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Enviado: Seg Nov 05, 2007 11:20 pm
por WalterGaudério
Piffer escreveu:cicloneprojekt escreveu:
A Helibras nçao passa de uma montadora. Umaboamontadora pra ser honeste só isso. O que é fabricadoaqui no Brasil é bobagem.Ar-condicionado, tapete e por aí vai.
Supôe-se que os Russos fariam algo mais.
Esse "supõe-se" tem algo de concreto, ciclone? A Helibrás, por mais "montadora" que seja, tem uns 20 anos de experiência com as três forças. Os russos ainda não tem nada.
Se tivermos que comprar os helicópteros para depois eles instalarem uma empresa de manutenção que apenas recebe os componentes e os manda para o exterior para a manutenção, como era a Helibrás há 15 anos, não vale a pena.
Pois é comandante. É exatamente nesses termos sim. Um plano de investimento de longo prazo de 15 anos sendo executado de5 em 5. Sendo quenavenda desse primeiro lote só vem helicópteros, alguns técnicos e um depósitio alfandegado de peças.
E lógico que pode ter mais coisa. NUNCA iriam revelar muito para um simples entusiasta. Mas o que sei (de março deste ano) é isso aí.
Enviado: Ter Nov 06, 2007 6:33 am
por Corsário01
Sem contar que a Helibras não é uma Embraer, ou seja, apenas monta helis da Eurocopter, enquanto a Embraer desenvolve produtos próprios.
Por isso não creio que a Helibras possa ser candidata a absorver tecnologia de outro fabricante.
Infelizmente para nós, apenas da Eurocopter.
Tomara que eu esteja errado, mas duvido muito.
Enviado: Ter Nov 06, 2007 7:29 am
por PRick
Battleaxe escreveu:Sem contar que a Helibras não é uma Embraer, ou seja, apenas monta helis da Eurocopter, enquanto a Embraer desenvolve produtos próprios.
Por isso não creio que a Helibras possa ser candidata a absorver tecnologia de outro fabricante.
Infelizmente para nós, apenas da Eurocopter.
Tomara que eu esteja errado, mas duvido muito.
A Helibrás não só monta, o Esquilo é um produto nacional, com pelo menos 40% das peças fabricadas no País. A Helibrás não vai montar ou fabricar outro Helo de fabricante diferente, porque é subsidiária da Eurocopter, que detém a maioria do capital acionário, nenhum fabricante iria fazer isto. Agora a menor parte do capital da Helibrás é do Governo de Minas Gerais, portanto, ela é meia estatal estadual.
A proposta russa é um tiro no pé em matéria de coerência e de expansão de nossa capacidade de produzir localmente helos, como deixou claro o Piffer. A Eurocopter já deixou claro que poderia produzir tanto o Pantera versão militar como o Cougar/EC-725 aqui. Mas precisa de encomendas que justificassem a implatação da linha de produção brasileira. Vamos aumentar a salada de helos, perder coerência, e pior, estamos comprando helos que são antiguados, tem projetos antigos, com pouco horizonte de desenvolvimento.
[ ]´s
Enviado: Ter Nov 06, 2007 8:33 am
por Piffer
A princípio, a linha de montagem do Dauphin e do Pantera será 100% brasileira:
http://vootatico.com/?p=306
Eu não me meto nessas discussões quanto às empresas, pois nãqo tenho conhecimento para isso. Mas, como eu disse, acho que só valeria a pena trocar os Super Puma/Cougar se fosse por uma aeronave mais moderna. Trocar por outra equivalente só traz dor de cabeça.
Abraços,
Enviado: Ter Nov 06, 2007 8:52 am
por Luís Henrique
Ja foi dito aqui mesmo neste forum que os helicópteros russos viriam em 3 etapas.
1) como o Walter disse
2) montados aqui
3) fabricação de peças e montagem aqui
Enviado: Ter Nov 06, 2007 8:56 am
por Túlio
Em linhas gerais, inté que concordaria com o Prick véio, eis que ele é do ramo, vive a 'Aviação de Rosca' em seu dia-a-dia, restaria saber qual o papel da Helibrás nesta história de Cougar: montaria, fabricaria, seria centro de manutenção (mesmo isso não é pouco)...
Outro fator que pesa é que, com décadas de existência, a dita empresa JAMAIS desenvolveu um produto próprio (que eu saiba, nem tentou). Limitou-se a montar e fazer manutenção de produtos Franceses...
Vamos supor que o jogo mudasse, que se resolvesse fazer aqui o EC725 (eu disse FAZER, não apenas MONTAR e MANTER), ele já seria meu candidato natural. Agora, como está...
