Página 334 de 357

Re: Super Tucano News

Enviado: Qua Jun 16, 2021 11:36 pm
por FCarvalho
Tomara os nigerianos cobsigam, na verdade tenham competência, para bem utilizar os ST.

A Ucrânia deve ser um futuro cliente do Super Tucano no que depender dos USA. A presença dele em Kiev também deve ajydar a promover o avião na Ásia Centeal e no leste europeu.

Re: Super Tucano News

Enviado: Qui Jun 17, 2021 6:53 am
por Cassio
A Ucrânia é um dos países da Região que demonstraram interesse no avião. Vamos torcer para que surjam novos contratos.

Re: Super Tucano News

Enviado: Qui Jun 17, 2021 12:25 pm
por FCarvalho
Os ucranianos precisam desesperadamente de parceira para manter o pouco que sobrou da sua indústria de defesa. E nós podemos aproveitar essa necessidade.
A ver como o governo ajuda, ou pelo menos não atrapalha, este negócio.
Vender para a Ucrânia é uma ótimo passo para conseguir novas vendas na região, talvez no Cáucaso e ásia central.
KC-390 idem. Todos países que foram ou estão sob a influência de Moscou.

Re: Super Tucano News

Enviado: Qui Jun 24, 2021 7:04 pm
por gogogas

Re: Super Tucano News

Enviado: Sex Jun 25, 2021 11:02 am
por Túlio
gogogas escreveu: Qui Jun 24, 2021 7:04 pm
PUTZ, pelo que cobram pelo equipamento os caras bem que podiam botar algo melhor do que uma webcam do final do século XX no Super Tucano... :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: Super Tucano News

Enviado: Sex Jun 25, 2021 11:51 am
por FCarvalho
Foguetes guiados não fariam o mesmo serviço por um custo menor do que jogar uma bomba (burra?) só para acertar um punhado de gente?

Re: Super Tucano News

Enviado: Sex Jun 25, 2021 1:57 pm
por J.Ricardo
caiu bem em cima da "horta" de um cidadão. :lol:

Espero que a onda de choque tenha exterminado esses terroristas.

Re: Super Tucano News

Enviado: Sex Jun 25, 2021 2:03 pm
por alexmabastos
FCarvalho escreveu: Sex Jun 25, 2021 11:51 am Foguetes guiados não fariam o mesmo serviço por um custo menor do que jogar uma bomba (burra?) só para acertar um punhado de gente?
Como assim? Bomba burra é mais barata que foguete guiado, muito provavelmente.

Não entendi seu ponto.

Re: Super Tucano News

Enviado: Sex Jun 25, 2021 2:25 pm
por Túlio
alexmabastos escreveu: Sex Jun 25, 2021 2:03 pm
Como assim? Bomba burra é mais barata que foguete guiado, muito provavelmente.

Não entendi seu ponto.

E nem sei se foi Dummy, pois caiu bem no meio da cambada...

Re: Super Tucano News

Enviado: Sáb Jun 26, 2021 7:32 pm
por FCarvalho
alexmabastos escreveu: Sex Jun 25, 2021 2:03 pm
FCarvalho escreveu: Sex Jun 25, 2021 11:51 am Foguetes guiados não fariam o mesmo serviço por um custo menor do que jogar uma bomba (burra?) só para acertar um punhado de gente?
Como assim? Bomba burra é mais barata que foguete guiado, muito provavelmente.
Não entendi seu ponto.
Sim eu sei que são. Por isso coloquei a interrogação ali do lado, pois eu não sei se os ST afegãos usam bombas inteligentes ou somente as convencionais.
Até um foguete comum com os sistemas de mira que o avião possui conseguiria o mesmo acerto, quiçá por um preço bem menor do que jogar uma bomba inteligente só para atingir meia dúzia de pessoas.

Re: Super Tucano News

Enviado: Dom Jun 27, 2021 12:07 am
por Cassio
Aliás, só para constar, esses dias foram entregues mais três Super Tucanos para o Turcomenistão!

Re: Super Tucano News

Enviado: Seg Jun 28, 2021 6:50 pm
por Viktor Reznov
FCarvalho escreveu: Sex Jun 25, 2021 11:51 am Foguetes guiados não fariam o mesmo serviço por um custo menor do que jogar uma bomba (burra?) só para acertar um punhado de gente?
Eu acho que nesse caso, um strafing com foguetes deixaria a aeronave mais exposta e correria risco dela voltar muito danificada pra base com o impacto de munições de armas leves como os AKs Tipo 56 e as PKMs e RPDs que o Taliban costuma usar.

