Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Super Hornet News

#4966 Mensagem por Andre Correa » Sáb Abr 14, 2012 4:33 pm

GDA_Fear escreveu:
Andre Correa escreveu:Amadores discutem táticas, Profissionais discutem logística.

[009]
André, na minha humilde opinião as coisas se completam, uma boa tática, com uma boa logística é combinação perfeita, até porque a Tática visa chegar no objetivo com menor tempo possível, sem imprevistos e a logística está ai para apoiar a Tática.

:)
Exacto!
O que o ditado expressa é que Amadores dão toda atenção à tática e deixam de lado a Logística, e sem uma boa logística, bem definida, nenhuma operação é capaz de almejar a vitória...

[009]




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Re: Super Hornet News

#4967 Mensagem por Bravo » Sáb Abr 14, 2012 4:37 pm

Andre Correa escreveu:Amadores discutem táticas, Profissionais discutem logística.

[009]
Profissionais discutem ambas.

Estratégia, tática e logística situam-se dentro do mesmo nível na arte da guerra. Segundo o US Marines LtCol George C. Thorpe, autor de "Pure Logistics: The Science of War Preparation", a estratégia e a tática proporcionam a forma de condução das operações militares e a logística proporciona os meios.

Sds, Bravo.




"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos."
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Re: Super Hornet News

#4968 Mensagem por Andre Correa » Sáb Abr 14, 2012 5:40 pm

Bravo escreveu:
Andre Correa escreveu:Amadores discutem táticas, Profissionais discutem logística.

[009]
Profissionais discutem ambas.

Estratégia, tática e logística situam-se dentro do mesmo nível na arte da guerra. Segundo o US Marines LtCol George C. Thorpe, autor de "Pure Logistics: The Science of War Preparation", a estratégia e a tática proporcionam a forma de condução das operações militares e a logística proporciona os meios.

Sds, Bravo.
Correcto! Leia o que escrevi acima e compreenderas...
Segundo os relatos que li da WWII pelos praças Brasileiros, o que mais os impressionou foi a Logística dos Aliados....

Não existe sucesso sem os 2, coisa ignorada por muitos estrategas ao longo da história, e que acabaram em falhanço...

[009]




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Re: Super Hornet News

#4969 Mensagem por Túlio » Sáb Abr 14, 2012 5:47 pm

Concordo integralmente. :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Super Hornet News

#4970 Mensagem por Andre Correa » Sáb Abr 14, 2012 7:24 pm

E essa afirmação tem muito a ver com o SH, pois uma grande parte do seu sucesso foi a excelente logística gerida pela USN, possibilitando sempre uma boa disponibilidade de material necessário à sua operação contínua, e sua manutenção, entre outros...


[009]




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Re: Super Hornet News

#4971 Mensagem por Túlio » Sáb Abr 14, 2012 7:53 pm

Creio que é o que leva a FAB a gostar dele... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Super Hornet News

#4972 Mensagem por alcmartin » Dom Abr 15, 2012 12:28 am

Que os ianques tem o melhor pos venda, a melhor assistencia e um monte de "melhores", ninguem duvida. O problema e' que isso tem um custo.




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Re: Super Hornet News

#4973 Mensagem por knigh7 » Dom Abr 15, 2012 1:06 am

Andre Correa escreveu:E essa afirmação tem muito a ver com o SH, pois uma grande parte do seu sucesso foi a excelente logística gerida pela USN, possibilitando sempre uma boa disponibilidade de material necessário à sua operação contínua, e sua manutenção, entre outros...


[009]
Túlio escreveu:Creio que é o que leva a FAB a gostar dele... 8-]

É por aí :wink: :
31/07/2009 20h42

VZCZCXRO1680OO RUEHRGDE RUEHBR #0952 2122042ZNY SSSSS ZZHO 312042Z JUL 09FM AMEMBASSY BRASILIATO RUEHC/SECSTATE WASHDC IMMEDIATE 4792INFO RUEHRG/AMCONSUL RECIFE 9789RUEHRI/AMCONSUL RIO DE JANEIRO 8046RUEHSO/AMCONSUL SAO PAULO 4373RHEHNSC/NSC WASHDCRUEKJCS/SECDEF WASHDC

S E C R E T O

BRASILIA 000952 NOFORN SIPDIS STATE FOR D, P, T, AND WHA E.O. 12958: DECL: 07/31/2019 TAGS: MASS, PREL, BR

SUBJECT: COMANDANTE DA FORÇA AÉREA DO BRASIL PEDE GARANTIAS DE ESTADO QUANTO A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA ATÉ 6 DE AGOSTO REF: BRASILIA 888

Classificado por: VICE-CHEFE DE MISSÃO LISA KUBISKE, RAZÃO 1.4 (b) e (d) 1. (S/NF)

