Super Tucano News
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Re: Super Tucano News
Tomara os nigerianos cobsigam, na verdade tenham competência, para bem utilizar os ST.
A Ucrânia deve ser um futuro cliente do Super Tucano no que depender dos USA. A presença dele em Kiev também deve ajydar a promover o avião na Ásia Centeal e no leste europeu.
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Carpe Diem
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Re: Super Tucano News
A Ucrânia é um dos países da Região que demonstraram interesse no avião. Vamos torcer para que surjam novos contratos.
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Re: Super Tucano News
Os ucranianos precisam desesperadamente de parceira para manter o pouco que sobrou da sua indústria de defesa. E nós podemos aproveitar essa necessidade.
A ver como o governo ajuda, ou pelo menos não atrapalha, este negócio.
Vender para a Ucrânia é uma ótimo passo para conseguir novas vendas na região, talvez no Cáucaso e ásia central.
KC-390 idem. Todos países que foram ou estão sob a influência de Moscou.
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Carpe Diem
- Túlio
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Re: Super Tucano News
PUTZ, pelo que cobram pelo equipamento os caras bem que podiam botar algo melhor do que uma webcam do final do século XX no Super Tucano...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Super Tucano News
Foguetes guiados não fariam o mesmo serviço por um custo menor do que jogar uma bomba (burra?) só para acertar um punhado de gente?
Carpe Diem
- J.Ricardo
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Re: Super Tucano News
caiu bem em cima da "horta" de um cidadão.
Espero que a onda de choque tenha exterminado esses terroristas.
Espero que a onda de choque tenha exterminado esses terroristas.
Editado pela última vez por J.Ricardo em Ter Jun 29, 2021 9:17 am, em um total de 1 vez.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Super Tucano News
Como assim? Bomba burra é mais barata que foguete guiado, muito provavelmente.
Não entendi seu ponto.
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Re: Super Tucano News
alexmabastos escreveu: ↑Sex Jun 25, 2021 2:03 pm
Como assim? Bomba burra é mais barata que foguete guiado, muito provavelmente.
Não entendi seu ponto.
E nem sei se foi Dummy, pois caiu bem no meio da cambada...
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Re: Super Tucano News
Sim eu sei que são. Por isso coloquei a interrogação ali do lado, pois eu não sei se os ST afegãos usam bombas inteligentes ou somente as convencionais.alexmabastos escreveu: ↑Sex Jun 25, 2021 2:03 pmComo assim? Bomba burra é mais barata que foguete guiado, muito provavelmente.
Não entendi seu ponto.
Até um foguete comum com os sistemas de mira que o avião possui conseguiria o mesmo acerto, quiçá por um preço bem menor do que jogar uma bomba inteligente só para atingir meia dúzia de pessoas.
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Re: Super Tucano News
Aliás, só para constar, esses dias foram entregues mais três Super Tucanos para o Turcomenistão!
- Viktor Reznov
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Re: Super Tucano News
Eu acho que nesse caso, um strafing com foguetes deixaria a aeronave mais exposta e correria risco dela voltar muito danificada pra base com o impacto de munições de armas leves como os AKs Tipo 56 e as PKMs e RPDs que o Taliban costuma usar.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
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Re: Super Tucano News
Meus prezados
Aeronave Super Tucano A-29B da Força Aérea Filipina danificada durante o pouso na Base Aérea de Clark
Um Embraer A-29B Super Tucano da Força Aérea Filipina, operado pela 15º Strike Wing, 16º Esquadrão de Ataque “Ëagles”, foi danificado durante o pouso na Base Aérea de Clark (RPLC), em Pampanga, após um voo de teste de manutenção. O piloto e o observador escaparam ilesos.
A Força Aérea Filipina (PAF) disse que a aeronave de ataque Embraer A-29B “Super Tucano”, que foi recentemente danificada durante um voo de verificação de manutenção de “rotina”, pode ser reparada e retornará imediatamente ao serviço assim que as peças e técnicos chegarem do Brasil.
“Os danos na aeronave são todos reparáveis e a Embraer fornecerá as peças sem nenhum custo para o PAF”, disse a empresa em um comunicado publicado em sua página no Facebook na noite de quinta-feira.
O PAF disse que a aeronave foi danificada após um voo de verificação de equipamento de manutenção de rotina (ECF) na Base Aérea de Clark, em Pampanga.
