TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
FSP, 30/11
Governo negocia opções para comprar Aerodilma
Planalto estuda adquirir Airbus-A340, que pode ser entregue em 1 ano e meio Modelo poderia voar antes que aviões-tanque cuja compra, revelada pela Folha, já está em negociação pela FAB
IGOR GIELOW e SIMONE IGLESIAS
O Aerodilma, versão com maior autonomia do que o Aerolula, pode voar antes do esperado. Além do avião de reabastecimento com área VIP que a FAB está negociando, o Planalto estuda também comprar uma versão executiva do Airbus-A340.
O modelo poderia ser entregue em até um ano e meio se for novo, ou menos, se for usado. Já a versão que também é avião-tanque demoraria até três anos para chegar ao país.
A Folha revelou ontem que o governo quer trocar o Aerolula, a versão executiva do Airbus-319 comprada em 2005 pelo equivalente a R$ 98 milhões hoje. O avião tem relativamente baixa autonomia -não pode ligar Brasília a todas as capitais europeias sem escala, por exemplo.
A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é deixar o negócio pronto para que a sucessora, Dilma Rousseff, não tenha que arcar com o desgaste do gasto público em um cenário geral de contenção de despesas.
Um modelo comercial do A340 custa entre R$ 395 milhões e R$ 465 milhões, dependendo da versão. A executiva tem custos que variam com a configuração. A versão tanque é ainda mais dispendiosa: a Austrália pagou R$ 516 milhões há dois anos.
A negociação corre discretamente. Não há notícia sobre um pedido de proposta emitido pela Aeronáutica, como no caso dos dois aviões-tanque - um deles com a configuração VIP.
Isso indica que poderá ser feita compra direta, o que depende de projeto de lei.
A Folha não obteve uma posição da FAB sobre o A340.
A Força emitiu nota confirmando a negociação dos aviões-tanque, confirmada também pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional).
O favorito é o europeu Airbus-A330MRTT.
A opção pelo A340 não anularia a outra negociação.
Procuradas, as assessorias do Planalto e de Dilma não falaram sobre o tema.
No Planalto, a defesa da nova aeronave se baseia na ideia de que o Brasil ampliou o escopo de sua presença internacional nos últimos anos e, assim, seu presidente precisa de maior mobilidade.
Em configuração executiva, o A340 pode voar mais de 17 mil quilômetros -o que permite praticamente ir até a Ásia sem reabastecer, quando hoje são necessárias duas paradas com o Aerolula.
A oposição fez críticas à negociação revelada pela Folha, mas admitiu que não pode agir legalmente para se contrapor a ela.
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse que o governo é "contraditório" ao negociar a compra do Aerodilma ao mesmo tempo em que fala em cortar gastos públicos.
Governo negocia opções para comprar Aerodilma
Planalto estuda adquirir Airbus-A340, que pode ser entregue em 1 ano e meio Modelo poderia voar antes que aviões-tanque cuja compra, revelada pela Folha, já está em negociação pela FAB
IGOR GIELOW e SIMONE IGLESIAS
O Aerodilma, versão com maior autonomia do que o Aerolula, pode voar antes do esperado. Além do avião de reabastecimento com área VIP que a FAB está negociando, o Planalto estuda também comprar uma versão executiva do Airbus-A340.
O modelo poderia ser entregue em até um ano e meio se for novo, ou menos, se for usado. Já a versão que também é avião-tanque demoraria até três anos para chegar ao país.
A Folha revelou ontem que o governo quer trocar o Aerolula, a versão executiva do Airbus-319 comprada em 2005 pelo equivalente a R$ 98 milhões hoje. O avião tem relativamente baixa autonomia -não pode ligar Brasília a todas as capitais europeias sem escala, por exemplo.
A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é deixar o negócio pronto para que a sucessora, Dilma Rousseff, não tenha que arcar com o desgaste do gasto público em um cenário geral de contenção de despesas.
Um modelo comercial do A340 custa entre R$ 395 milhões e R$ 465 milhões, dependendo da versão. A executiva tem custos que variam com a configuração. A versão tanque é ainda mais dispendiosa: a Austrália pagou R$ 516 milhões há dois anos.
A negociação corre discretamente. Não há notícia sobre um pedido de proposta emitido pela Aeronáutica, como no caso dos dois aviões-tanque - um deles com a configuração VIP.
Isso indica que poderá ser feita compra direta, o que depende de projeto de lei.
A Folha não obteve uma posição da FAB sobre o A340.
