FREMM para MB ?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
deschamps
Sênior
Sênior

Re: FREMM para MB ?

#496 Mensagem por deschamps » Qui Nov 06, 2008 5:05 pm

gaitero escreveu:A decisão tem que ser a mais correta possível, espero que o navio que seja escolhido venha com todo recheio possível..

concordo.
KDX?
Fremm?
F-100?
sei lá...
mais que a escolhida venha recheada de coisa boa.

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#497 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Nov 07, 2008 7:31 am

Estou com o colega acima:

Desde que sejam novos e venham bem armadas tanto uma como outra.

Para Portugal, e para 2020, eu desejaria era uma frota de 7 FREMM, 3 delas "freda", os 2 submarinos, e pelo menos 2 navios de projecção e um AOR.

Para a patrulha e fiscalização, os 8 NPO''s e as 5 LFC.

E pesdsoalmente, (discusão antiga esta), uma classe de 4 corvetas, para o triângulo Portugal continental/Açores/Madeira, como os chilenos têm

Faltam 12 anos :roll:

Imagem
gaitero
Sênior
Sênior

#498 Mensagem por gaitero » Seg Nov 10, 2008 1:59 pm

Ai Ai, irei para ai no final do ano, acho que vou passar dar uma olhadela na situação dos Leopard 2 A6.
Mas que fiquei muito triste com a nossa marinha fiquei.
Esses NPO, para substituir as corvetas foi absurdo, pelo menos 2 ILK-214, ''209 PORT'', mas como dizia um velho amigo quem tens 2 tens na verdade 1;

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#499 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Nov 10, 2008 2:17 pm

Pois é Gaitero, mas há muitos colegas daqui que acham que a MP não necessita de corvetas, coisa de que discordo em absoluto, tendo em conta o dispositivo da Armada após recebermos as 2 M holandesas.

Imagem
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2916 vezes
Agradeceram: 2588 vezes

#500 Mensagem por P44 » Seg Nov 10, 2008 2:54 pm

para patrulha da ZEE , SAR e fiscalização de pescas e imigração ilegal não são precisas corvetas, apre.....

Manda-se uma harpoon para uma traineira ou um daqueles botes cheios de marroquinos, é isso???? :twisted:

quanto a mim o único handicap dos NPOs (tirando não navegarem :mrgreen: ) é ñao terem heli embracado, mas isso para a MP seria incomportável em termos $$$$, basta ver que teremos +2 fragatas com heli (se deus quiser...) e a MP continuará apenas com os CINCO lynx que já possui.

*Turn on the news and eat their lies*
LM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 506 vezes
Agradeceram: 246 vezes

#501 Mensagem por LM » Seg Nov 10, 2008 3:00 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Estou com o colega acima:

Para Portugal, e para 2020, eu desejaria era uma frota de 7 FREMM, 3 delas "freda", os 2 submarinos, e pelo menos 2 navios de projecção e um AOR.

E pesdsoalmente, (discusão antiga esta), uma classe de 4 corvetas, para o triângulo Portugal continental/Açores/Madeira, como os chilenos têm

Pois eu, de vistas curtas e velho do Restelo, apenas sonho com:

2 BD MLU (ESSM...)
1 FREMM GP
2 FREDA
2 U214
1 LPD
1 AOR
2 NCP
6 NPO (2 mais "musculados" - 1x57mm, 2x20mm, radar Terma Scanter 4100, comunicações/Electronic Warfare Support...)
5 LCF

Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#502 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Nov 10, 2008 3:05 pm

P44:

Mas para essas missões, os NPO's servem, desde que navegassem.

Não era uma coisa pela outra.

A classe de corvetas que eu preconizo seria para complementar as 5 fragatas, e dar maior elasticidade operativa, através de mais meios de combate à MP.

Imagem
soultrain
Sênior
Sênior

#503 Mensagem por soultrain » Seg Nov 10, 2008 8:09 pm

Mas Rui, quem iria ser a guarnição dessas tais corvetas? Mal temos pessoal para completar a guarnição de 5 fragatas + 10 NPO's + 5?LCF's + 2 U-214 + LPD.

Além do que com 5 fragatas razoavelmente armadas e modernas, para cenários Internacionais, para que precisamos de corvetas com grandes limites de alcance etc..? Corvetas modernas, são para marinhas que não têm hipótese de ter fragatas, e no fim fazem as contas e vêem que gastaram e gastam o mesmo que uma verdadeira fragata, com muito mais limitações operacionais.