No momento do acidente, a aeronave estava sendo pilotada por um piloto instrutor brasileiro da Embraer como “piloto em comando” e o comandante do PAF 15th Strike Wing como “observador / passageiro” durante o vôo.
“A aeronave sofreu alguns danos durante o pouso em Clark. O Piloto Instrutor Brasileiro tinha total controle da aeronave e responsabilidade pelo vôo. O Wing Commander era apenas um mero passageiro observando o desempenho e as características de vôo da aeronave como parte de suas funções ”, disse o PAF.
Com base na avaliação feita pelo fabricante da aeronave, a integridade estrutural da aeronave está "muito intacta e, ao substituir os componentes que foram danificados, ela será colocada de volta ao status operacional".
O PAF disse que este é um compromisso assumido pela alta administração da Embraer e que a aeronave será imediatamente devolvida ao serviço o mais rápido possível.
Tanto o piloto quanto o observador não sofreram ferimentos durante o incidente.
“A investigação do PAF e da Embraer constatou que o piloto instrutor da Embraer brasileiro falhou em dar a volta e evitar um pouso positivo. A Embraer considerou o evento um pequeno incidente de voo que normalmente acontece durante os voos ”, acrescentou a Força Aérea.
De acordo com seu contrato, a Embraer assumirá total responsabilidade pela aeronave durante todo o período de treinamento.
“Por isso, nesse período, todas as aeronaves Super Tucano só podem voar se um piloto da Embraer também estiver presente no voo”, acrescentou o PAF.
Quatro das aeronaves de ataque de apoio aproximado A-29B chegaram em 19 de setembro, enquanto os dois restantes chegaram em 1º de outubro.
Os pilotos da Embraer voaram com a aeronave do aeródromo da empresa em São Paulo, Brasil, e fizeram paradas para abastecimento nas Ilhas Canárias, Portugal, Malta, Egito, Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Índia, Tailândia e Vietnã antes de pousar nas Filipinas.
As aeronaves A-29B estavam programadas para serem entregues no final de julho de 2020, mas a pandemia e as subsequentes proibições de viagens distorceram os cronogramas de entrega.
O “Super Tucano” é uma aeronave turboélice projetada para ataque leve, contra-insurgência, apoio aéreo aproximado, missões de reconhecimento aéreo em ambientes de baixa ameaça, bem como para treinamento de pilotos.
Fonte: Fighter Jets World 9 jul 2021
Trad./adapt. jambock
Aeronave Super Tucano A-29B da Força Aérea Filipina danificada durante o pouso na Base Aérea de Clark
Um Embraer A-29B Super Tucano da Força Aérea Filipina, operado pela 15º Strike Wing, 16º Esquadrão de Ataque “Ëagles”, foi danificado durante o pouso na Base Aérea de Clark (RPLC), em Pampanga, após um voo de teste de manutenção. O piloto e o observador escaparam ilesos.
A Força Aérea Filipina (PAF) disse que a aeronave de ataque Embraer A-29B “Super Tucano”, que foi recentemente danificada durante um voo de verificação de manutenção de “rotina”, pode ser reparada e retornará imediatamente ao serviço assim que as peças e técnicos chegarem do Brasil.
“Os danos na aeronave são todos reparáveis e a Embraer fornecerá as peças sem nenhum custo para o PAF”, disse a empresa em um comunicado publicado em sua página no Facebook na noite de quinta-feira.
O PAF disse que a aeronave foi danificada após um voo de verificação de equipamento de manutenção de rotina (ECF) na Base Aérea de Clark, em Pampanga.
No momento do acidente, a aeronave estava sendo pilotada por um piloto instrutor brasileiro da Embraer como “piloto em comando” e o comandante do PAF 15th Strike Wing como “observador / passageiro” durante o vôo.
“A aeronave sofreu alguns danos durante o pouso em Clark. O Piloto Instrutor Brasileiro tinha total controle da aeronave e responsabilidade pelo vôo. O Wing Commander era apenas um mero passageiro observando o desempenho e as características de vôo da aeronave como parte de suas funções ”, disse o PAF.
Com base na avaliação feita pelo fabricante da aeronave, a integridade estrutural da aeronave está "muito intacta e, ao substituir os componentes que foram danificados, ela será colocada de volta ao status operacional".
