Leandro G. CardEspaçonave Rosetta alcança cometa após 10 anos de perseguição.
MARIA SHEAHAN - REUTERS, Agosto 2014
Cientistas esperam que missão ajude a desvendar segredos do sistema solar.
A espaçonave europeia Rosetta tornou-se a primeira na história a alcançar um cometa, nesta quarta-feira, estabelecendo um marco para a missão com uma década de duração que cientistas esperam que ajudará a desvendar alguns dos segredos do sistema solar.
Rosetta, lançada pela Agência Espacial Europeia em 2004, acompanhará o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em sua viagem ao redor do Sol, e levará até ele uma sonda de exploração, em uma manobra sem precedentes.
Cientista estão agora em um cronograma apertado para obter informações suficientes sobre o cometa utilizando dados da Rosetta, a fim de pousar a sonda nele em novembro.
“Sabemos qual é o formato do cometa. Mas ainda não medimos sua gravidade, não sabemos ainda onde está o centro da massa”, disse o diretor de voo da Rosetta, Andrea Accomazzo, à Reuters, antes da manobra.
Ao se aproximar do 67P/Churyumov-Gerasimenko neste ano, a Rosetta tirou fotos revelando que o cometa não tem a forma, como era presumido, de uma bola de futebol americano, mas sim de dois segmentos conectados por um “pescoço”, que dão a ele uma forma assimétrica que se assemelha a um pato.
Cientistas esperam que os dados que a sonda coletar na superfície do cometa os permitam observar o tipo de cápsula espacial astronômica que preserva há milhões de anos provas sobre como o mundo parecia quando nosso sistema solar nasceu.
Levou 10 anos, cinco meses e quatro dias para a Rosetta alcançar o cometa, uma rocha com três a cinco quilômetros descoberta em 1969. Em sua viagem, a espaçonave deu a volta no sol em um amplo curso espiral, passando pela Terra e por Marte para ganhar velocidade e ajustar sua trajetória.
A missão representa diversos marcos, incluindo a primeira vez que uma espaçonave orbita um cometa em vez de apenas ultrapassá-lo para tirar fotos, e a primeira vez que uma sonda é colocada sobre um cometa.
Por a viagem ser tão longa e ter levado a Rosetta tão distante dos raios solares, a espaçonave foi colocada em estado de hibernação por 31 meses, e acordada no começo deste ano.
Há pouca flexibilidade no cronograma da Rosetta neste ano. O cometa ainda está viajando dentro do sistema solar a quase 55 mil quilômetros por hora, e quanto mais perto chega do Sol, mais ativo irá se tornar, emitindo gases que podem tornar difícil prever a trajetória da Rosetta e de sua sonda.
Notícias Espaciais (mundo afora)
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Re: Notícias Espaciais (mundo afora)
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Re: Notícias Espaciais (mundo afora)
NASA's Orion spacecraft test vehicle sits in the well deck of the USS Anchorage at the Port of Los Angeles on Wednesday, Aug. 6, 2014. NASA, Lockheed Martin and the U.S. Navy will conduct recovery tests for the capsule in the Pacific Ocean, simulating its return from a space mission. (AP Photos/Damian Dovarganes)
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Re: Notícias Espaciais (mundo afora)
Duas sondas a chegar a Marte em Setembro
http://www.space.com/26770-nasa-india-m ... 8_29372416
Mars Orbiter Mission (MOM) da India no dia 14 com a missão principal de testar as capacidades e tecnologia da agência espacial indiana (Indian Space Research Organisation ISRO)
para enviar uma missão a outro planeta. Após a chegada tem a missão secundária de estudar a morfologia e atmosfera de Marte. (Mais uma missão em busca de minérios?)
http://www.en.wikipedia.org/wiki/Mars_Orbiter_Mission
http://www.space.com/23203-india-mars-o ... hotos.html
e o Mars Atmosphere and Volatile EvolutioN (MAVEN) da NASA no dia 21 para estudar e tentar perceber o que aconteceu à atmosfera do planeta.
http://www.space.com/26770-nasa-india-m ... 8_29372416
Mars Orbiter Mission (MOM) da India no dia 14 com a missão principal de testar as capacidades e tecnologia da agência espacial indiana (Indian Space Research Organisation ISRO)
para enviar uma missão a outro planeta. Após a chegada tem a missão secundária de estudar a morfologia e atmosfera de Marte. (Mais uma missão em busca de minérios?)
http://www.en.wikipedia.org/wiki/Mars_Orbiter_Mission
http://www.space.com/23203-india-mars-o ... hotos.html
e o Mars Atmosphere and Volatile EvolutioN (MAVEN) da NASA no dia 21 para estudar e tentar perceber o que aconteceu à atmosfera do planeta.