A Força emitiu nota confirmando a negociação dos aviões-tanque, confirmada também pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional).
O favorito é o europeu Airbus-A330MRTT.
A opção pelo A340 não anularia a outra negociação.
Procuradas, as assessorias do Planalto e de Dilma não falaram sobre o tema.
No Planalto, a defesa da nova aeronave se baseia na ideia de que o Brasil ampliou o escopo de sua presença internacional nos últimos anos e, assim, seu presidente precisa de maior mobilidade.
Em configuração executiva, o A340 pode voar mais de 17 mil quilômetros -o que permite praticamente ir até a Ásia sem reabastecer, quando hoje são necessárias duas paradas com o Aerolula.
A oposição fez críticas à negociação revelada pela Folha, mas admitiu que não pode agir legalmente para se contrapor a ela.
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse que o governo é "contraditório" ao negociar a compra do Aerodilma ao mesmo tempo em que fala em cortar gastos públicos.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
FSP, 30/11
Lula quer fechar compra de caças semana que vem
IGOR GIELOW, FERNANDO RODRIGUES E ELIANE CANTANHÊD
O presidente Lula quer resolver a questão da compra dos caças da França na semana que vem. Ele já avisou ao ministro Nelson Jobim (Defesa) que o assunto será debatido entre eles e sua sucessora, Dilma Rousseff, na próxima segunda.
Salvo algum imprevisto, o modelo Dassault Rafale será escolhido, o Conselho de Defesa Nacional, convocado para ser informado da decisão no dia 10, e o anúncio oficial ocorrerá durante o encontro entre Lula e o seu colega francês Nicolas Sarkozy, no dia 15, para inaugurar a ponte Brasil-Guiana Francesa.
O negócio, estimado em até R$ 10 bilhões para 36 aviões, demorará até um ano para ter suas condições financeiras estipuladas.
Jobim, que permanecerá no cargo na virada de governo, pretende envolver outro país que negocia a compra do caça Rafale, os Emirados Árabes Unidos, para pressionar os franceses.
O Rafale é o avião mais caro da disputa, que conta com o Saab Gripen NG (Suécia) e o Boeing F/A-18 (Estados Unidos).
Os Emirados negociam mais aviões, 60 unidades, só que as conversas estão paradas por dúvidas técnicas e pressões políticas.
A Líbia é outro país que considera o caça francês, que nunca foi vendido para o exterior.
É com isso que o Brasil conta. Especialistas franceses veem a empresa Dassault em apuros caso não feche a venda brasileira. Além daqui e dos países árabes, o Rafale busca também ganhar uma competição para mais de cem aviões na Índia.
Segundo a Folha apurou, a FAB, que já havia indicado preferência pelo Gripen, não vai protestar caso o Rafale seja mesmo o escolhido.
Lula quer fechar compra de caças semana que vem
IGOR GIELOW, FERNANDO RODRIGUES E ELIANE CANTANHÊD
O presidente Lula quer resolver a questão da compra dos caças da França na semana que vem. Ele já avisou ao ministro Nelson Jobim (Defesa) que o assunto será debatido entre eles e sua sucessora, Dilma Rousseff, na próxima segunda.
Salvo algum imprevisto, o modelo Dassault Rafale será escolhido, o Conselho de Defesa Nacional, convocado para ser informado da decisão no dia 10, e o anúncio oficial ocorrerá durante o encontro entre Lula e o seu colega francês Nicolas Sarkozy, no dia 15, para inaugurar a ponte Brasil-Guiana Francesa.
O negócio, estimado em até R$ 10 bilhões para 36 aviões, demorará até um ano para ter suas condições financeiras estipuladas.
Jobim, que permanecerá no cargo na virada de governo, pretende envolver outro país que negocia a compra do caça Rafale, os Emirados Árabes Unidos, para pressionar os franceses.
O Rafale é o avião mais caro da disputa, que conta com o Saab Gripen NG (Suécia) e o Boeing F/A-18 (Estados Unidos).
Os Emirados negociam mais aviões, 60 unidades, só que as conversas estão paradas por dúvidas técnicas e pressões políticas.
A Líbia é outro país que considera o caça francês, que nunca foi vendido para o exterior.
É com isso que o Brasil conta. Especialistas franceses veem a empresa Dassault em apuros caso não feche a venda brasileira. Além daqui e dos países árabes, o Rafale busca também ganhar uma competição para mais de cem aviões na Índia.