Em jantar em 30 de julho para o general Doug Fraser, comandante do Comando Sul, o comandante da força aérea brasileira (BRAF), brigadeiro Juniti Saito (protect) conversou reservadamente com o embaixador Sobel e seu conselheiro político sobre a compra do caça FX2. Ele afirmou que não existia dúvida, do ponto de vista técnico, que o F-18 era o melhor avião. "Voamos equipamento norte-americano há décadas", ele disse, "e sabemos que é confiável e que sua manutenção é simples e oferece bom custo/benefício por meio do sistema de vendas militares externas (FMS)". Isso precisa ser incorporado ao custo do novo caça, disse, porque a BRAF provavelmente utilizará o aparelho por 30 ou 40 anos. Seria a melhor decisão, ele disse, e os franceses não poderiam se queixar porque acabaram de assinar um contrato de US$ 14 bilhões com o Brasil (para submarinos e helicópteros).

2. (S/NF) Saito enfatizou, no entanto, que a questão quanto ao compromisso do governo dos Estados Unidos (USG) para com a transferência de tecnologia continua a ser "uma significativa barreira política" e que transpô-la é extremamente importante. Saito perguntou se a carta que havia solicitado e garante a transferência de tecnologia (reftel) estava a caminho. O embaixador assegurou a ele que compreendíamos a importância de superar o problema, e disse acreditar que o documento estivesse em estágio final de aprovação. Aliviado, Saito disse que precisava ter a carta em mãos até o dia 6 de agosto. Acrescentou, no entanto, que a decisão não seria anunciada "até depois do 7 de setembro". (Nota: o presidente francês Sarkozy visitará o Brasil no mês que vem e participará das festividades do dia nacional, em 7 de setembro, como parte das atividades do "ano da França no Brasil". Fim da nota.)

3. (S/NF) Saito reiterou o quanto a conversa do presidente Obama com o presidente Lula sobre o FX2, em Aquila, havia sido importante, e disse que "ela abriu as portas para que eu pudesse procurar o embaixador, como fiz". Ele disse que o presidente Lula havia instruído o ministro da Defesa Jobim e o brigadeiro Saito a conversar com o general Jones durante a visita deste, e solicitou que o general Jones o visitasse em seu escritório.

4. (S/NF) Comentário: Essa foi a mais clara expressão, da parte de Saito, de que pretende recomendar o F-18. O posto está trabalhando para marcar uma reunião entre o general Jones e o brigadeiro Saito em 4 de agosto. O posto assume, adicionalmente, que o subsecretário Tauscher esteja se preparando para entregar a carta solicitada por Saito ao ministro da Defesa Jobim e ao ministro do Exterior Amorim, durante a visita, e acredita que isso será visto como sinal significativo de apoio do USG à oferta da Boeing. SOBEL






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Re: Super Hornet News

#4974 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Abr 15, 2012 2:11 am

kekosam escreveu:
Rodrigoiano escreveu:Em uma imagem mais aberta, mostra que foi grande o estrago na área residencial que caiu o F-18. Muita sorte e bênçãos não terem havido muitas vítimas.
Será que levava armamento também? E este "entrou em ação"?
Acho que não, senão a área de isolamento tanto em terra quanto aérea teria sido maior. Creio que o grande estrago se deu pelas dimensões da aeronave e pelo fato de ter acabado de decolar. Mesmo testemunhas dizendo ter visto despejando parte do combustível, ainda devia estar cheio...




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Re: Super Hornet News

#4975 Mensagem por Carlos Lima » Dom Abr 15, 2012 2:51 am

Na minha opinião a logística tem como ser ótima para qualquer uma dessas aeronaves mediante os contratos de compra serem bem redigidos e saibamos exatamente o que queremos fazer no Brasil e avaliemos bem o que pode não ser feito no Brasil.

O FMS fornece uma opção muito boa, mas de maneira nenhuma é a única, já que mesmo os nossos F-5M possuem diversos contatos logísticos que nada tem a ver com o FMS.

Uma coisa que mudou muito desde o tempo do primeiro F-5E nos anos 70 é que hoje em dia essas grandes empresas consideram o serviço pós-venda uma fonta tão ou mais importante do que o valor inicial das compras, pois os serviços contratados no pós-venda mantém as fábricas funcionando a longo prazo.

Antigamente a coisa não era necessariamente assim, pois esses fabricantes tinham muitas encomendas e pouco tempo para ser preocupar com o pós-venda porque a cada 5 / 10 anos apareciam com uma aeronave nova em folha e essa é uma gigante diferença para os tempos de hoje.

Para os americanos o FMS sempre foi conveniente porque centralizava a oferta/demanda de equipamentos militares de todos os tipos tendo como intermediárias as FAs americanas, além de ser uma maneira ótima de se livrar de material 'antigo' e fazer um 'soft control' sobre o que os países signatários possuiam (daí as inspeções e outros artifícios).

