PAINEL

RENATA LO PRETE

Jogo duplo: Telegrama de julho de 2009 obtido pelo WikiLeaks mostra que o Planalto, embora pró-rafale, alimentava no meio diplomático as expectativas dos EUA no caso da compra dos FX-2. Pelo relato do então embaixador Clifford Sobel, Lula dizia compreender a importância do negócio para as relações entre os dois países. Afirmava também que as tratativas com a agência de segurança norte-americana poderiam avançar.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#50254 Mensagem por Penguin » Qua Dez 08, 2010 9:13 am

Valor, 8/12

Caças ficam adiados por tempo indeterminado

Raymundo Costa | De Brasília

A pedido da presidente eleita Dilma Rousseff, a compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB foi adiada indefinidamente. "Eu poderia assinar e fazer um acordo com a França, mas não vou fazer", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista à TV Brasil. Mas ele se rendeu aos argumentos de que se trata de uma dívida grande - o negócio pode chegar até US$ 15 bilhões -, de longo prazo e que o momento fiscal brasileiro não é o mais apropriado. O governo, também por influência de Dilma, já havia antes adiado o lançamento do edital de licitação do trem-bala Rio-São Paulo.

A rigor, a decisão a ser tomada é sobre com qual empresa o Brasil vai abrir negociação, que deve demorar um ano e tratar de coisas como preço e financiamento. É mais de meio caminho andado, mas é sempre possível romper a negociação. Lula já esteve mais empenhado na compra do caça Rafale, fabricado pela empresa francesa Dassault. Esta era a opção do presidente e do Ministério da Defesa, há um ano, quando ele anunciou a compra do avião francês sem que a FAB houvesse concluído seu parecer técnico.

A partir daí o Rafale passou a sofrer o bombardeio da concorrência - era o mais caro e também dispunha de componentes norte-americanos, o que impediria a França de de cumprir a promessa de transferência total de tecnologia. Os concorrentes, basicamente a empresa sueca Saab, fabricante do Gripen, e a americana Boeing, fabricante do F-18 Super Hornet, também melhoraram suas ofertas.

O fato é que Lula estava disposto a tomar uma "decisão política", dentro de uma parceria estratégica de longo prazo com a França. Os franceses estão construindo o submarino nuclear em conjunto com a Marinha brasileira e vão fornecer 50 helicópteros para o Exército, Marinha e Aeronáutica.

Além disso, o presidente contava com o apoio da França no esforço diplomático para conseguir uma cadeira permanente para o Brasil no Conselho de Segurança da ONU e cobertura para a aproximação brasileira em relação ao Irã. Não obteve nem coisa nem outra, mas o que o impediu de decidir há mais tempo a compra dos Rafale foi a firme oposição da FAB ao negócio.

Desde o governo Fernando Henrique Cardoso a FAB tenta renovar sua frota, mas a decisão vem sofrendo sucessivos adiamentos. Os brigadeiros encontraram em Lula um presidente disposto a reaparelhar a Força Aérea - o número de caças a serem comprados pode chegar a 120, depois do lote inicial de 36 aviões -, mas a oposição da FAB levou a novo adiamento de uma decisão que poderia ter saído no fim de 2009.

Nos últimos dias, os brigadeiros já aceitavam a compra do Rafale. O que eles queriam era um caça, pois temem que Dilma se desinteresse pelo projeto de renovação da frota, que está no limite. O Ministério da Defesa diz que não há nada que justifique o temor da FAB. Aliás, Dilma e Lula podem voltar a conversar sobre o assunto ainda neste ano, embora uma decisão seja improvável, porque só agora a presidente eleita tomou conhecimento detalhado da concorrência. A situação também mudou em algumas frentes.

Em primeiro lugar há o problema fiscal, que Dilma tem revelado disposição de atacar. Além disso, Lula parece decepcionado com os parceiros franceses na diplomacia.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#50255 Mensagem por Penguin » Qua Dez 08, 2010 9:15 am

Valor, 8/12

Do Torto, Dilma já governa o país

Rosângela Bittar

Com gestos estudados e cuidado para não projetar a mínima sombra sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente eleita Dilma Vana Rousseff já governa o Brasil. Suas marcas surgem, naturalmente, sem imposições óbvias. Estão embutidas no discurso de um ministro, no anúncio de uma medida, no espaço concedido a um partido, na decisão de comum acordo com o dirigente ainda no cargo.

