Em vez de comprar, FAB vai construir caça

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#496 Mensagem por Gerson Victorio » Dom Mai 25, 2008 7:49 pm

Carlos Mathias escreveu:Não vindo mosquito e chupa-pedra já tá bom demais. :wink:
POW CM, assim você confunde!!!! :D :D afinal...é pulga ou mosquito ou mosca(também ja usaram aqui)? temos que ter uma definição definitiva(by Odorico Paraguassu) quanto a nomeclatura oficial do Gripen DB....rsrsrsr.

Gerson

de volta a Campo Grande - MS.
Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#497 Mensagem por Tigershark » Dom Mai 25, 2008 7:55 pm

GERSON VICTORIO escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Não vindo mosquito e chupa-pedra já tá bom demais. :wink:
POW CM, assim você confunde!!!! :D :D afinal...é pulga ou mosquito ou mosca(também ja usaram aqui)? temos que ter uma definição definitiva(by Odorico Paraguassu) quanto a nomeclatura oficial do Gripen DB....rsrsrsr.

Gerson
Tá bom,Gerson,simplesmente INSETO! :lol:

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#498 Mensagem por Bolovo » Dom Mai 25, 2008 8:06 pm

i coitado

o coração anda fraco

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
lobo_guara
Sênior
Sênior
Agradeceram: 19 vezes

#499 Mensagem por lobo_guara » Dom Mai 25, 2008 9:32 pm

Immortal Horgh escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Mas desde quando vamos depender de um só fornecedor meu caro Sniper?
Vocês tentam mostrar que minha visão é distorcida olhando pelas lentes já distorcidas das suas visões.
Ganha quem oferecer mais tecnologia, por quê? Porque quanto mais tecnologia, mais independência do fornecedor. Estamos falando de um acordo de parceria. Não fosse assim, teríamos vinte ou trinta fornecedores diferentes e garantiríamos nossa independência? É isso mesmo?
Como você é um cara inteligente, inteligente o suficiente para tentar me enredar em argumentos sipostamente baseados nas minhas idéias mesmo, pode também avaliar que o que se falou a um tempo atrás aqui era que compraríamos absolutamente TUDO da França. Submarinos, caças, escoltas, helis, todas as armas de todas as plataformas, até mesmo em programa do soldado do futuro se falou aqui, que voltaríamos à velha escola francesa, como no começo do século 20.

Ora, nem eu, o mais burro dos burros, seria capaz de aceitar tal disparate, qual seja, compramos TODAS as nossas armas num único fornecedor.
O que se configura adiante não é uma mera compra, é a fabricação conjunta de caças de 4ºG e 5ºG, não é uma mera compra de prateleira ou um acordo limitado.
Óbvio que baseio-me nas informações aqui coletadas e "outras", mas se tudo for cascata, então qualquer discussão sobre o assunto perde sentido, passemos a debater então o sexo dos anjos.
Como acredito que, pela multiplicidade de fontes a dizer o mesmo e as ações concretas do nosso governo, tudo converge para essa tal proposta de parceria, creio ser razoável aceitá-la como crível.

Assim, teríamos caças russos; helis, escoltas e submarinos convencionais/nucleares, tudo da França.
Agora me diga sinceramente, quem está levando tudo? Quem está abocanhando a maioria das vendas? Quanto custarão estes submarinos, as seis escoltas de 6000 ton, os mísseis e sistemas associados, etc, etc, etc.

E é a Rússia que está tomando tudo? Pô Sniper, você quer mesmo dizer isso? Nem mesmo todas as armas dos prováveis caças russos serão russas, algumas, senão muitas serão nacionais.

Qual o míssil anti-navio vamos fabricar sob licença? Uma bananada se adivinhar!

E te digo mais! Não fosse o Rafale tão enrolado, tão problemático, já estaria aqui, mesmo custando o absurdo que custa.

Mas eu vou te perguntar uma coisa. Cite por favor se em qualquer lugar do fórum eu censurei os subs e escoltas francesas. Se achar isso, ganha outra bananada!

Minhas desculpas caro amigo Sniper, mas a Rússia não vai levar tudo. A França é que vai levar praticamente tudo, só perdeu/pode perder o caça. Analise friamente e me diga se não é verdade. :wink:

Abraços!

Se a França levar algum caça, será o tampão até o PAK chegar.