O PAF disse que este é um compromisso assumido pela alta administração da Embraer e que a aeronave será imediatamente devolvida ao serviço o mais rápido possível.
Tanto o piloto quanto o observador não sofreram ferimentos durante o incidente.
“A investigação do PAF e da Embraer constatou que o piloto instrutor da Embraer brasileiro falhou em dar a volta e evitar um pouso positivo. A Embraer considerou o evento um pequeno incidente de voo que normalmente acontece durante os voos ”, acrescentou a Força Aérea.
De acordo com seu contrato, a Embraer assumirá total responsabilidade pela aeronave durante todo o período de treinamento.
“Por isso, nesse período, todas as aeronaves Super Tucano só podem voar se um piloto da Embraer também estiver presente no voo”, acrescentou o PAF.
Quatro das aeronaves de ataque de apoio aproximado A-29B chegaram em 19 de setembro, enquanto os dois restantes chegaram em 1º de outubro.
Os pilotos da Embraer voaram com a aeronave do aeródromo da empresa em São Paulo, Brasil, e fizeram paradas para abastecimento nas Ilhas Canárias, Portugal, Malta, Egito, Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Índia, Tailândia e Vietnã antes de pousar nas Filipinas.
As aeronaves A-29B estavam programadas para serem entregues no final de julho de 2020, mas a pandemia e as subsequentes proibições de viagens distorceram os cronogramas de entrega.
O “Super Tucano” é uma aeronave turboélice projetada para ataque leve, contra-insurgência, apoio aéreo aproximado, missões de reconhecimento aéreo em ambientes de baixa ameaça, bem como para treinamento de pilotos.
Fonte: Fighter Jets World 9 jul 2021
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Re: Super Tucano News
No contexto da foto, que parece uma vila perdida no meio do nada onde os Talibãs costumam se abrigar, e como não aparece nada sobre o grupo com armas que pudessem ameaçar o ST, talvez fosse o caso de poder usar os foguetes guiado. Mas não conheço o alcance dos modelos usados pelos afegãos.Viktor Reznov escreveu: ↑Seg Jun 28, 2021 6:50 pmEu acho que nesse caso, um strafing com foguetes deixaria a aeronave mais exposta e correria risco dela voltar muito danificada pra base com o impacto de munições de armas leves como os AKs Tipo 56 e as PKMs e RPDs que o Taliban costuma usar.
Em geral, tais foguetes possuem entre 4 a 6 kms de alcance. Talvez o suficiente para dar cabo deles. Mas é algo que teria que ver mais detalhes da situação em que ocorreu o emprego do armamento.
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Re: Super Tucano News
Normalmente foguetes são preferência para campo aberto com alvos expostos, justamente para facilitar a entrada e saída da aeronave da posição de tiro, diminuir o tempo de exposição da mesma e explorar o spread dos foguetes. É raro ver aeronaves de asa fixa utilizando foguetes em áreas com edificações, a não ser que não haja outra opção.
Outra coisa que se deve levar em consideração é o perfil de missão, pelo que eu já li os ST afegãos operam dando apoio as tropas quando são requisitados, e também armados on station, aguardando alguma solicitação de apoio ou ataque de oportunidade, como o que parece que é o caso do vídeo, já que estes comandantes talibãs não costumam ficar dando muita bandeira a céu aberto. Nesse caso após a identificação de um HVT na área, por meio de inteligência, os tucanos ou outras aeronaves ficam on station próximo a área de interesse, assim que um comando em solo, um drone ou aeronave ISR plotar o alvo, os ST são chamados para fazer o serviço, e nesse caso as bombas convencionais são a opção mais utilizada, devido a sua versatilidade.
Um abraço e t+
Outra coisa que se deve levar em consideração é o perfil de missão, pelo que eu já li os ST afegãos operam dando apoio as tropas quando são requisitados, e também armados on station, aguardando alguma solicitação de apoio ou ataque de oportunidade, como o que parece que é o caso do vídeo, já que estes comandantes talibãs não costumam ficar dando muita bandeira a céu aberto. Nesse caso após a identificação de um HVT na área, por meio de inteligência, os tucanos ou outras aeronaves ficam on station próximo a área de interesse, assim que um comando em solo, um drone ou aeronave ISR plotar o alvo, os ST são chamados para fazer o serviço, e nesse caso as bombas convencionais são a opção mais utilizada, devido a sua versatilidade.
Um abraço e t+