Com suavidade, Dilma deu um piparote no complexo - e alvo de múltiplo lobby internacional - caso da licitação dos caças para a Aeronáutica. Por dez anos esse negócio de U$ 15 bilhões foi passando de um presidente a outro, dividindo opiniões técnicas e opções políticas, sem solução.

As empresas interessadas - francesa, sueca e americana - que disputaram a venda dos equipamentos lotearam o governo para convencer e tentar vencer a disputa pela venda de tão dispendioso produto. O presidente Lula, amigos seus, como o prefeito Luiz Marinho, os brigadeiros da força aérea, todos foram alvos do ataque comercial numa negociação de desfecho sempre adiado. O tema, considerado delicado, seria resolvido por Lula para não deixar herança maldita a Dilma. Esta semana, a presidente eleita, ao confirmar o convite ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, para permanecer no cargo, deu o desfecho: a compra dos caças foi postergada e o assunto passa por mais um governo sem conclusão.

Esta não foi a primeira despesa controvertida cancelada pela presidente eleita à última hora. Também o trem-bala, projeto de R$ 33 bilhões, criticado técnicamente por inúmeros especialistas que emitiram pareceres contra, aos quais o governo Lula se mostrava surdo, está praticamente suspenso.

São gastos polêmicos de cuja desnecessidade Dilma Rousseff se deu conta e toma providências, discretamente, para suspender. A entrevista fiscalista que o ex-gastador ministro da Fazenda, Guido Mantega, concedeu esta semana, não é, claro, de sua lavra, pois anunciou cortes de verbas generalizados, que deverão atingir duas frentes sempre preservadas: aumento salarial de servidores e obras.

Em entrevista ao jornal americano Washington Post, Dilma deixou mais sinais de sua política externa do que em qualquer pronunciamento ao longo da campanha eleitoral. Primeiro, pelas declarações públicas e inequívocas sobre seu desacordo com a política externa em vigor, do governo Lula, em questões de fundamental importância, como os direitos humanos. Dilma condenou a abstenção do Brasil na votação de resolução da ONU contra abusos praticados pelo Irã.

Depois, pelo fato de ter escolhido um único jornal para dar sua primeira entrevista exclusiva após eleita, e este ter sido exatamente dos Estados Unidos, país que se recusou a visitar antes da posse, emitindo um sinal dúbio, mas em seguida marcou viagem para o início de janeiro. Sua postura, provou, não é de alinhamento automático com o antiamericanismo da atual política externa.

Dilma já está no comando, também, quando nomeia um Ministério à imagem e semelhança do presidente Lula, com a recondução até injustificada de alguns nomes impostos para preservar posições do presidente que deixará o cargo, mas faz intervenções de grande significado. Como, por exemplo, o controle que demonstra ter sobre o PMDB. Dilma entregou lotes do governo aos partidos mas deixou o PMDB, de onde saiu seu vice, menor do que o partido imagina ser.

A expectativa do partido era enorme tendo em vista a parceria de primeira hora. O PMDB tinha, no governo Lula, seis cargos de ministros, bons de verba, poder e produção de voto, entre eles os da Integração Nacional e das Comunicações, por exemplo. E a divisão estava equilibrada entre as bancadas do Senado e da Câmara. Sai da composição para o novo governo Dilma desbalanceado. O senador José Sarney é dono de um ministro do Senado, Edison Lobão (Minas e Energia), e um da Câmara, deputado Pedro Novaes (Turismo). Tomou, sem reação, uma das vagas que não eram do seu lote. Moreira Franco, que o vice-presidente eleito e presidente do PMDB, Michel Temer, queria em um vistoso cargo, deve acabar aceitando a Secretaria de Assuntos Estratégicos, um posto de consolação sem poder para nada. Para quem deixou uma diretoria da Caixa Econômica Federal no governo Lula para coordenar o programa de governo da chapa vitoriosa PT-PMDB, é uma humilhação.