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Re: Notícias Espaciais (mundo afora)
China successfully launches remote sensing satellite
Article Posted on : - Aug 10, 2014
The Yaogan XX satellite. A Xinhua photo
BEIJING (PTI): China on Saturday successfully launched a remote-sensing satellite to carry out scientific experiments and provide early alerts about natural disasters.
The Yaogan XX satellite blasted off at 1:45 pm local time on the back of a Long March 4C carrier rocket from the Jiuquan Satellite Launch Centre in the country's northwestern Gobi desert, according to the centres statement.
The satellite will be used to conduct scientific experiments, carry out land surveys, monitor crop yields and aid in preventing and reducing natural disasters, state-run Xinhua news agency reported.
The launch marked the 190th mission for the nation's Long March rocket family.
http://www.brahmand.com/news/China-succ ... /1/13.html
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Re: Notícias Espaciais (mundo afora)
Eu achava muito difícil de acontecer, mas dado o enorme descaso com o tema acho que agora é o mais provável: A Argentina nos passará à frente no setor espacial.
Eles já estão muito à na nossa frente no segmento de satélites, com o seu primeiro satélite de comunicações estacionário construído no país sendo preparado para lançamento:
http://argentinaenelespacio.blogspot.co ... ra-su.html
E nós estamos ainda brincando com nanosatélites universitários, implorando para os chineses lançarem um satélite de sensoriamento do qual temos apenas uma participação e tentando que os gringos passem alguma tecnologia de satélites modernos para uma "empresa" que nem existia dois anos atrás.
E duvido muito que consigamos evitar que nos ultrapassem no segmento de lançadores também, pois eles já lançaram ontem um foguete de propulsão líquida maior e mais potente do que o motor do VLS:
http://argentinaenelespacio.blogspot.co ... .html#more
E isso porque estão no meio de uma enorme crise econômica. Imaginem quando estiverem com a economia melhorzinha. Enquanto isso nós ainda vamos testar pequenos motorzinhos de combustível líquido para ver se aprendemos alguma coisa, e colocamos avisos para contratar doutores por concurso para o PEB por salários inferiores ao da minha nora, que não tem sequer nível superior e trabalha em um tribunal eleitoral regional .
Leandro G. Card
Eles já estão muito à na nossa frente no segmento de satélites, com o seu primeiro satélite de comunicações estacionário construído no país sendo preparado para lançamento:
http://argentinaenelespacio.blogspot.co ... ra-su.html
E nós estamos ainda brincando com nanosatélites universitários, implorando para os chineses lançarem um satélite de sensoriamento do qual temos apenas uma participação e tentando que os gringos passem alguma tecnologia de satélites modernos para uma "empresa" que nem existia dois anos atrás.
E duvido muito que consigamos evitar que nos ultrapassem no segmento de lançadores também, pois eles já lançaram ontem um foguete de propulsão líquida maior e mais potente do que o motor do VLS:
http://argentinaenelespacio.blogspot.co ... .html#more
E isso porque estão no meio de uma enorme crise econômica. Imaginem quando estiverem com a economia melhorzinha. Enquanto isso nós ainda vamos testar pequenos motorzinhos de combustível líquido para ver se aprendemos alguma coisa, e colocamos avisos para contratar doutores por concurso para o PEB por salários inferiores ao da minha nora, que não tem sequer nível superior e trabalha em um tribunal eleitoral regional .
Leandro G. Card
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Re: Notícias Espaciais (mundo afora)
e por falar em Agencia Espacial Brasileira, ela abriu concurso publico né...
http://exame.abril.com.br/carreira/noti ... r-13-3-mil
http://exame.abril.com.br/carreira/noti ... r-13-3-mil
...
