JIPES
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Re: JIPES
acho que erro começa focando só nos militares, acho que o sucesso da Polares esta justamente em fornecer pra militares, mas também trabalhar forte o mercado civil, aqui parece que os empresários querem mamar só no governo.
Não temais ímpias falanges,
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Re: JIPES
Pelo pouco sei deste projeto, assim como o Gaucho, os requisitos deste veículo foram desde sempre apenas militares, sem qualquer compromissos com eventuais versões civis.J.Ricardo escreveu: Seg Jul 25, 2022 4:42 pm acho que erro começa focando só nos militares, acho que o sucesso da Polares esta justamente em fornecer pra militares, mas também trabalhar forte o mercado civil, aqui parece que os empresários querem mamar só no governo.
É o mesmo problema da Agrale, que desenvolveu o Marruá pensando nas encomendas do EB e demais forças, que continuam até hoje, mesmo que a conta gotas, mas continuam, e assim vai. A empresa tira o dela, cobre alguns óbices das forças e é vida que segue. Até por isso nunca se ouviu falar de um Chivunk "4 portas" e semelhantes.
Agora, isso de nascer morto já é algo meio complicado de entender, já que o EB foi quem pagou por ele.
Fizeram o filho estuprando a mãe para depois querer abortar o resultado dessa união espúria
Enfim, mais uma aresta a ser coberta sem saber quando.
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- J.Ricardo
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Re: JIPES
Mas essa questão de nascer militar não impede em nada de também abastecerem o mercado civil, só ver o caso da Polaris que abastece ambos.
Existe o caso do Hummer que nasceu militar e faz sucesso até hoje, aliás, acabaram de lançar um versão elétrica do monstro para abastecer justamente o mercado civil.
Esse Chivunk (nome horrível) faria muito sucesso em competições como rally dos Sertões entre outros.
Polaris no USMC
Polaris no Rally dos Sertões
Existe o caso do Hummer que nasceu militar e faz sucesso até hoje, aliás, acabaram de lançar um versão elétrica do monstro para abastecer justamente o mercado civil.
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Re: JIPES
Concordo que a lógica seria essa, mas o dono do projeto, o EB, ainda não gosta de ver suas criações em outras mãos que não as dele, principalmente se elas forem civis.
Parece que a regra continua sendo ou é meu ou de mais ninguém. Vai entender.
Eu diversas vezes falei com a Agrale perguntando sobre novas versões para o mercado civil dos Marruá e nem resposta tive, e quando tive foi um lacônico estamos estudando as possibilidades. Sério, uma empresa que fabrica um monstro (AM-200) que rivaliza com Dodge RAM 3500 e ainda cobra mais de 400 mil reais por um veículo praticamente pelado não deve ter lá muito interesse no mercado civil brasileiro para seus veículos, por mais que eles sejam únicos em suas categorias. Mas nem implorando a Agrale abre mão das suas versões pé de boi militares para o EB a fim de atender o mercado civil. E olha que se quisessem teriam um mercado gigantesco para explorar no país. Mas, ficam satisfeitos com o pouco que tem.
Enfim, o Chivunk é o tipo de projeto se não servir para o EB, não serve para mais ninguém. Aliás, eu nem sei quem fabricou os protótipos dele até hoje. Se foi algum arsenal de guerra ou empresa privada, sei lá.
Mas seria, junto com o Gaucho, um grande produto se estivesse nas mãos certas.
Parece que a regra continua sendo ou é meu ou de mais ninguém. Vai entender.
Eu diversas vezes falei com a Agrale perguntando sobre novas versões para o mercado civil dos Marruá e nem resposta tive, e quando tive foi um lacônico estamos estudando as possibilidades. Sério, uma empresa que fabrica um monstro (AM-200) que rivaliza com Dodge RAM 3500 e ainda cobra mais de 400 mil reais por um veículo praticamente pelado não deve ter lá muito interesse no mercado civil brasileiro para seus veículos, por mais que eles sejam únicos em suas categorias. Mas nem implorando a Agrale abre mão das suas versões pé de boi militares para o EB a fim de atender o mercado civil. E olha que se quisessem teriam um mercado gigantesco para explorar no país. Mas, ficam satisfeitos com o pouco que tem.
Enfim, o Chivunk é o tipo de projeto se não servir para o EB, não serve para mais ninguém. Aliás, eu nem sei quem fabricou os protótipos dele até hoje. Se foi algum arsenal de guerra ou empresa privada, sei lá.
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Re: JIPES
Valeu pelo esclarecimento Vinicius.
A Columbus é como aqueles escritórios só de projetos da antiga URSS, não fabrica nem um parafuso, mas são ótimos em projetar e desenvolver conceitos militares.
Uma pena que a empresa não tem lá muitas chances de evoluir a grande maioria dos seus estudos de conceito. Ao menos no que depender da política de defesa no Brasil.
A Columbus é como aqueles escritórios só de projetos da antiga URSS, não fabrica nem um parafuso, mas são ótimos em projetar e desenvolver conceitos militares.