Agora, discordo totalmente da comparação FAL/AK, o primeiro jamais evoluiu, já o segundo...
Enviado: Ter Nov 06, 2007 9:11 am
por Piffer
Túlio escreveu:Em linhas gerais, inté que concordaria com o Prick véio, eis que ele é do ramo, vive a 'Aviação de Rosca' em seu dia-a-dia, restaria saber qual o papel da Helibrás nesta história de Cougar: montaria, fabricaria, seria centro de manutenção (mesmo isso não é pouco)...
Outro fator que pesa é que, com décadas de existência, a dita empresa JAMAIS desenvolveu um produto próprio (que eu saiba, nem tentou). Limitou-se a montar e fazer manutenção de produtos Franceses...
Vamos supor que o jogo mudasse, que se resolvesse fazer aqui o EC725 (eu disse FAZER, não apenas MONTAR e MANTER), ele já seria meu candidato natural. Agora, como está...
Agora, discordo totalmente da comparação FAL/AK, o primeiro jamais evoluiu, já o segundo...
A fábrica russa desenvolveria projetos de helicópteros próprios aqui? Ou apenas componenetes e adaptações (todos os sistemas de armamentos nossos são da Helibrás e não da Eurocopter, por exemplo). Com a parceiria com a ATE, a Helibrás também já tem um projeto de um novo helicóptero (não sei para quando, mas foi veiculado na notícia).
Mas o que eu quero deixar bem claro é que não vale a pena trocar o Cougar (o primeiro Puma voou em 1965) pelo Mi-17 (o primeiro Mi-8 voou em 1960) - o projeto é, pelo menos, cinco anos mais velho e, a meu ver, evoluiu menos que o Cougar - e além disso montar toda uma nova estrutura logística e de manutenção.
Se a história fosse com o Mi-26, poderíamos analisar melhor. Ou ainda se fôssemos fazer uma compra grande, incluindo os -26 e -35. Agora Cougar X Mi-17 não faz o menor sentido.
Abraços,
Enviado: Ter Nov 06, 2007 9:14 am
por Túlio
Mas Piffer véio, NÃO estou defendendo Mi-171 nem Hind, no máximo Mi-26. O que eu ATACO é a INOPERÂNCIA da Helibrás em tentar ser a nossa EMBRAER de rosca, só isso...
E contestando a comparação FAL x AK... hehehehehehehheh
Enviado: Ter Nov 06, 2007 9:25 am
por rcolistete
Olá pessoal,
Por favor, vocês teriam fontes para esses dados ?
- 40% das peças do Esquilo são nacionais ??? Muita gente diz que quase nada o é;
- 100% da linha de montagem ou das peças do Dauphin/Pantera ?
Falo isso porque um helicóptero tem centenas de fornecedores de componentes diversos. Repassar e absorver só faria sentido em grandes quantidades de produção, muito boa vontade do fabricante original e capacitação industrial de quem está recebendo.
[]s, Roberto
Enviado: Ter Nov 06, 2007 9:34 am
por Túlio
Túlio escreveu:Em linhas gerais, inté que concordaria com o Prick véio, eis que ele é do ramo, vive a 'Aviação de Rosca' em seu dia-a-dia, restaria saber qual o papel da Helibrás nesta história de Cougar: montaria, fabricaria, seria centro de manutenção (mesmo isso não é pouco)...
Outro fator que pesa é que, com décadas de existência, a dita empresa JAMAIS desenvolveu um produto próprio (que eu saiba, nem tentou). Limitou-se a montar e fazer manutenção de produtos Franceses...
Vamos supor que o jogo mudasse, que se resolvesse fazer aqui o EC725 (eu disse FAZER, não apenas MONTAR e MANTER), ele já seria meu candidato natural. Agora, como está...
Agora, discordo totalmente da comparação FAL/AK, o primeiro jamais evoluiu, já o segundo...
Oooops, me adescurpem a confusão entre o Prick e o Piffer, estou digitando e tomando o meu mate de todos os dias, considerem a resposta como um pouco para um, um pouco para o outro, tá tri?
Enviado: Ter Nov 06, 2007 9:48 am
por Túlio
rcolistete escreveu: Olá pessoal,
Por favor, vocês teriam fontes para esses dados ?
- 40% das peças do Esquilo são nacionais ??? Muita gente diz que quase nada o é;
- 100% da linha de montagem ou das peças do Dauphin/Pantera ?