Como a presidente eleita conseguiu a proeza de reduzir o PMDB é algo que já merece considerações nos debates sobre a iniciação de Dilma. Avalia quem entende de seus procedimentos que a presidente percebeu o tamanho real do PMDB, menor do que imaginava ser. Ou melhor, sempre blefou que era maior. Continua dividido, uma confederação de interesses. Pode ser forte ainda na micro-política, na disputa caso a caso, especialmente no Parlamento, mas na política maior ainda não se comporta como um partido.

Os que têm estado com Dilma a descrevem numa excelente fase: discreta, fechada em casa mas conduzindo com calma as decisões, uma pessoa que tirou um peso dos ombros com o fim da campanha eleitoral. Trocou algo que não sabia fazer, a campanha, por uma atividade que acha que sabe fazer. Está segura.

Ao contrário de Lula, que encontrou todos os cargos vazios, Dilma encontrou o governo ocupado, todos querem ficar, por isso sua capacidade de nomeações é limitada. Mas não se perde por esperar, diz-se dela: está montando um Ministério Lula-Dilma para transformá-lo lentamente em um Ministério Dilma.

Em dois dias Aécio Neves passou por São Paulo, almoçou com o governador eleito Geraldo Alckmin, jantou com o presidente de honra do seu partido, Fernando Henrique Cardoso, deu entrevista de retomada política ao programa Roda Viva, e desembarcou ontem em Brasília: passou por gabinetes do seu partido, entrou na briga interna do coligado DEM para dar apoio a uma das facções em litígio, e em vários momentos desta reentrée repetiu dois adjetivos da oposição que vai fazer: propositiva mas qualificada. O significado deve aparecer na prática.

Rosângela Bittar é chefe da Redação, em Brasília. Escreve às quartas-feiras




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#50256 Mensagem por gribel » Qua Dez 08, 2010 9:17 am

Po....carcou até o trem bala?
Sinistro......




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#50257 Mensagem por Penguin » Qua Dez 08, 2010 9:25 am

8/12
MONITOR MERCANTIL

Militares não se opõem à compra de caças Rafale

S. Barreto Motta

A esta coluna, um ex-ministro da Aeronáutica afirmou que o único ponto errado na licitação dos caças foi a revelação abrupta de Lula, com o processo ainda aberto, de que o Brasil preferia o modelo francês Rafale. No resto, segundo a fonte, está tudo certo. Disse ele: "Visitei diversos países como ministro e comentei que, no Brasil, criava-se comissão com engenheiros de elite, oficiais renomados e, no fundo, para minha decepção, a decisão era política. Ouvi de todos os ministros, de outros países, resposta igual. Todos disseram que a comissão é apenas para parecer que a decisão será técnica. Em 100% dos casos, a compra de itens militares é política, de revólveres a porta-aviões."


Com isso, a fonte diz que ele, e muitos colegas seus da elite da Aeronáutica, aprovam a opção brasileira pelo avião francês Rafale. Além disso, cita que o avião sueco N-Gripen jamais foi produzido em escala industrial e só dispõe de um modelo para exibição mundial; além disso, tem uma dependência, pois conta com muitas peças norte-americanas. Um detalhe é que o "N" quer dizer "Navy" (Marinha) o que não chega a ser um item favorável, na visão do pessoal da Aeronáutica. A tecnologia norte-americana, sem a menor dúvida, é a mais evoluída, mas Washington sequer promete a mais leve transferência de conhecimentos. Lembrou a fonte o caso de aviões vendidos para o Chile, em que as peças de reposição ficavam nos Estados Unidos, o que é inadmissível, pois deixa o país comprador de mãos atadas.


Em relação à França, observa a fonte que, por não ter mais a menor pretensão a potência hegemônica, o país europeu oferece como atrativo alguma transferência de tecnologia, o que interessa ao Brasil. Sobre isso, comenta:

- Na verdade, ninguém transfere tecnologia de boa vontade. No processo de produção, cabe aos engenheiros nacionais absorverem o máximo que puderem. Nenhum país do mundo cede tecnologia com um sorriso nos lábios nem entrega xerox dos seus estudos. Há que se arrancar cada informação, no dia-a-dia.