Uma pena que a empresa não tem lá muitas chances de evoluir a grande maioria dos seus estudos de conceito. Ao menos no que depender da política de defesa no Brasil.
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Re: JIPES
A cabeça de nossos militares parece presa nos anos 60/70...
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Re: JIPES
El vehículo ligero ENGESA EE-VAR (4×2) es del tipo "buggy de alta velocidad y movilidad"
fue desarrollado para realizar una variedad de funciones militares a campo traviesa, como reconocimiento y observación avanzada, y como portador de armas ligeras.
Se suponia que era transportable por aire. El ENGESA EE-VAR ha dejado los asientos del conductor y del pasajero en asientos uno al lado del otro detrás de un cubo de capó inclinado poco profundo, con espacio para un asiento más central detrás de ellos.
El chasis ligero está protegido por una placa inferior de 14 kg/m2 y se utiliza Kevlar de 20 kg/m2 kg/m2 para una placa deflectora delantera y protección adicional para los asientos delanteros.
En la parte trasera se utiliza una lámina curva de Kevlar de 8 kg/m2 para proteger el motor y se puede montar un semiparabrisas de policarbonato de 8 mm de espesor.
Toda el área de pasajeros está protegida por un marco antivuelco tubular.Este motor Volkswagen de gasolina refrigerado por aire está montado en la parte trasera.Gran parte del área del motor y la suspensión delantera y trasera se deja abierta.
El vehículo se puede utilizar para montar una amplia variedad de armas, como ametralladoras de 5,56, 7,62 o 12,7 mm, lanzagranadas de 40 mm y misiles antitanque TOW.
Se proporciona estiba para equipo personal, municiones, funda de camuflaje para el vehículo, porta mapas, equipo de comunicación (cuando se instala el sistema eléctrico 24V opcional), botiquín de primeros auxilios, llanta de repuesto y contenedor de combustible. También hay almacenamiento para herramientas de combate, un gato y una barra de hierro.
Asientos: 1 + 1 o 2Configuración: 4 × 2Peso: (vacío) 620 kg (combate) kgLongitud 920: 3,5 mAncho: 1,82 mAlto: 1,3 espacio libre mSuelo: 0,35 mVía: (delantera) 1,4 m (trasera) 1,53 mDistancia entre ejes: 2,5 mangle approach / salida: 70º / 35º Velocidad máxima: 138 km/h Consumo de combustible: (carretera) 10 km / lCapacidad de combustible: 46 Lmax pendiente: 80% pendiente lateral: 65% obstáculo Vertical: 0,34 mMotor: Volkswagen 1.583 l llano 4 tiempos aire- refrigerado a gasolina que desarrolla 70 cv a 4.200 rpm Caja de cambios: manual Volkswagen con 4 marchas delanteras y una marcha atrásEmbrague: plato simple secoDirección: tornillo sin fin Gemmer y rodillo con amortiguadorSuspensión Amortiguador hidráulico: (delantero) barras de torsión con 2 amortiguadores de doble acción (traseros) con 4 barras de torsión dobles Amortiguadores de acción Neumáticos amortiguador: (delantero) 8,25 × 15 (trasero) 10,00 × 15Frenos: delanteros de disco, traseros de tamborSistema eléctrico: 12 V (24 V opcional) Batería: 1 × 12 V, 48 AhAlternador: 35 A
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Re: JIPES
Eu ainda fico pasmo, sei lá porquê, em pleno século XXI nós não conseguimos tirar um único protótipo deste tipo de veículo do estágio de projeto.
Há 40 anos atrás a Engesa já dava as cartas em coisas que sequer eram sonhadas para a realidade das forças armadas, e agora, mesmo com toda a capacidade instalada e conhecimento da engenharia atuais, não somos capazes de fabricar um simples carro tubular como o Chivunk e\ou Gaucho. É simplesmente inexplicável como até coisas simples são difíceis de se fazer por aqui sempre que o assunto é defesa.
Pior, qualquer hora dessas vamos acabar nos deparando com alguma "compra de oportunidade" de um similar estrangeiro. Mas é só porque não temos um nacional para chamar de nosso, não é mesmo...
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Re: JIPES
Um SUV baseados na AM23 ou mesmo na AM-31 até que não fazia mal nenhum a ninguém.
Aliás, a Agrale largar mão de ser presunçosa e colocar seus Marruá em modelos para o mercado civil faz todo o sentido do mundo.
A AM-23 de Hummvee tupiniquim era máximo para nós.
Aliás, a Agrale largar mão de ser presunçosa e colocar seus Marruá em modelos para o mercado civil faz todo o sentido do mundo.
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Re: JIPES
Kia vai criar 4x4 militar sobre a base do SUV Mojave
Veículo leve será desenvolvido pela empresa em parceria com os militares da Coreia do Sul
https://www.icarros.com.br/noticias/ger ... 28605.html
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