[ ]s

Ai, ai, ai, ai, ai....Rafale de caça tampão?! Me perdoe, mas realmente penso que aí já é viajar na maionese...comprar Rafale e imaginar que poderemos entrar no programa do PAK-FA?!? A troco do quê?...Devemos nos ater no teor da nota da FAB que diz o seguinte: "O desenvolvimento de um caça brasileiro de quinta geração, atualmente em estudo, faz parte de um planejamento estratégico de longo prazo", portanto não existe nenhuma decisão quanto a adoção ou não de um caça de 5ª geração no momento, apenas foi anunciado que será realizado estudo nesse sentido.
O que existe de certo nesse momento é a decisão de adquirir um caça de 4ª geração, nesse caso os concorrentes já são nossos velhos conhecidos, e uma vez que já foi anunciado que será uma compra direta logo as questões geopolíticas serão determinantes e portanto de extrema complexidade levando em conta aspectos colaterias nos campos econômicos, comerciais e tecnológicos, dessa forma levará vantagem nessa negociação aqueles fornecedores que receberem o maior apoio dos seus países de origem os quais deverão estar dispostos a ceder tecnologia, mas também apresentar disponibilidade de apoio político as pretensões barsileiras no cenário internacional, bem como afinidade de posicionamento na política internacional, nesse caso é notória a vantagem da França e da Rússia.
Agora se a decisão recair sobre o caça Rafale, devemos considerar que esse caça esta apenas entrando em serviço na Força Aérea francesa e logo terá um longo horizonte de desenvolvimento, portanto acredito que essa decisão reduziria enormemente as possibilidades do Brasil vir a fazer parte do PAK-FA, pois seria mais sensato nesse caso vir a participar do desenvolvimento do caça com os franceses. No entanto se a decisão recair sobre o SU-35, aí sim essa possibilidade passa a ser bastante forte, (aliás fontes do Itamaraty tem sinalizado positivamente em direção a essa decisão haja vista a participação indiana nesse programa e portanto entraria no contexto de fortalecimento das relações Sul-Sul), por outro lado a França tem sido apoiadora de primeira hora dos pleitos Brasileiros e sinaliza com a questão dos Subs Nucleares, portanto são dois fortes candidatos que pelo jeito estão dispostos a tudo para vender ao Brasil, e é aí que podem começar os problemas que poderão direcionar a decisão para um terceiro competidor...

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#500 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Mai 25, 2008 10:25 pm

Tigershark escreveu:
Immortal Horgh escreveu:Só sei que minha festa será a base de strogonoff e muita vodka 8-] 8-]

[ ]s

Pode me mandar o convite,Immortal! :D

Já estás na lista de convidados 8-]

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Anderson TR
Sênior
Sênior

#501 Mensagem por Anderson TR » Seg Mai 26, 2008 12:19 am

[005] [005] ...conversas..conversas..e mais conversas....Oh 7 de setembro aguardado!!!

Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2765 vezes
Agradeceram: 2445 vezes

#502 Mensagem por P44 » Seg Mai 26, 2008 10:32 am

soultrain escreveu:http://en.wikipedia.org/wiki/4th_generation_jet_fighter

Esta é uma explicação, mas não é a unica, já que não é um termo oficial, é marketing e portanto cada um usa como quer.

[[]]'s

Valews, Soultrain Véio 8-] só agora vi tua resposta!!!!!! :wink:

Triste sina ter nascido português 👎
Jin Jones
Sênior
Sênior

#503 Mensagem por Jin Jones » Seg Mai 26, 2008 12:46 pm

lobo_guara escreveu:
Immortal Horgh escreveu:

Se a França levar algum caça, será o tampão até o PAK chegar.