Outro ponto diferente hoje é que ao você comprar um caça desses de 4 Geração +, você está comprando uma aeronave que já sai de fábrica com a necessidade de upgrades constantes e evolução constante, e isso mantém os fabricantes muito mais atrelados a essas aeronaves a médio e longo prazo do que antigamente.

Eu acho que temos que ver que o mundo mudou desde o tempo em que assinamos o contrato do F-5 via FMS e que hoje em dia a compra de uma aeronave de 4 geração é bem diferente e a logística será bem diferente de 40 anos atrás.

É só saber o que quer... e exigir.

[]s
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Re: Super Hornet News

#4976 Mensagem por Boss » Dom Abr 15, 2012 7:39 am

alcmartin escreveu:Que os ianques tem o melhor pos venda, a melhor assistencia e um monte de "melhores", ninguem duvida. O problema e' que isso tem um custo.
O melhor pós-venda inclui aquelas características típicas da coleira ? 8-]




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Re: Super Hornet News

#4977 Mensagem por EDSON » Dom Abr 15, 2012 8:28 am

Quase sempre sem armas.




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Re: Super Hornet News

#4978 Mensagem por alcmartin » Dom Abr 15, 2012 10:05 am

Boss escreveu:
alcmartin escreveu:Que os ianques tem o melhor pos venda, a melhor assistencia e um monte de "melhores", ninguem duvida. O problema e' que isso tem um custo.
O melhor pós-venda inclui aquelas características típicas da coleira ? 8-]
Mas e' coleira "muderna", "uareless" e com "brutuff"... :mrgreen:




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Re: Super Hornet News

#4979 Mensagem por knigh7 » Dom Abr 15, 2012 11:12 am

EDSON escreveu:Quase sempre sem armas.
Há a proposta deles bem detalhada, incluindo o armamento, no site do DSCA. :wink:

E bem realista, e não propostas mirabolantes inexequíveis, como ToT irrestrita, de um certo concorrente. :wink:




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Re: Super Hornet News

#4980 Mensagem por knigh7 » Dom Abr 15, 2012 11:19 am

Carlos Lima escreveu:Na minha opinião a logística tem como ser ótima para qualquer uma dessas aeronaves mediante os contratos de compra serem bem redigidos e saibamos exatamente o que queremos fazer no Brasil e avaliemos bem o que pode não ser feito no Brasil.

O FMS fornece uma opção muito boa, mas de maneira nenhuma é a única, já que mesmo os nossos F-5M possuem diversos contatos logísticos que nada tem a ver com o FMS.

Uma coisa que mudou muito desde o tempo do primeiro F-5E nos anos 70 é que hoje em dia essas grandes empresas consideram o serviço pós-venda uma fonta tão ou mais importante do que o valor inicial das compras, pois os serviços contratados no pós-venda mantém as fábricas funcionando a longo prazo.

Antigamente a coisa não era necessariamente assim, pois esses fabricantes tinham muitas encomendas e pouco tempo para ser preocupar com o pós-venda porque a cada 5 / 10 anos apareciam com uma aeronave nova em folha e essa é uma gigante diferença para os tempos de hoje.

Para os americanos o FMS sempre foi conveniente porque centralizava a oferta/demanda de equipamentos militares de todos os tipos tendo como intermediárias as FAs americanas, além de ser uma maneira ótima de se livrar de material 'antigo' e fazer um 'soft control' sobre o que os países signatários possuiam (daí as inspeções e outros artifícios).

Outro ponto diferente hoje é que ao você comprar um caça desses de 4 Geração +, você está comprando uma aeronave que já sai de fábrica com a necessidade de upgrades constantes e evolução constante, e isso mantém os fabricantes muito mais atrelados a essas aeronaves a médio e longo prazo do que antigamente.

Eu acho que temos que ver que o mundo mudou desde o tempo em que assinamos o contrato do F-5 via FMS e que hoje em dia a compra de uma aeronave de 4 geração é bem diferente e a logística será bem diferente de 40 anos atrás.

É só saber o que quer... e exigir.

[]s
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Acho que vc se esqueceu que o suporte logístico via FMS contempla aeronaves novas na FAB. Não precisa tentar recorrer a aeronaves que estão na Força há 40 anos para demonstrar que o que ocorria não é o que ocorre agora.:wink:

A questão de disponibilidade, manutenção, a frescura de certas aeronanves é importante, e muito, principalmente para Forças Aéreas que tem um orçamento reduzido. Tirando a panfletagem politico-partidária :wink: do wonderfull world do partido que está no poder, qualquer semelhança com a FAB não é mera coincidência. :wink:




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