Falo isso porque um helicóptero tem centenas de fornecedores de componentes diversos. Repassar e absorver só faria sentido em grandes quantidades de produção, muito boa vontade do fabricante original e capacitação industrial de quem está recebendo.
[]s, Roberto
Senhores, algumas considerações:
A Helibrás vai fazer 30 anos (!!!). Supondo-se ser verdade isso dos 40% do Esquilo, é um resultado compatível com o tempo de vida da empresa?
Nesses quase 30 anos, JAMAIS apresentou um projeto próprio. Dá para chamar de Brasileira? Ou, mais propriamente, de INDÚSTRIA BRASILEIRA? Ou de Centro de Manutenção de aeronaves européias?
No próprio site da Helibrás, ela é apresentada como parte do grupo Eurocopter, montadora, portanto. Neste mesmo site, afirma que já vendeu mais de 500 Esquilos. Daria ou não fôlego para desenvolver algo, SE QUISESSE/PUDESSE?
http://www.helibras.com.br/eurocopter.asp
Em 30 anos, a EMBRAER estava finalizando o Brasília; a Helibrás...
Enviado: Ter Nov 06, 2007 10:09 am
por PRick
Túlio escreveu:rcolistete escreveu: Olá pessoal,
Por favor, vocês teriam fontes para esses dados ?
- 40% das peças do Esquilo são nacionais ??? Muita gente diz que quase nada o é;
- 100% da linha de montagem ou das peças do Dauphin/Pantera ?
Falo isso porque um helicóptero tem centenas de fornecedores de componentes diversos. Repassar e absorver só faria sentido em grandes quantidades de produção, muito boa vontade do fabricante original e capacitação industrial de quem está recebendo.
[]s, Roberto
Senhores, algumas considerações:
A Helibrás vai fazer 30 anos (!!!). Supondo-se ser verdade isso dos 40% do Esquilo, é um resultado compatível com o tempo de vida da empresa?
Nesses quase 30 anos, JAMAIS apresentou um projeto próprio. Dá para chamar de Brasileira? Ou, mais propriamente, de INDÚSTRIA BRASILEIRA? Ou de Centro de Manutenção de aeronaves européias?
No próprio site da Helibrás, ela é apresentada como parte do grupo Eurocopter, montadora, portanto. Neste mesmo site, afirma que já vendeu mais de 500 Esquilos. Daria ou não fôlego para desenvolver algo, SE QUISESSE/PUDESSE?
http://www.helibras.com.br/eurocopter.asp Em 30 anos, a EMBRAER estava finalizando o Brasília; a Helibrás...
Como você mesmo destacou, a Helibrás é uma subisdiária, de uma Multi, no Brasil, a EMBRAER é uma empresa brasileira, uma Multi com sede no Brasil. As Multi´s desenvolvem seus produtos na Matriz, e não nas Filiais. Normalmente, o que as Filiais fazem são adpatações, construções sob licença.
Como fazem todas as nossas montadores de automóveis, quase nenhuma delas desenvolveu um produto no Brasil, dos carros hoje montados e fabricados no Brasil, acho que somente o Gol e seus derivados foi desevolvido aqui, e mesmo assim não existe prioridade de sua exportação.
A susposta empresa de helos russos, se for implantada nos mesmo moldes, vai fazer a mesma coisa, já estaria começando com um produto defasado, que no País de origem, já existe um substituto, o MI-38.
Hoje, boa parte dos carros fabricados no Brasil não tem mais de 50% dos componentes fabricados aqui, em tempos de modelos mundiais, dificilmente, um País fabrica mais de 50% das peças de um produto. A grande diferença é que uma Matriz desenvolve o produto.
Agora, pergunto: qual será a formatação desta "nova fábrica de helos"? Se for igual a Helibras, vamos começar a repetir erros. Vamos criar uma nova estatal para fazer helos?
Sinto muito, mas não existe cabimento na lógica acima, os helos russos que estamos comprando não tem futuro. Toda esta lógica foi combatida quanto tínhamos a oportunidade de produzir aqui os M-2000Br, numa fábrica nacional, com repasse de tecnologia. Se dizia que o modelo era defasado(muitoooo menos que os MI-17), que já tinha um substituto na França, os Rafales.
E olha que no caso da Helibrás, bem ou mau a Eurocopter bancou a fábrica, mesmo quando Governo de Minas se retirou do controle acionário, perguntem por aí de algum Capitalista Brasileiro vai querer bancar esta fábrica de helos russos. As pessoas falam como se a Helibrás fosse uma fabriqueta de fundo de quintal aonde nada foi investido nela.