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Re: Notícias Espaciais (mundo afora)
Argentina lança com exito foguete Tronador II com capacidade de transportar satélites
A Argentina lançou com exito no dia 15 de Agosto de 2014 o veículo lançados de satélites Tronador II. O foguete alcançou 2.200 metros de altitude em 27 segundos e serviu como teste em voo dos sistemas de propulsão e navegação.
http://www.youtube.com/watch?v=1Gy8gVNriYo
A Argentina lançou com exito no dia 15 de Agosto de 2014 o veículo lançados de satélites Tronador II. O foguete alcançou 2.200 metros de altitude em 27 segundos e serviu como teste em voo dos sistemas de propulsão e navegação.
http://www.youtube.com/watch?v=1Gy8gVNriYo
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Re: Notícias Espaciais (mundo afora)
2200 metros? essa informação esta correta?
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Re: Notícias Espaciais (mundo afora)
Sim, eles lançaram com carga parcial de combustível apenas para testar os sistemas. O tempo de Vôo e a altitude atingida poderiam estar limitados até por questões de segurança, e é possível que nem telemetria para enviar dados em distâncias maiores estivesse disponível.MAJOR FRAGUAS escreveu:2200 metros? essa informação esta correta?
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A Argentina tem muito pouco dinheiro para empregar nestes desenvolvimentos, então o pessoal vai a passos pequenos. Mas consistentes, ao contrário do que ocorre em um outro país sul americano que conheço... .
Leandro G. Card
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Re: Notícias Espaciais (mundo afora)
Entendi. bom vamos esperar dia 29 o VS30 subir com combustivel líquido.
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Re: Notícias Espaciais (mundo afora)
Mas 2200 metros dá pra lançar com estilingue.
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
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Re: Notícias Espaciais (mundo afora)
Dois novos satélites do sistema de navegação europeu lançados na 5.ª feira
A agência espacial europeia ESA lança, na quinta-feira, dois novos satélites Galileo, aumentando para seis o número de engenhos, em órbita, do sistema de navegação por satélite da União Europeia.O lançamento, a bordo de um foguetão russo Soyuz, será feito da base espacial europeia, em Kuru, na Guiana Francesa, às 12:31 GMT (13:31 em Lisboa), informou hoje a ESA.
Ao fim de três horas, 47 minutos e 57 segundos, os satélites serão descolados do módulo superior (Fregat) do foguetão, através de um sistema de separação pirotécnica, quando atingirem a altitude final de 23.500 quilómetros. Trata-se do quinto e sexto satélites do sistema de navegação por satélite europeu Galileo, com o qual a União Europeia pretende melhorar serviços essenciais, como a segurança do transporte rodoviário e ferroviário e a capacidade de resposta a situações de emergência. Segundo a Comissão Europeia, os sinais do Galileo "permitirão aos utilizadores conhecer a sua posição no tempo e no espaço com mais precisão e fiabilidade do que os dos atuais sistemas" de navegação por satélite.
O sistema Galileo "será compatível e até, no caso de alguns dos seus serviços, interoperável com outros sistemas semelhantes existentes", de alcance global, como o norte-americano GPS e o russo GLONASS, "mas será autónomo". Os primeiros quatro satélites Galileo foram lançados na órbita terrestre em 2011 e 2012, para validar o funcionamento, conforme planeado, do sistema de navegação. A Comissão Europeia pretende ter uma constelação de 30 satélites ativos em órbita, incluindo seis unidades de emergência, até 2020. Os satélites que irão ser lançados na quinta-feira chamam-se Doresa e Milena, nomes dados por duas crianças vencedoras de um concurso que decorreu em toda a União Europeia.
Para o comissário europeu da Indústria e do Empreendedorismo, Ferdinando Nelli Feroci, citado hoje num comunicado de imprensa da Comissão Europeia, "o lançamento destes dois satélites inaugura a fase de operacionalidade plena do programa Galileo e dá um novo impulso a um projeto verdadeiramente europeu que assenta nos recursos dos países da UE com o objetivo de maximizar os benefícios para os seus cidadãos". De acordo com Nelli Feroci, o sistema de navegação por satélite europeu proporciona "aplicações com um enorme potencial económico" e suporta as metas da União Europeia de "crescimento e competitividade".