Segundo a Folha apurou, a FAB, que já havia indicado preferência pelo Gripen, não vai protestar caso o Rafale seja mesmo o escolhido.
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Carlo M. Cipolla
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
FSP, 30/11
Alguém tem de explicar
Eliane Cantanhêde
A decisão de Lula de manter Nelson Jobim no seu terceiro mandato, ops!, no governo Dilma, como antecipado pela Folha dias depois do segundo turno, faz todo o sentido. O convite foi feito por Lula antes mesmo da eleição, repetido mais adiante por Antonio Palocci e finalmente formalizado por Dilma e aceito pelo ministro, que tende a ficar pelo menos mais dois anos. Depois é depois.
Jobim assumiu a Defesa em meio ao maior caos aéreo da história brasileira, mudou a Infraero, negociou a troca da cúpula da Anac, devolveu a autoridade da FAB para tratar a sublevação de sargentos, avançou muito nas negociações no Conselho de Defesa da Unasul. E o trabalho não está terminado.
Falta anunciar o vencedor do programa FX-2 e aguentar o tranco, agora e depois. Só Jobim, advogado, disciplinado e teimoso, vai conseguir responder a quilos de questionamentos, em especial se for escolhido o Rafale, que ficou em terceiro lugar no relatório técnico da FAB, é o mais caro dos três (os outros são o Gripen sueco e o F-18 dos EUA) e ninguém compra -seu único cliente é o governo da... França.
Jobim está no exterior, volta no dia 3, bate o martelo numa reunião com Dilma e Paulo Bernardo (Planejamento) no dia 6. Depois é convocar o conselho de defesa para o dia 10 e reservar o dia 15 para Lula tirar fotos e assinar os atos correspondentes com o presidente Nicolas Sarkozy. O cenário deverá ser a nova ponte entre Brasil e Guiana.
O risco é Dilma não se contentar com o relatório do próprio Jobim, já assinado pelo brigadeiro Juniti Saito (comandante da FAB), e pedir para dar uma olhadinha nas 27 mil páginas da FAB. Ali, há um detalhe cruel: a hora/voo do Rafale custa US$ 21 mil, três vezes mais do que a do Gripen e cerca do dobro do F-18. A compra é de 36 aviões, com 80% deles voando o ano inteiro, numa média de 200 horas/ano.
Dilma é economista e gestora. Portanto, boa de conta.
Alguém tem de explicar
Eliane Cantanhêde
A decisão de Lula de manter Nelson Jobim no seu terceiro mandato, ops!, no governo Dilma, como antecipado pela Folha dias depois do segundo turno, faz todo o sentido. O convite foi feito por Lula antes mesmo da eleição, repetido mais adiante por Antonio Palocci e finalmente formalizado por Dilma e aceito pelo ministro, que tende a ficar pelo menos mais dois anos. Depois é depois.
Jobim assumiu a Defesa em meio ao maior caos aéreo da história brasileira, mudou a Infraero, negociou a troca da cúpula da Anac, devolveu a autoridade da FAB para tratar a sublevação de sargentos, avançou muito nas negociações no Conselho de Defesa da Unasul. E o trabalho não está terminado.
Falta anunciar o vencedor do programa FX-2 e aguentar o tranco, agora e depois. Só Jobim, advogado, disciplinado e teimoso, vai conseguir responder a quilos de questionamentos, em especial se for escolhido o Rafale, que ficou em terceiro lugar no relatório técnico da FAB, é o mais caro dos três (os outros são o Gripen sueco e o F-18 dos EUA) e ninguém compra -seu único cliente é o governo da... França.
Jobim está no exterior, volta no dia 3, bate o martelo numa reunião com Dilma e Paulo Bernardo (Planejamento) no dia 6. Depois é convocar o conselho de defesa para o dia 10 e reservar o dia 15 para Lula tirar fotos e assinar os atos correspondentes com o presidente Nicolas Sarkozy. O cenário deverá ser a nova ponte entre Brasil e Guiana.
O risco é Dilma não se contentar com o relatório do próprio Jobim, já assinado pelo brigadeiro Juniti Saito (comandante da FAB), e pedir para dar uma olhadinha nas 27 mil páginas da FAB. Ali, há um detalhe cruel: a hora/voo do Rafale custa US$ 21 mil, três vezes mais do que a do Gripen e cerca do dobro do F-18. A compra é de 36 aviões, com 80% deles voando o ano inteiro, numa média de 200 horas/ano.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Tinha que ser ela... a Eliane...
Não me surpreende.