A unica questão que punha nos NPO's, era a falta de um director de tiro, mas com a escolha do Typhoon da RAFAEL, fico feliz:

http://www.rafael.co.il/marketing/area. ... docID=1034

Typhoon Versions:

* Typhoon GSA - hosts gun and surface to air missile launchers
* Typhoon DSA - hosts decoys and surface to air missiles launchers
* Typhhon GS - hosts gun and surface-to-surface (SPIKE-ER) missiles
* Typhoon G - hosts a 20/23 mm gun and electro-optic systems
* Mini Typhoon - hosts medium caliber (12.7 mm) machine gun

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
P44
Sênior
Sênior

#504 Mensagem por P44 » Ter Nov 11, 2008 6:36 am

LM escreveu:
Rui Elias Maltez escreveu:Estou com o colega acima:

Pois eu, de vistas curtas e velho do Restelo, apenas sonho com:

2 BD MLU (ESSM...)
1 FREMM GP
2 FREDA
2 U214
1 LPD
1 AOR
2 NCP
6 NPO (2 mais "musculados" - 1x57mm, 2x20mm, radar Terma Scanter 4100, comunicações/Electronic Warfare Support...)
5 LCF

vocês deliram todos, que raio de coisa andará aí pelo ar????? :mrgreen:

e para os defensores de "musculados" (sem ofensa...) :mrgreen: :wink:

um texto que o JLRC postou e eu tb já re-postei...
Originally Posted by Sea Toby
Combat Fleets of the World reports the Roisins at $34 million in US dollars, 30 million Euros should be right on target. Its an offshore patrol vessel with a 76mm gun and small arms without any combat weapons control systems, which could easily double their price. They are built to commerical standards, not to military standards. They have very good range for a 78 meter vessel, capable of fishery protection and EEZ patrols. Since their EEZ is mostly to the west of the island nation, land based helicopters are used, only one of their eight offshore patrol vessels have a helicopter facility. They also have very economical diesels, the top speed is only 22 knots.

The similiar New Zealand 85 meter offshore patrol vessels are slightly longer, allowing room for a helicopter facility, with a better sensors package for the broad Pacific, thereby costing around 40-45 million Euros. Although the New Zealand vessels don't have a 76mm gun, they do carry a 25-mm Bushmaster gun similar to their army's LAVs. New Zealand's OPVs are also ice strengthened, unlike Ireland's. I suspect one of the reasons why the Aker Yards commerically designed OPVs have been selling to a number of nations is their low price.

While many nations have built commerically designed warships of a larger size, for light carriers and amphibious shipping, most navies have built military designed warships for their fast attack craft, corvettes, and frigates. As I noted before, these OPVs aren't warships, they are not built to military standards, and are quite underarmed as compared to military designed corvettes. These OPVs are designed to fulfill the role of a fishery protection vessel, and patrol these nations EEZs. They could be useful for SAS surveillance deliveries in the dead of night. They are also useful in showing the flag abroad, but they are not of much use for anti-ship warfare, anti-submarine warfare, or anti-air warfare.

Even if a nation decided to add harpoon missiles, evolved sea sparrow missiles, anti-submarine torpedoes, and a close in weapon system, their electrical plant isn't large enough to supply the electricity, another reason why these ships are cheaper than corvettes. This is exactly the reason why the Famous class of US Coast Guard cutters have never received harpoon missiles or other weapons systems, where will the electricity come from?
do defensetalk

e quanto a 2020, teremos as 2 BD (inch allah) e as 3 VdG ainda se deus quiser, os 2 U209PN (inch allah), e talvez os NPOs já tenham saído de Viana, mas vcs parece que vivem noutra dimensão :?: :!:

P44
Sênior
Sênior

#505 Mensagem por P44 » Ter Nov 11, 2008 6:40 am

Rui Elias Maltez escreveu:P44:

Mas para essas missões, os NPO's servem, desde que navegassem.

Não era uma coisa pela outra.

A classe de corvetas que eu preconizo seria para complementar as 5 fragatas, e dar maior elasticidade operativa, através de mais meios de combate à MP.

e pergunto eu...para quê :?: Para fiscalização fazem muito mais falta os NPOs...com as corvetas a cairem de podre!