Re: Super Tucano News

Enviado: Sáb Jul 10, 2021 6:57 pm
por jambockrs
Meus prezados
Aeronave Super Tucano A-29B da Força Aérea Filipina danificada durante o pouso na Base Aérea de Clark
Um Embraer A-29B Super Tucano da Força Aérea Filipina, operado pela 15º Strike Wing, 16º Esquadrão de Ataque “Ëagles”, foi danificado durante o pouso na Base Aérea de Clark (RPLC), em Pampanga, após um voo de teste de manutenção. O piloto e o observador escaparam ilesos.
A Força Aérea Filipina (PAF) disse que a aeronave de ataque Embraer A-29B “Super Tucano”, que foi recentemente danificada durante um voo de verificação de manutenção de “rotina”, pode ser reparada e retornará imediatamente ao serviço assim que as peças e técnicos chegarem do Brasil.
“Os danos na aeronave são todos reparáveis e a Embraer fornecerá as peças sem nenhum custo para o PAF”, disse a empresa em um comunicado publicado em sua página no Facebook na noite de quinta-feira.
O PAF disse que a aeronave foi danificada após um voo de verificação de equipamento de manutenção de rotina (ECF) na Base Aérea de Clark, em Pampanga.
No momento do acidente, a aeronave estava sendo pilotada por um piloto instrutor brasileiro da Embraer como “piloto em comando” e o comandante do PAF 15th Strike Wing como “observador / passageiro” durante o vôo.
“A aeronave sofreu alguns danos durante o pouso em Clark. O Piloto Instrutor Brasileiro tinha total controle da aeronave e responsabilidade pelo vôo. O Wing Commander era apenas um mero passageiro observando o desempenho e as características de vôo da aeronave como parte de suas funções ”, disse o PAF.
Com base na avaliação feita pelo fabricante da aeronave, a integridade estrutural da aeronave está "muito intacta e, ao substituir os componentes que foram danificados, ela será colocada de volta ao status operacional".
O PAF disse que este é um compromisso assumido pela alta administração da Embraer e que a aeronave será imediatamente devolvida ao serviço o mais rápido possível.
Tanto o piloto quanto o observador não sofreram ferimentos durante o incidente.
“A investigação do PAF e da Embraer constatou que o piloto instrutor da Embraer brasileiro falhou em dar a volta e evitar um pouso positivo. A Embraer considerou o evento um pequeno incidente de voo que normalmente acontece durante os voos ”, acrescentou a Força Aérea.
De acordo com seu contrato, a Embraer assumirá total responsabilidade pela aeronave durante todo o período de treinamento.
“Por isso, nesse período, todas as aeronaves Super Tucano só podem voar se um piloto da Embraer também estiver presente no voo”, acrescentou o PAF.
Quatro das aeronaves de ataque de apoio aproximado A-29B chegaram em 19 de setembro, enquanto os dois restantes chegaram em 1º de outubro.
Os pilotos da Embraer voaram com a aeronave do aeródromo da empresa em São Paulo, Brasil, e fizeram paradas para abastecimento nas Ilhas Canárias, Portugal, Malta, Egito, Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Índia, Tailândia e Vietnã antes de pousar nas Filipinas.
As aeronaves A-29B estavam programadas para serem entregues no final de julho de 2020, mas a pandemia e as subsequentes proibições de viagens distorceram os cronogramas de entrega.
O “Super Tucano” é uma aeronave turboélice projetada para ataque leve, contra-insurgência, apoio aéreo aproximado, missões de reconhecimento aéreo em ambientes de baixa ameaça, bem como para treinamento de pilotos.
Fonte: Fighter Jets World 9 jul 2021
Trad./adapt. jambock

Re: Super Tucano News

Enviado: Sáb Jul 10, 2021 7:50 pm
por FCarvalho
Viktor Reznov escreveu: Seg Jun 28, 2021 6:50 pm
FCarvalho escreveu: Sex Jun 25, 2021 11:51 am Foguetes guiados não fariam o mesmo serviço por um custo menor do que jogar uma bomba (burra?) só para acertar um punhado de gente?
Eu acho que nesse caso, um strafing com foguetes deixaria a aeronave mais exposta e correria risco dela voltar muito danificada pra base com o impacto de munições de armas leves como os AKs Tipo 56 e as PKMs e RPDs que o Taliban costuma usar.
No contexto da foto, que parece uma vila perdida no meio do nada onde os Talibãs costumam se abrigar, e como não aparece nada sobre o grupo com armas que pudessem ameaçar o ST, talvez fosse o caso de poder usar os foguetes guiado. Mas não conheço o alcance dos modelos usados pelos afegãos.
Em geral, tais foguetes possuem entre 4 a 6 kms de alcance. Talvez o suficiente para dar cabo deles. Mas é algo que teria que ver mais detalhes da situação em que ocorreu o emprego do armamento.

Re: Super Tucano News

Enviado: Dom Jul 11, 2021 10:25 am
por Pablo Maica
Normalmente foguetes são preferência para campo aberto com alvos expostos, justamente para facilitar a entrada e saída da aeronave da posição de tiro, diminuir o tempo de exposição da mesma e explorar o spread dos foguetes. É raro ver aeronaves de asa fixa utilizando foguetes em áreas com edificações, a não ser que não haja outra opção.

Outra coisa que se deve levar em consideração é o perfil de missão, pelo que eu já li os ST afegãos operam dando apoio as tropas quando são requisitados, e também armados on station, aguardando alguma solicitação de apoio ou ataque de oportunidade, como o que parece que é o caso do vídeo, já que estes comandantes talibãs não costumam ficar dando muita bandeira a céu aberto. Nesse caso após a identificação de um HVT na área, por meio de inteligência, os tucanos ou outras aeronaves ficam on station próximo a área de interesse, assim que um comando em solo, um drone ou aeronave ISR plotar o alvo, os ST são chamados para fazer o serviço, e nesse caso as bombas convencionais são a opção mais utilizada, devido a sua versatilidade.

Um abraço e t+ :)