Ainda na área bélica, um engenheiro naval diz à coluna que a francesa DCNS e a brasileira Odebrecht vão se defrontar com um problema no estaleiro de Itaguaí (RJ) - onde serão construídos quatro submarinos convencionais e um quinto apto a receber motor a propulsão nuclear, a ser desenvolvido pela Marinha do Brasil. É que em frente ao estaleiro há uma enorme pedra submersa, chamada de "Pão de Açúcar", que exigirá muito trabalho e dinheiro para ser dinamitada. Sobre submarinos, fontes militares afirmam que um dia o Brasil poderá voltar à linha alemã, pois a qualidade é alta e o preço é inferior ao cobrado pelos franceses.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#50258 Mensagem por Túlio » Qua Dez 08, 2010 9:26 am

Aí Cabôco, só para não perder minha fama de MAU... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

orestespf escreveu: Recebi informações de fontes críveis, vamos a elas:

1) O anúncio dos caças será feito ainda neste governo;
Na verdade JÁ FOI FEITO, num Sete de Setembro aí, com Sarkozy no palanque e tudo.

orestespf escreveu: O NJ fica no cargo, talvez os comandantes;
O Jobim até compreendo, os Comandantes não: se está quebrando um paradigma. Será para melhor ou para pior?

orestespf escreveu: O caça escolhido será mesmo o Rafale (para agrado de uns, tristeza de outros. :twisted: );
Já o foi, na ocasião acima citada. Daí a ser COMPRADO vai uma distância...

orestespf escreveu: O anúncio deverá acontecer até dia 15 de dezembro, talvez antes disso, para consumo interno;
O NOVO ANÚNCIO, queres dizer. Daí a CONTRATO... :wink: 8-]

orestespf escreveu: A proposta francesa oferece muito mais do que foi anunciado por aí, para susto dos demais;
Seria legal saber O QUÊ; uma bimbada com a Carla Bruni? De qualquer modo, é um bom caça.

orestespf escreveu: O caça oferecido é melhor do que os franceses já têm, para ciumeira deles;
Ademais, é O ÚNICO que produzem, tinha mesmo que ser o melhor, não?

orestespf escreveu: O motivo da demora para o anúncio, neste momento, é para não perder o brilho do anúncio que será feito (aguentem!).

Já perderam: em um Sete de Setembro aí. Agora só com CONTRATO ASSINADO para eu acreditar...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#50259 Mensagem por Booz » Qua Dez 08, 2010 9:37 am

Delmar
A única fonte da qual eu bebo é a de São Lourenço/MG
Ótima e boa à digestibilidade :mrgreen:
Sou apenas um homem de incorrigível fé (um muar mesmo).
Mas, se dizem que a fé pode remover montanhas pq não haveria de fazer caças aqui pousarem? :wink:




Editado pela última vez por Booz em Qua Dez 08, 2010 9:40 am, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#50260 Mensagem por Poti Camarão » Qua Dez 08, 2010 9:38 am

Voltemos às cavernas... :evil:

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#50261 Mensagem por WalterGaudério » Qua Dez 08, 2010 9:41 am

A única certeza que tenho em relação ao FX-2 é que minhas certezas aumentaram.... :? :? :? :? :? :? :?: [005]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#50262 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Dez 08, 2010 9:43 am

"The End" está próximo...


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#50263 Mensagem por JL » Qua Dez 08, 2010 9:45 am

O problema é todo de ordem econômica, devido aos últimos acontecimentos, não sou economista, nem entendo do assunto, por isso perdoem os erros e incoerências, mas pelo que entendi, dois problemas sérios estão afetando a economia no momento. São eles a:
Guerra cambial - os EUA estão emitindo dólares, para financiar o seu rombo, aumentando o volume de moeda, sem se preocupar com a inflação deles, pois estão em crise. Isso faz com que dólares migrem para o Brasil, devido aos nossos juros altos etc. Então o governo tem que ficar lutando para que o Real não se valorize demais perante o dólar.
Inflação: existe uma alta de preço, focada nos alimentos, pode ser conferido com a ida ao supermercado, veja preço da carne. Isso faz pensar que o novo governo, vai usar o remédio clássico, aumento dos juros. Como o governo é um dos maiores devedores ele aumenta o custo da sua dívida.
Bem, seja como for o novo governo está pensando em apertar o cinto, talvez tudo se resolva e em alguns meses tudo volte ao normal, talvez não.
Talvez o governo Dilma seja bastante impopular, por ser austero demais, visando equilibrar o caixa ruim, deixado pelos gastos do governo Lula. Mas mesmo que o governo dela seja lixado pela opinião pública, ela irá preservar a imagem do Lula.

