Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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jauro
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#496 Mensagem por jauro » Seg Fev 02, 2009 6:24 pm

A explicação mais provável e que contempla a possibilidade dos Leo1A1 para Boa Vista.

http://www.areamilitar.net/noticias/not ... ?nrnot=725
Os novos Leopard 1A5 que irão para o Rio Grande do Sul equiparão os Regimentos de Carros de Combate de Rosário do Sul (4ºRCC) e Santa Maria (1ºRCC), ambas Unidades de cavalaria da 6ª Bda Inf Bld, o mesmo ocorrerá com os destinados ao Paraná, Ponta Grossa (3ºRCC) e Rio Negro (5º RCC), ambas Unidades da 5ª Bda C Bld.
Os Leo 1A1 equiparão os RCB (que possuem a metade da dotação de carros de combate dos RCC), Unidades estas que hoje estão equipadas com os M-41C , três delas se encontram no Rio Grande do Sul (4º 6º, e 9ºRCB) e uma no Mato Grosso do Sul, 20ºRCB (esta pode receber 28 M-60A3) donde sobrará um lote de pelo menos 20 Leo1A1 que irá para o estado de Roraima (conforme licitação de transporte do 1º Btl Trnp), na fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana .




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#497 Mensagem por gaitero » Seg Fev 02, 2009 6:38 pm

Loki escreveu:Senhores a questão das pontes e das estradas é insignificante e irrelavante, desde que o CC ou qualquer outra carga distribua sua peso em uma prancha rodoviária mantendo o eixo padrão nacional de 80 KN, ou seja quanto maior a carga maior o número de eixos e obviamente mairo o comprimento da carreta ou da prancha rodoviária.
Logística = custo operacional....

Não seria simplismente uma compra de Blindados, e sim, a substituição total da logística existente.
Estradas
Concordo, óbvio que a pressão é melhor distribuída no sistema de lagartas. Sobre a massa vale lembrar que um bitrem tem 70 toneladas, até 90 toneladas com sobrepeso; e que qualquer caminhão carrega 40 tons.
Vale lembrar que muitos estados Brasileiros possuem leis que limitam caminhões a transportar carga acima de 45 Toneladas.

O Pará, o Paraná, existem vários outros estados.

Sendo assim, mesmo que um bitrem possa transportar 100 toneladas, ele terá que transportar apenas o que a lei permite.

Porque será que existe um limite máximo de 45 toneladas? Eles acordaram e sentiram a vontade de limitar o peso?
Não, eles fizeram pois existem gargalos no brasil e estes gragalos impedem um crescimento maior do país, é fato, não adianta discutir, nossas estradas na sua grande maioria possui limite de peso definido em 45 toneladas.




Editado pela última vez por gaitero em Seg Fev 02, 2009 7:00 pm, em um total de 5 vezes.
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#498 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Fev 02, 2009 6:38 pm

gaitero escreveu: Será mesmo???
De qual CC voce se refere????

A pressão do Leopard 1 segundo o EB é de 0,86 kg/cm2. O leopard 2 A5 pesa 20 toneladas a mais e possui praticamente as mesma medidas de largura e comprimento das lagartas.

Sendo assim, pode-se dizer que um leopard 2 A5 exerce uma pressão de aproximadamente 1,71 Kg/cm2.

Praticamente o dobro.

Fiz um cálculo meio grosseiro e cheguei em 1,37 kg/cm².


[ ]s




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#499 Mensagem por gaitero » Seg Fev 02, 2009 6:43 pm

Immortal Horgh escreveu:
gaitero escreveu: Será mesmo???
De qual CC voce se refere????

A pressão do Leopard 1 segundo o EB é de 0,86 kg/cm2. O leopard 2 A5 pesa 20 toneladas a mais e possui praticamente as mesma medidas de largura e comprimento das lagartas.

Sendo assim, pode-se dizer que um leopard 2 A5 exerce uma pressão de aproximadamente 1,71 Kg/cm2.

Praticamente o dobro.

Fiz um cálculo meio grosseiro e cheguei em 1,37 kg/cm².


[ ]s
Ora meu calculo é completamente impreciso, diria que é de 0,5 PP para mais ou para menos :mrgreen:

Apenas quiz dizer que é fato, os Leopards 2 pesam e pesam bem mais que os leopards 1.
E não há muita diferença de tamanho para justificar que não haverá diferença entre um e outro, haverá e ela é significativa, se você estiver certo, é quase 75% maior.