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CB_Lima
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
O Jobim é um gaudério patriota, disso não tinha dúvidas, obra de Deus te-lo no MD.Marino escreveu:Pô, o NJ não era o anti-americano, anti-azulado, refratário a qualquer coisa que viesse dos EUA?
Quem sabe agora ele comece a ser visto como brasileiro, como o que está defendendo nossos interesses, nossas necessidades, nossos requisitos.
Não é?
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Chegou a hora sombria das ratazanas...o último refluxo da maré... Quero só ver a cara dos santinhos de presépio, "isentos" e "preocupados apenas com o meu Brasil" quando tudo acabar e as tendas dos mercadores forem desmontadas. Ficarão solitos no rancho, junto do lixo abandonado. Uns com cara de paisagem, outros vaticinando o fim dos tempos. E na Varanda muita gargalhada.
[]'s
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Nossa... agora o F-X2 vai ser substituido pelo KC-X... 4000 mil páginas em 3... 2... 1...
Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
- Wolfgang
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Como assim o NJ não fez nenhuma proposta? Ué, não é quem vende que a faz? O Brasil mandou RFP/RFI para os EUA e eles estão na bost list... querem mais?
Ah, e a Eliane é isso mesmo...
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Penguin escreveu:FSP, 30/11
Alguém tem de explicar
Eliane Cantanhêde
A decisão de Lula de manter Nelson Jobim no seu terceiro mandato, ops!, no governo Dilma, como antecipado pela Folha dias depois do segundo turno, faz todo o sentido. O convite foi feito por Lula antes mesmo da eleição, repetido mais adiante por Antonio Palocci e finalmente formalizado por Dilma e aceito pelo ministro, que tende a ficar pelo menos mais dois anos. Depois é depois.
Jobim assumiu a Defesa em meio ao maior caos aéreo da história brasileira, mudou a Infraero, negociou a troca da cúpula da Anac, devolveu a autoridade da FAB para tratar a sublevação de sargentos, avançou muito nas negociações no Conselho de Defesa da Unasul. E o trabalho não está terminado.
Falta anunciar o vencedor do programa FX-2 e aguentar o tranco, agora e depois. Só Jobim, advogado, disciplinado e teimoso, vai conseguir responder a quilos de questionamentos, em especial se for escolhido o Rafale, que ficou em terceiro lugar no relatório técnico da FAB, é o mais caro dos três (os outros são o Gripen sueco e o F-18 dos EUA) e ninguém compra -seu único cliente é o governo da... França.
Jobim está no exterior, volta no dia 3, bate o martelo numa reunião com Dilma e Paulo Bernardo (Planejamento) no dia 6. Depois é convocar o conselho de defesa para o dia 10 e reservar o dia 15 para Lula tirar fotos e assinar os atos correspondentes com o presidente Nicolas Sarkozy. O cenário deverá ser a nova ponte entre Brasil e Guiana.
O risco é Dilma não se contentar com o relatório do próprio Jobim, já assinado pelo brigadeiro Juniti Saito (comandante da FAB), e pedir para dar uma olhadinha nas 27 mil páginas da FAB. Ali, há um detalhe cruel: a hora/voo do Rafale custa US$ 21 mil, três vezes mais do que a do Gripen e cerca do dobro do F-18. A compra é de 36 aviões, com 80% deles voando o ano inteiro, numa média de 200 horas/ano.
Dilma é economista e gestora. Portanto, boa de conta.
Mais uma varada.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Caro Lima,cb_lima escreveu:Tinha que ser ela... a Eliane...
Não me surpreende.
[]s
CB_Lima
Ninguem sabe ao certo quanto custará a hora voo do Rafale para o Brasil.
Por tanto não dá pra dizer que a Eliane esta certa ou errada.
Vamos aguardar.
Abs
F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Dá sim. O que não dá para saber é custo hora/voo de um caça que não existe. E isso a maledicência das notícias e dos lobistas esconde.Zavva escreveu:Caro Lima,cb_lima escreveu:Tinha que ser ela... a Eliane...
Não me surpreende.
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Ninguem sabe ao certo quanto custará a hora voo do Rafale para o Brasil.
Por tanto não dá pra dizer que a Eliane esta certa ou errada.
Vamos aguardar.
Abs
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Então tá, né!!!Zavva escreveu:Caro Lima,cb_lima escreveu:Tinha que ser ela... a Eliane...
Não me surpreende.
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Ninguem sabe ao certo quanto custará a hora voo do Rafale para o Brasil.