O Brasil tem muitos desafios, pela frente.

Agora voltando ao FX, por tudo que já aconteceu eu penso que a concorrência devia ser cancelada definitivamente e nunca mais reaberta concorrência desta forma para comprar qualquer equipamento militar. Porque a escolha foi contaminada por interesses espúrios de elementos fora da FAB. (jornalistas, políticos etc.).

Outro ponto os três caças em breve estarão ultrapassados, no prazo de 10 anos, com a chegada do F35, do PAK russo, dos novos caças que estão em projeto na China, Coréia, etc. São produtos do século XX. Os seus fabricantes estão loucos para vendê-los, para capitalizar e partir para novos projetos.

Solução: caça tampão, com upgrade já, para voar por uns dez anos e pouco e engajamento firme em um novo programa como o Pak russo, junto com a India. Ou então em um outro programa novo.
Seria muito bom se estes caças do FX 2 estivessem hoje, repito hoje entrando em operação na FAB, para entrar só Deus sabe quando é perder dinheiro.
O prick pode dizer que é pensamento de virá-lata, o que não concordo, pois defendo é que o Brasil passe para o futuro ou seja para um caça realmente a altura um empreendimento novo, stealth, com mísseis de nova geração, capacidades muito acima dos que estes hojem podem dar.
Qualquer tampão vai atender as nossas exigências atuais, F16 com upgrade, Gripen usado, Mirage 2000-9 etc. Agora tirando um sarro, já que a FAB gosta tanto do F5, copia o motor, põe umas turbinas novas, refaz alguns componentes estruturais e vamos de F5 mais uns anos. F5 forever.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#50264 Mensagem por EDSON » Qua Dez 08, 2010 9:48 am

Penguin escreveu:Valor, 8/12

Caças ficam adiados por tempo indeterminado

Raymundo Costa | De Brasília



... Lula já esteve mais empenhado na compra do caça Rafale, fabricado pela empresa francesa Dassault. Esta era a opção do presidente e do Ministério da Defesa, há um ano, quando ele anunciou a compra do avião francês sem que a FAB houvesse concluído seu parecer técnico....


...Não obteve nem coisa nem outra, mas o que o impediu de decidir há mais tempo a compra dos Rafale foi a firme oposição da FAB ao negócio....



...Nos últimos dias, os brigadeiros já aceitavam a compra do Rafale. O que eles queriam era um caça, pois temem que Dilma se desinteresse pelo projeto de renovação da frota, que está no limite. O Ministério da Defesa diz que não há nada que justifique o temor da FAB.... .

E daí, é verdade da PIG também?




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#50265 Mensagem por Bender » Qua Dez 08, 2010 10:10 am

Pessoal,a imprensa especula e chuta o tanto que especulamos e chutamos aqui,além é claro de terem suas próprias torcidas e interesses, aqui pelo menos temos mais torcida que interesses,no que eles da imprensa em geral que nunca colocaram os pés em um quartél ou feira de aviação sabem ou são melhores e mais ou menos confiáveis que nós mesmos?.

Na minha opinião,e a emito a beira do que pode ser uma decisão qualquer, sem que fique ou tenha alguma dor de conciência pelo fato de errar ou acertar,o fator fundamental da decisão do FX2 para o bem ou para o mal está diretamente ligada ao Min. Nelson Jobim,como tenho chamado a atenção em seguidos posts meus.

O ministro firmou compromisso de confiança com o Cmte da aeronáutica para resolver definitivamente esta questão dos caças,neste governo ou no próximo não faz diferença,a meu vêr se ele tiver a certeza e garantia da presidentA DR que poderá cumpri-lo.

Não acredito que ele permaneceria a frente do MD se não pudesse fazer valer este compromisso de confiança,até pelo fator moral perante a FAB,ele deve estar lutando neste momento para que a FAB tenha seus caças junto ao novo governo,se a decisão for do cancelamento definitivo o sinal virá com a saída do Min. N. Jobim não tenho dúvidas.

Mesmo que a decisão não seja tomada agora, se o ministro permanecer,será tomada sem dúvidas no próximo governo,ele não ficaria sem esta garantia de compromisso moral.

SDS.




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