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#500 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Fev 02, 2009 6:47 pm

gaitero escreveu:
Immortal Horgh escreveu:

Fiz um cálculo meio grosseiro e cheguei em 1,37 kg/cm².


[ ]s
Ora meu calculo é completamente impreciso, diria que é de 0,5 PP para mais ou para menos :mrgreen:

Apenas quiz dizer que é fato, os Leopards 2 pesam e pesam bem mais que os leopards 1.
E não há muita diferença de tamanho para justificar que não haverá diferença entre um e outro, haverá e ela é significativa, se você estiver certo, é quase 75% maior.
O Leo2 é 10% mais comprido e 16% mais largo, aí o trabalho foi só redimensionar de um para outro (como escala) e dá aquele valor que calculei antes. Apesar de ser bem maior, serve para mostrar que o argumento da massa excessiva do Leo2 não seria o proibitivo.



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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#501 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Fev 02, 2009 6:57 pm

Achei um site interessante: http://members.tripod.com/collinsj/protect.htm
Podemos ter uma boa noção da blindagem dos atuais CC.



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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#502 Mensagem por Bolovo » Seg Fev 02, 2009 7:12 pm

jauro escreveu:
A explicação mais provável e que contempla a possibilidade dos Leo1A1 para Boa Vista.

http://www.areamilitar.net/noticias/not ... ?nrnot=725
Os novos Leopard 1A5 que irão para o Rio Grande do Sul equiparão os Regimentos de Carros de Combate de Rosário do Sul (4ºRCC) e Santa Maria (1ºRCC), ambas Unidades de cavalaria da 6ª Bda Inf Bld, o mesmo ocorrerá com os destinados ao Paraná, Ponta Grossa (3ºRCC) e Rio Negro (5º RCC), ambas Unidades da 5ª Bda C Bld.
Os Leo 1A1 equiparão os RCB (que possuem a metade da dotação de carros de combate dos RCC), Unidades estas que hoje estão equipadas com os M-41C , três delas se encontram no Rio Grande do Sul (4º 6º, e 9ºRCB) e uma no Mato Grosso do Sul, 20ºRCB (esta pode receber 28 M-60A3) donde sobrará um lote de pelo menos 20 Leo1A1 que irá para o estado de Roraima (conforme licitação de transporte do 1º Btl Trnp), na fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana .
E o 2RCC de Pirassununga, fica como nesta historia?




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#503 Mensagem por eu sou eu » Seg Fev 02, 2009 7:57 pm

Bolovo escreveu:
jauro escreveu: Os novos Leopard 1A5 que irão para o Rio Grande do Sul equiparão os Regimentos de Carros de Combate de Rosário do Sul (4ºRCC) e Santa Maria (1ºRCC), ambas Unidades de cavalaria da 6ª Bda Inf Bld, o mesmo ocorrerá com os destinados ao Paraná, Ponta Grossa (3ºRCC) e Rio Negro (5º RCC), ambas Unidades da 5ª Bda C Bld.
Os Leo 1A1 equiparão os RCB (que possuem a metade da dotação de carros de combate dos RCC), Unidades estas que hoje estão equipadas com os M-41C , três delas se encontram no Rio Grande do Sul (4º 6º, e 9ºRCB) e uma no Mato Grosso do Sul, 20ºRCB (esta pode receber 28 M-60A3) donde sobrará um lote de pelo menos 20 Leo1A1 que irá para o estado de Roraima (conforme licitação de transporte do 1º Btl Trnp), na fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana .
E o 2RCC de Pirassununga, fica como nesta historia?
em pirassununga existe agora o 13º RCM




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#504 Mensagem por Pereira » Seg Fev 02, 2009 8:27 pm

Tudo bem, concordo com o que falaram acima.

A ponte cederia não pela pressão por m² e sim pela massa total do CC.

Agora .... tá na hora de rever a nossa infra estrutura então !

Alguém sabe a área correta das lagartas do 1a5 e 2a4 ?




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#505 Mensagem por Bourne » Seg Fev 02, 2009 9:30 pm

gaitero escreveu:
Loki escreveu:Senhores a questão das pontes e das estradas é insignificante e irrelavante, desde que o CC ou qualquer outra carga distribua sua peso em uma prancha rodoviária mantendo o eixo padrão nacional de 80 KN, ou seja quanto maior a carga maior o número de eixos e obviamente mairo o comprimento da carreta ou da prancha rodoviária.
Logística = custo operacional....