O comissário adiantou que, a partir de 2015, a UE terá disponível um sistema de lançamento de foguetões Ariane 5, de construção europeia, graças a um "novo contrato que vale 500 milhões de euros para a indústria espacial". Para concluir a constelação de 30 satélites, a ESA fará, em diante, uma série de lançamentos - dois satélites por cada lançamento de um foguetão Soyuz e quatro satélites por cada lançamento de um foguetão Ariane 5.
Em março, foi inaugurada na ilha de Santa Maria, nos Açores, uma das estações para monitorização do sinal e posição dos satélites Galileo.
O lançamento, na quinta-feira, dos dois novos satélites pode ser acompanhado em direto no portal http://ec.europa.eu/avservices/ebs/live.cfm?page=1.
A Comissão Europeia estima que o mercado mundial de produtos e serviços de navegação por satélite atinja 237 mil milhões de euros em 2020.
Lusa
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Re: Notícias Espaciais (mundo afora)
Explodiu um foguete Falcon-9.
Acho que não será tão cedo que ele vai receber a classificação man-rated para substituir os foguetes Soyuz no lançamento de astronautas para a ISS.
http://www.cnet.com/news/space-x-rocket ... says-musk/
Leandro G. Card
P.S.: A notícia menciona que o foguete é reutilizável, mas isso não é exatamente o correto. Ele não é nem pretende ser, no máximo se imagina algum dia reutilizar alguns componentes recuperáveis após cada lançamento.
Acho que não será tão cedo que ele vai receber a classificação man-rated para substituir os foguetes Soyuz no lançamento de astronautas para a ISS.
http://www.cnet.com/news/space-x-rocket ... says-musk/
Leandro G. Card
P.S.: A notícia menciona que o foguete é reutilizável, mas isso não é exatamente o correto. Ele não é nem pretende ser, no máximo se imagina algum dia reutilizar alguns componentes recuperáveis após cada lançamento.
- Skyway
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Re: Notícias Espaciais (mundo afora)
Esse vídeo ficou espetacular. Mesmo perdendo o foco no momento da falha, da pra ver algo parecido com motores falhando, reiniciando, e depois a explosão.
AD ASTRA PER ASPERA
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Re: Notícias Espaciais (mundo afora)
US Air Force's Secretive X-37B Space Plane Passes 600 Days in Orbit
By Leonard David, Space.com's Space Insider Columnist | August 29, 2014 01:28pm ET
Leonard-david
X-37B Space Plane in Orbit
An artist's illustration of the U.S. Air Force's X-37B space plane in orbit. The solar-powered winged spacecraft has spent more than 620 days in orbit as part of the military's secret OTV-3 mission, which launched in December 2012.
Credit: NASA Marshall Space Flight Center
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The U.S. Air Force's mysterious unmanned space plane has winged beyond 600 days in orbit on a classified military mission that seems to have no end.
The X-37B space plane is carrying out the Orbital Test Vehicle-3 (OTV-3) mission, a long-duration cruise that marks the third flight for the unpiloted Air Force spaceflight program.
The Air Force launched the miniature space shuttle into orbit on Dec. 11, 2012 using an expendable Atlas 5 rocket. By the end of Friday (Aug. 29), the space plane had spent 627 days in orbit. That's one year, eight months, 19 days and counting, to be exact.
"The Air Force continues to push the envelope of the solar-powered X-37B capabilities," said Joan Johnson-Freese, a professor of National Security Affairs at the U.S. Naval War College in Newport, Rhode Island. [Amateur Skywatcher Spots X-37B Space Plane (Video)]
US Air Force's Secretive X-37B Space Plane Passes 600 Days in Orbit
By Leonard David, Space.com's Space Insider Columnist | August 29, 2014 01:28pm ET
Leonard-david
X-37B Space Plane in Orbit
An artist's illustration of the U.S. Air Force's X-37B space plane in orbit. The solar-powered winged spacecraft has spent more than 620 days in orbit as part of the military's secret OTV-3 mission, which launched in December 2012.
Credit: NASA Marshall Space Flight Center
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The U.S. Air Force's mysterious unmanned space plane has winged beyond 600 days in orbit on a classified military mission that seems to have no end.