Com as 5 fragatas ficamos bem servidos...se houvesse dinheiro , muito mais urgente era um MLU ás VdG (que dúvido que alguma vez venha a existir, tendo em conta as "experiências" do passado)

LM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 506 vezes
Agradeceram: 246 vezes

#506 Mensagem por LM » Ter Nov 11, 2008 7:59 am

P44 escreveu:
e para os defensores de "musculados" (sem ofensa...) :mrgreen: :wink:

um texto que o JLRC postou e eu tb já re-postei...
De facto "musculado" é capaz de não ser o melhor adjectivo... :?

Mas... atenção que não defendo nenhuma corveta, apenas a existencia de 4 navios preparados para e 2 deles com o equipamento - confesso não ter ideia do impacto nos custos do programa global mas não acredito que seja impossível - e teriamos 2 unidades para "military operations other than war" e, especialmente, para zonas tipo Somália (onde uma fragata a nivel de custos não é eficiente).

E é melhor mudar de tópico pois estamos a "sequestrar" este :wink:

Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
P44
Sênior
Sênior

#507 Mensagem por P44 » Ter Nov 11, 2008 8:10 am

sequestrávamos era uma FREMM :twisted: quando elas fossem a passar de França para o Brasil :twisted:

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#508 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Nov 11, 2008 8:41 am

Bom, a minha defesa da classe constituida pelas 4 corvetas seria um complemento a missões ao exterior e sobretudo, para o famoso triângulo Portugal continental/Açores/Madeira.

E isto porque já vi ser impossível a MP vir a ter 7 fragatas que é o que eu verdadeiramente preconizo, sendo que 3 delas deveriam ser essencialmente AAW.

Daí as minhas dúvidas acerca da compra dos 2 submarinos (eu sei que são armas estratégicas, de exclusão, etc, mas são 2 apenas).

Já escrevi que por princípio não sou contra essa arma, mas deveriam ser 3 e não 2, que nos vão engolir 1.000 milhões de €, e isto se acabarmos por ficar com eles, ao passo que com a desistência dessa arma, poderiamos ter uma marinha de superfície mais apresentável.
O P44 fala na necessária modernização das VdG.

Pois, quando uma a uma estivese no programa de MLU, ficaremos apenas com 4 fragatas.

Se na plataforma de uma corveta se pode por pouco material militar, que é o que mais encarece, compravam-se corvetas tipo BAM espanholas, sub-armadas numa primeira fase, e depois, armavam-se melhor, de acordo com as necessidades.

Isto num teatro de futuro, em que os EUA acabarão por diminuir os seus esforços de defesa a Europa, e em que o chamado pilar europeu da Aliança tem que ser reforçado, exactamente para não dependermos tanto dos EUA, e numa altura de grande desestabilização no médio-oriente, em África,como se vê agora com a RD Cogfo (antigo Zaire), e na Ásia central, e numa altura em que a Rússia passará gradualmente a ser o que foi dantes,a quer marcar o seu território estratégico.

Quanto aos NPO's isso é um caso à parte, para patrulhamento da ZEE, e eu não o ponho em causa

Imagem
P44
Sênior
Sênior

#509 Mensagem por P44 » Ter Nov 11, 2008 8:45 am

o problema é que qualquer OPV mesmo "fitted for but not with" fica carissimo, vê o caso da nova classe Holandesa :wink: , para a qual foi preciso arranjar verbas vendendo fragatas M

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#510 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Nov 11, 2008 8:56 am

Tudo é caríssimo a nível militar, P44.

No entanto estamos só a falar no que poderia ou não ser necessário.

Como bem disse o LM, por exemplo para um teatro somali, talvez uma corveta até fosse mais eficar que uma grande fragata como as AB que por lá andam, ou a F-100 que Espanha para lá vai enviar.

Imaginem que na costa ocidental africana, com as instabilidades políticas e pobreza, a moda pega por lá.

Quanto aos recusos humanos para a guarnição das corvetas e dos NPO's não haveria problema.

Era só a Marinha abrir os seu quadros de pessoal nas diversas especialidades, e com o desemprego que por ai anda acho que não teriam problemas de recrutamento.

Bastaria que mais 0,3 do PIB fosse alocado às FA's, e em 15 anos seria possivel.

Imagem
Responder