Não seria simplismente uma compra de Blindados, e sim, a substituição total da logística existente.
Estradas
Concordo, óbvio que a pressão é melhor distribuída no sistema de lagartas. Sobre a massa vale lembrar que um bitrem tem 70 toneladas, até 90 toneladas com sobrepeso; e que qualquer caminhão carrega 40 tons.
Vale lembrar que muitos estados Brasileiros possuem leis que limitam caminhões a transportar carga acima de 45 Toneladas.

O Pará, o Paraná, existem vários outros estados.

Sendo assim, mesmo que um bitrem possa transportar 100 toneladas, ele terá que transportar apenas o que a lei permite.

Porque será que existe um limite máximo de 45 toneladas? Eles acordaram e sentiram a vontade de limitar o peso?
Não, eles fizeram pois existem gargalos no brasil e estes gragalos impedem um crescimento maior do país, é fato, não adianta discutir, nossas estradas na sua grande maioria possui limite de peso definido em 45 toneladas.
O peso em si não deveria ser um problema. Basta renovar a frota de cavalos mecânicos 6 X 4 com cavalagem adequada para tracionar uma prancha rodoviária especialmente feita para isso. Além do que com a nova norma de que os Bi-trens e rodotrens só podem ser tracionados por cavalos 6 X 4, a partir de 2010, não haverá problemas em conseguir opções de modelos para esse fim.

Por outro lado, não há como comparar a os bitrens e rodotrens com o deslocamento de um CC. Por que os dois primeiros trafegam normalmente nas estradas. Mas, os últimos se enquandram muito mais como uma carga especial, e deve ser tratada como tal. Assim, as normas válidas para bitrens e rodotrens não valeria para um transporte especial, principalmente por que se trata das FA's.

Existem outras coisas que descobri nas minhas pesquisas sobre o setor de transportes no Brasil. E que deve se transformarem numa série de artigos acadêmicos ao longo dos próximos meses e anos. O primero deve sair no fim desse semestre.

A limitação do trafego de bitrens e rodotrens em estradas de muitos estados se deve a dois fatores. Um é que as estradas não foram projetadas para trafego CONSTANTE de veículos tão pesados, traduzindo num maior custo de manutenção.

Isso é muito válido para os cavalos mecânicos 6 X 2 por que a aderência do eixo de tração para o conjunto é muito baixa. Assim, os pilotos são obrigados a erguer o terceiro eixo, dobrando o peso do conjunto sobre o eixo de tração, e como o asfalto é duro, obtem mais aderência. Entretanto, isso dobra o peso do eixo de tração, destrói a estrutura do pavimento, deixa o caminhão mais dificil de dirigir, e acaba com os pneus do eixo da tração. Mesmo assim, existem muitos casos de caminhões que não conseguiram subir serras e aclives elevados por falta de aderência. Agora, imaginem como prejudica a ação do freio motor na descida.

Por essas e outras que que o contran baixou uma resolução de que esses conjuntos só podem ser tracionados por cavalos 6 X 4, a partir de 2010. Por que o peso é melhor distribuido, e torna o caminhão mais seguro. Por outro lado, os empresários do setor estão xiando, mas, segundo as montadoras, engenheiros, autoridades de transito e outros empresários é infundada. Mesmo assim, vai continuar o problema de ser um conjunto muito pesado.

Pelo lado econômico e prático, os bitrens e rodotrens pode ser uma ilusão, principalmente para as pequenas companhias e autonômos. Por que é necessário ter a carga, lugares de carregamento e descarregamento adequados, além de muitos outros. O que pode ser traduzido num maior tempo parado e custos. Daí, o pobre coitado que comprou, acaba ganhando o menos que um cara que anda de carreta 3 eixos tradicional, com maior custo do equipamento e não consegue pagar os 5 mil da prestação.

É claro, que um caminhão graneleiro e outros esperarem dois ou três dias para descarregar é uma vergonha. Imaginem o custo para todos os envolvidos para todos em ter um equipamento de 500 mil parado???




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#506 Mensagem por gaitero » Seg Fev 02, 2009 11:03 pm

Pereira escreveu:Tudo bem, concordo com o que falaram acima.

A ponte cederia não pela pressão por m² e sim pela massa total do CC.

Agora .... tá na hora de rever a nossa infra estrutura então !

Alguém sabe a área correta das lagartas do 1a5 e 2a4 ?
Otimo. Creio que estamos de acordo.