The X-37B space plane is carrying out the Orbital Test Vehicle-3 (OTV-3) mission, a long-duration cruise that marks the third flight for the unpiloted Air Force spaceflight program.
The Air Force launched the miniature space shuttle into orbit on Dec. 11, 2012 using an expendable Atlas 5 rocket. By the end of Friday (Aug. 29), the space plane had spent 627 days in orbit. That's one year, eight months, 19 days and counting, to be exact.
"The Air Force continues to push the envelope of the solar-powered X-37B capabilities," said Joan Johnson-Freese, a professor of National Security Affairs at the U.S. Naval War College in Newport, Rhode Island. [Amateur Skywatcher Spots X-37B Space Plane (Video)]
A secretive space plane
The reusable X-37B looks like a mini version of NASA's now-retired space shuttle. This space plane is 29 feet (8.8 meters) long and 9.5 feet (2.9 m) tall, and has a wingspan of nearly 15 feet (4.6 m).
The X-37B's payload bay is the size of a pickup truck bed. In contrast, NASA's space shuttle payload bay could fit two X-37B space planes comfortably inside. At liftoff, the X-37B space plane weighs 11,000 lbs. (4,990 kilograms).
The key to the X-37B's longevity in space rests with its ability to use solar panels to generate power., the solar panels extend the craft's longevity. [How the X-37B Space Plane Works (Infographic)]
"While far above the longevity of any other reusable spacecraft, it is far below that of most U.S. satellites, which are built to last for years, even decades," Johnson-Freese told Space.com. "That certainly confirms the broad, officially stated goal of the X-37B as a test bed vehicle."
It's logical to assume that the classified payloads tucked inside the X-37B include new sensors and satellite hardware that will be tested, Johnson-Freese said. If so, then the more time on orbit, the more testing that can be done, she said.
"While the classified nature of the X-37B has raised some concerns about its intended operational purposes, technically, the program must be commended for doing something new … and successfully," Johnson-Freese said.
US Air Force's Secretive X-37B Space Plane Passes 600 Days in Orbit
By Leonard David, Space.com's Space Insider Columnist | August 29, 2014 01:28pm ET
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X-37B Space Plane in Orbit
An artist's illustration of the U.S. Air Force's X-37B space plane in orbit. The solar-powered winged spacecraft has spent more than 620 days in orbit as part of the military's secret OTV-3 mission, which launched in December 2012.
Credit: NASA Marshall Space Flight Center
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The U.S. Air Force's mysterious unmanned space plane has winged beyond 600 days in orbit on a classified military mission that seems to have no end.
The X-37B space plane is carrying out the Orbital Test Vehicle-3 (OTV-3) mission, a long-duration cruise that marks the third flight for the unpiloted Air Force spaceflight program.
The Air Force launched the miniature space shuttle into orbit on Dec. 11, 2012 using an expendable Atlas 5 rocket. By the end of Friday (Aug. 29), the space plane had spent 627 days in orbit. That's one year, eight months, 19 days and counting, to be exact.
"The Air Force continues to push the envelope of the solar-powered X-37B capabilities," said Joan Johnson-Freese, a professor of National Security Affairs at the U.S. Naval War College in Newport, Rhode Island. [Amateur Skywatcher Spots X-37B Space Plane (Video)]
A secretive space plane
The reusable X-37B looks like a mini version of NASA's now-retired space shuttle. This space plane is 29 feet (8.8 meters) long and 9.5 feet (2.9 m) tall, and has a wingspan of nearly 15 feet (4.6 m).
The X-37B's payload bay is the size of a pickup truck bed. In contrast, NASA's space shuttle payload bay could fit two X-37B space planes comfortably inside. At liftoff, the X-37B space plane weighs 11,000 lbs. (4,990 kilograms).
The key to the X-37B's longevity in space rests with its ability to use solar panels to generate power., the solar panels extend the craft's longevity. [How the X-37B Space Plane Works (Infographic)]
"While far above the longevity of any other reusable spacecraft, it is far below that of most U.S. satellites, which are built to last for years, even decades," Johnson-Freese told Space.com. "That certainly confirms the broad, officially stated goal of the X-37B as a test bed vehicle."