[ ]s

Ai, ai, ai, ai, ai....Rafale de caça tampão?! Me perdoe, mas realmente penso que aí já é viajar na maionese...comprar Rafale e imaginar que poderemos entrar no programa do PAK-FA?!? A troco do quê?...Devemos nos ater no teor da nota da FAB que diz o seguinte: "O desenvolvimento de um caça brasileiro de quinta geração, atualmente em estudo, faz parte de um planejamento estratégico de longo prazo", portanto não existe nenhuma decisão quanto a adoção ou não de um caça de 5ª geração no momento, apenas foi anunciado que será realizado estudo nesse sentido.
O que existe de certo nesse momento é a decisão de adquirir um caça de 4ª geração, nesse caso os concorrentes já são nossos velhos conhecidos, e uma vez que já foi anunciado que será uma compra direta logo as questões geopolíticas serão determinantes e portanto de extrema complexidade levando em conta aspectos colaterias nos campos econômicos, comerciais e tecnológicos, dessa forma levará vantagem nessa negociação aqueles fornecedores que receberem o maior apoio dos seus países de origem os quais deverão estar dispostos a ceder tecnologia, mas também apresentar disponibilidade de apoio político as pretensões barsileiras no cenário internacional, bem como afinidade de posicionamento na política internacional, nesse caso é notória a vantagem da França e da Rússia.
Agora se a decisão recair sobre o caça Rafale, devemos considerar que esse caça esta apenas entrando em serviço na Força Aérea francesa e logo terá um longo horizonte de desenvolvimento, portanto acredito que essa decisão reduziria enormemente as possibilidades do Brasil vir a fazer parte do PAK-FA, pois seria mais sensato nesse caso vir a participar do desenvolvimento do caça com os franceses. No entanto se a decisão recair sobre o SU-35, aí sim essa possibilidade passa a ser bastante forte, (aliás fontes do Itamaraty tem sinalizado positivamente em direção a essa decisão haja vista a participação indiana nesse programa e portanto entraria no contexto de fortalecimento das relações Sul-Sul), por outro lado a França tem sido apoiadora de primeira hora dos pleitos Brasileiros e sinaliza com a questão dos Subs Nucleares, portanto são dois fortes candidatos que pelo jeito estão dispostos a tudo para vender ao Brasil, e é aí que podem começar os problemas que poderão direcionar a decisão para um terceiro competidor...
Perfeito Lobo_Guará

É bem por ai mesmo que as coisas estão indo.
Os favoritos realmente são a FR e a RUSSIA, por tudo aquilo que você falou, mas se a briga nos bastidores ficar muito ferrenha, é bem capaz a FAB não suporte tanta ingerência no seu programa de reaparelhamento e decida por uma compra de prateleira.

Uma boa parte da FAB prefere justamente isso e se vier a ocorrer, o valor do dólar vai influir bastante na decisão.

Um F-35 custando uns U$ 80 Mi., enquanto um Rafale mais de U$ 100, assim a escolha fica fácil.

Jin

Jacobs
Sênior
Sênior

#504 Mensagem por Jacobs » Seg Mai 26, 2008 2:35 pm

Sobre essa suposição de um "compra de prateleira", vocês acham que o escolhido seria o F-35? Eu acho que se isso ocorrer vamos tentar um acordo com F-16 ou F-18.

Imagem
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#505 Mensagem por WalterGaudério » Seg Mai 26, 2008 4:32 pm

Jacobs escreveu:Sobre essa suposição de um "compra de prateleira", vocês acham que o escolhido seria o F-35? Eu acho que se isso ocorrer vamos tentar um acordo com F-16 ou F-18.
PODE ser isso mesmo. Com vantagem para o primeiro.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#506 Mensagem por pafuncio » Seg Mai 26, 2008 5:51 pm

cicloneprojekt escreveu:
Jacobs escreveu:Sobre essa suposição de um "compra de prateleira", vocês acham que o escolhido seria o F-35? Eu acho que se isso ocorrer vamos tentar um acordo com F-16 ou F-18.
PODE ser isso mesmo. Com vantagem para o primeiro.
Pows, Walter, me perdoa, mas isso já não é mais contra-inteligência. É urubuzada, mesmo. :evil:

Saludos flankeiros, 8-] alexandre.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Carlos Mathias

#507 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 26, 2008 6:17 pm

Tem lógica sim. O Rafale custando mais de 100 milhas pelado, prá tampão de luxo se torna aceitável um F-16BRI.

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#508 Mensagem por Wolfgang » Seg Mai 26, 2008 6:22 pm

Sendo que o Viper block 60, nos moldes indianos tem um radar que funciona.... :mrgreen:

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#509 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Mai 26, 2008 8:18 pm

Wolfgang escreveu:Sendo que o Viper block 60, nos moldes indianos tem um radar que funciona.... :mrgreen:
Wolf, o radar do Rafale funciona, o problema é que ele não enxerga de longe, só isso :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#510 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Mai 26, 2008 8:21 pm

Carlos Mathias escreveu:Tem lógica sim. O Rafale custando mais de 100 milhas pelado, prá tampão de luxo se torna aceitável um F-16BRI.

Se a escolha do F-16 para tampão for efetivada, significa que o quinta geração deverá ser o F-35.

[ ]s

Responder