Infelismente o Brasil vive um momento ridiculo de sua vida, vive neste momento ridiculo dês de 1994.

Vou fazer um OFF-Tópic de descarrego, me desculpem.

''FHC e LULA, cara de um fucinho de outro.''

Enquanto a taxa de juros for de 12,75% e a nossa moeda que hoje vale 2,10 e amanha pode valer 2,40...... Que nosso presidente do BC diz que controlamos a inflação, quando na verdade nós acabamos com as industrias brasileiras com o crescimento do brasil. Enquanto tivermos políticos que se preocupam mais com o lucro dos bancos do que com o povo Brasileiro. Não seremos nada.

Como uma empresa pode crescer assim, como o Brasil pode sobreviver assim, pagamos centenas de bilhões de reais com juros da dívida pública, hoje somos o cassino do mundo, temos os maiores juros do mundo, só para se ter uma idéia, se a taxa de juros fosse de 8,75% hoje, sobrariam 70 Bilhões para investimentos.

Como que você quer que tenhamos uma logística eficiênte?

A educação do povo brasileiro é uma das piores do mundo, fomos roubados pelo neoliberalismo, perdemos empresas importantes, perdemos a enerbrás, perdemos a vale, hoje temos que pagar pedágio para circular pelas rodovias. E o neoliberalismo, oculto na dita globalização, mesmo na crise, mesmo na decadencia, esta ai, esta vivo na rede globo e nas outras redes de comunicação, vou até utilizar uma coisa que meu amigo Paulo Henrique Amorim gosta de dizer, O PIG ( Partido da Imprensa Golpista) que controla o nosso país, que não mostram os problemas criados pelo ''PIG Paulista'' do nosso amigo Serra, mas que esbanja problemas no Rio de janeiro. Que não divulga ações do PAC, ações do governo mas que quando acontesse qualquer coisa no governo, realizam matérias de semanas para tratar do assunto. Eu não sou petista, na verdade, eu até acho que o PT fez muito pouco pelo Brasil.

Mas hoje, é hora de nos unirmos, estamos a beira de uma crise, e nada se faz, nada, o Meirelles, presidente do BC, é o pior presidente BC que já existiu e ele continua lá, o lula tem medo de mexer no BC e se não for feito nada com urgência, se não for criado um controle de Câmbio, se não houver uma redução na taxa de juros, nós entraremos em um colapso maior do que o que vive os EUA hoje.
Estou durmindo preocupado com o Brasil e quando acordo não vejo nada, parece que a crise não existe, querem fantasiar o infantásiavel.

Deus, se você for realmente Brasileiro, esta é a hora de o senhor ajudar nosso país.




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#507 Mensagem por eu sou eu » Seg Fev 02, 2009 11:33 pm

Bourne escreveu:
gaitero escreveu: Logística = custo operacional....

Não seria simplismente uma compra de Blindados, e sim, a substituição total da logística existente.
Vale lembrar que muitos estados Brasileiros possuem leis que limitam caminhões a transportar carga acima de 45 Toneladas.

O Pará, o Paraná, existem vários outros estados.

Sendo assim, mesmo que um bitrem possa transportar 100 toneladas, ele terá que transportar apenas o que a lei permite.

Porque será que existe um limite máximo de 45 toneladas? Eles acordaram e sentiram a vontade de limitar o peso?
Não, eles fizeram pois existem gargalos no brasil e estes gragalos impedem um crescimento maior do país, é fato, não adianta discutir, nossas estradas na sua grande maioria possui limite de peso definido em 45 toneladas.
O peso em si não deveria ser um problema. Basta renovar a frota de cavalos mecânicos 6 X 4 com cavalagem adequada para tracionar uma prancha rodoviária especialmente feita para isso. Além do que com a nova norma de que os Bi-trens e rodotrens só podem ser tracionados por cavalos 6 X 4, a partir de 2010, não haverá problemas em conseguir opções de modelos para esse fim.

Por outro lado, não há como comparar a os bitrens e rodotrens com o deslocamento de um CC. Por que os dois primeiros trafegam normalmente nas estradas. Mas, os últimos se enquandram muito mais como uma carga especial, e deve ser tratada como tal. Assim, as normas válidas para bitrens e rodotrens não valeria para um transporte especial, principalmente por que se trata das FA's.