It's logical to assume that the classified payloads tucked inside the X-37B include new sensors and satellite hardware that will be tested, Johnson-Freese said. If so, then the more time on orbit, the more testing that can be done, she said.
"While the classified nature of the X-37B has raised some concerns about its intended operational purposes, technically, the program must be commended for doing something new … and successfully," Johnson-Freese said.
X-37B in flight: Three missions
The Air Force is believed to have only two X-37B space planes. These space planes have flown at otal of three missions, which are known as OTV-1, OTV-2 and OTV-3. ("OTV" is short for Orbital Test Vehicle.)
The first mission blasted off in April 2010, and the craft circled Earth for 225 days. The second X-37B vehicle launched in March 2011, performing the OTV-2 mission. This spaceflight lasted 469 days, ultimately landing at Vandenberg Air Force Base in California in June 2012. That was the same landing site OTV-1 used after completing its mission.
The current OTV-3 mission is reusing the first X-37B space plane from the OTV-1 flight, showcasing the reusability aspect of the program.
The U.S. Air Force's classified X-37B space plane is prepared for its first spaceflight, OTV-1, in April 2010. The same space plane launched on the third X-37B mission, OTV-2, on Dec. 11, 2012. As of Aug. 29, 2014, the mission has reached 627 days in space and counting.
Credit: NASA
What's the mystery mission's secret?
Before retiring from the Air Force this month, Gen. William Shelton, commander of the Air Force Space Command, remained bullish on the X-37B's hush-hush mission. [10 Most Destructive Space Weapon Concepts]
"I'll give you my standard line on X-37," Shelton told Space.com at the National Space Foundation's 30th Space Symposium in May. "X-37 is doing great. I can't tell you what it's doing, but it's doing great."
Meanwhile, Boeing Space & Intelligence Systems, the Air Force's supplier for the X-37B space planes, told Space.com that there was nothing it could share regarding the ongoing mission.
Military interests in space
While the purpose of the X-37B space plane program remains stealthy, the U.S. military space interests are clearly visible.
In July, Shelton spoke at the Atlantic Council on the U.S. future in space, noting that "space forces are foundational to every military operation, from humanitarian to major combat operations. It really doesn't matter — space has to be there … [satellites must be] continuously deployed in place, providing communications, missile warning, navigation, space surveillance and weather services."
Traffic is building in space, as many new entrants have joined the ranks of spacefaring nations and "counter-space" capabilities (technologies to deny a nation's use of space assets) are becoming more concerning, Shelton added.
Shelton said that the U.S. Air Force Space Command is considering several space tracks, such as lowering the cost and complexity of new space capabilities.
"We're watching carefully as other nations significantly increase their investment in counter-space programs," Shelton said. "We absolutely must adjust our approach and response, and the time for those decisions is approaching very rapidly."
Will X-37B land in Florida?
The Air Force Rapid Capabilities Office carries out the clandestine missions for X-37B space planes, the 3rd Space Experimentation Squadron at Schriever Air Force Base in Colorado handles mission control for OTV flights.
The first two OTV missions flew back to Earth on autopilot, each time touching down on a tarmac at the Vandenberg Air Force Base in California. But that could change.
Boeing Space & Intelligence Systems has announced plans to consolidate its space plane operations by using NASA's Kennedy Space Center in Florida as a landing site for the X-37B. Earlier this year, Boeing announced plans to expand its presence in Florida by adding technology, engineering and support jobs at the space center.
As part of that Boeing plan, investments will be made to convert the former space shuttle facility, Orbiter Processing Facility (OPF-1), to a structure that would enable the U.S. Air Force "to efficiently land, recover, refurbish, and re-launch the X-37B Orbital Test Vehicle (OTV)," according to Boeing representatives.
At the time of the Jan. 3 announcement, this construction was to be completed by the second quarter of 2015, Boeing representatives said.
Leonard David has been reporting on the space industry for more than five decades. He is former director of research for the National Commission on Space and is co-author of Buzz Aldrin's 2013 book "Mission to Mars – My Vision for Space Exploration" published by National Geographic.Follow us @Spacedotcom, Facebook and Google+. Original article on Space.com.
http://www.space.com/26984-military-x37 ... -days.html