Depois respondo.orestespf escreveu:O Santiago, em geral, tem um tom feminino para escrever (nada pejorativo, um elogio no fundo), usa como fundamentação de seus argumentos fontes da imprensa, um "ar de jornalista", que inclusive me faz lembrar o estilo da criticada por esta banda (não por mim, que fique claro!) jornalista de um grande jornal. Estarei vendo chifres em cabeça de cavalo? Muito provavelmente...
Não tenho nada quem usa matéria da imprensa para fundamentar argumentos, mas confesso que este estilo não é nada científico; como meu ambiente habitual é mais cuidadoso e preciso, então seria, digamos, natural uma aversão, de minha parte, a este procedimento e prática. Insisto, nada contra quem faz tal coisa (a pessoa em si), mas radicalmente contrário a "técnica" (metodologia, se é que se pode usar este precioso termo neste caso).
É cansativo ver posts quilométricos com recortes de textos de mídia em geral, e para piorar, em língua estrangeira (que tenho alguma, digamos, fluência), mas pela ausência de brasilidade nos argumentos para defender teses que apregoam a defesa sobre o que há de melhor para o país. É muito estranho ver alguém defender "o melhor para o Brasil" adotando textos em língua estrangeira, inglesa em geral, ou seja, nitidamente oriundos de pessoas não brasileiras, que pensam de acordo com seus interesses regionais (o que é mais do que óbvio e natural). Se é brasileiro, então tem que escrever em português; quem escreve em outro idioma não deve ser brasileiro (se for, pior ainda) e, neste caso, não tem condições legítimas para dizer o que é melhor pra nós, no máximo para seu país de origem. Afirmo: este tipo de atitude me ofende como cidadão brasileiro, mas a atitude, não a(s) pessoa(s).
Quando se trata de especificação técnica sobre o hardware, por exemplo, então teremos que conviver com o que existe por aí, que, em geral, se traduz como material escrito em língua estrangeira. Porém, quando a "técnica" se amplia para questões de outra natureza, por exemplo, política, diplomática, estratégica, etc., ah não, não dá para aguentar.
Santiago véio, gosto muito de você, em todos os sentidos, mas você está escrevendo uns posts muito chatinhos de tempos pra cá. Volte a ser o que era, autêntico; este Jacques eu sempre admirei.
Forte abraço!
PS: saberei receber críticas no mesmo tom, se necessário for.
Por enquanto... pelo tom feminino.