[ ]´s
Enviado: Ter Nov 06, 2007 10:29 am
por Plinio Jr
Interessante esta discussão em torno do Mi-17...
Enviado: Ter Nov 06, 2007 10:35 am
por Túlio
PRick escreveu: Agora, pergunto: qual será a formatação desta "nova fábrica de helos"? Se for igual a Helibras, vamos começar a repetir erros. Vamos criar uma nova estatal para fazer helos?
Me adescurpe, amigo Prick, mas ONDE postulei isso?
PRick escreveu:Sinto muito, mas não existe cabimento na lógica acima, os helos russos que estamos comprando não tem futuro. Toda esta lógica foi combatida quanto tínhamos a oportunidade de produzir aqui os M-2000Br, numa fábrica nacional, com repasse de tecnologia. Se dizia que o modelo era defasado(muitoooo menos que os MI-17), que já tinha um substituto na França, os Rafales.
E olha que no caso da Helibrás, bem ou mau a Eurocopter bancou a fábrica, mesmo quando Governo de Minas se retirou do controle acionário, perguntem por aí de algum Capitalista Brasileiro vai querer bancar esta fábrica de helos russos. As pessoas falam como se a Helibrás fosse uma fabriqueta de fundo de quintal aonde nada foi investido nela.
[ ]´s
Novamente me pronuncio no sentido de que pareces NÃO ter entendido meu post: quero uma FÁBRICA QUE DESENVOLVA HELIS NACIONAIS, UMA EMBRAER DE HELIS, digamos assim. Temos a infraestrutura montada, a Helibrás, nunca houve tanto dinheiro para investimento neste País, se ao menos algum projeto decente tivsse sido apresentado, então era só fazer como se fez com os Franceses na EMBRAER...
Agora, fábrica de heli Russo, se for realmente FÁBRICA, é um baita dum negócio; agora, se for só MONTADORA, como a Helibrás, para mim é uma inútil e desnecessária duplicação de esforços...
Enviado: Ter Nov 06, 2007 11:02 am
por orestespf
Só tem uma coisa que me deixa doido de raiva: esta mania de chamar todo mundo da FAB de burro. Sim, de burro. Uma força que existe há anos, que estuda a fundo todos os vetores disponíveis, que usa vários equipamentos, que cria e emprega doutrinas próprias, etc. Passa pela cabeça de alguém que na FAB não exista ninguém competente? Uma força incrivelmente maior do que o micro-cosmo DB, com especialistas na área!
Mas não, os "especialistas" daqui são melhores do que os da FAB, dizem que a mesma não sabe comprar helicópteros, que se for russo será um grande erro. Putz! Prepotência e arrogância tem limites, pô!
Não conheço nada de helicópteros, mas tenho certeza que a FAB sim. Da mesma forma que tenho certeza que a FAB não faz suas compras baseadas em informações da Internet e de panfletos de fabricantes. Ela não escolhe um vetor porque fica bonito na foto, ou influenciada pela pintura de um dado vetor em um dado país.
E ainda tem gente que afirma que a FAB não quer material russo de jeito nenhum, que está sendo empurrado pelo governo. Quanta ingenuidade, quanta torcida contrária... Afirmo a FAB comprará o que ela escolheu, não tem governo que empurre algo guela abaixo de qualquer uma das três forças.
Mas vou adiante, tem uma pazada de gente de dentro da FAB que está fulos da vida com estas coisas, são os "americanófilos". Pra eles nada presta, só equipamentos americanos. Não é difícil identificá-los. Inclusive este grupo está fazendo de tudo para usar a guilhotina na cabeça do National Kid.
Não se deixem enganar, a FAB comprará o que ela quiser, e não sob pressão do governo federal. E vou além, o país vencedor será um forte candidato a vender hélis de ataque para o EB, e que também não será "guela abaixo".
Só uma coisa poderá ser comprado pela FAB sem ser do seu gosto: caças americanos. Se a temperatura subir e fugir do controle do governo, terão que ceder. A coisa é bem simples, dependendo do caça vocês saberão o que rolou nos bastidores com o tempo.
Aliás falei demais para um fórum aberto.
Observe que não estou defendendo material russo, estou defendendo a soberania da FAB em poder escolher o equipamento que ela desejar, sem interferência. Até porque, não seria difícil arrumar um relatório mostrando que um certo equipamento não serve para a força. Se o motivo da compra de hélis russos fosse balança comercial (frangos, etc.), seria mais fácil o governo comprar estes poucos helis para outro setor, até mesmo a Petrobras. Pensem!!!
Saudações "emputecidas",
Orestes