Existem outras coisas que descobri nas minhas pesquisas sobre o setor de transportes no Brasil. E que deve se transformarem numa série de artigos acadêmicos ao longo dos próximos meses e anos. O primero deve sair no fim desse semestre.

A limitação do trafego de bitrens e rodotrens em estradas de muitos estados se deve a dois fatores. Um é que as estradas não foram projetadas para trafego CONSTANTE de veículos tão pesados, traduzindo num maior custo de manutenção.

Isso é muito válido para os cavalos mecânicos 6 X 2 por que a aderência do eixo de tração para o conjunto é muito baixa. Assim, os pilotos são obrigados a erguer o terceiro eixo, dobrando o peso do conjunto sobre o eixo de tração, e como o asfalto é duro, obtem mais aderência. Entretanto, isso dobra o peso do eixo de tração, destrói a estrutura do pavimento, deixa o caminhão mais dificil de dirigir, e acaba com os pneus do eixo da tração. Mesmo assim, existem muitos casos de caminhões que não conseguiram subir serras e aclives elevados por falta de aderência. Agora, imaginem como prejudica a ação do freio motor na descida.

Por essas e outras que que o contran baixou uma resolução de que esses conjuntos só podem ser tracionados por cavalos 6 X 4, a partir de 2010. Por que o peso é melhor distribuido, e torna o caminhão mais seguro. Por outro lado, os empresários do setor estão xiando, mas, segundo as montadoras, engenheiros, autoridades de transito e outros empresários é infundada. Mesmo assim, vai continuar o problema de ser um conjunto muito pesado.

Pelo lado econômico e prático, os bitrens e rodotrens pode ser uma ilusão, principalmente para as pequenas companhias e autonômos. Por que é necessário ter a carga, lugares de carregamento e descarregamento adequados, além de muitos outros. O que pode ser traduzido num maior tempo parado e custos. Daí, o pobre coitado que comprou, acaba ganhando o menos que um cara que anda de carreta 3 eixos tradicional, com maior custo do equipamento e não consegue pagar os 5 mil da prestação.

É claro, que um caminhão graneleiro e outros esperarem dois ou três dias para descarregar é uma vergonha. Imaginem o custo para todos os envolvidos para todos em ter um equipamento de 500 mil parado???

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está resolvido o problema de transporte de CC no EB




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#508 Mensagem por Dieneces » Ter Fev 03, 2009 3:36 am

jauro escreveu:
A explicação mais provável e que contempla a possibilidade dos Leo1A1 para Boa Vista.

http://www.areamilitar.net/noticias/not ... ?nrnot=725
Os novos Leopard 1A5 que irão para o Rio Grande do Sul equiparão os Regimentos de Carros de Combate de Rosário do Sul (4ºRCC) e Santa Maria (1ºRCC), ambas Unidades de cavalaria da 6ª Bda Inf Bld, o mesmo ocorrerá com os destinados ao Paraná, Ponta Grossa (3ºRCC) e Rio Negro (5º RCC), ambas Unidades da 5ª Bda C Bld.
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Leste meu comentário no Área Militar , comandante 8-]




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#509 Mensagem por Dieneces » Ter Fev 03, 2009 3:58 am

Immortal Horgh escreveu:
Dieneces escreveu:Um Leo 2A6 novo deve andar na casa dos DOZE milhões de dólares , se nos basearmos no contrato Grego (que é o mais recente que me recordo) , um Leo 2 usado das versões mis antigas deve custar dez a vinte por cento desse valor(dependendo da versão , estado e equipamentos)...já um Leo1A5 se pode conseguir até por cerca cem mil dólares , um pouco mais , um pouco menos...a pesar de que devem já haver poucos Leo1A5 em boas condições , disponíveis...

Os Leo2A6 portugueses, saíram por cerca de US$ 2,9 milhões cada.


[ ]s
Como disse o Prick, os MBTs Tugas são desativados do exército holandês , de segunda mão...para se ter uma idéia , os gregos compraram 183 Leo2A6+ novos em folha e mais um pequeno lote de blindados de apoio por 1,7 bilhão de Euros!!!




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#510 Mensagem por Guerra » Ter Fev 03, 2009 8:55 am

sobrará um lote de pelo menos 20 Leo1A1 que irá para o estado de Roraima (conforme licitação de transporte do 1º Btl Trnp), na fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana .
ouvi dizer que uma unidade de cavalaria vai sertransferida para Boa vista. Provavelmente do nordeste. Sabe algo sobre isso, Coronel?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
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