Por tanto não dá pra dizer que a Eliane esta certa ou errada.
Vamos aguardar.
Abs
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Todo mundo sabia que o NJ não era anti-americano ou anti-OTAN, este discurso esquerdista dele foi só para poder se manter no cargo.Penguin escreveu:30/11/2010 - 07h37
Documentos confidenciais revelam que, para EUA, Itamaraty é adversário
http://media.folha.uol.com.br/mundo/201 ... ileaks.pdf
FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA
Telegramas confidenciais de diplomatas dos EUA indicam que o governo daquele país considera o Ministério das Relações Exteriores do Brasil como um adversário que adota uma "inclinação antinorte-americana".
Esses mesmos documentos mostram que os EUA enxergam o ministro da Defesa, Nelson Jobim, como um aliado em contraposição ao quase inimigo Itamaraty.
Mantido no cargo no governo de Dilma Rousseff, o ministro é elogiado e descrito como "talvez um dos mais confiáveis líderes no Brasil".
A Folha leu com exclusividade seis telegramas (leia a íntegra em inglês) de um lote de 1.947 documentos elaborados pela Embaixada dos EUA em Brasília, sobretudo na última década.
Os despachos foram obtidos pela organização não governamental WikiLeaks. As íntegras desses papéis estarão hoje no site da ONG, que também produzirá reportagens em português. O site da Folha divulgará os telegramas completos.
Num dos telegramas, de 25 de janeiro de 2008, o então embaixador dos EUA em Brasília, Clifford Sobel, relata aos seus superiores como havia sido um almoço mantido dias antes com Nelson Jobim. Nesse encontro, o ministro brasileiro contribuiu para reforçar a imagem negativa do Itamaraty perante os norte-americanos.
Indagado sobre acordos bilaterais entre os dois países, Jobim citou o então secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães.
Segundo o relato produzido por Clifford Sobel, "Jobim disse que Guimarães 'odeia os EUA' e trabalha para criar problemas na relação [entre os dois países]."
Não há nos seis telegramas confidenciais lidos pela Folha nenhuma menção a atos ilícitos nas relações bilaterais Brasil-EUA. São apenas descrições de encontros, almoços e reuniões.
Ao mencionar um acordo bilateral, Clifford Sobel diz que caberá ao presidente Lula decidir entre as posições de um "inusualmente ativo ministro da Defesa interessado em desenvolver laços mais próximos com os EUA e um Ministério das Relações Exteriores firmemente comprometido em manter controle sobre todos os aspectos da política internacional".
Num telegrama de 13 de março de 2008, Sobel afirma que o Itamaraty trabalhou ativamente para limitar a agenda de uma viagem de Jobim aos EUA.
Ao relatar a visita (de 18 a 21 de março de 2008), os EUA pareciam frustrados: "Embora existam boas perspectivas para melhorar nossa relação na área de defesa com o Brasil, a obstrução do Itamaraty continuará um problema".
CAÇAS DA FAB
Apesar de elogiado, Jobim nunca apresentou em reuniões nenhuma proposta especial aos EUA a respeito da licitação dos 36 aviões caça que serão comprados pela Força Aérea Brasileira.
Em todos os relatos confidenciais os diplomatas dos EUA em Brasília mencionam frases de Jobim que coincidem com o que o ministro declarou em público.
Em uma ocasião, por exemplo, os norte-americanos escrevem: "Compras de fornecedores dos EUA serão mais competitivas quando [o país] autorizar uma produção brasileira de futuros sistemas militares".
Procurado pela Folha, o Departamento de Estado dos EUA se recusou a comentar as comunicações sigilosas.
Uma porta-voz do departamento enfatizou que os países mantêm boas relações. A Casa Branca não respondeu à reportagem até a conclusão desta edição.
Agora foi uma atitude anti-ética da parte dele ficar falando mau de um colega do Itamaraty (Samuel Pinheiro Guimarães) tão importante, para os americanos.
Eu acho isso grave.
Abs
F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
ALGUEM TEM QUE EXPLICAR...
...e ninguém compra -seu único cliente é o governo da... Suécia? Não? Ué...
...e ninguém compra -seu único cliente é o governo da... Suécia? Não? Ué...
- Juliano Lisboa
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Engraçado como a amnésia as vezes é recorrente aqui. Mas vamos lá, a hora de voo do Rafale será a mesma da ADLA, determinada por contrato em torno de 9.800 euros ou seja 12883.08 doláres.
Abraços
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